A cortina voil é um item versátil e multifuncional da casa. Além de decorar, ela permite controlar fatores externos, como a luz, temperatura, e é claro, garantir mais privacidade ao interior da residência.

Entre as várias versões disponíveis em materiais, tipos de aberturas e tamanhos, a voil é uma das mais comuns e pode ser utilizada tanto em salas, quartos como em outros ambientes de recepção.

A fluidez e delicadeza das cortinas voil garantem que elas sejam combinadas com várias decorações, inclusive, a possibilidade de vir com variados tecidos e composições tornam sua aplicabilidade mais abrangente, se integrando aos mais diferentes estilos.

cortina voil principal

O que é Cortina Voil?

A cortina voil, assim como sua pronúncia já remete, é uma cortina com um véu. Geralmente é composta por tecido transparente e cores claras.

Pode ser utilizada sozinha ou em camadas, sobrepondo outro tecido mais grosso e até forros blecautes, inclusive, combina muito bem com materiais de veludo, cetim e linho.

Diferente dos outros modelos, a limpeza desta cortina é bem mais fácil e prática, inclusive, ela pode ser colocada na máquina de lavar. O tecido leve permite uma lavagem mais simples e secagem rápida, sem a necessidade de precisar mandar o artigo para lavanderia ou outros procedimentos mais complicados.

Além da beleza visual, outra grande vantagem da cortina voil é o valor. O metro deste tecido custa em média de R$7 a R$10. Devido a este fator, muitas pessoas optam por fazer esta cortina em casa, mesmo que não possua habilidades para corte e costura, visto a facilidade do manuseio do voil.

tecido voil

Com Fazer Cortina Voil Passo a Passo

Para fazer uma cortina voil pequena não é necessário utilizar máquina de costura, inclusive, algumas etapas podem ser feitas com cola universal de artesanato.

Após medir o tamanho da janela e comprar o tecido com uma dimensão maior, tenha em mãos os seguintes materiais:

  • Cola Universal para artesanato
  • Argolas de plásticos (de 6 a 9 dependendo do tamanho da cortina)
  • Linha e agulha (para inserção das argolas)
  • Alfinetes
  • Tecido voil (no tamanho ou maior que a janela)

Vale ressaltar que este passo a passo é para uma cortina simples e pequena. Se a preferência for por modelos maiores e com mais camadas, o método se difere.

  1. Delimite a barra com alfinetes, lembrando que deve ter espessura suficiente para comportar as argolas;
  2. Passe o ferro morno em cima desta dobra, a fim de marcar o local onde será passada a cola;
  3. Espalhe entre esta dobra um pouco de cola, visto que o tecido é fino e já adere bem ao produto;
  4. Espere secar e faça marcações na extremidade da barra, com espaços de 18 cm aproximadamente entre elas para fixação das argolas;
  5. Costure as argolas nas demarcações.

Neste modelo as argolas ficam sob a barra e não ao meio. Caso seja uma medida provisória, para um evento por exemplo, muitos substituem a cola por grampos, o que torna o processo ainda mais fácil e prático.

A variedade de cores do tecido voil permite que este tipo de cortina decore e personalize vários locais. Para isso basta escolher a que mais combina com o estilo da sua casa.

Confira as principais opções!

 

Cortina Voil Branca

A cortina voil branca é a mais tradicional da categoria. Por ser neutra combina com outras cores e principalmente, com qualquer decoração da casa.

Para quem prefere um estilo mais clássico, combiná-la com outras camadas de tecidos mais claros, trazem uma sensação de leveza e delicadeza ao extremo.

Outra característica desta cor, é que ela amplifica o ambiente, além deixar tudo mais claro por permitir maior entrada de luz.

Confira algumas fotos de cortina voil branca e se inspire nesta decoração clássica e romântica.

cortina voil branca

cortina voil branca 2

branca 3

Cortina Voil Cinza

Outra cor muito utilizada em cortina voil é a cinza.

Propiciando um controle maior de luminosidade, esta modelo combina muito com outros tons neutros, inclusive, em tons degradês da cor ou blecaute preto.

Tons de cinza vêm sendo muito utilizados em decorações minimalistas, já pelo fato de combinar com tudo e ser atemporal.

Além disso, a cortina voil cinza traz mais elegância e sofisticação ao ambiente. Veja mais modelos.

cortina cinza

cortina cinza 2

cortina cinza 3

Cortina Voil Bege

A cor bege propicia uma sensação de conforto e aconchego. Geralmente é muito utilizada em ambientes da sala de estar, seja em cortinas, tapetes ou estofados.

Para quem evita o branco, por evidenciar mais a sujeira, por exemplo, este modelo de cortina voil bege traz a claridade e suavidade na medida certa com a vantagem de não manchar facilmente.

Usada com outras camadas, combina com branco e degradês do próprio tom bege.

 

 

bege

bege 3

Cortina Voil Estampada

Apesar das versões lisas serem mais versáteis, há também a opção de cortina voil estampada, que pode compor decorações muito estilosas e surpreendentes.

As estampas em voil normalmente são muito sutis e delicadas.

Com flores, formas geométricas e detalhes pequenos, trazem mais cor e romance ao ambiente.

