Cozinha Corredor Compridas e Estreita: 60 Projetos, Fotos e Ideias

A cozinha é, muitas vezes, uma das partes favoritas da casa. É lá que a família se reúne e prepara quitutes, ou antão os amigos conversam enquanto aproveitam para preparar juntos uma refeição. Só que nem sempre esse espaço é amplo: no caso das cozinhas corredor, há sempre a insegurança em contar com a amplitude diminuta. No entanto, esse cômodo não deve ser um problema! Com planejamento e a decoração adequada, a cozinha corredor se faz tão útil e aconchegante como qualquer outra.

Como aproveitar o espaço da cozinha corredor?

A primeira dica para esse tipo de cozinha é preservar o espaço central o máximo possível. Claro que esse é um preceito básico, uma vez que o espaço do corredor é pequeno. No entanto, isso significa que é preciso ter cuidado com a escolha dos móveis. Uma geladeira ou um fogão que ocupem muito espaço podem comprometer a locomoção no cômodo e as atividades do dia a dia. Por isso, o ideal é colocar os móveis em apenas um lado do corredor, o que cria inclusive uma visão mais clean do espaço.

Ao dispor os eletrodomésticos, o mais indicado é fazer a combinação fogão-pia-geladeira. Dessa forma, torna-se mais prático cozinhar, uma vez que os alimentos da geladeira estarão a alguns passos do fogão. Além disso, a separação entre os eletros é fundamental, pois assim vai garantir que a diferença de temperatura entre eles não seja prejudicial ao funcionamento de cada um.

Para a iluminação do cômodo, o ideal é investir em iluminação central ou direta sobre armários. O ideal são as lâmpadas de LED, que duram tempo maior e oferecem luminosidade mais forte e expansiva. Ter claridade também sobre a bancada é bastante prático.

Cozinha estreita? Sem problemas!

Na hora de decorar a cozinha corredor, a chave é escolher a decoração vertical. Isso quer dizer que os armários devem ser altos, até o teto, se possível, e de preferência de apenas um lado do cômodo. Do contrário, poderá haver a sensação de confinamento, uma vez que o espaço já é diminuto. Intercalar os armários com prateleiras é igualmente interessante, e cria a ideia de maior profundidade e consequente amplitude do local.

Além disso, é importante verificar o tipo de puxador dos armários. Como o cômodo é estreito, é essencial evitar que hajam objetos, mesmo que pequenos, no meio do caminho. Assim, há sempre a alternativa dos puxadores de cava, ou seja, os cavados na própria porta do móvel. Neste caso, a porta ainda se fecha com um “empurrãzinho”, facilitando a ação.

Uma bancada no lado oposto aos armários pode facilitar o manuseio de bebidas e alimentos no cotidiano. A alternativa dá origem à conhecida “cozinha americana”, e assim pode também integrar o cômodo e a sala, por exemplo.

O uso de cores claras e eletrodomésticos em inox permite ainda a sensação de amplitude do espaço da cozinha corredor. A pigmentação mais leve da mesma forma facilita a iluminação do cômodo. No entanto, o uso de tons mais fortes e escuros pode acontecer, desde que apareça apenas em detalhes ou espaços restritos da cozinha. Nesse caso, é importante escolher apenas um lado da cozinha e então criar contraste com outras partes do espaço.

Nas cozinhas deste tipo, menos é sempre mais! Veja fotos de como fazer:

Cozinha corredor bem iluminada

Armário de madeira em cozinha de corredor

Destaque no piso vinílico com pastilhas ao fundo vermelhas

Varal no teto da cozinha

Cadeiras amarelas em cozinha estreita

Azul Tiffany em cozinha corredor

Cozinha bem estreita

Veja também

Bancada para refeição em cozinha estreita

Destaque para parede ao fundo com papel de parede de tijolinho

 

 

Cozinha americana estreita

Cores contrastantes vermelho e verde escuro

Cor laranja contrastando com a cozinha

 

????????????????????????????????????

 

100%
Cozinha Corretor
  • Design
você pode gostar também

Comentários estão fechados.