orquídea chocolate

Orquídea Chocolate Como Cuidar? Poda, Onde Comprar?

É impressionante como há inúmeras espécies de orquídeas espalhadas pelo mundo, cada uma com as suas peculiaridades específicas e beleza única. É o caso da orquídea chocolate, planta híbrida, com um alto teor de resistência e um aroma forte e adocicado, bastante agradável, que para muitos remete ao chocolate branco ou baunilha, daí o seu apelido.

Além dessa característica bastante inusitada para uma orquídea, pois é raro esse tipo de planta exalar perfume, ela possui uma flor de aparência delicada, ideal para ser cultivada dentro de casa, em local protegido e especialmente iluminado.

Quer saber como cultivar a orquídea chocolate? Então confira o artigo abaixo!

Ficha Técnica:

Orquídea chocolate ou Oncidium Sharry Baby 'Sweet Fragance'
Orquídea chocolate ou Oncidium Sharry Baby ‘Sweet Fragance’
  • Nome científico: Oncidium Sharry Baby ‘Sweet Fragrance’
  • Origem: cruzamentos híbridos entre Oncidium Honolulu e Oncidium Jamie Sutton
  • Luminosidade: 50% de sombreamento
  • Temperatura: 10°c a 18°c
  • Tamanho da planta: cerca de 30 cm
  • Floração: em qualquer estação
  • Flor: 4 cm de diâmetro
  • Aroma: baunilha ou chocolate
  • Haste Floral: Multifloral com o cachos pendentes
  • Duração das flores: aproximadamente 45 dias
  • Umidade/Regas: regas constantes
  • Substrato: misto à base de pinus, fibra de coco, e carvão ou Sphagnum.

A orquídea Oncidium perfumada

A orquídea chocolate tem aroma adocicado e forte.
A orquídea chocolate tem aroma adocicado e forte.

Essa orquídea extraordinária e diferenciada, popularmente conhecida por Orquídea Chocolate, de forte aroma adocicado, que remete ao aroma original do chocolate branco ou da baunilha, na verdade não existe na natureza.

Na verdade, ela é uma orquídea híbrida, resultado de inúmeros cruzamentos feitos pelo homem entre quatro espécies diferentes do gênero Oncidium. Seu nome científico é Oncidium Sharry Baby ‘Sweet Fragrance’. Chique, não?

A orquídea chocolate apresenta hastes longas cheias de flores miúdas de coloração próxima ao vinho, que faz com que o seu aroma doce se torne ainda mais intenso, capaz de preencher qualquer ambiente em que vive.

Há várias outras orquídeas designadas por “chocolate”, mas nenhuma possui um aroma tão marcante como a Oncidium Sharry Baby. A Cattleya Chocolate Drop, por exemplo, tem esse nome por conta da cor das suas flores (vermelho intenso e fechado).

No entanto, o gênero Oncidium é famoso pelas suas espécies perfumadas como a orquídea chocolate. Para citar alguns, temos o Oncidium pumilum ou Lophiaris pumila, de aroma que lembra o mel; o Oncidium Twinkle, outro híbrido de perfume adocicado semelhante ao da orquídea chocolate; e o Oncidium sotoanum ou Oncidium ornithorhynchum, que por sua vez possui um odor forte e desagradável, semelhante à água sanitária.

Anúncios

Já as Gomesas, crispa e recurva, que também são parentes do gênero Oncidium, costumam exibir aromas cítricos, que lembram o limão.

Uma curiosidade: Por que Sharry e não Cherry?

Apesar da orquídea chocolate ter uma nome científico específico, há muitas variações para o nome desta orquídea, mesmo entre produtores. Muita gente confunde, o seu nome “sharry” com o termo em inglês “cherry”, que significa cereja.

Mas o seu nome oficial é Oncidium Sharry Baby ‘Sweet Fragrance’, dado pelo seu cultivador que criou o híbrido e a registrou. Não se sabe o motivo do nome, mas Sharry Baby é o nome do híbrido e Sweet Fragrance, entre aspas, refere-se ao nome do meristema.

De qualquer forma, se estiver na dúvida quanto ao nome Sharry ou Cherry Baby, basta sentir o perfume das flores. O aroma de chocolate branco típico desta orquídea é inconfundível.

