Móveis de Paletes: Sala, Cozinha e Jardim. +250 Fotos!!

Advertisements

Os móveis de paletes são soluções econômicas e sustentáveis para quem pretende mobiliar a casa com muito estilo. Por ser muito resistente, o palete é uma boa matéria-prima para a fabricação de diversos móveis, tanto para área interna quanto externa da casa.

Em se tratando de decoração os móveis de paletes proporcionam um acabamento diferenciado para os ambientes. Para quem adora o estilo rústico, essa é uma ótima opção de mobília. No entanto, é possível transformar o palete para que o móvel ganhe um novo acabamento.

Neste post, explicaremos em detalhes como você deve usar móveis de paletes nos ambientes e combiná-los com a decoração da casa. Além disso, falaremos sobre como você pode fazer móveis de paletes ou ainda onde você poderá comprá-los. Confira a seguir tudo que você precisa saber sobre móveis de paletes e mais de 250 fotos para se inspirar:

 

Como combinar móveis de paletes com a decoração

Muitas vezes a decoração busca elementos naturais para compor um ambiente. Os móveis de paletes entram nesse quesito de elemento natural, principalmente quando não recebem nenhum tipo de tratamento químico. No entanto, para decorações mais modernas, minimalistas, clássicas, entre outras, é possível transformar o móvel de palete para que ele se adapte a decoração.

Essa combinação de elementos, cores e texturas faz com que a decoração de um espaço fique completa. Tudo isso é possível com os móveis de paletes, que além de bonitos e resistentes, proporcionam o reaproveitamento de madeira.

Mas para combinar esse tipo de mobília bastante peculiar, é importante seguir algumas regrinhas básicas. Por exemplo, o estilo do móvel de palete não pode confrontar com a decoração do ambiente. Além disso, é preciso escolher o acabamento correto do móvel para que ele atenta a todas as características do espaço onde ele será colocado. Confira a seguir algumas dicas de como combinar os móveis de paletes com a decoração do ambiente:

Veja também: Cabeceira de Pallet: casal, solteiro, com luz, branca. +150 fotos!

Decoração da sala com móveis de paletes

A sala é um ambiente que se adapta facilmente a todo tipo de transformação. É possível ter mais de um elemento decorativo em uma sala sem quebrar a harmonia do ambiente. Mas nem por isso você deve abusar colocando um móvel de palete totalmente rústico em uma sala toda branca com aspecto clean. Nesse caso, é importante usar o bom senso para combinar seus lindos móveis de paletes com a sala.

Os móveis de paletes para sala podem ser confeccionados de diferentes formas. Atualmente já existem modelos de mesas de centro, estantes, sofás, racks e até painéis para televisão feitos de paletes. Já o acabamento deve ser feito de acordo com o ambiente. Por exemplo, se a sua sala combina com aspectos rústicos, você pode optar por deixar o móvel o mais natural possível.

Para combinar o palete com um ambiente mais clássico, você ainda pode optar por pintá-lo com alguma cor clara. Ambientes clássicos ficam lindos com mobília branca, rosa claro, bege, entre outras cores desse tipo. Uma ótima composição para sofás de paletes que carregam o estilo mais clássico é utilizar almofadas com texturas ou estampas pequenas que expressem delicadeza.

 

Cozinha e sala de jantar

Os móveis de paletes são muito úteis para a cozinha, pois eles oferecem resistência para suportar eletrodomésticos, pias, cooktop, entre outras funcionalidades. Na cozinha é possível confeccionar ilhas, bancadas e prateleiras de palete.

Já a sala de jantar fica ainda mais linda com um toque rústico de uma mesa de palete ou um aparador feito do mesmo material. As opções são infinitas, assim como as materiais que podem ser utilizados para o acabamento.

A mesa de jantar, por exemplo, pode ser confeccionada em palete e receber um tampo diferente, como vidro, mármore, resina acrílica, entre outros materiais. Já a parte de madeira poderá ser envernizada, pintada ou mesmo ao natural.

Os outros móveis de paletes para cozinha e sala de jantar também podem ter a mesma característica. Uma bancada feita de palete é um ótimo espaço para a família realizar refeições rápidas. Já a ilha de palete é um excelente apoio para um cooktop ou pia. Nesse caso, é importante colocar um tampo impermeável, como o vidro.

 

Quarto decorado com móveis de paletes

A decoração do quarto fica ainda mais completa com a presença de móveis de paletes. As opções de móveis confeccionados em paletes para o quarto são infinitas. O quarto é um ambiente que pode ser confeccionado totalmente em móveis de paletes. Como exemplo, temos os seguintes itens que podem ser feitos de paletes: cama, prateleiras, cabeceira, guarda-roupa, criado-mudo, entre outras opções.

