Não sabe os tipos de vigas usadas na construção civil? Nem faz a ideia quais são as suas funções? Ou acha que todas elas são iguais?

Se você chegou até aqui, parabéns! Pois todas essas suas perguntas serão prontamente respondidas, pois trataremos dos tipos de vigas e a peculiaridade de cada uma delas!

Tudo pronto para aprender mais?

Continue sem precaução.

O que é viga?

O que é uma viga

A viga é um importante elemento estrutural das edificações, podendo ser de madeira, ferro ou concreto armado. São usadas em vários tipos de projetos de construção, tanto residencial, comercial ou público. Sua função principal é fornecer a sustentação necessária para as lajes, transferindo a carga (vertical), forças de cisalhamentos e momentos de flexão dela e dos demais elementos (como portas ou paredes) para as colunas. Além disso, existem vários tipos de vigas, cada uma com suas peculiaridades próprias.

Não é incomum as vigas serem posicionadas entre duas colunas e acima das paredes. Geralmente até possuem a mesma largura da parede contanto que não tenha revestimento, ficando aparentemente escondidas quando a obra termina. A resistência de uma viga varia conforme seu tamanho, cada vez mais alta, mais resistente será.

Por mais que seja difícil a escolha dos diversos tipos de vigas, sendo até mesmo necessária a consulta com o engenheiro de estrutura para auxiliar na decisão do tipo a ser usada no projeto. Entretanto, ainda é possível aprender pelo menos o básico dos tipos de vigas existentes, podendo ser um conhecimento útil posteriormente.

Na questão da forma do concreto é necessário utilizar fôrmas para sua criação. Essas fôrmas podem ser feitas usando tábuas e sarrafos de madeiras, amarradas com parafuso de arame ou borboleta.

Tipos de vigas e suas peculiaridades

Tipos de vigas e suas peculiaridades

Como já dito anteriormente, existem diversos tipos de vigas, sendo importante saber sobre como funciona cada uma delas para uma construção eficiente.

#1. Vigas de aço ou viga universal

Esses são os tipos de vigas para construção mais popular, principalmente para construções aonde são usados elementos pré-moldados. A viga universal é uma viga com seção transversal “I” (i maiúsculo) ou H, tendo vários tipos de tamanhos.

Elas geralmente são usadas na construção comercial, como em arranha-céus ou estádios, mas isso não quer dizer que não possam ser usadas em construções residenciais.

#2. Vigas “Flitch”

As vigas chamadas de “Flitch” é uma combinação feita de camadas de madeira e metal, geralmente de aço, colocado umas em cima das outras. A importância da madeira é que elas possibilitam que as vigas sejam pregadas em outras estruturas, já as partes metálicas oferecem maior força e capacidade de carga. Uma vantagem que vale ser mencionada é seu preço. Elas são relativamente mais baratas que as vigas feitas inteiramente de metal.

#3. Vigas de madeira laminada

Como o nosso já diz, esse tipo de viga são lâminas de madeira umas em cima das outras. Ademais, essas lâminas, geralmente, possuem uma espessura de cerca de 5 cm. Esse tipo de viga é largamente utilizado em edifícios públicos.

#4. Vigas de madeira laminada colada

Embora tenha muitas semelhanças com a viga de madeira laminada, elas são feitas a partir de peças de compensada de cerca de 4,5 cm de espessura. Muitas vezes, essas vigas são empregadas para suportar paredes exteriores dos edifícios.

#5. Caibros

Os caibros são elementos de grande importância para a maioria dos telhados das casas, pois servem de apoio para outras vigas de suporte, ramificando-se a partir do caibro no mesmo ângulo.

#6. Vigas caixa

Como o nome já diz, esse tipo de viga tem forma de caixa. Elas são feitas pegando pedaço de compensado e pregando dois pedaços de madeira de 2 por 4 ou 2 por 6, se criando, bem no fundo, uma estrutura longa que lembra o formato de caixa.

#7. Vigas cantiléver

Bastante utilizadas em janelas salientes, pontes e varandas. Sua grande vantagem é o seu poder de redistribuir o peso de qualquer estrutura que estejam sustentados para as principais vigas estruturais da obra pelo qual estão ligadas.

#8. Vigas de madeira

A mais básica e antiga viga que existe na história da humanidade. É uma viga feita a partir de um tronco de árvore e são utilizadas nas casas de madeira tradicionais ou em construções do tipo “post-and-beam”.

Você é engenheiro(a)? Não está ganhando o quanto deveria?
Conheça essa oportunidade no mercado. Vistoria Cautelar de Vizinhança

Clique aqui

#9. Vigas treliçadas

As chamadas vigas treliçadas são reforçadas por adição de cabos ou varas para formação de uma viga. Seu vai de suporte temporário ou até mesmo permanente. Além disso, sua abertura facilita o uso em estruturas de concreto, já que pode passar pelas aberturas e se fixar melhor.

#10. Vigas quadril

A viga quadril é muito utilizada em telhados, onde eles formam o quadril inclinado (por isso o nome) e inclinado do telhado, apoiando outros feixes de carga que se afastam por ambos os lados e se inclinam até as beirais. Para encaixar as vigas (geralmente feitas de madeira), são utilizadas junções de metal.

#11. Vigas compostas

As vogas compostas são formadas a partir da junção de dois materiais diferentes (como as vigas Flitch ou concreto-aço). Essas vigas buscam as vantagens dos dois materiais juntos e ainda economia de custo.

#12 Vigas de rede aberta

O tipo de viga de rede aberta  são normalmente utilizadas em estruturas que exigem longos intervalos entre carga leve a moderada. Ela também possui elementos da liga treliçada, mas a principal diferença está na sua estrutura de suporte, já que é uma rede aberta ao longo das vigas.

#13. Vigas refrigeradas

Elas possuem esse nome, pois fornecem resfriamento aos espaços internos das construções. Nesse tipo de viga, elas são distribuídas regularmente ao longo do teto de um espaço. Além disso, bombeiam água gelada atrás de bobinas de resfriamento de cobre ligadas a aletas de alumínio, resfriando o ar por meio de convecção.

#14. Viga simples

Se a extremidade de um feixe for feita para descansar livremente no suporte de vigas, ele então é chamado de viga simples. Esse tipo de classificação pode ser usada no conjunto com o tipo de viga. Assim como viga simples refrigerada.

#15. Viga fixa

Uma viga fixa recebe esse nome quando um tipo de viga é fixado em ambas as extremidades. Assim como acontece na viga simples, essa classificação pode ser usado em conjunto com o material ou tipo de viga usada.

#16. viga de escoramento

Se um dos feixes é fixado em uma extremidade, e a outra estiver livre, então ela é chamada de viga de escoramento. Sua fixação pode ser tanto ângulo ou reta. Assim como as duas últimas vigas citadas anteriormente, essa também pode ser classificada em conjunto com o material ou viga usado.

#17. Viga continuamente suportada

Se dois suportes ou mais suportes forem fornecidos para a viga, ela então se chamará viga continuamente suportada. Esses suportes normalmente são espalhados ao longo da viga em forma de colunas. Essa classificação, assim como acontece nas últimas anteriores, pode ser usada em conjunto com o material e o tipo de viga.

Encerrando

Eaí? As dúvidas sobre os tipos de vigas foram totalmente saciadas? Se sim, ótimo! Mas saiba que você não era o único, muitas pessoas pela internet a fora devem não conhecer os tipos de vigas existentes hoje em dia. Por isso, sempre é um ato compartilhar conhecimento com outras pessoas, então, compartilhe esse texto com seus amigos, familiares ou outras pessoas interessadas nesse assunto.

Write A Comment