Você sabe o que é BGS? Tem anos na construção civil (ou talvez esteja até mesmo começando por agora) e nunca antes ouviu falar sobre BGS?

Bom, e se te dissermos que na verdade você sabe sim o que é BGS, mas talvez por um outro nome mais usual… Calma, nós já te eplicamos!

Aqui neste artigo iremos te explicar o que é BGS e mais, mas não muito mais, porquê na realidade não há como nos estendermos por demais em um tema tão simples, e você já vai entender o porquê.

Preparado? Pois então vamos lá!

O que é esse tal de BGS?

A BGS é utilizada em diversas etapas da obra, sendo mais comumente utilizada para forrar pisos, acessos e também como base para pavimentos. Já conseguiu identificar do que estamos falando? Ainda não? Pois vamos resolver de vez este mistério:

BGS = Brita Graduada Simples

A BGS, ou a Brita Graduada Simples, trata-se da composição de diversas faixas de granulometria de pedras que são todas misturadas conforme a necessidade do fornecedor. Ela é mistura em usina, composta de produtos de britagem de rocha são as quais, nas proporção certa, resultam no enquadramento de uma faixa granulométrica contínua que, quando é corretamente compactada, resulta em um produto final que possui propriedades adequadas de durabilidade e estabilidade. Ou ao menos é assim que o DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes a define.

Caso você deseja utilizar o BGS como base para pavimento, uma de suas utilizações mais comuns, saiba que ele deverá estar em uma faixa granulométrica específica, sendo que esta faixa costuma ir de A até F. A faixa A é a mais “grossa”, então é fácil de supor que a faixa F é a mais “fina”, qual faixa usar? Aí vai de acordo com as especificações do projetista da obra em questão. Uma boa dica, caso você seja o projetista da obra, é simplesmente informar para a pedreira qual o traço ou a faixa granulométrica do BGS você necessita, assim a própria pedreira já irá realizar a dosagem e lhe entregar pronto para a aplicação. E caso esteja procurando um local para comprar/fazer a cotação do BGS, então é só clicar aqui.

Esta faixa é bastante similar aos tipos de brita existentes, porém não devem ser confundidas. Isso pois o BGS possui uma utilização um pouco diferente da brita convencional, o que faz com que sua composição também seja um pouco diferente (mais específica).

E por falar em utilização, abaixo estão algumas das aplicações mais comuns para o BGS:

  • Para melhoria de condição de rolamento para estradas que não sejam pavimentadas;
  • Em obras de base, sub-base ou então reforço de subleito na pavimentação de vias;
  • Em obras de base, sub-base de pátios industriais e demais semelhantes;
  • Em aterros e também em acertos topográficos de terrenos;
  • Em passeios públicos e calçadas;
  • Em assentamentos de tubulação;
  • Em assentamento de pisos

Como você pode bem perceber, o BGS é bastante utilizar para acessos e forros, e não se encontra em uma faixa granulométrica, porém é um material que dá um certo suporte para que os veículos consigam acessar a obra nos dias de chuva.

Conclusão

Rápido e fácil. Como dito acima, não há nenhum tipo de segredo por detrás do BGS, além talvez de sua sigla que possa assustar um pouco de início. Mas, uma vez que você destrincha sua sigla, Brita Graduada Simples, então não há quaisquer dificuldades de entender para que ele serve e qual é a sua aplicação.

Mas claro, nem todos pensam igual e o que é fácil para mim pode não ser para você, e se esse for o caso, então é só perguntar nos comentários abaixo quaisquer dúvidas que você tenha, estaremos prontos para lhe responder!

Agora, se após a leitura deste artigo você tiver tirado todas as suas dúvidas sobre o BGS, então não deixe de compartilhar com seus amigos e conhecidos, afinal de contas, nunca se sabe quem você pode acabar ajudando no processo!

2 Comments

  1. DENNER CRISTIAN BARROS Reply

    Olá, a bica corrida é a mesma coisa que BGS? Se não for, qual a diferença?

    • Matheus A. Avila Reply

      Bom dia Denner,

      A Bica Corrida é praticamente a mesma coisa que a BGS, com a diferença de que a BGS trata-se de um material mais nobre, cuja granulometria é definida pelo Engenheiro, enquanto a Bica Corrida possui uma faixa granulométrica abaixo de 32 mm. Entretanto a Bica Corrida pode substituir o BGS (levando-se em conta sua granulometria) sem maiores problemas.

      Abraços!

Escreva um Comentário