A reutilização de materiais tem sido cada vez mais utilizada para compor a decoração de ambientes. Como proposta para um ambiente diferenciado, a utilização de paletes é uma excelente forma de reciclar e ainda decorar. Para fazer uma bela decoração com paletes não é preciso ser especialista em marcenaria. A versatilidade e a facilidade do manuseio desse material são duas vantagens para quem quer se aventurar nesse tipo de decoração.

Além de itens decorativos, os paletes podem ser utilizados para a fabricação de móveis como centro de mesa ou base para cama. Embora existam vários tipos de paletes, o mais utilizado na decoração é o palete de madeira. Por ter um acabamento mais rústico, ele combina com quase todos os estilos de decoração e ainda proporciona equilíbrio a decoração do ambiente.

No entanto, é possível utilizar esse tipo de material para cobrir paredes e até transformá-lo em um painel para a sala. Caso o ambiente precise de um acabamento mais leve, os paletes podem ser lixados e pintados para proporcionar um efeito mais moderno.

Para reciclar paletes e utilizá-los na decoração só é preciso criatividade e muita inspiração. Pensando nisso, nós preparamos diversas dicas para você decorar o seu ambiente com criatividade e sofisticação. Confira a seguir todas essas dicas e 125 fotos para você se inspirar:

Decoração com paletes e plantas

O equilíbrio é sempre a melhor escolha para compor um ambiente. Quando a decoração é feita com paletes, a proposta deve manter o equilíbrio entre as peças do ambiente e o material que será reciclado. Em se tratando de paletes de madeira, o acabamento rústico combina com diversos tipos de ambientes. Mas é preciso ter cautela para não arruinar a decoração de um espaço ao não tomar os devidos cuidados com o material reciclado.

No geral, a melhor forma de equilibrar o toque de madeira, seja ele com efeito rústico ou sofisticado, é mesclá-lo com plantas. O toque verde das plantas combina com a madeira, por isso os paletes são comumente utilizados como painéis para jardins verticais.

Essa é a primeira proposta do que você pode fazer com um palete reciclado. Mas é possível utilizá-lo de diversas formas e ainda complementar a decoração com plantas. Confira a seguir as nossas sugestões:

  • Painel para jardim vertical;
  • Móveis para o jardim;
  • Prateleiras para vasos de plantas;
  • Horta vertical.

Decoração com móveis feitos de paletes

Outra ótima sugestão para utilizar paletes em sua decoração é unir o útil ao agradável. Nesse caso, a utilização de paletes como móveis torna o material reciclado útil e agradável para qualquer ambiente. Há infinitas possibilidades de utilizar paletes como móveis, algumas delas são mais complexas e outras muito mais simples. Confira a seguir algumas opções e sugestões de como fazer:

 

Estantes ou painéis

Os paletes podem ser utilizados na parede como uma forma de painel para a TV ou ainda como estante para a sala. No primeiro caso, o painel é a forma mais fácil de utilizar o palete, pois ele pode ser feito de duas formas: modular ou por tábua. Caso o painel seja modular, só será preciso fixar os módulos na parede um do lado do outro. Mas se for feito por tábua, o módulo de palete deverá ser desfeito e utilizado tábua por tábua para compor o painel. A fixação das duas formas deverá ser feita com parafusos.

Já no caso da estante, o projeto será mais trabalhoso. Nesse caso recomendamos uma ajuda profissional para a confecção do móvel.

Mesas

As mesas estão entre os móveis mais fáceis de serem confeccionados com paletes. Através dos módulos, é possível posicioná-los um em cima do outro até a altura pretendida. A fixação também deve ser feita por parafusos.

Nesse tipo de projeto é possível incluir acessórios como vidro para a superfície da mesa. O acabamento pode ser feito em verniz ou através de tinta colorida. Dentre os modelos é possível fazer mesa de centro, de canto e até mesa de jantar

Camas

Para construir uma cama de palete será necessário vários módulos e parafusos para a fixação. Após medir o tamanho necessário para a cama, os módulos de paletes deverão ser fixados um a um para que eles não se movam. O acabamento pode ser feito de várias formas, verniz, tinta ou no efeito rústico sem nenhum acabamento. O projeto ainda poderá ser complementado com uma cabeceira e um jogo de luzes na base da cama.

Revestimento e forro de paletes

Para quem quer investir em uma parede ou forro de madeira, o palete é uma opção barata e muito usual. É possível conciliar todos os tipos de acabamentos com esta opção para ser utilizado na parede ou como forro.

