Eis que você está planejando o banheiro de seus sonhos, e tudo tem de ser perfeito! Mas você sabe dizer qual é a altura certa para o box de banheiro? Não? Mais ou menos? Sem problemas, nós estamos aqui justamente para te ajudar!

Aqui neste artigo nós iremos te mostrar qual é a altura ideal para o box de banheiro, além, é claro, de te darmos muitas outras dicas sobre box de banheiro que você poderá utilizar!

Preparado? Pois então é só continuar a leitura até o final!

Qual o tamanho ideal para o box de banheiro?

Definir a altura ideal para o box de banheiro é quase como definir a altura do chuveiro pois, por mais que se tenha um “padrão”, a altura real irá depender de diversos fatores externos.

Em primeiro lugar, não existe uma Norma específica que dite qual deverá ser o tamanho do seu box de banheiro, nada neste estilo. Na realidade, o que existe é meio que um consenso de que a altura do seu box deverá ser de cerca de 1,80 metros, mas isto depende muito de alguns fatores.

Abaixo vamos responder a algumas das principais questões sobre o box de banheiro, acompanhe:

FAQ – Perguntas e Respostas sobre a altura do box e mais!

Ok, mas existe então uma altura máxima que meu box de banheiro pode atingir?

Na realidade não há algo como uma altura máxima, é como aquela frase: "O céu é o limite!". Se você quiser, seu box pode ir até o teto, fechando todo seu chuveiro, mas nesse cenário é aconselhável que você coloque uma janela na parte de dentro do box, de modo que o ar possa circular livremente. E uma coisa que você também pode alcançar caso deseje esticar a altura de seu box de banheiro até o teto é uma sauna, basta que você instale todo o equipamento necessário, mas o ideal mesmo é conversar com seu engenheiro/arquiteto sobre esta ideia.

Como assim o tamanho do box depende de alguns fatores?

Nós dizemos que a altura média para o box de banheiro é de cerca de 1,90 metros, certo? Mas e se por um acaso você (ou alguém de sua família) for um jogador de basquete com mais de 2 metros de altura?

Ninguém quer ir tomar banho e conseguir enxergar por cima do box, não é mesmo? E não é nem a questão de "enxergar" por cima do box, mas no momento em que sua altura ultrapassa a do box ele meio que perde sua função, pois a água que irá cair sobre sua cabeça irá inevitavelmente respingar para fora do box e molhar todo o seu banheiro.

Então este é um fator que influencia diretamente na hora de você decidir qual o tamanho ideal para seu box de banheiro, tenha sempre em mente a altura do maior membro de sua família!

E quais são as dimensões ideais para meu box de banheiro?

Esta é fácil de responder!

Se estivermos falando de um box retangular, então o ideal é que sua menor parte tenha, no mínimo, 70 cm. Agora, se for um box quadrado, então cada lado deverá possuir no mínimo 80 cm para que fique confortável para você. O ideal mesmo é que você separe um espaço bacana para seu box, do tipo que você consiga se mover livremente na hora do banho.

Como posso limpar meu box da melhor maneira possível?

Além da dúvida pertinente sobre a altura ideal do box de banheiro, uma outra dúvida bastante comum é com relação a limpeza do box de banheiro. Isso pois a limpeza é uma parte importante do processo, ainda mais levando em consideração que o vidro do seu box acumula bastante gordura.

O ideal então é que você limpe seu box com frequência, evitando assim que se formem manchas. Você pode limpar seu box com materiais desengordurantes, tais como os detergentes, e usando sempre o lado macio da esponja.

O que deve estar dentro e o que deve estar fora do box?

Do lado de dentre você deverá possuir acessórios de metais acoplados a parede, onde você conseguirá depositar shampoos, sabonetes, esponjas e demais acessórios que você necessite utilizar na hora do banho.

Já do lado de fora o ideal é ter logo ao lado do box um toalheiro, onde basta que você estique a mão e já consiga pegar uma toalha para usar.

Mas eu preciso mesmo sempre ter um box no meu banheiro?

Isto depende um pouco do tamanho do seu banheiro. Se for um banheiro pequeno, o box torna-se sim necessário, do contrário você acabará com seu banheiro todo molhado após cada banho.

Mas, se tratando de um banheiro grande, o box não é altamente necessário, desde que seja instalado um ralo horizontal na paginação do seu piso, e também que a distância do box com relação aos demais elementos de seu banheiro seja tamanha que eles não acabem se molhando sempre que você for tomar um banho.

Conclusão

Certo, agora você já tem uma boa noção da altura ideal para o box de banheiro, e de diversas outras coisas relacionadas ao box de banheiro, não é mesmo? Lembrando que sempre que você quiser, ou necessitar, aumentar a altura do seu box de banheiro o ideal é conversar com arquiteto e engenheiro, pois são eles os responsáveis pelo projeto de sua casa!

E então, achou o conteúdo deste artigo instrutivo? Pois então não deixe de compartilhar com seus amigos e conhecidos! Espalhar conhecimentos para todos ao seu redor é sempre algo válido de se fazer!

Escreva um Comentário