O closet é um espaço muito funcional em uma casa. Dentro dele são guardados calçados, roupas, casacos e até acessórios. Costumam ser a extensão do quarto ou qualquer outro quartinho sem uso. Ter um espaço reservado para guardar suas coisas está associado a elegância e organização.

Com ele, você poderá melhorar o visual das suas roupas, além de ter mais privacidade na hora de se vestir e montar um look. Existem inúmeros modelos de closets disponíveis, tanto para ambientes grandes quanto para cômodos menores. Qualquer lugar disponível em que possam ser usadas araras, gavetas e prateleiras pode receber essa funcionalidade.

Para você montar o seu espaço de forma prática e criativa, fizemos uma seleção de dicas e inspirações com closets dos mais variados modelos, confira:

Definindo o tamanho do meu closet

Você precisa ter a consciência de montar um ambiente que caiba no espaço que você tem disponível e que consiga abrigar todos os seus pertences. Por isso, ante de mais nada, meça o espaço do cômodo e crie um projeto que se encaixe a essa dimensão e atenda a sua necessidade.

A partir daí, que serão definidas as quantidades e tamanhos das prateleiras, gavetas e araras.

Modelos de closet pequeno

Atente-se para a escolha: armários modulares ou sob medida? Especialistas ainda recomendam que os modulares são melhores para aquelas pessoas que não vão ficar por muito tempo em uma casa só, uma vez que a instalação não sendo definitiva, na mudança o morador poderá levar o armário junto. Se o intuito é ficar no ambiente por um longo período, prefira os móveis/armários sob medida, pois ficará de acordo com a preferência do morador, além de aproveitar melhor o espaço.

Alguns especialistas recomendam pendurar as peças que amassam com facilidade (camisas, por exemplo) e as que não amassam podem ser dobradas (camisetas, por exemplo). As peças ‘escorregadias’, como os tecidos finos, devem ser colocadas em cabides revestidos de silicone, pois ele não deixa a peça cair. Não enrole gravatas ou cintos, pois poderão sofrer com marcas; pendure-as em cabides próprios para estes objetos (alguns gaveteiros já vêm com pequenos ganchos para esta finalidade). Coloque vestidos e casacos em posição alta para que não arrastem no piso.

Itens essenciais para closets

Quando as metragens forem definidas, é chegada a hora de determinar quais são os itens essenciais para o seu closet. Dentro dele, você poderá colocar itens de decoração, além de araras, organizadores e prateleiras. Veja melhor como definir cada um desses itens.

1- Araras e cabideiros

As araras e os cabideiros irão proteger suas roupas de ficarem amassadas. Com eles, será possível deixar suas peças separadas tornando a visualização e organização mais prática e bonita.

Existem modelos feitos em metal, madeira e até polímero de alta densidade em cores transparentes. São perfeitos para pendurar camisas, vestidos, saias, casacos e outras peças.

2- Organizadores

Os organizadores são grandes aliados de quem não suporta uma bagunça e quer deixar tudo na mais perfeita ordem. Existem modelos para os mais diversos acessórios e permitem que você os guarde de uma maneira que será fácil acessá-los quando precisar. Os porta lenços, porta cintos e os parta bijuterias não podem faltar no seu closet.

3- Caixas e cestos de tecido

Caixas e cestos colaboram de maneira extraordinária com a organização do seu closet. São resistentes e capazes de guardar muitos objetos, até os mais pesados. Os mais comuns são os em formatos retangulares, mas existem outros a disposição.

O interessante dessas caixas e cestos é que encaixam uns nos outros, organizando e otimizando espaço. Com certeza, são itens indispensáveis!

4- Prateleiras

Na hora de escolher suas prateleiras, se certifique de que elas são resistentes e aguentam muito peso. Por isso, os modelos mais grossos são mais indicados. Elas precisarão aguentar o peso dos seus sapatos, caixas, entre outros objetos pesados.

Seu closet ficará super charmoso, além de muito organizado. Sem contar que elas dão a sensação de que o espaço é maior e melhor aproveitado.

Dicas para decorar seu closet

Esse espaço, que é muito funcional, precisa de um toque de personalidade e decoração para ficar ainda mais bonito.

