Decoração de Apartamento: Pequeno e Simples: +58 fotos!

0 292
Advertisements

 

Quando compramos um apartamento é comum as pessoas já começarem a pensar em como decorar. Afinal, esse processo de decoração de apartamento ou casa é algo que não pode faltar. Pois é justamente ali que você vai poder colocar a sua personalidade, deixando o ambiente ainda mais interessante.

Porém, muita das vezes as pessoas ficam um pouco confusas e não sabem por onde começar. Já que em alguns casos o apartamento é um pouco menor e há algumas dúvidas sobre qual decoração escolher.

Entretanto, para as pessoas que estão nessa dúvida de como fazer uma decoração de apartamento, trouxe esse artigo completo para te ensinar o passo a passo. Além disso, reuni alguns modelos para você se inspirar e dicas para economizar. Portanto, se você quer aprender como fazer isso, veja as dicas abaixo!

 

Como fazer uma decoração no apartamento?

Mas afinal, por onde começar? A grande questão para fazer uma decoração de apartamento ou qualquer outro ambiente é saber planejar. Isso é importante porque se você faz esse tipo de planejamento, você acaba gastando muito e não fazendo uma decoração tão interessante.

Desse modo, reuni algumas dicas importantes de planejamento e sugestões para você decorar. Assim ficará bem mais fácil de você fazer na sua casa, sem nenhum tipo de dificuldade. Veja:

 

Escolha um estilo de decoração

Então para começar, o primeiro passo é definir um estilo de decoração. Isso é algo essencial e de maneira alguma pode faltar. Já que é justamente com esse estilo definido, que você vai conseguir fazer essa decoração tranquilamente.

Para te ajudar, mais abaixo você vai ver que separei alguns estilos de decoração de apartamento. Desse modo, ficará bem mais fácil de você analisar, comparar e escolher aquele que mais se adequa a você.

 

Estipule um valor

O próximo passo para uma decoração de apartamento é estipular um valor. Como havia citado, se você não faz isso vai acabar gastando mais do que poderia e sem ficar uma decoração tão agradável.

Portanto, para esse processo, comece a tirar todos os seus extratos para analisar as suas contas. Caso você tenha um dinheiro disponível, você anota apenas uma parte dele para fazer essa decoração de apartamento. Mas se você não tiver nenhum dinheiro, sugiro que comece a organizar suas finanças e prestar atenção em onde você pode retirar um bom dinheiro.

Além disso, outra dica bem legal para você conseguir ganhar mais é fazer renda extra. Hoje existem inúmeras formas de fazer isso, então você pode escolher aquela que mais se adequa a você e suas necessidades.

 

Anote tudo que vai compor seu ambiente

Uma vez que você tem um valor estipulado, já podemos passar para a próxima dica para fazer uma decoração de apartamento. Então o próximo passo é você anotar tudo aquilo que você quer ter na sua casa. Assim ficará mais fácil de decorar.

Uma sugestão para esse processo é você dividir por categorias. Por exemplo, criar uma página para a sala e dentro dessa página dividir por móveis, objetos, tintas e iluminação. Assim ficará bem mais organizado e consequentemente você terá mais facilidade para esse processo.

Além disso, quando você já estiver nesse passo da decoração de um apartamento, é essencial que você não ultrapasse o valor estipulado. Afinal, se você ultrapassar, vai gastar mais do que pode e consequentemente a sua casa terá um certo peso no ambiente.

 

Pesquise valores

Depois que você já anotou tudo aquilo que precisa é hora de pesquisar os valores. Então você ir em lojas próximas a sua casa, pesquisar na internet, catálogos ou o que você achar melhor. Por mais que esse passo possa ser um pouco trabalho é essencial que você tenha cautela. Afinal, assim você vai conseguir fazer suas compras por um valor justo.

Além disso, sugiro que você esteja sempre pedindo desconto nas lojas para economizar mais. E é claro, que é interessante você sempre tentar fazer suas compras a vista.

 

Não se esqueça da iluminação

A iluminação da casa é muita das vezes uma parte que nem todo mundo da tanta importância. Ou em alguns casos, até esquecem dessa parte da casa. Devido a essa situação, achei interessante criar um tópico sobre ela. Porque é algo que faz total diferença no ambiente.

Portanto, não se esqueça da iluminação também. Procure utilizar pendentes, lustres, led ou o que mais você achar necessário.

Faça um esboço

A próxima dica para você fazer uma decoração de apartamento é fazer um esboço. Para esse passo você não precisar saber desenhar ou ter qualquer tipo de conhecimento técnico. O segredo é você planejar onde vai ficar cada móvel e item decorativo para não errar na hora de decorar.

Para te ajudar, sugiro que você pegue algumas ideias na internet para você se inspirar. Além disso, tenha muita atenção com o espaço de circulação. Não se esqueça que isso é algo que também devemos levar em consideração na hora de decorar um apartamento.

