1

Flor Dama da Noite (Epiphyllum Oxypetalum): Como Plantar? Significado e Fotos!

Existem várias plantas de floração noturna com o mesmo nome popular de flor Dama da Noite, mas apesar dos diferentes nomes científicos que as diferenciam, todas possuem a mesma característica de abrir suas flores no final da tarde e atingir o seu apogeu próximo à meia-noite.

Ou seja, são tipos de plantas que apresentam suas flores fechadas pela manhã, devido a polinização noturna feita por insetos ou morcegos.

Em sua maioria, as flores chamadas de dama da noite provêm de uma planta de textura semi-lenhosa, de tipo arbustiva ou cactácea, mas todas muito conhecidas pelo perfume que suas flores exalam.

Possuem muitos nomes populares, dependendo da sua espécie, como flor da noite, coerana, jasmim da noite, coirana, rainha da noite e jasmim verde. E são originárias da América do Sul, América Central e América do norte, de preferência de clima equatorial, tropical e subtropical.

Não são indicadas para decoração devido ao perfume das flores que podem incomodar, mas ficam muito bem em jardins. Muitas espécies de cactos têm floração noturna, como é o caso do Cacto-sianinha (Selenicereus anthonyanus), também conhecida por dama da noite.

Outras plantas de floração noturna incluem o Epiphyllum oxypetalum, o Selenicereus sp., o Hylocereus undatus e o Cestrum nocturnum. Em sua grande maioria, suas flores possuem coloração pálida, porém são intensamente perfumadas, capazes de refletir a luz da lua atraindo os polinizadores pelo seu pálido reflexo e odor intenso.

Vamos conhecer algumas dessas incríveis espécies de flor dama da noite? Então, continue lendo o artigo abaixo para saber mais sobre estas plantas espetaculares e seus significados.

Flor Dama da Noite Significado

De acordo com lendas populares, a flor dama da noite é uma planta poderosa que tem poderes de realizar desejos. Segundo a lenda, a pessoa deve fazer um pedido na época da floração da planta, que certamente será atendido.

Flor Dama da noite, Epiphyllum oxypetalum

Anúncios

Esta espécie de flor dama da noite tem nome botânico de Epiphyllum oxipetalum (Candolle) Haworth, mas é também conhecida por cacto-orquídea. Ela é da família Cactaceae, originária da América Central e Brasil.

Seu nome é de origem grega e significa sobre as folhas, pois suas flores surgem de ramos que parecem folhas.

É uma planta que raramente tem espinhos, mas possuem pêlos nas aréolas. Suas flores são grandes, vistosas e coloridas e seus ramos são achatados e suculentos, mas também podem ser triangulares.

Na natureza, elas podem se desenvolver sobre árvores, mantendo suas raízes no chão, como se fossem trepadeiras. Porém, retiram a umidade do ar e do sereno. Quando cultivadas, necessitam de pouca água e substrato bem arenoso para as raízes poderem respirar sem ficar abafadas.

Características físicas

A flor dama da noite cacto-orquídea é uma cactácea de grande porte, que pode atingir de 2,0 a 6,0m de altura. Possui talos semi-lenhosos e ramos achatados sem espinhos, com bordas onduladas.

Desses mesmos ramos surgem suas flores enormes (maior de 20-25 cm), com muitas pétalas, na coloração branca, que só se abrem à noite. Isso acontece, porque muito provavelmente, os insetos que realizam a sua polinização são noturnos.

Este espetáculo curioso de abertura das flores neste horário é sempre ansiosamente aguardado por quem as cultiva. Elas só se abrem uma única vez, no início da noite, ficando abertas por 23 horas.

É o perfume de suas flores que atrai os polinizadores, sendo que após a polinização, a flor inicia o seu processo de falecimento. A sua floração acontece do meio ao final do verão.

Como plantar a flor dama da noite: Cacto-orquídea

Para plantar a flor dama da noite cacto orquídea, será preciso oferecer um suporte à planta, devido ao peso de seus ramos. Isso poderá ser feito através de uma treliça, cerca ou muro.

Apesar do suporte, seu cultivo poderá ser exposto ao sol, mas é preferível que seja à meia sombra em uma parte do dia. Já o solo deverá ser arenoso, mas rico em matéria orgânica e muito bem drenado.

Sendo que a mistura de plantio ideal é a de húmus de minhoca, areia de construção e adubo animal de curral bem curtido, na proporção de 4:2:1.

Ao solo, deverá ter a cova de plantio com as paredes soltas para não danificar suas raízes sensíveis. A mistura deve ser colocada no fundo e ao redor do torrão, regando em seguida.

Apesar de ser um cacto, a planta se ressente quando a terra fica seca por longos períodos. No entanto, também pode apodrecer por excesso de água, não é à toa que é chamada de cacto-orquídea. O seu cultivo é muito parecido com o das orquídeas.