Orquídea chocolate: Origem

A orquídea chocolate é um híbrido de espécies do gênero Oncidium
A orquídea chocolate é um híbrido de espécies do gênero Oncidium

Como dissemos, a orquídea chocolate é uma planta híbrida, a qual pertence a um dos maiores gêneros, com mais ou menos 600 espécies espalhadas pela América tropical, desde o México até o extremo da Argentina. Somente no Brasil, já foram registradas mais 100 espécies de orquídeas do gênero Oncidium.

A maioria delas é epífita, ou seja, vivem presas às árvores para suporte, porém podemos encontrar ainda orquídeas terrestres e rupícolas.

Como dissemos, a Oncidium Sharry Baby descende de 3 a 4 outras espécies de Oncidiuns, dentre elas a Oncidium sotoanum ou Oncidium ornithorhynchum, um dos progenitores da Oncidium Twinkle ‘Yellow Fantasy; a Oncidium Jamie Sutton e a Oncidium Honolulu, ambos híbridos também, frutos do cruzamento de diferentes espécies.

A sua característica de maior destaque, entretanto, é a sua fragrância de chocolate, que lhe empresta a classificação de orquídea exótica. Além disso, é uma orquídea muito resistente, que não requer cuidados extremos, podendo durar por muitos anos e florescer por diversas hastes, geralmente repletas de pequenas flores, várias vezes ao ano.

Principais características da Orquídea chocolate

A orquídea chocolate tem floração pendente e abundante por haste.
A orquídea chocolate tem floração pendente e abundante por haste.

Além do aroma, a Oncidium Sharry Baby ou orquídea chocolate, costuma chamar atenção também pelas suas flores vistosas marrom avermelhadas. A planta costuma atingir aproximadamente 30 centímetros de comprimento e suas flores têm cerca de quatro centímetros de diâmetro, podendo apresentar ou não pintas nas pontas.

De um modo geral, todas as flores das orquídeas do gênero Oncidium são popularmente conhecidas como bailarinas. No caso da orquídea chocolate cada flor, com a parte superior em vinho escuro, se parece mesmo com uma bailarina de saia branca rodada.

De cada haste nascem cachos pendentes, que podem abrigar mais de 70 flores, por isso o aroma que ela exala é tão intenso. No entanto, essa quantidade varia de acordo com três fatores: a idade da planta e número de pseudobulbos, luminosidade e adubação.

Folhas

A orquídea chocolate possui pseudobulbos robustos e folhas grandes alongadas, invariavelmente, com várias pintas negras, principalmente nas extremidades. Isso é até caso de muitas especulações e controvérsias.

Há quem ache que trata-se de uma doença grave, chegando até a descartar a planta, após a floração. Mas as pintas são uma característica bastante comum da orquídea chocolate, e não comprometem seu desenvolvimento.

A única inconveniência seria estética. Na verdade, as folhas nascem com brotos perfeitamente lisos, porém com o tempo as pintas amarronzadas começam a aparecer. E quanto mais madura for a planta, mais pintas ela terá em suas folhas.

De fato, elas são semelhantes a doenças causadas por fungos. Sendo que alguns orquidófilos chegam a afirmar tratar-se de um vírus adquirido durante o processo de produção do meristema, em que uma porção da planta é utilizada como ponto de partida para a clonagem de outros indivíduos geneticamente idênticos.

Anúncios

Há também quem afirme que o fenômeno ocorre em decorrência de um excesso de exposição à luminosidade. De qualquer forma, não há uma orquídea Sharry Baby sequer que não tenha as pintas.

Existem também outros híbridos de Oncidium como a Colmanara, Beallara e Wilsonara com folhas pintadas, sem nenhum problema de desenvolvimento ou floração.

Floração

Ao contrário de outras espécies, sua floração não possui período determinado ou época específica para dar flores, devido à sua natureza híbrida. Estas, de modo geral, coincidem com as épocas de floração dos progenitores.

Quando a mesma recebe o cultivo adequado, pode florescer até por duas vezes durante o ano. A durabilidade das flores depende de determinados fatores, mas costuma durar por volta de 40 dias, conforme a espécie de orquídea.

As flores de orquídeas são bem pequenas, em determinados casos perfumadas e sempre delicadas. As tonalidades mais habituais das flores são: amarelo, branco, róseo e marrom.

