Como Economizar Água: Veja 27 Dicas!

Quer saber como economizar água e, consequentemente, dar uma diminuída na sua conta de água? Pois seus problemas acabaram, nós estamos aqui para te ajudar justamente com isso!

Nós iremos te ajudar a como economizar água e, a importância disso nós nem precisamos te falar, todos nós sabemos o qual é importante economizarmos água. Mas, apesar de a água que gastamos em nossa residência não ser nada em comparação a água que as grandes indústrias desperdiçam, isso não diminui nossa responsabilidade para economizarmos água.

E, se toda a questão ambiental não faz seus olhos brilharem de ansiedade para saber a como economizar água, então se apegue a questão monetária. Afinal de contas, saber como economizar água também irá fazer com que sua conta de água lhe agradeça, e muito. Assim sendo, abaixo estão 27 maneiras de como economizar água, são coisas simples que você pode fazer e que, no montante final, realmente irão fazer diferença.

Acompanhe nossas 27 dicas de como economizar água:

1 – Vamos começar pelos banhos

Temos de começar pelos banhos, ou seja, banhos mais curtos é a dica chave aqui. Por mais que um longo e demorado banho seja realmente muito satisfatório, a quantidade gasta de água é enorme. Então reduzir nem que sejam apenas 5 minutinhos nos seus banhos diários vai te ajudar a economizar bastante água, e, além disso, o chuveiro é o que mais puxa energia elétrica em uma residência, então até sua conta de energia elétrica irá te agradecer por isso.

2 – Ao escovar os dentes

Para escovar os dentes não deixe a torneira ligada, na verdade, o ideal é que você utilize um copo de água para isso do que utilizar a torneira.

3 – Na verdade, desligue a torneira

Na verdade, aproveitando que você já não irá mais utilizar a torneira para escovar os dentes, mantenha ela fechada também quando for ensaboar as mãos, a ligando apenas para quando for realmente lavar suas mãos.

4 – Confira os vazamentos

E, uma vez que estamos falando de torneiras, sabe aquela sua torneira que vive pingando? Ou então até mesmo seu chuveiro? Pois é hora de você consertar isso. Apesar de parecer pouco, uma (ou mais de uma) torneira vazando ao final do mês pode fazer uma grande diferença.

5 – Confira mais ainda os vazamentos

Um buraco, mesmo que milimétrico, em um encanamento pode realmente desperdiçar muita água. Então se você acha que suas contas de água estão vindo mais caras do que o normal, confira se não há vazamentos no encanamento. Uma maneira que você tem para verificar se há vazamentos é simplesmente fechar o registro e, se o relógio continuar contando, então provavelmente há vazamentos.

6 – Fechar o registro pode ser realmente útil

Fechar o registro é uma boa para verificar vazamentos, mas não apenas isso. Caso esteja planejando uma viagem, ou apenas vá sair de casa por alguns dias, fechar o registro pode ser uma boa para o tempo que você estiver fora.

7 – Se atente as descargas

Você só precisa acionar a descarga uma única vez, e evite também de jogar lixos no vaso sanitário.

8 – O tipo de descarga também conta

Ainda falando sobre vasos sanitários, o tipo de descarga que você utiliza para ele também conta, sendo que a descarga acoplada no vaso sanitário pode te ajudar a economizar bastante. Sabe aquela descarga que tem dois botões? Isso porque um é destinado para líquidos e outro para sólidos, com isso você consegue economizar alguns litros de água entre uma descarga e outra.

9 – Limpamos primeiro, lavamos depois

Essa dica é especificamente para quando você for lavar a louça. O ideal é que você retire a sujeira primeiro, até ensaboe primeiro, e só depois abra a torneira para enxaguar.

10 – Atenção para as roupas

Lavar as roupas é algo que, definitivamente, não há como fugir. A dica aqui é que você encha a máquina por completo quando for utilizá-la para lavar roupas, nada de colocar apenasuma calça jeans na máquina e pronto.

11 – Nada de mangueira

Pensando em usar a mangueira para lavar seja lá o que for? Nada disso, encha alguns baldes de água e pronto!

12 – Seu carro não é movido a água

Principalmente para lavar o carro, nada de mangueira. A maioria das pessoas tem a mania de apenas ligar a mangueira e despejar água sobre o carro, quando na verdade isso não é necessário, um ou dois baldes de água e um pano úmido já estão de bom tamanho. Ou então simplesmente leve seu carro até um lava-jato.

13 – Vassoura para a calçada

Sabe aquelas pessoas que tem a mania de limpar a calçada com uma mangueira? Não seja esta pessoa! Uma simples varrida na calçada vai te ajudar a economizar bastante água.

14 – Não precisa afogar as plantinhas

As plantinhas adoram água, mas também não precisa exagerar não é mesmo? Um simples regador e um pouquinho de água já dão conta do serviço. Procure também regá-las na parte da noite, assim não haverá tanta perda de água por evaporação.

