Nós já te ensinamos a fazer muita coisa com vidros aqui no Total Construção, mas você já tinha ouvido falar antes no vidro canelado? Não, não tem absolutamente nada a ver com a sua canela… Ou com o alimento…

Aqui neste artigo nós iremos te explicar o que é o vidro canelado, e caberá a você julgar se ele é ou não o melhor para você usar em sua residência. Mas calma, nós te ajudamos até mesmo a decidir isso com vários exemplos ao final desse artigo, assim você sai daqui sem dúvidas!

Preparado? Pois então vamos lá!

O vidro canelado

Vamos começar pelo começo, você sabe dizer o que é o vidro canelado? Trata-se de um vidro que obtemos através do processo de estiragem do vidro liso tradicional, e você provavelmente já viu ele alguma vez antes. Sabe aquele vidro que tem um monte de “ondinhas” nele? Pois então, este é exatamente o vidro canelado!

Nós chamamos estas “ondinhas” de canela, daí o nome, e ela é obtida através da troca de calor entre os pontos da lâmina de vidro que estão equidistantes durante a estiagem. Assim estes pontos acabam por receber um maior esfriamento, ocorrendo a sobre-espessura em cada uma das “ondinhas”/canelas.

Ao mesmo tempo que o vidro canelado apresenta uma beleza única, ele também possui uma funcionalidade que vai além de sua estética, que é a sua privacidade. Você não consegue ver através deste vidro, até consegue, mas é como se fosse um borrão, você não enxerga exatamente o que está atrás dele. Isso por si só faz deste vidro uma perfeita peça de decoração, pois além de seu design ainda tem sua privacidade.

“Tá, mas onde eu posso usar o vidro canelado?”

A maravilha do vidro canelado é que você pode utilizá-lo basicamente onde você quiser, em especial em ambientes que você queira uma maior iluminação natural, mas ao mesmo tempo prezar pela sua privacidade. Os locais que mais se utilizam do vidro canelado são:

  • Box de banheiro;
  • Divisória de ambientes tais como quartos, salas e jardim de inverno;
  • Portas, tanto estáticas quanto as de correr;
  • Janelas, o que é baste comum;
  • Na fachada de lojas, também baste comum;
  • E vários, vários outros ambientes, basicamente sua imaginação é o limite aqui!

“Mas pra limpar deve ser difícil né?”

Não, nem um pouco, mas nós entendemos o porquê muita gente pensa assim, afinal de contas, limpar entre as “ondinhas” pode até parecer complicado, mas na verdade é bastante simples.

Abaixo nós destacamos duas maneiras que você pode se utilizar para limpar o seu vidro canelado:

  1. Se o seu vidro estiver em um local no qual você possa contar com o auxílio da água, opte então por uma vassoura com cerdas macias e um sabão neutro para realizar a limpeza, e em seguida utilize a água para enxaguar, fazendo isso seu vidro ficará novinho em folha!
  2. Agora, se o seu vidro estiver em um local no qual você não possa simplesmente jogar água, o melhor então é se utilizar de um pano umedecido para fazer a limpeza, juntamente com algum produto que seja específico para vidros e um outro pano seco.

Não importa qual dos dois métodos você escolha (e possa) utilizar, em ambos os casos a limpeza será produtiva!

Opções para uso do vidro canelado

Nós te prometemos, então aqui vai, abaixo você poderá encontrar diversas aplicações com o vidro canelado para atiçar a sua imaginação na hora de utilizá-lo em sua casa, então vamos lá:

1 – A porta de correr com vidro canelado é uma boa opção para manter a privacidade entre cômodos

Porta de vidro canelado

2 – Ele é também muito empregado em lojas

vidro canelado em lojas

3 – Você pode até mesmo optar por uma utilização simples, como em portas de armários

4 – Aqui você usa o vidro canelado não pela privacidade, mas pelo seu belíssimo design

5 – E que tal aqui, onde ele é utilizado para garantir uma privacidade no banheiro

6 – Dá só uma olhada como ele fica perfeito quando utilizado em uma cristaleira

8 – Ainda focando em divisórias, utilizá-lo na divisória de um quarto pode ser uma ótima opção

vidro canelado na divisoria

9 – Fugindo um pouco da decoração de ambientes, você pode utilizá-lo até mesmo em luminárias, e fica lindo!

luminária de vidro canelado

10 – O banheiro canelado também é uma boa ideia para decoração

banheiro canelado

11 – Este vidro canelado sendo utilizado em uma suíte vai ser uma das melhores imagens que você verá hoje

vidro canelado em suite

Conclusão

Acima nós te apresentamos o vidro canelado, e ainda te demos diversas ideias de decoração em que você pode se utilizar deste vidro, agora cabe a você por a mente para trabalhar e a mão na massa!

Mas claro, caso tenham sobrado duvidas sobre o vidro canelado, basta perguntar nos comentários abaixo e nós estaremos prontos para lhe responder! Agora, caso tenha gostado deste artigo, então não deixe de compartilhá-lo com seus amigos e conhecidos, afinal de contas, nunca se sabe quem você pode acabar ajudando no processo!

Escreva um Comentário