As festas juninas são uma das manifestações folclóricas brasileiras mais tradicionais e mais celebradas em todo país. Cada região tem sua forma de comemorar através de suas comidas, trajes e danças típicas, assim como características específicas que fazem parte da identidade da festa. No entanto, bandeirinhas, balão, tecido xadrez, fogueira, entre outros, são todos enfeites de festa junina comuns em muitas comemorações.

Portanto, se você quer produzir um “arraiá” daqueles pra ninguém pode botar defeito, você deve focar na organização e no planejamento da festa. Isso porque é o tipo de festa que exige muitos detalhes em termos de comida, bebida, decoração, música, trajes, danças, brincadeiras e tudo mais.

A decoração é essencial para dar o clima do tema, e você pode usar a sua criatividade para fazer combinações com os materiais certos, a fim de manter a rusticidade característica dessa festa popular tão famosa.

Entre os materiais mais utilizados estão os chapéus de palha, tecidos xadrez e retalhos, espigas de milho, papel de seda colorido, cordões, barbantes, fitas coloridas, troncos de madeira, imagens impressas de santos e muitos outros.

Quer saber como fazer enfeites de festa junina para decorar e organizar uma das festas mais divertidas do país? Então venha “conóis sô”!

Como planejar uma Festa Junina

mesa típica decorada com enfeites de festa junina
Para planejar uma festa junina é preciso ficar atento a muitos detalhes, além dos enfeites de festa junina.

Antes de começar a pensar nos enfeites de festa junina que irão decorar a festa, é preciso organizar o planejamento estratégico da festa. O ideal é colocar no papel a sua ideia central da festa, definindo tudo o que será necessário para a sua produção com os períodos de execução em cada etapa.

Parece complicado, mas é bem simples de fazer uma vez que você tem tudo organizado. Basta começar com a quantidade de pessoas, o orçamento que poderá disponibilizar, o perfil da festa, o local, horário e data, que o restante vai se encaixando.

Veja abaixo tudo o que você vai precisar com mais detalhes:

Orçamento para o evento

Talvez o orçamento seja o ponto de partida, pois é pensando nele que você vai conseguir formatar o tipo de festa que vai conseguir organizar. Após definir um valor, você terá que decidir também quanto será gasto em cada área da produção da festa, sempre deixando margem para emergências e imprevistos. A partir de cada valor estipulado, você vai ter mais clareza para decidir onde gastar mais e onde enxugar as despesas.

Quantidade de pessoas

Determinar a quantidade máxima de pessoas que irão atender à sua festa é super importante, pois isso vai influenciar em praticamente todos os fatores em diante. Com o orçamento definido você já consegue ter uma ideia de quantas pessoas poderá convidar.

Eventos maiores, por exemplo, exigem muito mais estrutura para acomodar os convidados, além de comida e bebida suficiente para todos. A partir do número de pessoas, você também vai conseguir definir o local da festa, banheiros, a quantidade de seguranças, de barracas, etc.

Perfil da festa

O perfil da festa junina envolve várias questões, como por exemplo, se vai ser em formato de show, de arraial no esquema quermesse, se será beneficente, se cobrará ingressos para entrada ou para as barraquinhas de comes e bebes e brincadeiras, ou se apenas será uma festa para a comunidade, familiares e amigos, em que todo mundo contribui ou não.

Portanto, você terá que determinar primeiro o seu público-alvo, uma vez que todas as ações daqui para frente serão baseadas no que você definir nesta etapa. A partir daqui, você poderá decidir todos os outras etapas que farão parte ou não da festa.

Local, data e horário

O local onde será realizada a festa junina vai ser proporcional ao número de convidados e ao perfil da festa. A partir do local escolhido, você deverá focar nos detalhes da segurança e infraestrutura, tais como banheiros adequados, acessibilidade para deficientes, sinalização e estacionamento, cobertura em caso de chuva, etc.

A data também é muito importante para que você tenha tempo para prepará-la de acordo e para que os seus convidados também possam se programar com antecedência para o evento. Procure saber se nenhum outro evento desse tipo esteja acontecendo no mesmo dia na cidade, visto que é uma época bem concorrida.