Para ajudar na decoração e dar a sensação de que o ambiente é maior, as paredes podem ser pintadas com cores claras. O espelho, também ajuda a ampliar o ambiente e vai facilitar sua vida na hora de se vestir. Prove os looks e se certifique de que eles ficaram bons dentro do próprio closet.

A iluminação desse ambiente deve favorecer a visualização das peças e das composições que você criar. Opte por luzes com iluminação branca e que deixem o espaço mais claro. Para completar a décor, invista em luminárias, porta-retratos e outros objetos decorativos.

Modelos de Closets

Esse cômodo é muito versátil e pode se adequar a sua necessidade. Separamos os melhores modelos que irão te ajudar a definir qual você precisa nesse momento.

Closet Multifuncional

O closet multifuncional é ideal para quem precisa de um cômodo que caiba todos os seus pertences. Um espaço para guardar roupas, calçados e acessórios, mas que tem permita organizar lençóis, toalhas e outros itens de uso rotineiro.

Minimalista

O minimalista é o oposto do multifuncional. Com ele, menos é mais! Ele terá espaço suficiente para uma pessoa que tem poucas coisas. Por ter menos itens, pode fica a mostra causando um visual muito interessante ao quarto.

Com cortinas

Se o objetivo for esconder o que tem dentro do seu closet, mas não há a possibilidade de instalar portas, as cortinas surgem como uma solução prática e eficaz.

Com Portas de Vidro

As portas de vidro são indicadas para closets em quartos pequenos, pois fazem parecer que o ambiente é maior e mais amplo. Nessa opção, o conteúdo do closet ficará à mostra, então a organização deve ser sua prioridade.

Closet + Home Office

Se você tem um espaço sobrando na sua casa, mas usa ele para trabalhar, saiba que isso não um problema. É possível dividir o cômodo em dois e usá-lo para as duas coisas. Coloque uma mesa e uma cadeira, junto com os itens de trabalho e ao lado, insira os objetos para compor o closet.

Embutido na Parede

Para economizar espaço, invista em um closet embutido na parede. Normalmente, eles são planejados e vão aproveitar cada cantinho da melhor forma possível. Assim, será possível organizar suas coisas sem perder nada do que seu quarto tem a oferecer.

Com Espelhos

Os espelhos são essenciais para um closet. Devem ser inseridos no fundo do cômodo e vão permitir que você se troque dentro desse espaço, trazendo praticidade ao seu dia a dia.

Closet Móvel

O closet móvel é para quem não tem tempo a perder. É um móvel flexível e que pode ser levado para qualquer lugar. Possui uma variedade muito grande de formatos e configurações.

20 Fotos de Closets para te Inspirar

E para te ajudar a escolher o modelo certo para você, fizemos uma seleção de fotos que vão te inspirar a investir em um closet na sua casa. Vale a pena conferir:

1- Um closet embutido na parede para aproveitar todos os espaços

2- Caixas organizadoras coloridas deixam seu closet mais alegre

3- O closet não precisa ser no quarto, use qualquer cantinho que esteja sem utilidade

4- Mas quando é no quarto, pode ser em um espaço separado da cama

5- Ou até mesmo no andar abaixo a cama

6- Esse closet tem espaço até para guardar os acessórios de forma organizada

7- A divisão perfeita entre closet e home office

8- Um caminho inteiro de pertences guardados e organizados

9- Separe as roupas por modelos

10- Ou por cor

11- O espelho ao fundo, alonga o espaço

12- Guarde seus cintos separados e sempre saiba onde eles estão

13- Um cômodo iluminado e elegante

14- As cores claras fazem esse closet parecer maior

15- Que tal aproveitar a porta para guardar seus calçados?

16- Aproveite a parede atrás da porta

17- As cortinas são perfeitas para esconder suas coisas

18- Um modelo que pode ser levado a qualquer lugar

19- O estilo minimalista para quem aderiu ao armário cápsula

20- Portas transparentes para ampliar o ambiente

Agora ficou mais fácil se decidir, né? O closet é um cômodo que pode ser instalado em todos os tamanhos de casa. Basta uma dose de criatividade e bom gosto e você terá um espaço para acomodar suas coisas com muito estilo.

Write A Comment