 

Modelo de decoração de apartamento simples

O primeiro estilo no qual tem ganhado bastante destaque é o minimalista. Essa onda de minimalismo veio com tudo esse ano e é claro que não podemos deixar de destacar ela na decoração.

Além disso, o legal desse estilo é que ele é bem mais simples do que os outros. Afinal, a ideia é deixar o ambiente sem tantos itens e móveis de forma que ele fique tranquilo e agradável. Outra coisa importante para destacarmos são as cores. Então no caso desse tipo de decoração, você pode apostar no branco, cinza e preto, tornando o processo ainda mais fácil.

 

Decoração de apartamentos modernos

O próximo estilo de decoração é o contemporâneo, sendo um estilo que fica lindo no ambiente. Já nesse modelo o segredo é você optar por objetos e móveis modernos. Afinal, esse estilo de decoração busca trazer essa modernidade para o ambiente.

Assim como no caso do estilo minimalista o contemporâneo também utiliza as cores branca, preto e cinza. Já que esses tons trazem essa sensação de modernidade para o ambiente. Portanto, essa é uma outra opção no qual você pode apostar também.

 

Estilo rústico em apartamento

Para quem adora uma decoração rústica você também pode apostar. Neste caso, você tem que procurar elementos que ajudam a enfatizar esse tipo de decoração. Como por exemplo a madeira desgastada que é algo bastante presente nesse estilo.

Uma excelente sugestão para você colocar na sua casa é adotar o pallet como móveis. Então hoje você acha inúmeras formas de você fazer isso. Como por exemplo, cama, sofá, mesa de centro e até painel de pallet. Assim a sua decoração ficará linda e totalmente agradável.

 

Decoração de apartamento pequeno

Muita das vezes as pessoas que moram em apartamento podem está em um ambiente menor. Dessa forma, conseguir decorar o espaço se torna um verdadeiro desafio. Porém, ainda assim você consegue desenvolver uma decoração bem bonita sem tanta complicação. Mas é necessário usar algumas dicas para você aproveitar o ambiente.

Para esse passo a primeira sugestão é você colocar um papel de parede em apenas uma parede. Isso acontece porque quando você fizer isso, irá criar uma sensação de amplitude no local, deixando-o ainda mais agradável.

Além disso, sugiro que você procure sempre apostar em móveis funcionais. Pois com eles você consegue colocar mais objetos sem precisar de tanto espaço. Então esteja atento a isso também.

 

Modelo de decoração Industrial

A decoração de apartamento industrial é um outro estilo que separei. Como o próprio nome já diz, a ideia é você trazer essa ideia de fábrica e industriais para a sua casa. Por exemplo, colocando pendentes, utilizando o ferro como elemento principal e usando a parede de cimento queimado. Já que é algo muito comum nesse tipo de decoração.

Além disso, esse estilo exige um espaço mais despojado. Então por exemplo, na sala você pode colocar um tapete grande, almofadas e manta. Isso tudo deixará o seu espaço muito mais agradável e confortável.

 

Apartamento Retrô

Com o passar do tempo, tudo vai ganhando modificações novas coisas começam a ganhar destaque. Mas isso não significa que a decoração ou qualquer outra coisa antiga seja feia. Muito pelo contrário, a decoração da década de 80 era muito bonita, tanto é que ainda existem pessoas que adotam esse estilo em seus apartamentos.

Desse modo, adotar uma decoração de apartamento retrô também é algo possível. A principal ideia para esse processo, é utilizar elementos que possui um design mais utilizado naquela época.

Além disso, para deixar o apartamento ainda mais interessante, você pode usar algumas relíquias. Como por exemplo, a máquina de escrever, sendo algo que fica simplesmente lindo na decoração.

Decoração de apartamento grande

Para quem tem apartamento grande o bom é que você pode colocar vários objetos que exigem um pouco mais de espaço. Porém, ainda assim é necessário que você tenha muita atenção com a composição dos móveis e os objetos. Para que assim o espaço não fique muito exagerado e desagradável.

Além disso, procure sempre escolher móveis que possuem o mesmo estilo de decoração. Desse modo, eles vão conversar entre si e não ficará um ambiente com muita informação. Portanto, procure está sempre atento a isso também.

Estilo Vitoriana

E por fim, o último estilo que separei é o vitoriana que foi um tipo de decoração adotado no século XIX pela rainha Vitória. A ideia desse modelo é trazem luxuosidade e excesso no apartamento. Mas não necessariamente você precisa colocar só itens antigos, você pode perfeitamente se adequar a esse estilo.

Aliás, uma das grandes ideias para fazer uma decoração de apartamento ou qualquer outro espaço é utilizar sua personalidade. Afinal, é o seu lar, então nada mais justo do que fazer com que ele tenha um pouquinho das coisas que você gosta.

