Platibanda - Imagem 1

O que é Platibanda: Vantagens, Desvantagens e Modelos!

Talvez você não saiba o que é a platibanda, mas você provavelmente já a viu ao menos uma vez.

Sabe aquelas casas que parecem que não tem um telhado? Cujo topo é “reto” e linear e parece que está tudo combinando esteticamente? Pois isso é a platibanda. A verdade é que o telhado está ali, você apenas não o esta vendo por causa da platibanda.

A platibanda é como se fosse uma extensão da parede, de modo que o telhado possa ser escondido e a sua casa fique mais esteticamente bonita, isto é mais comumente notado em prédios.

Nos dois casos é possível notar, no topo da platibanda, que há um acabamento, chamado de coroamento, utilizado tanto para segurança quanto para fins estéticos.

Qual deve ser a altura da Platibanda?

Com relação a altura, é necessário que seja de, no mínimo, 80 centímetros, sem uma altura máxima estipulada, sendo que ela preciso cumprir seu principal objetivo que é esconder o telhado. Um telhado que seja feito de fibrocimento deve possuir uma inclinação de 10%, ou seja, se este determinado telhado possuir uma largura de 4 metros, então sua inclinação deverá ser de 40 centímetros. E para tal uma platibanda de 80 centímetros já serviria perfeitamente bem.

É legal também observar que não apenas o telhado, mas todo o mais, como maquinários (quando houver) e calhas, ficam escondidos atrás da platibanda.

Mas não é a mesma coisa que um beiral?

Essa é uma dúvida bastante comum, mas não, na verdade não é a mesma coisa que um beiral. O beiral é como se fosse uma extensão do telhado que ultrapassa a parede, tendo como principal função proteger as paredes de chuvas e raios solares. E no caso do beiral é necessário que se tenha um bom projeto em mãos, de modo que até a inclinação ideal das telhas seja bem pensada para um bom escoamento da água.

Anúncios

De maneira bruta podemos dizer que, enquanto a platibanda é vertical, o beiral é horizontal.

Veja também: Beiral De Telhado: Tudo O Que Você Deve Saber

Platibanda ou Beiral, qual usar?

Uma vez que você possua em mente uma boa distinção entre ambos, é normal que surja a pergunta sobre qual é melhor, mas a resposta é uma só: Depende!

Depende exclusivamente do projeto que você tem em mãos (e em mente), sendo que cada um possui suas vantagens e desvantagens. O tipo de telhado também é algo que deve ser levado em consideração antes de tomar esta decisão, isso pois, caso você utilize laje, telhado metálico ou de fibrocimento, então o melhor aqui será utilizar a platibanda, que representa um estilo mais moderno e limpo. Entretanto, caso opte pelo telhado colonial, então o beiral será uma melhor opção para você, por apresentar um estilo mais rústico e tradicional.

Além disso, se você é do tipo que tem o costume de deixar a janela sempre aberta, talvez o beiral te ajude com isso, por outro lado, a platibanda costuma acarretar um custo final menor para a obra como um todo.

E escolher entre um e outro depende apenas de seu gosto e do tipo de projeto que tem em mãos e em mente.

As Vantagens da Platibanda

Nós já citamos algumas das vantagens oferecidas, porém vamos passar novamente por elas, e de maneira mais detalhada, aqui embaixo.

A primeira vantagem é quanto ao seu custo, isso pois o custo final da obra é menor, tendo em vista que os materiais utilizados na construção são mais baratos (laje, gesso, telhas de fibrocimento, etc), e para a platibanda será necessário apenas que aumente a parede externa, e isso não acarreta em um aumento significativo do custo final da obra. O tempo é outra de suas vantagens, ou seja, você conseguirá concluir sua obra mais rapidamente.

E, é claro, a estética. É inegável que seu projeto ficará mais bonito esteticamente, além do fato de você ter a possibilidade de utilizar diferentes acabamentos, texturas e cores afim de revestir a platibanda, tudo para que sua fachada fiquei mais e mais bela. Isso tudo acoplado ao fato de que ela não é tão utilizada assim no Brasil, você certamente terá uma casa que irá se destacar.

As Desvantagens da Platibanda

Apesar de todas as vantagens, é claro que ela também terá suas desvantagens, cabendo a você pesar ambas antes de escolher. Vamos analisar suas desvantagens logo abaixo.

Em princípio, caso você esteja pensando um utilizá-la, saiba que será necessário contar com mão de obra especializada tanto para a construção quanto para colocar as calhas. E, é claro, o sistema para que a água escoe deve ser planejado muito bem, para que a água não fique retida na parede quando ocorrerem chuvas muito fortes.

Apesar de ser financeiramente mais viável, você necessitará de uma maior manutenção. Isso pois paredes externas precisarão ser repintadas mais frequentemente, uma vez que elas estarão mais expostas a intempéries como chuvas e raios solares, que inclusive irão deixar o ambiente um pouco mais quente, o que irá necessitar de uma ventilação maior no imóvel, a qual pode ser conseguida pelo arquiteto (eis a necessidade de um bom arquiteto).

E vale a pena usar a platibanda?

O uso da platibanda deve ser analisado cuidadosamente, sempre pondo na ponta do lápis todos os seus prós e contras e discutindo a ideia tanto com o arquiteto quanto com o engenheiro responsável.

Anúncios

Entretanto, com um bom sistema de escoamento de água, e caso você não ligue de realizar uma manutenção periódica nas paredes externas, então a platibanda só tem a agregar ao seu projeto!

Inspirações

E, caso ainda esteja com dúvidas em relação a como usar a platibanda da melhor maneira possível, então nós te ajudamos com alguns dos projetos mais belos e criativos que encontramos.

A primeira coisa que vem a nossa cabeça em projetos de platibanda são as dimensões perfeitas
Mas é claro que também é possível brincar com as alturas neste tipo de construção
Usar tudo no mesmo tom de cor para fazer um lindo projeto
Ou então misturar cores e materiais para criar algo único
E você não precisa necessariamente esconder o telhado para o projeto ficar incrível
E nem precisa ser tudo muito “retinho”
Apesar de termos de concordar que as linhas retas são lindas
E, caso você goste de madeira, também é possível utilizá-la
E claro, locais comerciais também podem se aproveitar da bela estética
Um muro verde também pode ser implementado
As possibilidades para criar e inovar são infinitas!
Anúncios

 

FAQ – Perguntas e Respostas

Qual a diferença entre marquise e platibanda?

A marquise trata-se de uma cobertura pequena, que possui o intuito de proteger a porta de entrada de um determinado local de chuvas e raios solares.

Já a platibanda refere-se a uma faixa horizontal, uma grade ou um muro, localizada na parte superior de um edifício, cuja é esconder o telhado, dando a construção aspectos mais visualmente agradáveis e simétricos.

Qual altura ideal para platibanda?

A platibanda possui uma altura média de 80 cm, tendo como objetivo principal esconder o telhado, o que faz com que ela acompanhe sempre o ângulo de inclinação do telhado.

Qual a melhor telha para platibanda?

É possível utilizar qualquer tipo de telha em platibandas, porém as telhas de materiais leves são as mais aconselháveis. Entre as mais utilizadas estão: de fibrocimento, metálicas e polipropileno.