casas-ecologicas-36

Casas Ecológicas: Sustentáveis e Baratas! Conheça!

Você já ouviu falar nas casas ecológicas? Essa é uma forte tendência que tem chamado a atenção de arquitetos e apaixonados por design no mundo todo. É uma construção pensando no meio ambiente e reaproveitando materiais.

Para saber mais, trouxemos várias dicas, vantagens, desvantagens e inspirações. Vem com a gente e fique por dentro de mais essa novidade!

O que é e como funciona?

A sustentabilidade é um conceito que vem ganhando força e é muito importante para a continuação da utilização de recursos e matérias-primas. Ela visa respeitar o ambiente, proporcionando bem-estar aos moradores reaproveitando materiais.

É assim que as casas ecológicas são construídas. Surgem como novas alternativas para diminuir o consumo desenfreado de recursos. O processo de construção leva em conta a característica do terreno, local e natureza ao redor visando criar um projeto que não agrida e aproveite de maneira consciente o que ele tem a oferecer.

Essas casas fazem bem ao meio ambiente e ao morador e tem chamado a atenção de autoridades, visando criar moradias populares, já que seus benefícios são muitos e seu custo é relativamente baixo.

As casas ecológicas oferecem formas de reaproveitar as águas das chuvas, energia solar, podem contar com telhados verdes, iluminação natural, jardins verticais, reaproveitamento do lixo orgânico para compostagem, reutilização e reciclagem de recursos, sem contam que sua construção é mais rápida.

Vantagens de uma casa ecológica:

Esse tipo de projeto apresenta muitas vantagens em sua construção em relação a uma casa convencional, o primeiro deles é o custo que é relativamente menor, além de serem mais rápidas para construir.

Respeitam o meio ambiente e são pensadas visando o bem-estar dos moradores, ao levar em conta a natureza ao redor do terreno.

Anúncios

Usam materiais reciclados e reutilizáveis agredindo menos o meio ambiente. A iluminação é pensada para aproveitar melhor a luz natural e gastar menos energia elétrica.

Os projetos contam com um sistema de geração de energia elétrica e aquecimento por meio da luz solar e o sistema hidráulico é pensado para não desperdiçar água, além de reaproveitar a água da chuva.

Vai permitir que você troque o ar condicionado por telhados verdes, reduzindo o calor e oferecendo alternativas naturais para o seu dia a dia.

É uma casa inteligente, pensada para render benefícios aos moradores e a sociedade e não gerar poluição e nem desgaste ao meio ambiente.

A perfeita união entre tecnologia, estética e funcionalidade. Pode ser aplicada nas áreas urbanas e rurais trazendo uma moradia limpa e eco-friendly!

Desvantagens de uma casa ecológica:

Apesar das inúmeras vantagens, elas possuem alguns pontos que merecem atenção. Existem alguns projetos que apresentam uma vida útil menor que as construções convencionais, por causa dos materiais reutilizáveis.

É um conceito novo e está chegando no nosso país agora. Então, poucas são as empresas que seguem esse método de construção.

Demandam um pouco mais de estudo para construir, mas faltam investimentos para prosseguir.

Práticas ecológicas que são tendência

Selecionamos 6 tendências que têm ganhado espaço no mercado e que vão deixar sua casa ecológica e amiga do meio ambiente. Confira:

Concreto reciclado

O concreto é feio a partir da mistura de cimento, água, areia e pedras. No entanto, essa produção faz uso de muitos recursos naturais e acaba tendo um descarte inapropriado na natureza.

O concreto reciclado vem para acabar com esse problema. Ele é a reutilização de resíduos da própria obra que substituem parcialmente ou totalmente os materiais de fontes naturais.

A reciclagem é feita com equipamentos específicos utilizando o concreto fresco ou endurecido.

Anúncios

Outros materiais que também iriam para o lixo, como tijolos e telhas, também podem ser reaproveitados e acrescentados na mistura do concreto reciclado.

Materiais biodegradáveis

Uma construção precisa de acabamentos para ser finalizada. Boa parte desses materiais são feitos com derivados de petróleo e compostos voláteis altamente poluentes e tóxicos. São as tintas, colas, impermeabilizantes e solventes.

A solução é substituí-los por versões biodegradáveis. As indústrias já começaram a produzir tintas com pigmentos naturais, minerais e de proteína de leite. E também podemos encontrar solventes e vernizes feitos à base de óleos vegetais.

Lâmpadas de LED

Anúncios

As lâmpadas de LED estão super em alta e não é à toa. Elas duram cerca de 25 vezes mais do que as lâmpadas incandescentes e 4 vezes mais do que as fluorescentes. Sendo muito mais econômicas e diminuindo a produção de lixo.

Além disso, dissipam menos calor, aquecendo menos os ambientes onde são colocadas. Não emitem radiação ultravioleta e nem infravermelho. Sem contar, que ela apresenta várias cores e você pode decorar cada canto da casa da forma que achar melhor e mais bonito

Tijolos ecológicos

O tijolo ecológico é produzido por uma mistura de compostos de areia, resíduos de construção, água e cimento. Sua utilização é muito popular no Brasil. Seu processo de fabricação é sustentável porque não utiliza forno e nem queima de madeira, pois é enformado em uma prensa hidráulica.

Outra vantagem desse tijolo é que seus furos permitem encaixes estratégicos e diminuem o gasto de argamassa. E se você quiser entrar para a onda de design industrial, deixe os a mostra, criando uma parede charmosa e aconchegante.

Blocos de adobe

Os blocos de adobe são muito comuns no interior do país. É uma alternativa ecológica porque é feito através de uma mistura de água, terra e fibras naturais, como esterco e palha. Sua fabricação pode ser na própria obra.

Isolamento ecológico

Outra parte importante de uma construção é o isolamento das paredes. No entanto, os materiais que são utilizados nas obras convencionais possuem componentes químicos e podem ser cortantes, como as fibras de vidro.

As alternativas ecológicas e sustentáveis são mais seguras. Temos disponíveis opções de isolamentos feitos de jeans reciclado, jornais, papelão, lã mineral e lá de garrafas PET.

Energia solar para aquecer a água

A energia solar funciona como uma mini-usina caseira. Seu custo para instalação gira em torno de R$7.000, mas vale muito a pena, já que ela consome 30% a menos de energia elétrica. Em apenas dois anos, o investimento terá sido pago.

Mas em dias de frio e pouco sol, é preciso recorrer ao uso do aquecimento elétrico, pois o sistema não dá conta.

Sistema de captação da água da chuva

Já parou para pensar que daria para reaproveitar a água da chuva? O sistema que faz esse trabalho custa em torno de R$5.000 e vale muito a pena. Você poderá lavar calçadas, roupas e muito mais. Você vai economizar na conta e ter água disponível para uso em emergências.

Fotos de casas ecológicas

Agora que você já sabe quais são os principais materiais utilizados na construção e ficou por dentro de todas as vantagens de um projeto sustentável, fizemos uma seleção com lindas casas ecológicas. Invista nessa ideia para um futuro mais sustentável. Confira e se inspire:

As casas ecológicas são o futuro para as soluções de moradia. Garantem residências mais funcionais e práticas, além de aproveitarem melhor os recursos disponíveis, evitando desperdício e produzindo menos lixo.

Se você está pensando em construir sua casa, que tal investir em soluções que contribuam para o meio ambiente e, de quebra, ainda te ajudam a economizar na conta de energia e água. Invista nessa ideia que você não vai se arrepender!