Cozinha Externa: Pequena, Aberta, Simples e Churrasqueira. + 99 Fotos!

Advertisements

A cozinha externa já faz parte da maioria dos projetos de casas e apartamentos do mundo. Isso porque ela permite um melhor aproveitamento da área externa com o diferencial de proporcionar muito lazer, conforto e bem-estar para moradores e visitantes. A cozinha por si só já oferece todas as características necessárias para que haja a interação e o envolvimento de pessoas dentro de uma residência. Já a cozinha externa, vai mais além nesse quesito.

Esse tipo de decoração geralmente vem acompanhada de uma mescla entre ambientes internos e externos, o que torna esses dois espaços quase que um só. No entanto, há modelos de cozinha externa que não ficam próximas a outras áreas da casa, destacando-a totalmente no ambiente externo. Essas características também são observadas em diversos projetos, sendo mais presente em lugares com bastante espaço disponível. Já nos apartamentos é necessário integrar essa cozinha ao ambiente interno, como ocorre nas sacadas e varandas gourmet.

Em relação aos equipamentos utilizados nesta cozinha, eles devem atender as necessidades e a preferência dos moradores. Por exemplo, se os moradores desejam apenas uma área com churrasqueira, então é indispensável ter esse item na cozinha externa. O mesmo vale para qualquer equipamento que possa ser utilizado em uma cozinha externa.

O projeto de uma cozinha externa possui diversos detalhes que devem ser pensados. Por isso, nós preparamos um guia completo para que você possa incluir essa ideia em seu projeto. Aqui você encontrará dicas para montar a sua cozinha externa, considerando eletrodomésticos, equipamentos, materiais, acabamentos e muitas dicas de decoração. Confira tudo isso a seguir e mais de 99 fotos para se inspirar:

 

Tipos de cozinha externa

Antes de começar a desenhar o seu projeto, é importante que você conheça os tipos de cozinha externa que existem. Eles são divididos entre as funcionalidades, espaço disponível e estilo decorativo. No geral, as cozinhas desse tipo são projetadas para aproveitar espaços externos sem gerar desconforto na mobilidade dos moradores.

Dentre os tipos de cozinha externa que existem podemos destacar os projetos de cozinhas pequenas, grandes, simples, sofisticadas, dentre muitas opções que existem. No entanto, o maior diferencial desse tipo de projeto está na integração de ambientes. Isso porque há projetos de cozinhas externas que são integrados a alguma área do imóvel, enquanto há outros modelos que aproveitam espaços um pouco distante do imóvel.

Essas e outras diferenças serão abordadas a seguir. Confira os principais tipos de cozinha externa e suas principais características:

 

Projeto de cozinha pequena

A cozinha externa pequena geralmente é um projeto que tenta aproveitar pequenos espaços disponíveis em um imóvel para transformar em uma área gourmet. Nesse tipo de projeto é importante incluir apenas os equipamentos, utensílios e materiais que são extremamente indispensáveis para a funcionalidade da cozinha. Ou seja, tudo aquilo que não é necessário e que nem mesmo será utilizado deve ficar de fora do projeto.

Nesse ambiente, é necessário ter uma área específica para o preparo de alimentos e outra para o conforto dos moradores e visitantes. Essas duas áreas devem ter uma distância que permita a mobilidade de pessoas e o preparo seguro de alimentos. Já a funcionalidade deve ser otimizada e objetivada desde sempre. Em espaços pequenos é importante decidir qual é o objetivo daquele espaço e não exagerar nos itens.

 

Projeto de cozinha grande

Ao contrário dos espaços pequenos, a cozinha externa grande pode abrigar mais eletrodomésticos, equipamentos, utensílios e itens decorativos. O projeto pode ser feito em espaços próximos a casa ou ainda em áreas próximas a piscina. O ideal é que a mobilidade entre a cozinha convencional e a cozinha externa seja sempre facilitada. Afinal, você não vai querer ficar transportando comida de uma cozinha para outra através de um longo caminho.

Sendo assim, é importante que você tenha esse ponto em mente na hora de projetar a sua cozinha externa. Além disso, você deve pensar na finalidade que essa cozinha assumirá. Embora ela possa ter diversas finalidades, você ainda pode assumir a principal delas até mesmo para decorar a cozinha. Por exemplo, se a sua cozinha externa tiver um forno para pizza, porque não decorá-la com esse tema?

Mas nem por isso você precisa abrir mão de uma churrasqueira, fogão, ou outros equipamentos de preparo de comida. Em uma cozinha grande, é possível integrar todos esses elementos para compor um ótimo ambiente externo. Para aproveitar o espaço disponível, utilize grandes estofados ou uma mesa grande com bancos de madeira. As opções são infinitas.

