Casas Estreitas: Simples, Térreas e Sobrados. +99 Fotos!

Advertisements

Para quem não tem tanto tempo disponível ou simplesmente não consegue encontrar um terreno que tenha um preço e um tamanho bom, resolvem construir sua casa em um espaço menor. Afinal, entre ter uma casa em um lugar pequeno ou não ter, o melhor é construir casas estreitas.

Porém, para este processo é necessário muito cuidado e atenção. Já que você não só tem que fazer uma casa muito bem estruturada, mas também conseguir colocar todas suas coisas lá dentro de forma organizada.

Entretanto, embora as casas estreitas podem parecer algo não tão vantajoso e agradável visualmente, a verdade é que você consegue fazer um espaço lindo sem muito espaço. O segredo disso, é apenas manter as coisas organizadas, ter apenas o necessário e aprender pelo menos um pouco de decoração.

Então pensando nisso, se você está pensando em construir uma casa estreita e não faz ideia por onde começar, calma que vou te ajudar! Neste artigo separei alguns tipos de casas estreitas incríveis para você se inspirar e dicas para economizar espaço. Uma vez que você seguir todas as dicas abaixo, tenho certeza que conseguirá criar uma casa incrível.

Portanto, confira o artigo completo abaixo:

 

Tipos

Para começar esse artigo, vou te mostrar alguns modelos de casas estreitas incríveis para você se inspirar! A ideia disso é quebrar o tabu de que casas estreitas não são bonitas e te mostrar que você pode sim fazer uma casa incrível também.

Além disso, o primeiro passo para construir ou decorar um espaço é definir um modelo de decoração. Afinal, se você não tem isso definido, vai acabar colocando qualquer coisa no ambiente e no final, não terá um resultado tão agradável. Portanto, confira abaixo os tipos de casas estreitas para te ajudar nesse processo:

 

Com terraço

O primeiro modelo de casas estreitas bem legal que separei é a com terraço! Sim! Você não só pode criar um terraço na sua casa, você deve! Bom, as casas estreitas com terraços são muito importante porque é uma forma excelente para você aumentar o espaço disponível na sua casa. Então aproveitar o teto pode ser uma alternativa incrível.

Para este caso, a minha sugestão é que você crie dois ambientes no terraço. O primeiro um espaço pequeno para você guardar utensílios, ferramentas e até mantimentos. Desse modo, você não precisará de grandes armários na parte de baixo e assim economizará bastante espaço.

O segundo espaço para você colocar no terraço, nada mais é que uma área de lazer. Então há inúmeras formas de você fazer isso, seja colocando uma área de churrasco, jardim ou o que você preferir.

 

Com escada por fora

Colocar uma escada por fora da casa é algo que você não pode deixar de fazer! Isso acontece porque além disso ficar simplesmente incrível visualmente, você acaba economizando um bom espaço dentro da sua casa.

Entretanto, caso você decida apostar nesse modelo, é importante que você escolha bem qual escada vai colocar. Afinal, como ela vai está em contato com a chuva e o sol, dê preferência às escadas com uma maior resistência.

Em contrapartida, uma sugestão bem interessante que você pode fazer, sem deixar a área totalmente exposta, é criar um espaço para ela do lado de fora. Por exemplo, você constrói a sua casa normalmente, depois cria uma cabine de vidro do lado de fora, onde irá passar a escada. Isso é algo que vai ficar lindo e que você vai economizar um bom espaço.

 

Estilo casas americanas

As casas estilo americanas pode ser uma outra opção bem legal para você adotar. Além disso, o mais interessante é que esse modelo também fica lindo em casas estreitas. Então para este caso, sugiro que você dê uma boa pesquisada em casas desse estilo para te ajudar a ter mais ideias.  Assim vai ficar bem mais fácil de você criar uma casa americana bem bonita.

Além disso, o interessante das casas estreitas americanas é que geralmente elas têm algum sótão. Desse modo, você pode aproveitar esse espaço para guardar algumas coisas e assim liberar mais espaço na sua casa.

 

Modernas

O próximo tipo de casas estreitas bem legais para você apostar são as modernas. O legal desse tipo é que mesmo essas casas serem estreitas, uma vez que você usa esse estilo de decoração, elas ficam lindas! Além de que existem várias formas de você montar esse tipo de casas.

Por exemplo, nas paredes de fora você pode apostar nelas todas de vidro transparente e utilizar muita iluminação. Isso vai deixar ela totalmente moderna e simplesmente incrível.

Além disso, as cores cinza e preto ajudam a enfatizar esse modelo de decoração. Então seria interessante você pintar sua casa nessas tonalidades para ela fica ainda mais contemporânea. Portanto, o segredo é você utilizar a sua criatividade e montar um modelo lindo que tenha a sua personalidade.

 

Simples

Para quem não gosta de decorações minimalistas, é comum ter um certo receio com casas simples de mais. Porém a verdade é que esses tipos de casas também ficam lindas, principalmente se você souber decorar.

Além disso, apostar em um estilo minimalista para casas estreitas é algo muito bem pensado. Afinal, como você vai ter uma casa que não tenha tanto espaço disponível, o ideal é criar uma decoração bem mais simples.

Entretanto, para este modelo de decoração, a minha sugestão é que você utilize poucos móveis e utensílios. Além disso, a presença do branco, cinza e preto são cores que definitivamente não podem faltar. Até porque, elas ajudam a deixar a casa bem mais clean. Portanto, esse é um outro modelo bem interessante que você pode apostar também!

