As pedras decorativas estão cada vez mais presentes na decoração de interiores e das fachadas das casas. A parede de pedra é a mais utilizada e consegue deixar o projeto atual e contribui para a estética do ambiente.

Combinam com estilos rústicos, modernos e industriais. Tudo vai depender do tipo de pedra e da combinação que você quer fazer. No post de hoje, confira dicas e inspirações de como escolher a pedra certa para a sua casa.

Vantagens das pedras decorativas

As pedras decorativas trazem uma série de vantagens para quem decide por usá-las em casa. A primeira delas é a personalidade. Os projetos com pedras ganham um toque de estilo, qualidade e informação que o tornará único e tudo isso sem ocupar muito espaço.

Outro ponto importante é a valorização. Independente do local onde forem colocadas, como a fachada da casa ou no seu interior, as pedras deixarão a residência mais charmosa agregando valor ao mercado.

O custo-benefício é outro atrativo interessante. As pedras quando usadas em muros, fachadas ou paredes no interior da residência precisam de pouca manutenção e dispensam pintura na parede.

E há uma grande variedade de modelos, formatos e materiais disponíveis no mercado. Você poderá escolher a que mais combina com o seu estilo e que irá deixar sua casa mais elegante e moderna.

Pedras decorativas para Muros e Fachadas

Em muros e fachadas os estilos de pedras decorativas mais usadas são os filetes e mosaicos, no entanto, ainda existe uma infinidade de formas e padrões. Selecionamos os principais materiais e estilos para você conhecer melhor.

São Tomé

A pedra São Tomé, também conhecida por canjiquinha, é muito popular.  Costuma ser vista em áreas de piscina. Ela consegue compor um estilo rústico. Seu aspecto é liso e regular podendo aparecer em cores amarelas e tons claros.

Pedra Ferro ou Vulcânica

Esse estilo de pedra causa grande impacto na fachada das casas. Seu nome é resultado do processo de oxidação que a pedra sofre deixando sua aparência parecida com o ferro e lembra um pouco a madeira.

Combina muito com branco ou outras pinturas claras, deixando a fachada mais sofisticada e destacada.

Pedra Madeira

A pedra madeira é mais utilizada na sua forma rústica e grosseira, com formatos grandes. Combina com muros e possui tons terrosos. Mas fique atento para não exagerar e deixar sua casa com cara de ultrapassada.

Pedra Miracema

A padronagem dessa pedra costuma ser de tijolinho, ou seja, intercalada, mas também pode ser usada em outras configurações. Ela está mais presente em calçadas, mas também aparece em muros e paredes. As cores mais comuns são a cinza, amarela, branca e rosa.

Ardósia

Ao usar ardósia filetada a sua fachada ficará moderna e imponente, devido a sua cor escura que combina mais com projetos ousados. E se sua casa não segue essa linha, deixe que a pedra seja usada em detalhes.

Pedra Moledo

Esse tipo de pedra é muito utilizado em muros e em projetos de paisagismo. Sua aparência é mais natural e é capaz de compor um ambiente acolhedor e campestre. Mas tome cuidado com a sua utilização em fachadas. Tente dosar e usar com atenção para não exagerar.

Seixos

O seixo possui um formato mais arredondado e pode ser encontrado em cores marrom, dourado, branco, amarelo, preto e cinza.

Pedra portuguesa

Por fim, a pedra portuguesa que é muito utilizada como revestimento de calçadas. No entanto, o seu uso em paredes garante ambientes modernos e contemporâneos.

Pedras Decorativas para Parede Interna

E você sabia que as pedras ficam incríveis usadas dentro das casas? Basta saber usar com sabedoria e atenção para não sobrecarregar o ambiente. As pedras mais indicadas para usar em paredes internas são a canjiquinha ou São Tomé, o mármore e a pedra portuguesa.

A canjiquinha ou São Tomé garantem um efeito visual interessante e que será um sucesso.

O mármore é uma tendência e o modelo que têm ganhado mais espaço nas paredes é o Carrara.

A pedra portuguesa é clarinha e irá ficar incrível nas áreas internas da sua casa.

Podem ser colocadas em escadas, lareiras, parede da sala de jantar, no hall de entrada, no lavabo e na churrasqueira.

Preço

O custo do revestimento irá variar conforme o material da rocha que será utilizada e a sua configuração. Os mosaicos costumam ser mais caros que os filetes. Outro ponto que irá contribuir com a variação do preço é o local onde será comprado. No entanto, a faixa de preço das pedras decorativas costumam ficar entre R$40,00 e R$130,00 o m².

E como instalar pedras decorativas na parede?

A instalação da pedra não é muito complicada, mas vale a pena contratar um profissional responsável para realizar o trabalho.