Assim, é preciso prestar maior atenção às regas, evitando que seja todos os dias, suspendendo no inverno ou em estação chuvosa.

Já o plantio em vasos só dá certo com a ajuda de uma treliça para apoio, devendo ter um tamanho maior que o comum e de cimento, capaz de suportar o peso da planta sem tombar.

Anúncios

A reposição de nutrientes deve ser feita na primavera, com húmus de minhoca e adubo KPF, formulação 4-14-8, na proporção de 100 g por planta, colocado sobre o solo ao redor da muda, incorporando à terra existente, regando sempre em seguida.

Leia mais: Como cultivar orquídeas? Em Vasos e Troncos

Propagação

As mudas da flor dama da noite cacto-orquídea podem ser feitas através do corte de um pedaço do ramo, durante a primavera. Em seguida, é só embrulhar em um pedaço de jornal até que se forme uma película sobre o corte, e depois plantar em areia de construção, mantendo-a úmida, até notar que ela começa a crescer. Depois, é só replantá-la em vaso ou no solo com a mistura indicada para plantio.

Paisagismo e uso decorativo

Não é muito comum encontrar este tipo de planta nas floriculturas, mas a sua atração de floração noturna é muito apreciada. Taí um fator de venda que os seus produtores deveriam explorar mais.

Assim, os exemplares são apenas conseguidos por quem as cultiva em casa, através da propagação de suas mudas. Apesar disso, é uma planta encontrada facilmente na natureza, pouco dispendiosa e que pode formar a base de um conjunto de jardim rochoso.

Através de vários exemplares, em tamanhos distintos, é possível ter um belo conjunto e ir adicionando outros cactos de outras espécies e de menor altura, formas arredondadas, algumas pedras e pequenas plantas crassas floríferas, como calancoes e sedum.

Flor Dama da noite, Selenicereus anthonyanus

Esta espécie de flor dama da noite tem nome botânico de Selenicereus anthonyanus (Alexander) D. Hunt, mas é também conhecida por cacto sianinha ou cacto zig-zag. Ela também é da família Cactaceae, porém originária do México.

O cacto sianinha é uma planta epífita de ramos achatados, sem espinhos e profundamente lobados, por isso, o nome popular de cacto zig-zag. Pode atingir a altura de até 1,0 m.

Suas flores são grandes (15 cm de comprimento), de pétalas brancas ou creme, sendo que as mais externas possuem uma coloração mais avermelhada.

A sua floração acontece no meio ao final do verão, florescendo em geral no início do entardecer até a noite, e fenecendo ao amanhecer. Também são polinizadas por insetos noturnos, atraídos pela coloração clara do centro da flor e pelo intenso perfume que exala, daí o nome de dama da noite.

A espécie pode ser cultivada em todo o país, principalmente em regiões quentes e de poucas chuvas.

Como plantar a flor dama da noite: Cacto sianinha

A flor dama da noite cacto sianinha deve ser cultivada em sol pleno, mas também pode crescer à meia sombra junto a troncos de árvores, por ser epífita, como as orquídeas.

Por ser um cacto que tem como característica subir pelo tronco das árvores, assim perdendo contato com o solo, suas raízes captam a matéria orgânica decomposta nas cascas e ramos. Para reproduzir este mesmo tipo de substrato, é possível utilizar uma mistura feita de húmus de minhoca e areia e pó de coco em partes iguais.

No entanto, antes de utilizar o pó de coco, é preciso lavá-lo, pois a casca de coco contém substâncias fenólicas que podem atacar as raízes das plantas. Para tanto, deixe de molho em água, trocando todos os dias, por 10 dias, pelo menos, antes de usar.

Anúncios

Caso haja uma necessidade periódica deste material, processe uma maior quantidade, deixando secar ao sol sobre uma lona, depois acondicionando o pó já seco em saco plástico, pronto para uso.

Para plantar, o ideal é utilizar um vaso de tamanho médio ou plantar no solo. Para preparar o vaso, colocar no fundo brita ou geomanta, e por cima areia úmida. Depois é só colocar a mistura de húmus de minhoca e pó de coco, plantar o cacto e sem apertar muito.

No solo, fazer a cova, colocar a mistura e plantar, conduzindo os ramos para um tutor, que poderá ser sarrafos em treliça, muros, cercas ou troncos de árvores. Após o plantio regar bem, e espaçá-las ao notar o início de seu desenvolvimento.

Propagação

Para fazer a propagação de mudas do cacto sianinha (flor dama da noite), é preciso usar ramos ou pedaços de ramos cortados com faca ou podão limpo e seco, deixando a estaca sobre jornal até notar a formação de uma película sobre o corte.