A cama de palete está entre os móveis mais fáceis de serem confeccionados com esse material. Dispondo uma peça sobre a outra formando mais de uma fileira é possível formar uma linda base de palete para o colchão. Para completar o projeto, é possível incluir luzes entre as aberturas dos paletes, proporcionando um toque muito diferente para o quarto.

Já o acabamento dos móveis pode ser feito de diversas formas. Uma boa opção para quem não gosta de lixar, pintar ou envernizar, é aplicar tecido ou papel adesivo sobre o móvel. Os móveis de paletes que mais se adaptam a esse acabamento são aqueles que não recebem contato direto, como as prateleiras e os nichos.

Outra peça coringa do quarto que se adapta super bem a confecção feita por palete é a cabeceira da cama. Há uma infinidade de possibilidades para ter uma linda cabeceira de palete. Dentre as opções, você pode combinar tecido, papel adesivo, pintar, envernizar, colocar luzes, fotos ou até mesmo escrever palavras na cabeceira.

O único cuidado que você precisa ter é combinar o item com a decoração do ambiente. Nesse caso, o cuidado é válido para qualquer ambiente da casa. Você deve sempre harmonizar o móvel escolhido com a decoração do ambiente para não criar confronto entre os elementos decorativos.

 

Como combinar móveis de paletes com caixotes

Os paletes e os caixotes são materiais muito semelhantes e, por isso, combinam entre si. Uma decoração com paletes e caixotes pede uma decoração mais voltada para o rústico. No entanto, essa não é exatamente uma regra, é possível usar ambos os itens em uma decoração um pouco diferente do rústico.

Mas no geral, esses dois elementos ficam lindos com verniz de qualquer tom de madeira. Quando combinados com plantas, a madeira destaca ainda mais o seu aspecto de elemento natural, proporcionando leveza e equilíbrio para o ambiente.

Uma ótima opção para conciliar as duas peças é utilizar os mesmos elementos em ambas. Por exemplo, se você pintar o móvel de palete de branco, traga o caixote para um acabamento próximo ao do móvel. Essa é uma ótima forma de conciliar elementos desse gênero.

Esses dois materiais combinam principalmente em decorações de varandas e cozinhas. Na cozinha é possível utilizar uma ilha ou bancada de paletes e ainda combinar diversos nichos feitos de caixotes.

Já na varanda as possibilidades são ainda maiores. É possível fazer nichos, sofás, mesas de centro e até mesas de canto com paletes. Enquanto isso, o caixote de madeira pode ser utilizado como nicho ou ainda como caixote abrigando lindas plantas.

 

Como fazer móveis de paletes

Se você pretende economizar de verdade, então invista seu tempo para criar seus próprios móveis de paletes. Na internet você pode encontrar diversos tutoriais que irão te auxiliar a criar o seu móvel do jeito que você quer. No entanto, você ainda pode se aventurar e fazer algo totalmente novo para a sua casa.

Independente da forma como você escolha fazer os seus móveis de paletes, você precisará de conceitos básicos. Antes de tudo é importante ter alguns materiais para trabalhar com o palete. Você poderá precisar de martelo, furadeira, lixa, serrote, preços, parafusos, entre outros itens.

Para o acabamento do móvel, é indicado verniz, resina acrílica, tecido ou papel adesivo. Caso você tenha em mente outro tipo de acabamento, como a aplicação de vidro, a ajuda de um profissional especializado poderá ser necessária.

Por fim, você precisará de muitos paletes, que podem ser comprados ou ainda adquiridos através de uma varredura no seu bairro. Diversas empresas descartam paletes por estarem um pouco danificados. Mas isso não quer dizer que eles não possam ser reutilizados. Então você poderá economizar ainda mais conseguindo paletes de graça.

 

Onde comprar e quanto custa

Caso você não queira fazer seus móveis de paletes, é possível adquiri-los em diversas lojas especializadas em confeccionar esse tipo de mobília. Atualmente, esse mercado de reaproveitamento de madeira cresceu muito. Sendo assim, ficou muito mais fácil encontrar lindos móveis com madeira reaproveitada.

A forma mais fácil de encontrar lugares que vendem esse tipo de móvel é na internet. Através de uma pesquisa rápida você poderá encontrar diversas lojas que vendem lindos móveis confeccionados com paletes. Confira a seguir o nome de algumas lojas que fornecem esse tipo de mobília:

  • Seu Móvel de Palete
  • Casa com Palete
  • Gatto Preto Design

Já o preço dos móveis varia muito dependendo do tipo de móvel e do material utilizado para o acabamento. Por exemplo, uma mesinha simples de centro feita de palete com tampo de vidro custa em torno de R$ 360.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Veja também

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.