tinta para azulejo

Tinta Para Azulejo: Qual a Melhor? Modelos, Como Escolher e Mais!

Quer dar um up na decoração, mas ao mesmo tempo economizar? A tinta para azulejo pode ser uma opção simples e barata para te ajudar nesse objetivo!

Usar uma tinta para azulejo pode ser a melhor maneira de redecorar sua casa, mas sem precisar fazer uma grande obra. Já pensou ter que trocar cada azulejo da cozinha, fazendo uma enorme sujeira e demandando um super trabalho? Com a tinta, isso não é necessário.

Confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre a tinta para azulejo, para começar desde já a utilizá-la em sua casa. Acompanhe!

Como funciona a tinta para azulejo

Anúncios

A tinta para azulejo funciona como qualquer outra tinta. Basta passá-la na superfície desejada, deixar secar e aproveitar do novo visual que ela trará ao ambiente. Com o produto, torna-se mais simples ainda poder redecorar o banheiro, a cozinha, a área de serviço e mais.

No mercado, existem tintas das mais variadas cores. Algumas têm acabamento acetinado, enquanto outras podem ser foscas ou brilhantes. É importante definir, com cuidado, qual será o melhor visual para a sua parede. Ele precisa ser harmônico com o restante do espaço e dos móveis, para garantir um aspecto mais atraente e agradável.

Com a tinta para azulejo, também é simples tirar manchas das superfícies. Basta pintá-las novamente com a cor! Ou seja: você não precisa inovar novamente no visual do espaço. Se apenas quiser reavivar as cores que já existem, a tinta será uma opção eficaz.

Além disso, na hora da pintura, você pode utilizar algumas técnicas e decorar as paredes um pouco mais. Você pode, por exemplo, usar uma esponja e ir pintando enquanto dá pequenas batidinhas na parede. Com essa estratégia, a parede ganhará um aspecto mais despojado.

Outra dica é fazer alguns desenhos com fita crepe. Ao pintar sobre a fita crepe e depois retirá-la, os espaços em que elas estavam ficarão “em branco”. O resultado será uma série de detalhes na parede e um visual elegante, despojado, casual ou outro, de acordo com a sua escolha de desenho e decoração.

Pintando sobre fita crepe
Essa pintura foi feita sobre a fita crepe, só para você ter uma ideia de como ficaria
Anúncios

Resumindo: a tinta para azulejo é uma opção econômica de redecorar, e também cheia de possibilidades. Saiba mais sobre o produto abaixo!

Como escolher a melhor tinta para azulejo?

Existem dois tipos básicos de tinta para azulejo: a epóxi e a tinta acrílica. A tinta epóxi é mais cara, mas também pode ser utilizada para pintar ferro, pisos e outras superfícies. Ela é mais resistente que a acrílica, porém ambas possuem bastante variedade de cores e várias possibilidades de uso.

Na hora de escolher a melhor tinta, porém, você precisa avaliar outros aspectos. Como o local que será pintado, o tipo de acabamento desejado e mais. Acompanhe a seguir!

1 – Acabamento para a superfície

É possível escolher uma tinta com acabamento acetinado, com brilho ou semibrilho. Para decidir qual a melhor opção para o seu caso, você precisa avaliar qual o tipo de decoração do seu espaço.

Uma decoração mais sóbria, por exemplo, pode ganhar bastante com a tinta acetinada. Já o espaço que precisa de um pouco mais de alegria, de vivacidade, ficará muito bem com um produto com brilho.

Acabamento para a superfície

Em todo o caso, tenha atenção: tintas sem brilho tendem a manchar mais facilmente! Ou seja, elas não costumam ser muito indicadas para a cozinha. Afinal de contas, nesse espaço há a gordura dos alimentos, que pode acabar espirrando na parede e manchando tudo.

2 – Umidade do ambiente

Quando a tinta para azulejo for usada em espaços mais úmidos, ela deverá ser resistente à água. Principalmente no banheiro, o cômodo mais úmido da casa. Esse tipo de tinta, resistente, também é indicada para ambientes externos, já que a superfície ficará sujeita à chuva.

3 – Tinta à base d’água ou solvente

Algumas pessoas têm grande sensibilidade ao cheiro da tinta. Se esse for o seu caso, o melhor será utilizar uma tinta à base de água. Esse tipo do produto não deixa cheiro no ambiente, nem durante sua aplicação, nem depois.

Além da tinta à base de água, o mercado oferece aquelas à base de solvente. Ou seja, que precisam ser misturadas a solventes químicos para a sua aplicação. Nesse caso, o cheiro costuma ser forte durante a aplicação da tinta. Depois, o ambiente precisa receber ventilação intensa para que o cheiro disperse.