Em seguida, é só plantar em substrato de mesma mistura ou apenas em areia, mantendo alguma umidade até aparecerem as raízes. Depois, proceder com o plantio.

A propagação também é possível por sementes, através do recolhimento dos frutos e extração das sementes, colocadas sobre jornal. Em seguida, é necessário preparar um substrato feito de pó de coco ou casca de arroz carbonizada, areia e húmus de minhoca em partes iguais, peneirar e colocar em sementeiras ou caixotes, alisando e nivelando, com muito cuidado, devido ao tamanho pequeno delas.

Anúncios

Depois, cubra com uma camada bem fina de terra seca peneirada por cima, e regue com cuidado. Cubra tudo com plástico e mantenha a umidade até a emergência. Retire o plástico depois e mantenha em cultivo protegido até poder ser manuseado.

Por fim, transplantar para potes ou sacos individuais com a mesma mistura usada para plantio, conservando sob cultivo protegido. Somente colocar ao sol quando estiver desenvolvido.

Paisagismo e uso decorativo

O cacto sianinha ou for dama da noite não é muito utilizado no paisagismo, mas poderia, principalmente nas regiões mais quentes do país. A espécie também é difícil de ser encontrada em floriculturas, sendo mais comum a troca de mudas por conhecidos.

Ela pode ser cultivada junto a muros e recantos com pedras, e não serve para cultivo em vasos, a menos que o vaso seja colocado junto a um muro ou pergolado, pois é um cacto trepador.

Leia mais: Tipos de Flores: Guia para Decorar seu Jardim

Flor Dama da noite, Hylocereus undatus

Esta espécie de flor dama da noite tem nome botânico de Hylocereus undatus, mas é também conhecida por pitaia e rainha da noite. Ela também é da família Cactaceae, porém originária da América tropical.

A flor dama da noite ou rainha da noite é uma cactácea de porte grande, que pode atingir cerca de 3,0 metros de altura, com muitos ramos, triangulares, com espinhos curtos nas costelas, de onde também surgem suas flores.

E por falar nelas, são também enormes (mais de 20 cm de comprimento), com pétalas brancas, rodeadas de pétalas estreitas filamentosas em cor amarelo-esverdeadas. Os estames são amarelos e numerosos, curvos, dando efeito vistoso para a flor.

A flor tem florescimento noturno, iniciando no final da tarde e abrindo total perto da meia-noite, por isso o apelido de dama da noite ou rainha da noite. É também através da cor pálida de suas pétalas e do seu perfume que sua flor atrai os polinizadores noturnos.

Costuma florescer a partir do verão, sendo que sua velocidade de fenecimento é menor que do Epiphyllum oxypetalum, o que muitas vezes dá a oportunidade de fotografar a flor de manhã com luz natural.

A planta produz um fruto de consistência carnosa e sabor adocicado, levemente cítrico que lembra o kiwi, de aparência muito curiosa, igualmente chamada de pitaia.

Como plantar a flor dama da noite: Rainha da noite

A flor dama da noite ou rainha da noite é um cacto simples de cuidar, que necessita de um local ensolarado para florescer. O solo também deverá ser rico em matéria orgânica, bem solto e com boa drenagem.

Para o plantio em vaso, recomenda-se um de médio porte, que possa ficar em pedestal ou pendente. Além disso, é preciso proteger os furos de drenagem com brita ou geomanta e areia úmida.

Depois, é só colocar o substrato, que deverá ser leve e poroso, feito com adubo de animal de curral bem curtido, areia e húmus de minhoca, na proporção de 1:2:4, apertando de leve, regando em seguida.

Para plantar no solo, fazer um buraco maior que o torrão, colocar a mistura acima e plantar, regando em seguida. Já as adubações para reposição de nutrientes poderá ser feita anualmente na primavera, utilizando húmus de minhoca suficiente para colocar ao redor da muda e adubo NPK com formulação 4-14-8 (100 gramas), regando em seguida, para ajudar na penetração do adubo no solo, levemente já úmido.

Propagação

Para fazer a propagação de mudas do cacto rainha da noite, basta cortar um pedaço de um dos seus ramos, deixando secar sobre jornal até formar uma película no corte. Em seguida, plantar sobre a areia de construção, levemente úmida, mantendo em cultivo protegido até notar o seu desenvolvimento.

Retirar da areia e replantar em recipiente com a mistura de plantio acima, regando bem em seguida, mantendo alguns dias ainda em cultivo protegido, depois levar para o sol pleno.

Paisagismo e uso decorativo

É uma planta cactácea excelente para ser usada no paisagismo em áreas de poucas chuvas e baixa umidade. Poderá ficar muito bem em vasos altos, formando uma cascata de ramos ou apoiado em cercas, muros ou treliças. A sua floração é espetacular, que costuma atrair muitos cliques no meio da noite, devido a beleza e delicadeza das flores em contraste com os ramos espinhosos.