O horário vai estar relacionado ao seu público alvo e perfil da festa. Afinal, uma festa familiar, com adultos, jovens e crianças é diferente de uma festa onde apenas adultos poderão atender. Tente adequar o horário com atividades para todas as idades do seu público.

Ingressos e Fichas

Dependendo do perfil da festa, você poderá cobrar entrada ou não. Aqui você pode fazer de várias maneiras diferentes. No caso de uma festa junina beneficente, você pode pedir doações de alimentos ou agasalhos destinados a instituições de caridade, como forma de ingresso.

Se você preferir cobrar entrada, o ideal é organizar a venda antecipada, podendo até ser pela internet através de uma plataforma online profissional, que traz muitos benefícios como controle em tempo real das vendas, controle de demanda, etc. Disponibilizar venda online é uma grande vantagem para o público, que pode comprar os ingressos no conforto da própria casa.

Se a entrada for gratuita, você pode organizar uma forma de vender fichas para as atividades nas barracas da festa. Cada barraca pode ter o seu responsável pela venda e arrecadação, o evento inteiro pode ser responsável por todas as barracas.

Divulgação

Com o público alvo definido, a divulgação fica mais fácil de ser feita, pois você tem como saber qual o melhor jeito de atingir esse público. Uma festa para a comunidade pode incluir ações promocionais em praças e locais públicos do bairro, com cartazes e flyers distribuídos nas ruas e locais de mais acesso e visibilidade. Já se o público será mais voltado para jovens, abuse da divulgação na internet utilizando as redes sociais e através de parcerias com sites de grande visibilidade.

Aproveite as redes sociais para linkar o evento à plataforma de venda escolhida, como uma página do evento no Facebook ou Instagram, para que a pessoa possa ser direcionada diretamente para a página de vendas de ingressos.

Músicas e danças

danças folclóricas
As danças folclóricas são uma tradição das festas juninas

A música é como a decoração, ela é que vai ambientar toda a atmosfera da sua festa. No caso de uma festa junina, a seleção musical deve conter canções típicas, forró, sertanejo, country, entre outras modalidades musicais relacionadas ao tema.

Uma opção é contratar um DJ com conhecimento e experiência em festas juninas e intercalar com bandas ao vivo, como os trios, sanfoneiros, forrozeiros, etc. Planeje também um momento de maior interação com o público, formando uma grande quadrilha ou até uma apresentação ensaiada de danças típicas.

Essa é uma das coisas que não podem faltar em uma festa junina! Independentemente do perfil do seu evento, é importante fazer com que os seus convidados participem deste momento, seja assistindo à uma apresentação ou até entrando na dança.

Comidas e bebidas

comidas típicas podem servir de enfeites para festa junina
Há vários tipos de comidas de festa junina

Se o perfil da sua festa inclui barracas de comidas e bebidas, espalhe-as ao longo do local da festa de forma variada. Já se for um evento menor, você pode criar mesas espalhadas pelo local. Normalmente, o cardápio inclui comidas típicas, mas você pode incluir todo tipo de comida e bebida que agrade o seu público alvo.

Alguns exemplos:

  • Amendoim torrado, pipoca doce e salgada;
  • Cachorro-quente;
  • Churrasquinho;
  • Broa de fubá e outros bolos;
  • Arroz doce;
  • Canjica;
  • Maçã do amor;
  • Milho verde, cural e pamonha;
  • Paçoca;
  • Pé de moleque;
  • Caldos;
  • Quentão e vinho quente;
  • Pratos regionais e doces típicos;
  • Cerveja, sucos e refrigerantes.

Trajes Típicos

crianças vestidas com roupas de festa junina
Os trajes típicos não podem faltar em uma festa junina

Como em todo evento o traje é um elemento importante, e no caso da festa junina deve ser bem característico. Para que a festa tenha o clima desejado, é fundamental que todos os convidados estejam caracterizados com os trajes típicos de festa junina.

No caso do traje típico masculino, a camisa xadrez acompanhada da calça jeans com retalhos de tecidos costurados ao tecido é um clássico. Você pode variar com uma jardineira e complementar com acessórios com o lenço no pescoço, chapéu de palha, botas e uma maquiagem imitando barba e bigode.

As mulheres podem abusar de vestido colorido, estampado e rodado, decorado com rendas, fitas coloridas e retalhos. Os acessórios podem incluir flores, maria-chiquinhas, tranças com fitas no cabelo ou chapéu de palha. A maquiagem complementa o visual com batom, blush e pintinhas nas bochechas.