Se você optar pela tinta à base de solvente, indicamos usar uma máscara protetora durante sua aplicação. Isso vai prevenir a inalação exagerada do cheiro e evitar irritações e até mesmo intoxicações.

4 – Marcas de tinta para azulejo

Não é difícil encontrar boas tintas para azulejo no mercado. Entre as principais delas, estão:

Passo a passo para usar a tinta para pintar azulejos

Abaixo nós separamos um pequeno passo a passo que irá te ajudar na hora de usar a tinta para pintar azulejos, acompanhe!

Passo 1 – Limpe a superfície

Limpando a superfície

Para que a tinta de azulejo tenha uma boa adesão à parede, você primeiro vai precisar limpá-la. Para isso, use água, detergente neutro e uma bucha. Depois de esfregar bem a superfície, limpe com um pano úmido e limpo, e repita essa etapa até retirar todo o sabão.

Anúncios

Se desejar, você também pode finalizar com um desengordurante. Quanto mais limpa a parede ficar, mais fácil será espalhar a tinta sobre ela.

Outra boa dica aqui é limpar bem o rejunte entre os azulejos. Para isso, use o detergente neutro e uma escova macia de dentes.

Passo 2 – Corrija falhas nos rejuntes

Após um tempo, é comum que os rejuntes apresentem falhas entre os azulejos. Será preciso corrigir essa falha antes da pintura, ou o resultado não será dos mais satisfatórios.

Para o preenchimento, recomendamos que você utilize massa acrílica. Depois, deixe secar por, pelo menos, 24 horas. Na hora da pintura, se desejar que os rejuntes continuem brancos, você precisará preenchê-los. Nesse caso, cubra-os com fita crepe e só então passe a pintura sobre a parede.

Use também massa acrílica para corrigir danos no azulejo, pois ele deverá ter uma superfície uniforme. Isso vale, por exemplo, para quando o azulejo apresenta pequenos quebrados.

Passo 3 – Proteja o espaço

Cubra as superfícies que não serão pintadas com uma lona. Isso inclui o chão, móveis, pia e mais. Pregue a lona com fita crepe, para evitar que a lona saia do lugar e desproteja algum espaço.

Passo 4 – Prepare a tinta

Cada tinta para azulejo tem um modo de preparo. Como citado, algumas delas precisam, inclusive, ser misturadas a solventes. Pensando nisso, siga as instruções descritas no rótulo da tinta. Elas vão dizer quais as etapas necessárias para a preparação do produto.

Passo 5 – Aplique a tinta

Aplicando a tinta para azulejos

Normalmente, você aplicará a tinta com um rolo específico para esse trabalho. A menos, é claro, que você deseje resultados diferentes, podendo utilizar itens como uma esponja.

De qualquer forma, aplique o produto na parede a ser pintada, tomando cuidado para que ele não escorra. Afinal, marcas de escorrido não ficarão muito atraentes.

Em seguida, utilize um pincel para finalizar aqueles cantinhos que tiverem ficado sem tinta. Isso apenas se você achar necessário, já que nem sempre haverá falhas na pintura.

Passo 6 – Deixe secar

Na embalagem da sua tinta, haverá a descrição do tempo para secagem da tinta. Após aplicar todo o produto na parede, comece a contar esse prazo, e só continue a seguir os passos após a secagem completa.

Para isso, lembre-se de avaliar as condições do ambiente, pois espaços úmidos e pouco ventilados precisarão de um pouco mais de tempo para a secagem.

Passo 7 – Lixe a superfície

Para ter certeza da cor e do resultado, você precisará lixar a parede. Utilize uma lixa fina e passe-a na superfície com movimentos de baixo para cima. Não exagere na força, para não danificar a cor. Depois, limpe a parede com um pano seco.

Passo 8 – Faça novas demãos

Se achar necessário, você poderá passar novas demãos de tinta na parede. Esse cuidado pode ser interessante para obter uma cor mais intensa e uniforme. Se for esse o caso, volte no passo 5, que explicamos a pouco, e realize todas as etapas seguintes novamente.

Posso usar a tinta para azulejo no piso?

Apesar de termos falado até agora da tinta para azulejos sendo aplicada na parede, essa não é a única possibilidade de aplicação do produto. Na verdade, esse tipo de produto também pode ser aplicado no piso.

Nesse caso, porém, será preciso mais cuidado. Isso porque, é comum que o piso apresente danos (como pequenos buracos) e manchas bastante acentuadas.

Considerando tudo isso, sempre escolha uma cor mais escura do que a cor original do piso. Outra dica é corrigir a superfície com a massa acrílica primeiro, para eliminar desgastes que poderiam prejudicar o resultado da pintura.

Por último, lembre-se de combinar o piso com o resto da decoração. A superfície é uma parte muito importante do ambiente, e seu visual pode fazer enorme diferença no espaço.

