NBR 9062

NBR 9062:2017 .pdf – Norma Comentada

Pretendendo construir com concreto pré moldado? Pois então a NBR 9062 tem que estar debaixo do braço!

Isso porque é exatamente essa a norma que irá ajudar a definir a execução e também o projeto para estruturas que se utilizem do concreto pré moldado. Isso significa que a NBR 9062 deverá estar na ponta da língua de todos os profissionais da construção civil.

E, caso você não esteja totalmente familiarizado com o termo “concreto pré moldado”, não há porque se envergonhar, nós te ajudamos a entender tudo certinho!

Mas, se você analisar detalhadamente o próprio nome “concreto pré moldado”, já vai conseguir ter uma boa ideia sobre o que se trata. São peças estruturais que são feitas fora da obra, ou seja, que já chegam prontas. Isso quer dizer que você não terá um maior trabalho de produzir vigas, pilares e lajes em obra, ou seja, sua obra contará com uma alta agilidade na construção.

A NBR 9062 entra exatamente aí, para averiguar que tais peças estejam sendo feitas, e instaladas, corretamente, de modo a não ocasionar quaisquer tipos de problemas durante sua obra. Vamos entender melhor sobre esta norma.

A NBR 9062:2017

Como já falamos brevemente acima, o objetivo central da NBR 9062 é de controlar a execução e projeto de obras que se utilizem de concreto pré moldado.

O processo será padronizado como um todo, o que servirá para reduzir os prazos de sua fabricação, gerando uma otimização devido ao processo contar com uma repetição de peças, e isso sem contar que, devido ao seu reaproveitamento, os custos para produção serão reduzidos e a qualidade aumentada devido a diminuição de erros.

O cálculo estrutural por trás destas estruturas é similar ao cálculo de estruturas convencionais, as que são moldadas no próprio local da obra, porém elas contam com algumas peculiaridades:

  • Deve-se considerar uma tolerância tanto de montagem quanto de fabricação para as dimensões dos elementos;
  • Quando a estrutura for analisada, é primordial levar em conta tanto as deformações quanto as retrações ocasionadas pela diferença de idade dos concretos;
  • Tal análise deve ainda levar em conta todas as fases pelas quais os elementos passam, desde sua fabricação, seu manuseio, o armazenamento, o transporte, a montagem, as etapas transitórias já dentro da obra em atividade;
  • Cálculos para elementos dos componentes da estruturam deverão vir da definição de comportamento efetivo das ligações, que devem ser analisados sempre sob a ótica dos graus de liberdade que existirem.

NBR 9062 – Dimensionando e verificando elementos

Anúncios

É necessário sempre verificar os elementos com relação ao seu estado-limite último, e para tal há outra Norminha que deve ser seguida, que é a NBR 6118 – “Projeto de estruturas de concreto — Procedimento”. É necessário efetuar a análise sempre considerando todas essas fases que citamos acima, as que os elementos pré moldados possam vir a passar (desde sua fabricação, seu manuseio, o armazenamento, o transporte, a montagem, as etapas transitórias já dentro da obra em atividade), sempre de acordo com os esforços solicitantes que estas fases possam estar submetidas (a força, a normal, a força cortante, o momento fletor e o momento torsor), sendo que estas forças podem estar atuando tanto separadamente quanto também em conjunto. Tudo isso deve ser analisado pelo engenheiro responsável.

E claro, se você se deparar com cálculos e dados que sejam muito irreais, apegue-se então a verificação experimental, onde não há margem para erros. Não há margem para erros desde que ela seja feita corretamente, seja em um laboratório especializado ou em uma universidade, tudo sempre gerando relatórios, seguindo os procedimentos padrões com equipamentos em bom estado e um profissional capacitado acompanhando tudo.

A importância da NBR 9062

Após ter lido acima e entendido a ideia central por trás da NBR 9062, você é capaz de falar com clareza qual a sua importância?

A começar pelo aspecto mais importante de todos, a segurança! O concreto é parte primordial de uma construção, então, caso seja optado por utilizar peças de concreto pré moldado devido a suas inúmeras vantagens, é necessário fazer isso da maneira correta, para que sua construção não apresente problemas futuros, e é exatamente aí que a norma entra.

A norma orienta não apenas o projetista e o fabricante, mas também a quem for receber o concreto pré moldado, sendo que essa pessoa, com o auxílio da norma, poderá avaliar o produto que ela está recebendo. Assim, se a pessoa encontrar quaisquer inconformidades com o produto já poderá barrá-lo imediatamente, antes mesmo de ser colocado em obra, exigir por um com uma qualidade maior e não correr o risco de sofrer maiores problemas.

É importantíssimo que a pessoa saiba avaliar a real qualidade daquilo que ela está adquirindo, e com o auxílio da norma ela poderá fazer isto.

A NBR 9062 sofreu uma revisão

Caso você não saiba, a NBR 9062 passou por uma revisão, sendo que sua versão mais recente é de 2017, e sua versão inicial é de 2006.

A revisão não foi pouca coisa não, mas, de maneira resumida, podemos dizer que sua revisão focou no aumento da segurança das estruturas, principalmente na sua etapa de montagem. Pontos que antes apresentavam muitas dúvidas, ou simplesmente não eram determinantes, foram completamente alterados e esclarecidos.

E, por se tratar de uma versão de 2006, já não era sem tempo sua revisão, isso porque os métodos construtivos só vem se aprimorando, e nada mais justo do que sua norma vigente vir se aprimorando também.

Um grande exemplo disso são as ligações semirrígidas que são feitas entre os pilares e as vigas. Apesar de tal ligação já ser abordada pela norma de 2006 mesmo, ela ainda não possuía parâmetros que auxiliassem a utilização deste conceito, apenas através de ensaios próprios era possível determinar a maneira de utilizar esta ligação. Agora, na revisão desta norma, após um trabalho enorme de pesquisas e ensaios feitos em laboratórios, é que a norma apresenta tais resultados e define os parâmetros para a correta elaboração de um cálculo que seja mais rigoroso e refinado.

Anúncios

Assim sendo, ainda mais após essa revisão de 2017 que somente veio a ajudar, caso você pense em construir utilizando-se de peças de concreto pré moldado, você definitivamente irá precisar do auxílio desta norma.

Não pensa na norma como um empecilho, mas sim como um “manual de instruções” que somente vem pensando justamente no seu melhor. Mantenha sempre a norma debaixo do braço e nós te garantimos que ela só irá lhe ajudar!