 

 

Dicas para quem quer economizar

Muitas das vezes, as pessoas que têm uma certa dúvida de decoração de apartamento são as de primeira viagem. Então, nem sempre as pessoas possuem tanto dinheiro para decorar um apartamento. Afinal, não é apenas um ambiente e sim todos os cômodos.

Dessa forma, para ajudar essas pessoas, reuni algumas dicas para economizar na decoração do apartamento. Assim ficará bem mais fácil de você fazer na sua casa, sem nenhum tipo de complicação.

Portanto, veja as principais dicas abaixo:

 

Faça você mesmo!

A primeira dica para economizar é adotar o famoso “faça você mesmo”. Ou seja, criar os seus próprio móveis, objetos e colocar a mão na massa. O legal disso é que além de você economizar muito mais, isso torna-se uma terapia. Afinal, os trabalhos manuais ajudam a relaxar e acalmar a mente.

Entretanto, é importante destacarmos que não necessariamente você precisa fazer todos os itens da sua casa. E sim apenas algumas coisas que podem ser substituídas pelo trabalho manual e que também sejam fáceis de fazer.

 

Vá em brechós

A próxima dica para economizar na decoração de apartamento é ir em brechós. Nem todo mundo gosta de reaproveitar as coisas, mas para quem não tem esse problema essa é sim uma ótima oportunidade.

Além disso, fazer esse processo de reutilizar móveis e materiais é algo bastante inteligente em relação ao meio ambiente. Desse modo, você pode apostar nisso e economizar um bom dinheiro na decoração de apartamento.

Faça planejamentos

E para finalizar, a última dica que separei não tão uma novidade, porém nem todo mundo faz isso que é planejar. O planejamento é algo que você procurar fazer sempre para tudo. Seja para a sua vida pessoal, trabalho, estudos ou decorações.

Então, uma vez que você faz um planejamento para a sua decoração de apartamento, você consegue ter tudo muito claro, evitar complicações, frustrações e arrependimentos. Além disso, é claro que você também consegue economizar uma boa grana.

Portanto, como havia citado nas dicas para fazer uma decoração de apartamento, procure sempre planejar. Dessa forma você vai conseguir fazer uma linda decoração no seu apartamento e gastar quase nada!

 

Ideias para se inspirar!

Abaixo separei mais algumas ideias de decoração de apartamento. Assim você poderá reunir mais ideias e se inspirar para fazer em sua casa! Confira!

Tons neutros na decoração e quadros decorativos

 

Móveis marrons e nichos decorativos

Decoração preta e branca e janelas com tamanhos diferentes

Papel de parede abstrato cinza e lustre no centro

Sala decorada com detalhes de rosa no ambiente

 

Prateleira com quadros decorativos e luminária

 

Papel de parede azul com lustre no centro

 

Estampa em papel de parede e quadro decorativo

Decoração com plantas no ambiente

 

Sala com detalhes azuis e tapete listrado

Poltronas na sala estilo cama e prateleiras com livros

 

Parede rosa e almofadas coloridas na decoração

 

Ambiente clean com poltrona preta 

 

Decoração contemporânea com parede de tijolos e sofá branco

 Sofá de couro preto na sala e luz amarela  

Decoração industrial com parede de tijolos

Tapete verde na decoração da sala e quadros de diferentes tamanhos 

Lustre dourado no centro e sofá com almofadas 

Sofá branco com almofadas marrom

Sofá cinza na sala e detalhes marrons na decoração

Tons de marrom na decoração e planta no ambiente

Plantas na sala e cores de marrom no ambiente

Decoração na sala com almofadas estampadas e escada decorativa

Parede estampada com flores

Lustre marrom no centro da sala e almofadas rosas

Parede cinza na sala e quadros brancos decorativos 

Quadro com obra na parede da sala e detalhes vermelhos no ambiente

 

Parede cinza escuro no ambiente e prateleiras com livros e quadros

 

Decoração retrô com disco de vinil e plantas no ambiente

Decoração de kitnet com parede verde

Decoração de apartamento pequeno com parede azul  

Decoração moderna com sofá vermelho

Decoração de apartamento estreito com cores neutras e trilho de led 

Quadro abstrato na decoração e flores laranjas 

Listra no centro na decoração de um apartamento pequeno

Escada decorativa com plantas e livros

 

Estante decorativa com marrom

Quadro na decoração sala 

Cozinha pequena com decoração luxuosa

Tapete peludo em sala pequena e detalhes dourados na decoração

Decoração colorida com sofá rosa

Poltrona vermelha em decoração de apartamento

Mesa redonda de vidro na sala

Cortina dividindo espaços no ambiente

Sofá de couro vermelho na sala 

Decoração clean com parede branca de tijolos

Rack preto no ambiente

Apartamento pequeno preto sofisticado

 

Meia parede em decoração de apartamento

 

Móvel com livros expostos no quarto

 

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.