Se você for fazer, preste atenção e escolha filetes com a mesma altura, não necessariamente a mesma espessura, e confira o alinhamento geral de tempo em tempo. Para fazer a instalação, será necessário alugar ou comprar uma makita para cortar os filetes dos cantos e essa ação requer muita atenção para evitar acidentes.

Também vale a pena lembrar que a aplicação deve ser feita de baixo para cima com o uso de argamassa colante. Deixe alguns centímetros de distância entre as pedras e o teto ou piso, evitando a dilatação do material com passar do tempo.

Alternativa mais acessível para parede de pedra

Se você quer muito investir nessa ideia e mudar o ambiente, mas a instalação de pedras decorativas está muito fora do orçamento, é possível substituir por porcelanato.

Eles conseguem imitar rochas e podem ser utilizados no interior ou no exterior das casas. O custo é mais em conta e o resultado é incrível.

Outra ideia é optar por sobras que costumam ser encontradas em valores inferiores. Busque por pedreiras e marmorarias e fique esperto nas mais variadas ofertas.

Também vale a pena apostar em um revestimento que imite pedra. Ele pode ser feito com cerâmica ou papel de parede autocolante. As duas opções são mais em conta e garantem um efeito muito similar ao original, basta optar por materiais de extrema qualidade.

Parede de pedra demanda limpeza fácil e rápida

As paredes de pedras exigem limpeza e manutenção, e você vai conseguir dar conta com muita facilidade. Somente será necessário o uso de água e sabão neutro. Lembrando que locais com pouco fluxo de pessoas não demanda uma limpeza tão profunda.

No entanto, se as paredes forem de mármore, a limpeza deve ser mais frequente e mais delicada. Use um pano úmido e passe delicadamente para que ele volte a brilhar. Não use produtos abrasivos pois podem danificar o material.

Qual parede escolher para a aplicação?

Vale a pena escolher a parede que irá ganhar maior destaque dentro da sua casa. Como o hall de entrada, no painel de TV na sala, na escada ou nas paredes de fundo dos quartos ou banheiros.

É importante ressaltar que a aplicação não seja feita em grandes extensões, porque o uso pode trazer cansaço visual e sobrecarregar o ambiente.

Selecionamos algumas dicas para escolher os melhores locais, confira!

Escadas

Na parede da escada, as pedras decorativas tornam a estética mais elegante e moderna. Fica muito interessante em escadas com degraus flutuantes ou com viga central, assim a pedra faz um rodapé.

Sala

Na sala a pedra pode valorizar o pé direito. Esse revestimento consegue dar destaque a uma das paredes. Em paredes escuras, o cômodo pode parecer menor, então, tome muito cuidado com o tamanho do ambiente. A iluminação na parede de pedras pode ser feita com spots de luz, assim, o cômodo fica mais valorizado e ressalta as texturas e relevos das peças.

Quartos

O quarto é um cômodo em que o uso desses revestimentos é menos frequente, mas é uma aposta que pode criar um ambiente mais aconchegante. Tem ganhado cada vez mais espaço e muitos profissionais tem adicionado uma parede de pedras em seus projetos.

A ideia é a mesma da sala, escolher um modelo que seja mais claro e que seja capaz de transmitir tranquilidade e paz.

Sala de Jantar

A sala de jantar é o local ideal. Vale a pena escolher a pedra portuguesa, canjiquinha, mármore e muito mais.

Aprenda a combinar os móveis com o revestimento. Opte por um móvel espelhado ou um espelho para evidenciar as pedras. Um mix de texturas é uma opção ousada e que garante um ambiente lindo quando bem combinado.

Quando escolher uma pedra em tons claros, é possível combinar com uma outra parede de tijolinhos.

O uso de pedras decorativas claras em uma das paredes combinou com a parede lateral de tijolinhos. Para deixar o ambiente clean e harmônico, o bege foi a aposta para os estofados. Ao invés de usar um painel de madeira para a televisão, a parede de pedras foi capaz de destacar essa região do cômodo e dar a impressão de painel, já que a TV foi instalada diretamente nela.

Banheiros

No banheiro, as pedras decorativas deixam o ambiente mais interessante. Opte por cores claras, já que o cômodo é menor e precisa de uma sensação de limpeza. O mármore é ideal para esse local, pois traz sofisticação e estilo.

50 fotos de parede de pedra que são incríveis e vão te inspirar

Fizemos uma seleção com 50 fotos com as mais diferentes paredes de pedras. Confira e escolha a sua preferida para se inspirar.

As paredes de pedras garantem um visual único para sua casa e podem ser usadas nas áreas internas e externas. Escolha o material que se encaixa melhor com o seu projeto e com o seu estilo. Não tenha medo de ousar e de se criar composições que sejam a sua cara.

Write A Comment