Uma ótima dica é pegar uma das cores da estampa e utilizar como segunda camada, como por exemplo, estampas de flores vermelhas com a segunda camada ou forro todo em vermelho.

estampada

estampada 2

estampada 3

Cortina de Voil com Forro ou Blecaute

A versatilidade é uma característica predominante da cortina voil, pois como já dito acima, ela pode ser usada como cortina principal ou sobrepondo outras camadas de cortina.

Podem ser usadas até três camadas de tecidos para dar mais volume ao item. Geralmente as etapas são:

  1. Tecido Blecaute (Veda a luz)
  2. Tecido mais grosso que pode ser veludo, linho ou cetim (inclusive vir com cores ou estampas mais vibrantes)
  3. Tecido voil, o véu, sobrepondo todas essas camadas

Outra dica é que você pode optar apenas por uma, ou duas destas opções de material.

Visto que o voil é transparente e não controla a luminosidade, muitos utilizam apenas como detalhe de acabamento para tornar a decoração mais charmosa e elegante.

Na cortina de voil com forro pode ser utilizado os mesmos tons, tanto do voil quanto do outro tecido mais grosso, como também, contrastá-los.

blecaute

Cortina Voil com Renda

Se a intenção é tornar o ambiente ainda mais romântico e clássico, uma combinação perfeita é a cortina de voil com renda.

Muito utilizada na decoração vintage ou retrô, essa cortina propicia mais sutileza ao ambiente, sendo ideal em tons mais claros como o branco e bege, por exemplo.

Há também tecidos voil com detalhes vazados e desenhos que lembram muito a renda, podendo substituir esta composição de forma mais prática e econômica.

com renda

Cortina Voil para Sala

Entre todas essas composições já detalhadas, os locais para o uso da cortina voil são um pouco limitados.

A sala de estar ou recepção, por exemplo, é um ambiente bem comum para o uso desse tipo de cortina, visto que este material deve ser evitado em locais úmidos como o banheiro ou próximos do fogo, como na cozinha.

As versões mais indicadas de cortina voil para sala são as longas, que ficam alinhadas ao chão.

Tons mais neutros e contrastes como, o branco com bege ou branco com cinza, inclusive, degradês destas cores são os mais indicados.

A renda também pode ser utilizada na sala, mas de forma mais sútil, sem confrontar com o restante da decoração, já que o local sempre possui muitos elementos.

Neste ambiente não é tão necessário utilizar forros muito grossos ou blecaute, visto que o uso da cortina voil na sala interfere mais na privacidade e decoração, do que na luminosidade.

cortina voil para sala

cortina voil para sala 2

cortina voil salA

Cortina Voil para o Quarto

Para o quarto, o uso de cortina voil com mais camadas é extremamente necessário, visto que apenas o forro ou blecaute poderão controlar a luminosidade do ambiente.

A cortina voil para o quarto, diferente da sala, que pede tons mais neutros; pode vir estampada ou com cores mais vibrantes, dependendo do estilo do dormitório.

A renda confere mais romantismo ao ambiente, ideal para quarto de casal ou de bebês.

Apesar dessa maior liberdade na escolha do tom e textura do voil para o quarto, alguns profissionais de decoração indicam também, o uso de cores mais neutras, para que ela não confronte com os lençóis da cama.

Mas se alguma estampa de cortina voil te interessou, a opção é optar por jogos de cama mais sutis e investir a ousadia nas cortinas, como mostra a imagem abaixo.

cortina voil quarto 2

cortina voil quarto 2

cortina voil quarto 4

 

Cortina Voil para Festa

Devido ao valor mais acessível, este material também é muito usado para decorações de festa. Geralmente, a cortina voil para festa é feita como detalhado acima no “passo a passo de como fazer”.

Sem necessidade de costura profissional, basta moldar o ambiente com cola universal de artesanato ou grampos.

Fica perfeita em painel ou dividindo ambientes, pois a sutileza do voil não atrapalha o restante da decoração.

Em casamentos e festas de 15 anos, o branco e dourado predominam. Já para festas infantis, tons de cores mais claros como o rosa e azul ganham destaque.

cortina voil festa

cortina voil festa 2

 cortina voil festa 3

Cortina Voil Longa ou Curta?

Uma dúvida muito comum é em relação às dimensões da cortina voil. Se devem apenas cobrir exatamente a janela ou sobrar, assim como, se podem ser longas ou curtas.

Apesar de esta decisão ser muito pessoal, os decoradores indicam sempre o uso da cortina longa, visto que ela confere mas elegância e sofisticação ao ambiente.

A cortina de voil longa pode ficar alinha ao chão, ou sobrar até 2 cm ao solo.

Já a cortina curta fica mais indicada para quartos de bebês, que possuem provadores abaixo da janela, ou mesmo outro ambiente da casa que tenha algum móvel próximo ao local.

A largura sempre deve ser maior que a da janela, cerca de duas vezes mais, para que haja possibilidade de deixá-la sanfonada, caso prefira. Assim como o varão, que deve ultrapassar cerca de 20 cm de cada lado da janela.

cortina voil longa

cortina voil curta

Já que as cortinas voil não são muito indicadas para ambientes úmidos ou próximos ao fogo, confira também outras opções de cortinas para banheiros, cozinhas, assim como em aberturas diferentes, como é o caso da romana e escolha qual a melhor para seu lar!

Escreva um Comentário