Formas de Cultivo e Cuidados

A orquídea chocolate é fácil de ser cultivada.
A orquídea chocolate é fácil de ser cultivada.

A orquídea chocolate não é difícil de ser cultivada, pois ela não exige cuidados muito específicos. Por isso, ela é uma boa opção para quem está querendo começar a aprender como cultivar orquídeas em geral.

De maneira geral, cuidar de orquídeas é tarefa bastante simples: elas necessitam de uma boa circulação de ar, umidade e luminosidade média de, pelo menos, 50%, ou seja, meia sombra. Embora gostem de umidade relativa do ar, o solo não pode ficar encharcado.

Vejam quais são os cuidados que você deve tomar abaixo:

Local de cultivo ideal

Idealmente, todas as orquídeas epífitas, particularmente as espécies do gênero Oncidium, como a orquídea chocolate, desenvolvem-se melhor se puderem manter as raízes expostas, aderidas aos troncos das árvores.

No cultivo doméstico, o ideal é criar um ambiente parecido com a natureza dentro de casa, como plantando a orquídea em pedaços de madeira, pedaços de troncos ou cachepots vazados.

No entanto, as regas terão que ser mais frequentes e o ambiente precisa ter altos níveis de umidade relativa do ar, idealmente acima dos 60%. Para isso, tente colocar as plantas próximas a uma fonte de água, um aquário ou um umidificador de ar.

Outra opção seria plantar a orquídea chocolate em vaso de plástico preenchido com substrato misto, composto por casca de pinus e carvão vegetal, além de um pouco de musgo sphagnum, para que a umidade seja retida por mais tempo.

Adubação

A adubação também não precisa ser nada complexa. Ela pode ser feita tanto com adubos orgânicos como químicos, mas no caso do cultivo doméstico, o ideal é apenas utilizar os adubos químicos, do tipo NPK foliar, para evitar o mau cheiro proveniente da decomposição dos adubos orgânicos e os insetos.

A aplicação pode ser feita sempre que for fazer a regar a planta, semanalmente e alternadamente. Basta utilizar a metade da dose recomendada pelos fabricantes ou diluir o mesmo em sete vezes de água.
Evite também adubar durante as horas mais quentes do dia, para não queimar as folhas. O ideal é regar/adubar no final da tarde.

Irrigação

A orquídea chocolate precisa de umidade constante para se desenvolver bem. Por isso, é preciso regá-la com frequência, deixando o seu substrato sempre umedecido, porém NUNCA encharcado. Para não errar, as regas podem ser feitas a cada cinco dias, tomando cuidado para não deixar água acumulada.

Se você usar pratinho, coloque areia ou pedrisco no fundo para evitar que a água fique em contato direto com as raízes. Isso também ajuda no combate ao mosquito da dengue e ajuda na manutenção da umidade relativa do ar no entorno da orquídea.

Luminosidade

Essa orquídea prefere níveis de luminosidade mais moderados, idealmente meia-sombra. De preferência expô-la ao sol da manhã e na sombra nos períodos mais quentes. As temperaturas ideais ficam entre 10°C a 18°C.

Dentro de casa, as janelas com face norte são perfeitas, além do sol da manhã proporcionado por janelas voltadas para o leste. O sol da tarde, por ser mais intenso, deve ser filtrado por cortinas ou telas de sombreamento.

Substrato

Anúncios

O substrato deve ser composto por materiais que facilitem a drenagem da água e sequem rapidamente, para que as raízes não fiquem encharcadas ou abafadas dentro do vaso. Por isso, sempre que ganhar ou comprar uma orquídea, retire-a do celofane em volta do vaso para não abafar as raízes.

Conclusão

A orquídea chocolate é uma das espécies mais fáceis de cultivar. Assim, se você conseguir aprender como cultivar orquídeas em apartamento, vai poder cultivar em qualquer outro lugar. Além disso, elas são perfeitas para quem está começando a aprender como cultivar orquídeas.

Anúncios

Já que todo mundo gosta de flores e chocolates, a Oncidium Sharry Baby ‘Sweet Fragrance’ é a combinação perfeita dos dois, com o seu aroma de chocolate intenso e perfumado.

Viu, a orquídea chocolate é realmente encantadora e você não pode deixar de cultivá-la! Experimente!!!