Massa Acrílica: Para que serve? Quanto custa? Como aplicar?

É a perfeição no acabamento que vai dar aquela impressão de trabalho bem feito cumprido ao terminar uma obra. Não adianta apenas cumprir todas as etapas da construção com esmero, se no final você deixar a desejar no acabamento. Tudo tem que funcionar de acordo e cumprir suas funções, mas os detalhes do acabamento comprometerão o seu trabalho se ele ficar mal feito. Por isso, a massa acrílica ou massa PVA, massas corridas aplicadas nas paredes após o reboco, é que vão garantir a nivelação adequada da superfície, eliminando as imperfeições para permitir uma melhor absorção das tintas.

As massas corridas, acrílica ou PVA, são utilizadas nas paredes dos ambientes internos e externos, dependendo do local de aplicação. Por exemplo, nas áreas internas utiliza-se mais a massa PVA, já a massa acrílica é usada em paredes externas.

Apesar de ambas terem a mesma função, elas possuem resistências diferentes. A massa acrílica, é de fácil aplicação, seca rapidamente e tem grande poder de preenchimento. Além disso, é capaz de oferecer um acabamento mais liso para receber as tintas em látex e PVC ou acrílica, além de possuir uma maior resistência à umidade, por isso é mais recomendada para as áreas externas ou molhadas (como banheiros, cozinhas e área de serviço).

Já a massa PVA, possui menos resistência à umidade, por isso é ideal para ambientes internos, que não sofrem com a ação do tempo (quartos, salas, escritórios e lojas).

Então, para não errar no acabamento de sua obra, vamos conhecer mais um pouquinho sobre a massa acrílica e suas utilizações abaixo! Confira!

O que é massa acrílica?

Massa acrílica é uma massa corrida dada antes da pintura para garantir o nivelamento e remover imperfeições.
Massa acrílica é uma massa corrida dada antes da pintura para garantir o nivelamento e remover imperfeições.

A massa acrílica nada mais é que um tipo de massa corrida aplicada à superfícies de alvenaria (paredes e teto), internas e externas, para nivelar e corrigir as imperfeições deixadas pela última etapa de aplicação do reboco.

Por ser uma massa mais resistente à umidade, a massa acrílica é mais indicada para paredes externas, fachadas e ambientes internos úmidos, como banheiro, áreas de serviço e cozinha, justamente por apresentar maior durabilidade, mesmo quando exposta às intempéries climáticas.

Para o seu acabamento, recomenda-se a aplicação de tintas látex PVA ou acrílicas, pois promove uma superfície mais lisa e requintada. Além disso, a massa acrílica tem fácil aplicação, grande poder de preenchimento, secagem rápida e é fácil de lixar.

A sua aplicação se dá por uma fina camada, apenas para corrigir as imperfeições da superfície, até que ela fique totalmente lisa e nivelada, apta para receber pinturas convencionais e catalisadas.

Principais Características da Massa Acrílica

Além de corrigir imperfeições, a massa acrílica é resistente, fácil de aplicar e de secagem rápida.
Além de corrigir imperfeições, a massa acrílica é resistente, fácil de aplicar e de secagem rápida.
  • Corrige bolhas, desníveis e imperfeições das superfícies (paredes e tetos);
  • Pode ser aplicada sobre superfícies como reboco, gesso, fibrocimento concreto, blocos de concreto e massa fina – repintura e superfícies seladas;
  • Apenas Duas ou três demãos com intervalos de 2 horas são suficientes;
  • Secagem rápida de 1 hora ao toque e final de 4 horas;
  • A aplicação pode ser feita por espátula ou desempenadeira;
  • Seu rendimento na superfície é m2/lata de 18L/demão;
  • Repintura: 50 – 60
  • Reboco: Blocos de concreto, gesso, fibrocimento ou concreto 40 – 50. Variável de acordo com a diluição, rugosidade e absorção do substrato, preparação da superfície, método e técnicas de aplicação.

Massa Acrílica X Massa de PVA

Ambas são tipos de massas corridas, porém a massa de PVA, não é tão resistente à umidade quanto a massa acrílica. Por esta razão, massa de PVA só deve ser utilizada em ambientes internos e secos, como quartos e salas. Há quem utilize também em tetos de cozinha, mas a sugestão não é das mais apropriadas.

Para o seu acabamento, geralmente, recomenda-se utilizar a pintura com tintas PVA ou látex, por serem à base d’água e possuírem uma melhor aderência à este acabamento de superfície.

Como aplicar a massa acrílica

Antes de aplicar a massa acrílica é preciso observar alguns cuidados.
Antes de aplicar a massa acrílica é preciso observar alguns cuidados.

Antes de realizar a aplicação da massa acrílica, o local deverá ser devidamente preparado para receber o produto. Portanto, você precisará limpar bem o ambiente, retirar todo o pó deixado pelo lixamento do traço para reboco final ou pinturas antigas.