A utilização do palete na parede é feita como se fosse um painel. Nesse caso é possível utilizar o módulo inteiro ou ainda as tábuas encaixadas uma a uma. Caso o preenchimento da parede seja feita através do módulo já pronto, a parede terá frestas entre as madeiras, o que permitirá passar luzes dentro do painel. Mas caso o painel seja feito com as tábuas, o acabamento será mais sofisticado e proporcional.

Além disso, é possível usar o palete de madeira como forro. Caso o teto seja uma laje, a aplicação do forro feito de palete é mais simples. Nesse caso, será preciso fixar as tábuas uma a uma através de parafusos. Mas caso o teto não tenha uma base para a fixação, o primeiro passo será fazer uma estrutura para fixar as madeiras.

 

Portas de palete

As portas de madeira combinam com qualquer decoração. Através do palete é possível unir essa utilidade a um belíssimo acabamento amadeirado. A porta pode ser confeccionada tanto de abrir quanto de correr. Já o acabamento pode ser rústico, com verniz, com tinta e com muitos acessórios.

Porta de abrir

A porta de abrir precisará de paletes, batentes, fechadura e dobradiças. Para confeccioná-la, será preciso retirar as tábuas dos paletes e fazer uma estrutura com as tábuas mais grossas. As tábuas deverão ser fixadas com parafusos uma do lado da outra para isolar totalmente os ambientes.

Nesse tipo de projeto a fechadura não pode ser daquele tipo tradicional de porta, pois não será possível furar o interior da madeira para encaixá-la. Sendo assim, o recomendado é a utilização de fechaduras laterais.

A finalização do projeto fica por conta da instalação da porta através das dobradiças no batente de madeira. Essa fixação deverá ser feita como qualquer outra porta.

Porta de correr

Para confeccionar você precisará de paletes, fechadura e trilhos. A porta será montada como no exemplo anterior, com tábuas fixadas uma a uma por parafusos. A única coisa que irá diferenciar é a forma como a porta irá abrir, que nesse caso será para as laterais.

Sendo assim, será necessário instalar um trilho para que a porta possa correr para as laterais. O trilho deverá ser fixado conforme as instruções do fabricante. Já a fechadura também deverá ser lateral para que a porta seja trancada. Por fim, a instalação da porta deverá seguir o modelo de trilho escolhido.

Como cuidar do palete de madeira

A manutenção de objetos decorativos feitos de palete é fácil. No geral, é preciso manter o material limpo, livre de poeiras, cupim e longe de umidade. Caso ele seja utilizado para áreas externas, o cuidado deverá consistir em aplicar periodicamente uma camada de verniz.

Para a limpeza de peças feitas com palete é recomendado a utilização de produtos de limpeza do tipo neutro. Além disso, caso o acabamento do item decorativo seja liso, é importante não utilizar ferramentas de limpeza que possam riscar.

 

 

 

 

 

 

 

 

Veja também

 

 

 

Sofá para áreas externas

Para construir um sofá de palete será preciso vários módulos de paletes, acentos feitos de espuma ou colchões e almofadas. Os módulos devem ser colocados um do lado do outro e sob camadas na altura pretendida. Caso você queira fixá-los, o recomendado é a utilização de parafusos. Os acentos podem também ser reciclados com colchões velhos ou comprados sob medida para o sofá.

Para finalizar, é preciso passar uma camada impermeabilizadora para que o palete dure por bastante tempo. Além disso, as almofadas e os acentos devem ser confeccionados com couro ou material semelhante para não molharem.

 

 

 

Prateleiras e cabeceiras

As prateleiras feitas de paletes se adaptam em qualquer ambiente. Elas podem ser colocadas na cozinha como porta temperos, na sala para colocar livros, ou em qualquer ambiente para colocar porta-retratos, plantas e objetos decorativos.

Para fazer uma prateleira de palete o mais recomendado é retirar as tábuas do palete e confeccionar a prateleira da forma pretendida. Caso você queira um acabamento mais sofisticado, não deixe espaço entre as tábuas e finalize o projeto com verniz ou tinta. Mas se o efeito rústico é o seu preferido, não se preocupe com os espaços entre as tábuas e apenas lixe a peça para retirar as farpas.

No caso da cabeceira, as dicas são as mesmas. Nesse caso, a única coisa que muda é a estrutura do objeto que será confeccionado com palete. Para fazer uma cabeceira você poderá usar o módulo inteiro ou simplesmente desfazê-lo para utilizar as tábuas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Write A Comment