Flor Dama da noite, Cestrum nocturnum

Esta espécie de planta também conhecida por flor dama da noite tem nome botânico de Cestrum nocturnum L., mas é também chamada de jasmim da noite. Ela é da família Solanaceae, originária da América Central.

Como o nome mesmo sugere, a flor dama da noite ou jasmim da noite floresce à noite a partir do final da primavera e até o final do verão, dependendo da região. Podendo ser cultivada em regiões quentes do país, mas evitando as regiões mais frias.

Anúncios

A planta é um arbusto de grande porte, muitas vezes usado para ornamentação de calçadas, podendo chegar até 3,0 m de altura, de forma irregular, tronco ereto e muito ramificado.

Suas folhas opostas têm consistência coriácea, verdes, brilhantes, ovais, estreitas e acuminadas. Mas ao contrário de todas as outras espécies acima, suas flores são bem pequenas, na cor creme, reunidas em inflorescência do tipo racemo na ponta dos ramos.

Como plantar a flor dama da noite: Jasmim da noite

Para plantar a flor dama da noite ou jasmim da noite é preciso plantar o arbusto em locais de muita exposição solar e solo rico em matéria orgânica.

Para plantar no solo, será preciso abrir um buraco no dobro do tamanho do torrão, soltando bem as laterais e o fundo para descompactar a terra.

Antes, é necessário colocar um pouco de areia de construção no fundo para drenagem das águas e acrescentar uma mistura feita de adubo animal de curral bem curtido, cerca de 1 kg por muda, com composto orgânico e 100 gramas de farinha de ossos.

Depois, plante o torrão colocando também um tutor e complete com composto orgânico, apertando levemente a terra, regando em seguida. Continue regando nos próximos dias, depois espaçe as regas.

Lembre-se de ao amarrar a planta ao tutor para uma condução ereta, fazer um 8 com o cordão (algodão ou juta), para evitar estrangular a planta. Esta espécie tem flor de odor mais intenso que todas as outras, principalmente à noite.

Portanto, evite o plantio próximos a dormitórios ou residências onde haja pessoas com problemas respiratórios.

Propagação

A propagação de mudas deste arbusto é feito a partir de sementes ou por estaquia de ramos. As sementes deverão ser colhidas no outono e semeadas na primavera.

Utilizam-se sacos de cultivo ou sementeiras comerciais, com substrato de casca de arroz carbonizada misturada a composto orgânico em partes iguais.

Será preciso também manter o substrato úmido e em cultivo protegido até a emergência das sementes. Após uma altura de 20 cm, a planta poderá ser levada para cultivo coletivo ao sol.

A planta também poderá ser posta para comercialização com a altura de 1-1,20m, sendo mais propício na época de sua floração. Já na primavera, é possível podar seus ramos, visando um formato mais regular.

Assim, aproveitando para fazer a propagação pelo método de estaquia, utilizando estacas de ponteiro. A época ideal para retirar as estacas é a partir do início da primavera, a fim de não comprometer a floração da planta.

Paisagismo e uso decorativo

O jasmim da noite é bastante cultivado no Sudeste para a arborização de ruas. Seu uso é restrito devido ao intenso perfume. Pode ser cultivada como arbusto isolado sobre gramados, ou em conjunto com árvores e arbustos coloridos.

Outros Tipos de Dama da Noite

Além das espécies de flor dama da noite citadas acima, existem também outros tipos de flores da dama da noite, de diferentes colorações e formatos, são elas:

Flor Dama da Noite Vermelha

A flor Dama da Noite Vermelha é lindíssima.
A flor Dama da Noite Vermelha é lindíssima.

Esta é uma flor dama da noite de coloração vermelha com miolo amarelo e as pétalas em formato ovalado com as pontas mais afinadas. Por outro lado, é das mais raras e seu cultivo exige um pouco mais de cuidado.

Flor Dama da Noite Fucsia

A flor Dama da Noite Fucsia é raríssima.
A flor Dama da Noite Fucsia é raríssima.

Esse tipo de flor dama da noite são grandes e vistosas, na cor fucsia por dentro e vermelha por fora. Quando plantadas por semente podem demorar entre 7 e 10 anos para começarem a florescer, por isso as mudas feitas por meio de estacas são as mais compradas.

Flor Dama da Noite Rosa

A flor Dama da Noite Rosa é delicada e romântica.
A flor Dama da Noite Rosa é delicada e romântica.

Este é um tipo de flor dama da noite extremamente perfumada, de coloração rosa e que medem até 15 centímetros de diâmetro, em um mesmo ramo.

Pronto! Agora você já sabe muito sobre algumas das espécies conhecidas por flor dama da noite. Pode procurar pela sua favorita e começar o seu cultivo! Volte depois para nos contar o resultado.