15 – Tem piscina em casa?

Se você tiver piscina em casa, e não a estiver usando, mantenha-a sempre coberta. Aquela lona por cima da piscina não é atoa, ela serve para diminuir em até 90% a evaporação da água da piscina.

16 – Caixa d’água você com certeza tem!

Você pode até não ter piscina em casa, mas caixa d’água você com certeza tem. E, a menos que você more em um prédio, depois de limpar sua caixa d’água e for enche-lá novamente, tome cuidado para que ela não acabe transbordando.

17 – E banheira, você tem?

Se você tiver uma banheira ou então uma hidromassagem em casa, não precisa enche-lá por completo para poder aproveitar bem. Claro, nos filmes nós vemos a banheira até transbordando e as pessoas relaxando, mas ali ninguém tá nem pensando em economizar. Encher cerca de 2/3 ,ou então um pouco mais que a metade, já será uma experiência prazerosa para você.

18 – Não jogue óleo na pia

Essa dica já é pensando um pouco além do que apenas em você mesmo, mas é algo que você pode controlar. Isso porque apenas 1 litro de óleo é capaz de contaminar 400 mil litros de água, além de ser extremamente nocivo para o ambiente. Ou seja, evite jogar óleo na pia, há pontos de recolhimento onde você pode jogá-lo fora.

19 – Atenção ao descongelamento

Ao invés de retirar um alimento do congelador e coloca-ló de banho-maria para descongelar, programa-se com antecedência. O ideal é que você descongele este alimento dentro da geladeira mesmo, de modo que não precise utilizar água para isso, mas, caso for utilizar água mesmo assim, lembre-se sempre de reaproveitá-la depois.

20 – Vai cozinhar? Então vai com calma!

Nós temos a mania de encher uma panela de água pra podermos cozinhar, sendo que isso é totalmente desnecessário, você apenas está gastando água, um ou dois dedos de água acima já está de bom tamanho, além, é claro, de usar uma panela do tamanho adequado para a quantidade e alimento que estiver cozinhando.

21 – Vai lavar alimentos?

Todos nós sabemos da importância de lavar frutas e verduras antes de consumi-lós, entretanto ao invés de só ligar a torneira e deixar a água correndo, utilize-se de uma tigela com água. Depois de lavar os alimentos você pode, inclusive, reutilizar essa água para lavar alguma outra parte da casa ou então até mesmo para regar suas plantas.

22 – E por falar em reaproveitar a água

Você pode, e deve, reaproveitar água sempre que possível. Assim como a água que você utilizou para lavar os alimentos, a água de sua máquina de lavar também pode ser reaproveitada para lavar pequenos locais dentro de casa. Então, sempre que possível, reaproveite!

23 – Até seu ar-condicionado pode te ajudar a economizar

Você já notou que seu ar-condicionado fica pingando água? Pois até mesmo essa água nós podemos reutilizar, basta colocar um balde debaixo dele e coletar essa água.

24 – E que tal reaproveitar a água das chuvas?

Se você mora em um local de muita chuva, o reaproveitamento de água da chuva pode ser uma solução realmente muito boa, você conseguirá isto através da instalação de telhados verde. É claro que esta água não é própria para o consumo, entretanto, é possível utilizá-la para a lavagem de praticamente todo o seu imóvel, isso pode ser um alívio e tanto para sua conta de água no final do mês.

25 – Utilize também de arejadores

E que tal instalar arejadores em suas torneiras? Com um arejador você pode economizar até 57% de água em cada torneira que você o instalar, uma quantia que realmente deve ser considerada.

26 – Dê uma pesquisada sobre os sistemas de reutilização

Os sistemas de reutilização podem até ser um pouco caros inicialmente, mas a longo prazo eles valem totalmente a pena. São eles que redirecionam a água do seu chuveiro (até 90% dela), da sua máquina de lavar e da sua pia para outros tipos de uso (como para lavar o jardim ou dar descargas), ou seja, aqui realmente não há desperdícios.

27 – Já ouviu falar do Showerloop?

O Showerloop é um chuveiro que promete banhos com duração infinita gastando apenas 10 litros de água, o que seria o equivalente a 1 minuto de banho em um chuveiro normal. O que acontece aqui é que a água que cai do chuveiro passa por um loop infinito, onde é tratada e volta para o chuveiro para cair novamente, tudo isso sem interrupções, ou seja, banhos infinitos.

Agora você já sabe como economizar água!

Acima nós apresentamos 27 dicas sobre como economizar água, ou seja, sem mais desculpas para economizar. Você estará fazendo um grande favor ao meio ambiente e de quebra economizando alguns trocados na sua conta de água.

Você já sabe como economizar água, então é hora de por tudo isso em prática!

você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se concorda com isso, clique no botão ao lado. Aceitar Ler mais