Ter uma geladeira organizada e prática é mais fácil do que parece. Afinal, a geladeira é o local onde guardamos os alimentos refrigerados e assim, ela deve estar sempre organizada, para você conseguir achar com facilidade o que procura. Mas você sabe como organizar sua geladeira?

De fato, será que existe um jeito fácil e prático de organizar sua geladeira? Se você ficou curioso (a), então veja nossas dicas de como organizar sua geladeira, de maneira fácil e prática, para facilitar sua vida. Confira!

Por que organizar sua geladeira é importante?

Muitos podem acreditar que manter sua geladeira organizada é puramente questão de estética.

Mas, vai bem além disso.

Quando você mantém sua geladeira organizada, você consegue visualizar melhor os alimentos guardados ali. Com isso, você também terá um controle maior sobre quando esses alimentos ainda estão frescos e quando eles deverão ser descartados.

Você já deve ter ouvido falar de várias histórias de alguém que simplesmente “esqueceu” algum alimento na geladeira e só foi descobrir muito tempo depois, não é mesmo?

Pois, isso acontece com quem não mantém a geladeira organizada e assim, não consegue ter idéia do que tem dentro e o que precisa ser descartado, visto que já passou da validade.

Portanto, organizar sua geladeira é também, uma questão de saúde para você e sua família!

Como organizar sua geladeira de maneira fácil e prática?

Agora que você já sabe da importância de manter sua geladeira bem organizada, vamos te dar o passo a passo para alcançar isso.

1 – Limpe sua geladeira

O primeiro passo para começar a organizar sua geladeira é deixá-la limpa. Vamos começar descrevendo como limpar sua geladeira por dentro.

A melhor forma de limpar a parte interna da geladeira é com uma esponja suave, água e sabão ou detergente neutro. Para secar, use um pano seco e limpo.

Você pode limpá-la de uma vez, ou fazer por setores: prateleiras, gavetas, conforme o tempo que você tiver disponível para isso.

As geladeiras mais modernas possuem filtros anti-odores e que também podem ser adquiridos, dependendo da marca e modelo da sua geladeira.

Isso ajuda caso sua geladeira tenha ficado com cheiro devido a algum alimento estragado.

Nunca use produtos químicos, que podem ser tóxicos, como álcool ou algum tipo de removedor para limpar sua geladeira internamente.

2 – Retire todos os alimentos fora da validade

Com a geladeira limpa em sua parte interna, chegou a hora daquela triagem do que fica é do que vai embora.

Uma geladeira bem organizada não pode ter produtos fora da validade. Não só isso não fará bem à sua saúde, como também os micro-organismos dos alimentos fora da validade podem passar para os alimentos dentro da validade.

E, com isso, alimentos que ainda estavam bons ficaram impróprios em um período bem menor.

Portanto, mãos à obra: análise o que você tem na geladeira e o que estiver fora da validade, infelizmente, deve ser descartado.

3 – Organize os alimentos nos setores adequados

É importante perceber que a geladeira tem os respectivos setores adequados para cada tipo de alimento.

  • Porta

Na porta devem ficar os alimentos que lidam bem com diferenças na temperatura. Ou seja, nada de colocar ovos, ou leite.

Dessa forma, coloque água, manteiga, condimentos na porta, mesmo tendo compartimentos específicos para ovos, por exemplo, na porta.

  • Freezer

Pense nos alimentos que você tem: pretende utilizá-los nos próximos 5 dias? São alimentos que podem ser congelados? Então, se não vai utilizá-los em um prazo curto e podem ser congelados, transfira-os para o freezer.

Isso vale para leite, queijo e carnes, por exemplo.

No freezer, também é interessante, colocar uma etiqueta para que você saiba a data que congelou aquele alimento.

Em média, os alimentos que podem ser congelados ficam bem no freezer por um período de até 3 meses, daí a importância de você escrever a data.

Lembrando que em geladeiras frost free, não há acúmulo de camadas de gelo devido a essa tecnologia.

 

  • Prateleiras

Quer deixar tudo organizado nas prateleiras de maneira fácil e prática? Comece colocando alimentos cozidos em vasilhas de plástico e não se esqueça de escrever quando eles foram cozidos.

O ideal é não deixar alimentos cozidos na geladeira por mais de 3 dias. Se você anotar as datas, terá melhor controle sobre até quando os alimentos estarão ideias para consumo.

Outra dica importante é que é bastante conhecida em cozinhas industriais, é o chamado FIFO, sigla em inglês que significa First In, First Out, ou seja, o que chegou primeiro é o primeiro a sair.

Como assim? Imagina que você fez compras na sexta-feira. E também voltou ao mercado no domingo.

O que você comprou na sexta-feira deve sair da geladeira antes que você compre no domingo. Portanto, nas prateleiras, coloque o que você comprou antes na frente do que você comprou depois.

Assim, você diminui a chance de desperdiçar alimentos.

  • Gavetas

Por último, vamos falar das gavetas. Embora haja modelos com as gavetas situadas na parte superior da geladeira, a maioria tem gavetas na porção inferior.

Mas existe uma diferença entre as gavetas na região superior e as gavetas na porção superior.

Na porção superior da geladeira, as gavetas ficam perto do congelador. Portanto, a temperatura é mais baixa, o que é excelente para guardar cerveja, latas de refrigerante e até derivados do leite.

Já na porção inferior, mais distante do congelador, a gaveta é ideal para guardar frutas, legumes e verduras.

Aqui vai uma dica: lave as frutas, legumes e verduras antes de colocá-las na geladeira. Seque bem. No caso das verduras, a melhor forma é secar bem as folhas e colocá-las em recipientes de plástico.

Dessa forma, as verduras duram mais.

Seguindo essas dicas e com esse passo a passo, você vai conseguir organizar sua geladeira de forma prática e bem rápida.

Lembre-se que o melhor é ter uma geladeira moderna, espaçosa, que permita guardar os alimentos em variados compartimentos, como diversos modelos de geladeiras que o Shoptime oferece a você.

Agora, basta só escolher o seu modelo favorito, que combina com a sua cozinha e aproveitar todos os benefícios que esse eletrodoméstico essencial tem, na sua casa.

Escreva um Comentário