 

Cozinha externa aberta

Esse tipo de projeto pode ser feito tanto em cozinha pequena quanto grande. Os dois modelos atendem bem ao estilo de cozinha aberta, podendo se adaptar a todas as características desse tipo de ambiente. Nos projetos de cozinha externa aberta, é interessante ter uma região que acomode os equipamentos e eletrodomésticos.

Há pessoas que fecham uma parede inteira para ter um fundo atrás desses equipamentos de cozinha, enquanto outras preferem o ambiente totalmente aberto. No caso de um ambiente totalmente aberto, a bancada onde ficará os equipamentos precisa ser confeccionada em um material de qualidade. Isso porque toda as costas dessa bancada ficará visível.

Uma boa ideia nesse caso é incluir uma bancada para refeição logo atrás dos equipamentos. Dessa forma ainda é possível preparar as refeições enquanto conversa com os convidados e moradores.

Já a modalidade de cozinha externa aberta é ideal para os ambientes fora de casa, pois permitem uma boa dinâmica entre a área da cozinha com o exterior da casa. Outro ponto interessante é que essas cozinhas geralmente são confeccionadas através de pergolados. Isso porque o pergolado confere uma ótima estrutura para a cozinha e ainda permite que o ambiente seja todo aberto.

 

Cozinha externa simples

Mas se você está com um orçamento menor e não quer se desfazer desse sonho de ter uma cozinha externa, saiba que isso é possível. Você não precisa ter vários equipamentos na cozinha e nem mesmo muitos itens decorativos. Através de um conceito mais simples, é possível ter uma cozinha linda com todas as características ideais para uma cozinha externa.

Por exemplo, você pode optar por reaproveitar materiais para fazer bancadas, prateleiras, mesas, bancos, sofás, cadeiras, entre outros itens. O palete é um ótimo exemplo de material que pode ser reutilizado para essas finalidades. Outro material interessante é o caixote de madeira, aquele encontrado em feiras. Ele é ótimo para fazer nichos e prateleiras.

Para decorar essa cozinha abuse de itens que você já tem. As almofadas do sofá podem ganhar uma cara nova com capas feitas de crochê ou de outro artesanato que você mesmo pode fazer. Sabe aqueles utensílios de cozinha que você ia jogar fora? Que tal utilizá-los na decoração da sua cozinha externa? Eles ficarão lindos e ainda lhe renderam uma ótima economia de dinheiro.

 

Equipamentos e utensílios de uma cozinha externa

A escolha desses itens é fundamental para compor o ambiente externo. Em se tratando de uma cozinha que ficará do lado de fora da casa ou do apartamento, é importante ter em mente alguns pontos importantes. Por exemplo, é necessário se preocupar com a umidade e outras intempéries que podem ocorrer no ambiente externo. Nesse caso, é importante que os materiais sejam inoxidáveis, impermeáveis e resistentes ao sol.

Considerando todos esses aspectos, é interessante que você utilize materiais como inox, pedras naturais, vidro, entre outros materiais que podem ficar nesse tipo de ambiente. A escolha do material dos equipamentos e acessórios da cozinha é tão importante quanto a composição final deste ambiente. Na cozinha externa é possível incluir os seguintes equipamentos:

 

Churrasqueira

A maioria das pessoas quer ter uma cozinha externa apenas para garantir aquele churrasco do fim de semana. Se você está pensando em colocar uma churrasqueira nesse ambiente, é importante que ela tenha uma preparação adequada para o ambiente externo. Além disso, ela deve ser disposta logo ao lado de uma bancada ou qualquer outro móvel de apoio para o preparo de carnes.

 

Forno de pizza

Há pessoas que vão ainda mais além e instalam um forno de pizza na cozinha externa. Isso é possível e muito viável se você possui um espaço grande. No entanto, não é recomendado colocar forno para pizza em cozinhas pequenas, a não ser que o espaço seja muito bem dimensionado. Nesse caso, é importante garantir espaço suficiente para preparar a pizza sem atrapalhar a mobilidade ou oferecer risco para quem estiver na cozinha.

O forno de pizza pode ser confeccionado de diversos materiais. O ideal é que o material siga os critérios já mencionados anteriormente para que o equipamento tenha uma boa durabilidade. Já a localização desse forno não deve ser próxima a pia ou a equipamentos frios como a geladeira ou frigobar.

 

Móveis e itens de decoração

A cozinha externa precisa ser composta por móveis que ofereçam certa durabilidade e resistência contra a chuva e o sol. Embora a cozinha possa ser fechada e totalmente coberta, a umidade na área externa geralmente é maior, o que pode prejudicar materiais inferiores.

Nesse caso, é importante investir um pouco mais e procurar por móveis de qualidade. Caso você não queira gastar tanto, passe verniz em peças de madeira e mantenha a manutenção constante para evitar problemas. Já a decoração deve seguir essa mesma característica. Caso o ambiente seja muito aberto, é interessante utilizar materiais que podem ser expostos ao sol e a chuva.

 

Veja outros artigos de cozinha:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.