Além disso, será necessário aguardar a cura do reboco por no mínimo 28 dias antes de começar a sua aplicação.

Para aplicar a massa acrílica sobre a parede ou teto, são necessárias uma espátula, lixa e desempenadeira de aço. Com a espátula, você retira a massa da lata e coloca na desempenadeira, que será usada para espalhar o material na parede.

Normalmente, são necessárias duas demãos de massa para que o trabalho fique bem nivelado. A primeira demão corrige todas as imperfeições. Em seguida, a superfície deve ser lixada, limpa novamente para receber a segunda mão e, assim, corrigir quaisquer defeitos que ainda estiverem na parede.

O seu tempo de secagem varia de duas a quatro horas, apesar de em 1 hora já dar pra sentir seco ao toque. Na verdade, isso vai depender muito da temperatura ambiente e do clima.

Antes de adquirir a massa acrílica, analise a quantidade que deverá ser utilizada para não haver desperdícios ou faltar no meio da aplicação. Em geral, massas acrílicas estão disponíveis em embalagens que variam de 1,5 kg a 30 kg.

Para saber o volume ideal de massa acrílica, conte com a ajuda do profissional que deverá fazer a sua aplicação. A não ser que você tenha experiência e habilidades com massas ou conhecimentos de pintura, não se arrisque a realizar a tarefa, pois a sua aplicação requer prática e técnica específica, além de outros cuidados.

Leia mais: Como passar massa corrida? Rolo, Parede, Teto

Como preparar as superfícies:

As superfícies devem estar limpas para receber a massa acrílica.
As superfícies devem estar limpas para receber a massa acrílica.

Para que você obtenha o efeito desejado, antes de aplicar a massa acrílica, todas as superfícies deverão estar corretamente preparadas sob as condições abaixo:

  • As superfícies devem estar perfeitamente limpas, isentas de partículas soltas, óleos, graxas, ceras, mofo ou qualquer outra sujeira;
  • deve-se remover o pó originado pelo lixamento de massa, pinturas antigas, etc., com pano umedecido no solvente recomendado para diluição da tinta a ser utilizada;
  • As superfícies devem estar com textura e grau de absorção uniformes, livres de umidade, infiltrações, calcinação, sais solúveis, eflorescência, trincas, fissuras, descascamento ou sangramento;
  • deve-se aguardar a cura do concreto/reboco por no mínimo 28 dias antes de aplicar a massa acrílica;
  • As paredes devem estar secas, curadas e impermeabilizadas;
  • Superfícies em que haja problemas de umidade, aplique diretamente sobre o reboco a tinta Aquabloc;
  • Em casos de repintura em boas condições, lixar até remover o brilho. Caso contrário remova toda a pintura e corrija a superfície;
  • As superfícies pintadas com cal hidratada deverão ser totalmente lixadas e limpas antes da aplicação, utilizando um fundo preparador de paredes à base de água ou solvente;
  • Superfícies com sujeira, mofo/algas ou degradadas pelo tempo, fazer uma limpeza com solução de água clorada a 1% de cloro ativo (mistura de água sanitária com água 1:1), aguardar 15 minutos, lavar para remover a solução e os resíduos, e aguardar sua secagem completa, repetindo o mesmo processo após 15 dias para evitar o reaparecimento do problema;
  • Em caso de grandes extensões, utilizar hidrojato;
  • Superfícies vitrificadas, muito lisas, com brilho, ou com baixa porosidade, devem ser lixadas até criar uma boa condição de ancoragem/aderência;
  • Em superfícies de gesso onde exista problemas de manchas originados por sangramento da corda utilizada na fixação das placas, do desmoldante ou de outros contaminantes, recomenda-se a utilização de um fundo preparador de paredes como selador, para isolar a mancha;
  • Em caso de superfícies de cimento queimado, fibrocimento ou com eflorescência, lavar com ácido muriático a 10% em água, para abertura dos poros ou eliminação dos sais solúveis, deixando agir por 40 minutos e enxaguar com água, deixando secar completamente por 72 horas;
  • Eliminar sujeiras e incrustações aderentes por meio mecânico, a fim de verificar quaisquer descascamento, desplacamento ou falta de aderência.

Leia mais: Melhores Cores de Tinta para Sala: Aprenda a Combinação de Cores!

Dica importante: Podem haver diferenças no modo de aplicação entre uma marca e outra (tempo de secagem, demãos,etc.). O importante é seguir os passos acima e ler com atenção a recomendação do fabricante da massa acrílica antes de comprar ou usar o produto. Só assim será possível evitar problemas ou surpresas desagradáveis no seu acabamento.

E aí, curtiu? Fácil não? Agora que você já sabe para que serve e como aplicar a massa acrílica nas superfície vai poder dar o acabamento perfeito que a sua obra merece. Volte depois para nos contar o resultado!

você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se concorda com isso, clique no botão ao lado. Aceitar Ler mais