 

Luxuosas

Embora a decoração mais luxuosa e elegante costuma ter um pouco mais de espaço, a verdade é que da para você fazer isso em casas estreitas também. Mas para que isso realmente fique legal, você precisa deixar um bom espaço de circulação disponível. Para isso, sugiro que você crie um sótão e utilize móveis funcionais.

Além disso, existem alguns elementos incríveis que ajudam a enfatizar esse tipo de decoração. Como por exemplo, a presença do lustre e cores em tons de cobre. Desse modo, tenho certeza que você terá uma casa extremamente luxuosa sem tanto espaço.

 

Industriais

E por fim, o último modelo de casas estreitas que você também pode apostar é a industrial. Para este modelo é importante que você utilize alguns elementos para enfatizar essa decoração. Como por exemplo, uma escada de ferro, pendentes a fiação por fora da parede e tons de cobre e preto. Isso tudo vai ajudar a deixar a sua casa bastante industrial e agradável.

Além disso, para este caso sugiro que você aproveite bastante o teto e parede para economizar espaço. Então, geralmente esse tipo de decoração, há bastante a utilização desses dois elementos. Sendo assim, essa pode ser uma maneira excelente de você aumentar o espaço de circulação da sua casa.

 

Dicas para economizar espaço

Agora que você já conferiu alguns tipos de casas estreitas bem legais, vou te mostrar como economizar espaço. Assim você poderá facilmente, agregar qualquer um desses tipos de decoração.

Portanto, pegue o papel e uma caneta agora e comece a anotar as dicas abaixo!

 

Use apenas itens necessários

Dentre os inúmeros estilos que encontramos o minimalista costuma ser aquele que mais gosto. Isso acontece porque além de ser simplesmente lindo ele te ensina a viver apenas com o necessário.

Então no caso de pessoas que tem casas estreitas é essencial você aprender a viver apenas com o necessário. Já que se você colocar muitos itens na sua decoração a sua não ficará nem um pouco agradável.

Desse modo, a primeira dica que separei para ter uma linda casa estreita é ter apenas itens necessários. Ou seja, uma geladeira, apenas três copos, um fogão ou uma pequena mesa. Isso tudo irá te ajudar a economizar e assim evitando ficar guardando lixo.

 

Escolha um estilo de decoração

O próximo passo é algo essencial para qualquer tipo de casa, seja grandes ou casas estreitas. Isso é importante porque se você não tem um estilo de decoração definido, você não vai conseguir deixar a sua casa bonita.

Para ficar mais claro, imagine que você não definiu nenhum tipo de decoração. Então um dia você resolveu comprar um sofá, achou lindo o sofá preto de veludo e acabou comprando. Depois você precisava de um móvel para colocar a sua televisão. Então, você se apaixonou pelo móvel retrô amarelo e comprou ele.

Logo em seguida, faltava apenas uma mesa de centro para a sua sala. Desse modo, você comprou uma linda mesa de centro rústica para a sua sala.

Consegue imaginar o quão bizarro ficou esse cômodo? À vista disso, se você não tem um estilo definido, vai comprar o primeiro móvel que achar bonito sem se preocupar com a composição da sua sala.

Portanto,  procure sempre deixar muito claro um estilo para você seguir. Assim você estará sempre procurando móveis e itens que completem esse tipo de decoração.

 

Aproveite as paredes

Aproveitar a parede e o teto é algo essencial em ambientes pequenos. Pois quanto maior for o espaço de circulação da sua casa, mais bonita e agradável ela vai ficar. Dessa forma, para que isso aconteça, você pode colocar prateleiras, estantes suspensas ou o que quiser.

Além disso, vale destacar que não necessariamente você precisa colocar apenas prateleiras e estantes. Da para colocar praticamente qualquer coisa, até móveis e eletrodomésticos. Para isso, sugiro que você vê algumas ideias na internet para se inspirar e fazer na sua casa.

 

Utilize o espaço embaixo da escada

Acima citei alguns modelos de casas estreitas no qual as escadas ficam por fora da casa. Mas caso no lugar onde você mora não dê para fazer isso ou você simplesmente não quer é interessante você aproveitar o espaço embaixo da sua escada.

Além disso, existem diversas coisas que você pode colocar de baixo dela. Por exemplo, criar uma dispensa para economizar mais espaço na sua cozinha. Pode criar um lugar para colocar suas ferramentas e utensílios da casa. Ou se preferir, pode simplesmente fazer um espaço decorativo.

Portanto, tente ao máximo aproveitar esses pequenos lugares disponíveis na sua casa. Para que assim você possa economizar muito mais espaço e deixar sua casa bem agradável.

 

Aposte em móveis funcionais

Para finalizarmos, a última dica é algo que não pode faltar e você deve dar sempre preferência para isso, sendo apostar nos móveis funcionais. Utilizar esses móveis em casa é uma alternativa muito legal de você organizar as suas coisas e deixar mais espaço disponível.

Desse modo, quando você for comprar os móveis da sua casa procure está sempre atento quanto a isso. Por exemplo, um móvel funcional bastante comum são as camas com baús em baixo. Assim você terá um espaço extra para guardar suas roupas de cama ou o que você quiser.

 

Imagens para se inspirar!

 

 

 

 

 

 

Veja também

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.