Brincadeiras de festa junina

Mesmo não tenho barracas de comida e bebida, as barraquinhas com brincadeiras típicas são um sucesso, principalmente entre os jovens e crianças. Você pode arrecadar prêmios ao longo do planejamento da festa para dar de prendas a cada acerto ou participação.

Normalmente, as brincadeiras típicas de uma festa junina são as seguintes abaixo:

  • Tiro ao alvo;
  • Boca do palhaço;
  • Jogo das argolas;
  • Pescaria;
  • Correio elegante;
  • Cadeia;
  • Bingo;
  • Touro mecânico;
  • Martelo de força;
  • Pula pula e infláveis, entre outros.

Decoração da festa junina

enfeites de festa junina - bandeirinhas
As bandeirinhas são enfeites de festa junina bem típicos dessa festa.

Por fim, mas não menos importante, a decoração característica é fundamental para criar a atmosfera do tema da festa. Então, capriche nos adereços típicos desse tipo de festa. As bandeirinhas e os balões não podem faltar de jeito nenhum!

Espalhe tecidos feitos com retalhos, juta e chita nas mesas e nas barraquinhas, vasos de flores, cestos de vime, feno e palha, e não se esqueça de uma grande fogueira. A sinalização da festa também pode ajudar na decoração, como as placas informando onde serão as atividades, cada barraca, entre outros.

Você pode colocar imagens de santos, de figuras típicas como milho verde, espantalho, caipiras, luzes coloridas, tochas, etc. Não esqueça dos fogos de artifício, chuvas de prata e estalinhos – as crianças adoram!

Como fazer enfeites de festa junina

cordão de bandeirinhas de juta decoradas
Os enfeites de festa junina podem ser feitos de várias maneiras bem criativas.

Como a decoração é super importante para dar o clima da festa, os enfeites de festa junina é que irão ajudar a compor todo esse cenário. Existem uma série de elementos tradicionais e muito populares que ajudam bastante a decorar a festa.

Veja alguns exemplos abaixo:

Enfeites de Festa Junina: Tecido Xadrez

enfeites de festa juunina: tecido xadrez
O tecido xadrez não pode faltar na decoração dos enfeites de festa junina

Toda festa junina possui uma atmosfera “rural” e o tecido xadrez é a estampa mais tradicional associada à esse tipo de festa. Então, use e abuse dessa estampa, misturando cores e fitas coloridas.

O tecido xadrez pode cobrir as toalhas de mesa, criar cortinas e decorar as barracas. As bandeirinhas lisas também podem ser intercaladas com o tecido xadrez. Combine tudo com cores fortes, listras, bolas e florais.

Em geral, as estampas xadrez incluem vermelho, preto e branco, azul marinho, verdes e laranja. Inclua os florais de chita e tons fortes de roxo e lilás – a ideia é ficar tudo muito alegre e colorido.

Enfeites de Festa Junina: Vime e palha

enfeites de festa junina: vime e palha
O vime e a palha são materiais que não podem faltar nos enfeites de festa junina

Para continuar dando uma atmosfera campestre e rural ao evento, nada como usar a palha, feno e vime. É o tipo de material que lembra muito a roça, dando um aspecto mais rústico ao local.

Combine esses elementos com madeira, móveis de pallet, cestas de vime, madeira de demolição e lenha. Além da palha, você pode usar também o sisal para criar objetos específicos, e o cipó torcido, que pode vir em forma de bolas de vários tamanhos.

Enfeites de Festa Junina: Bandeirinhas e balão

enfeites de festa junina: bandeirinhas e balões
As bandeirinhas e os balões são enfeites de festa junina populares

As tradicionais bandeirinhas e balões não podem faltar na decoração da festa junina. Feitas de papel, plástico ou tecido, com estampas xadrez ou apenas lisas e coloridas, as bandeirinhas dão a atmosfera típica de um “arraial perfeito”.

Elas são vendidas já por metro penduradas em barbante, basta apenas pendurá-las. Ou, se quiser colocar a família para cortar papel de seda e fazer seus cordões, é uma ótima forma de engajar a todos na decoração do evento.