Dicas para usar tinta para azulejo com segurança e eficácia

Pronto! Agora você já sabe como escolher e usar a tinta para azulejo. Mas antes de colocar as mãos na massa, será importante ter atenção a outros aspectos. Assim, você aplicará o produto com segurança, sempre garantindo cores mais bonitas e vibrantes.

Anúncios

Para te ajudar, listamos algumas dicas essenciais abaixo. Confira!

  • Para aplicar a tinta para azulejos, tenha a certeza de que eles estão firmes na parede ou no piso. Primeiro, por segurança, para evitar que a cerâmica caia ou cause acidentes durante a aplicação da tinta, e além disso, a “saúde” das peças te dará maior certeza do bom resultado da pintura;
  • Não é preciso aplicar a tinta para azulejo em toda o cômodo. Se preferir, escolha apenas uma das paredes do espaço e pinte-a, deixando as demais originais ou com uma tonalidade diferente. Isso poderá dar um up na decoração, desde que combine com a sua proposta de ambiente.
  • Mantenha a limpeza periódica da superfície pintada, para evitar que ela manche. Para isso, utilize produtos desengordurantes, água, sabão neutro e uma bucha macia. Não aplique produtos abrasivos, nem palha de aço na área pintada, ou ela será desgastada. Caso isso ocorra, você precisará aplicar uma nova demão de tinta para reavivar o visual do ambiente.

Modelos de ambientes com tinta para azulejo para te inspirar!

Confira abaixo como alguns ambientes ficam novos ao utilizarem a tinta para azulejo, assim você pega aquela inspiração de que precisa para poder repaginar tudo você mesmo!

1 – Vamos começar com esse banheiro pintado de azul com a tinta para azulejo, para você entender melhor do que estamos falando!

Banheiro azul

2 – E se azul não é a sua cor preferida, sem problemas, que tal esse banheiro verde?

Banheiro verde

3 – Ou então você pode deixar as paredes do seu banheiro todas brancas, e utilizar a tinta para azulejo no piso mesmo, inclusive em mais de uma cor!

Tinta para azulejo no benheiro

4 – E que tal ter um banheiro todo de “tijolinhos”? Bem legal, não é mesmo?

Banheiro com tijolinhos

5 – Você pode utilizar a tinta para azulejo para criar um ambiente incrível no seu boxe!

Banheiro colorido

6 – Ou pintar até mesmo uma única parte de seu banheiro, como essa partezinha amarela no modelo abaixo

Tinta para azulejo no banheiro

7 – E se o espaço não for dos maiores, é importante saber abusar das cores e formatos para separar bem os ambientes, como nesse exemplo abaixo

Tinta para azulejo no banheiro

11 – Utilize também a tinta para azulejo para criar um contraste entre as cores de seu banheiro, como este banheiro azul e vermelho abaixo

Banheiro verde e vermelho

12 – E que tal usar a tinta para azulejo para criar uma decoração em 3D para seu banheiro? O resultado é incrível!

Banheiro com pintura 3D

13 – Parece até mesmo um daqueles banheiros de comercial de TV, não é mesmo? Mas com a tinta para azulejo você consegue ter um igual!

Tinta para azulejo no banheiro

14 – E é claro que você não precisa ficar no convencional, o legal mesmo é deixar a imaginação correr solta e usar a tinta para azulejo para poder criar as mais variadas formas!

Tinta para azulejo

15 – Aqui vai uma cozinha que a primeira vista pode até parecer desarrumada, mas se você prestar bastante atenção verá que na verdade ela é bem divertida!

Tinta para azulejo na cozinha

16 – A tinta para azulejo é usada aqui para separar os ambientes, e definir bem onde suas plantinhas ficarão!

Tinta para azulejo na cozinha

17 – Os azulejos azuis quebram bem a sequência de brancos aqui, trazendo um contraste incrível ao ambiente

Cozinha colorida

18 – Mais uma ideia de como você pode usar a tinta para azulejo para deixar sua cozinha incrível!

Cozinha com tijolinhos

19 – E não se esqueça que, caso queira, você também pode trazer uma corzinha nova para o chão, deixando-o incrível!

Tinta para azulejo no chão

20 – Sabe aquele azulejo verde que você nunca gostou? Nada que uma tinta por cima não resolva!

21 – E se você não gosta do azulejo branco do seu chão, é só passar uma tinta por cima para deixar na cor que você quiser!

Tinta para azulejo no teto

Viu só como a tinta para azulejo pode ser uma opção simples e bonita? Avalie bem qual a melhor cor para o seu espaço e aproveite!

Restaram dúvidas sobre a tinta para azulejo? Pois então é só perguntar pra gente nos comentários abaixo, estaremos prontos para lhe responder!