Soltar balões é proibido, mas ninguém disse que não se pode usá-los para decorar a festa. Você pode misturá-los às bandeirinhas a cada metro de distância, colocar no centro das mesas e nas colunas.

Eles podem ser de vários tamanhos diferentes e até servir de luminárias, do tipo lanterna. Normalmente, os balões são super coloridos e vendidos já prontos e cortados em lojas especializadas em artigos de festas, principalmente nessa época.

Enfeites de Festa Junina: Fogueira

enfeites de festa junina: fogueira
A fogueira é umd os enfeites de festa junina mais populares.

A fogueira também é super tradicional nesse tipo de evento. Mas se você não quiser ou não puder fazer uma fogueira de verdade, você pode criar enfeites de festa junina com esse elemento figurativo.

Você pode comprar os cartazes prontos em lojas especializadas ou fazer fogueiras com papel celofane ou EVA, por exemplo, espalhando-as nas mesas da festa ou pelos cantos. Fica super bacana!

Enfeites para Festa Junina: Com papel crepom

enfeites de festa junina: espigas de milho de papel crepom
As espigas de milho feitas de papel crepom são ideias muito bacanas de enfeites de festa junina

O papel crepom é outro material super barato para fazer enfeites de festa junina. As flores de papel crepom estão super em alta e combinam muito com esse tipo de festa. Você pode criar painéis coloridos com flores de tamanhos diferentes ou pendurá-las misturadas às bandeirinhas e balões, enfeitar as barracas, mesas, etc.

Inspirações de enfeites de festa junina para decoração

Se você ainda não sabe por onde começar, selecionamos algumas imagens de enfeites de festa junina que podem servir de referências para você criar uma decoração bem original e criativa. Confira abaixo:

enfeites de festa junina em mesa decorada
Caixotes, mini bandeirinhas e fitas coloridas com retalhos enfeitam qualquer enfeite de festa junina.
mesa decorada com enfeites de festa junina
Chapéu de palha e pratos de vime com toalha xadrez são enfeites de festa junina perfeitos
enfeites de festa junina em mesa decorada com comidas típicas
As comidas ficam super bacanas acondicinadas em cachepos coloridos e chapéu de palha.
Enfeites de festa junina típicos para decorar mesa de festa.
Enfeites de festa junina típicos para decorar mesa de festa.
Guirlandas decoradas como enfeites de festa junina
Guirlandas decoradas podem virar enfeites de festa junina para pendurar.
enfeites de festa junin para cabelo
O cabelos das meninas pode ser enfeitado com enfeites de festa junina
Enfeites de festa junina de fogueira em EVA
Enfeites de festa junina de fogueira em EVA
Enfeites de festa junina de balão decorado de tecido
Enfeites de festa junina de balão decorado de tecido
Lanternas de enfeites de festa junina feitos de tecido colorido
Lanternas de enfeites de festa junina feitos de tecido colorido
Os espantalhos são enfeites de festa junina super fofos.
Os espantalhos são enfeites de festa junina super fofos.
Balões de papel colorido estampado são lindos enfeites de festa junina.
Balões de papel colorido estampado são lindos enfeites de festa junina.
Maçã do amor como enfeites de festa junina.
Maçã do amor decorada com fitas xadrez ficam lindas como enfeites de festa junina.
Tubinhos de bala enfeitados como caipirinhas são uma excelente ideia de enfeite de festa junina.
Tubinhos de bala enfeitados como caipirinhas são uma excelente ideia de enfeite de festa junina.
O típico chapéu de palha pode ser decorado com juta e flores e virar um indo enfeite de festa junina de mesa.
O típico chapéu de palha pode ser decorado com juta e flores e virar um indo enfeite de festa junina de mesa.
Fogueiras tipo luminárias de mesa como enfeites de festa junina.
Fogueiras tipo luminárias de mesa como enfeites de festa junina.
enfeites de festa junina em tecido de chita
Baldinhos e latinhas coloridas ficam lindas combinadas a caixas forradas de chita na mesa.
enfeites de festa junina: caxinhas decoradas de bandeirinhas
As caixinhas decoradas com bandeirinhas ficam lindas como centros de mesa

E então, curtiu toda as dicas de como planejar e organizar e decorar a sua festa junina? Esperamos que seja um sucesso!

Escreva um Comentário