Quer algo com praticidade e ao mesmo tempo esteticamente belo no seu banheiro, mas esta em dúvida sobre qual altura colocar? Ou então o seu banheiro é muito pequeno, e você não sabe qual seria a altura ideal para instalar o nicho? Não se preocupe, nesse texto falaremos exatamente sobre como escolher a melhor altura do nicho no banheiro, e não apenas disso!

nicho do banheiro
Nicho embutido na parede de um banheiro

Nesse texto você também irá encontrar:

  • O que é um nicho?
  • Escolhendo o seu nicho do banheiro;
  • A melhor altura do nicho no banheiro;
  • Recomendações para áreas molhadas e secas do banheiro.

E aí? Curioso para saber mais?

Tudo pronto para a leitura?

Pois então é só continuar sem precaução.

O que é um nicho?

O que é um nicho
Nicho decorativo!

Tem muita gente que não conheço a estrutura conhecida como nicho, muitos podem tê-la visto em algum canto, mas provavelmente não sabiam o nome do estranho objeto. Mas não tema! Pois nós vamos lhe ensinar o que é um nicho!

Aquilo que chamamos de nicho, são estruturas geralmente feitas de madeira ou MDF, seu formato varia de quadrado, retangulares, redondos e até hexagonais. Se você já viu um “buraco” retangular na parede do banheiro ou um quadrado estranho na parede com pote de flores… Esses dois são alguns do vários tipos nichos.

Mas calma lá, no caso solene do banheiro, os nichos ainda podem ser feitos de mármore, porcelanato ou granito e são construídos para que sejam embutidos na parede ou em algum outro móvel. A altura do nicho de banheiro é determinada por sua conta, falaremos mais disso no decorrer do texto.

Mas qual a utilidade disso? É apenas pela estética?

Não apenas isso!

Em suma, a função principal do nicho para banheiro é a acomodação de itens de higiene pessoal (shampoo, condicionador, sabonete, o que você escolher). É método muito útil para se caso necessitar de mais espaço no cômodo, principalmente em banheiro estreitos e pequenos, aonde guardar os produtos de higiene pessoal se torna uma tarefa árdua, dependendo da quantidade de pessoas na casa.

Escolhendo o seu nicho de banheiro

De fato existe uma enorme lista de variedades de nichos disponíveis para compra no mercado de utilidades domésticas, material de construção e derivados. A maior diference entre eles é o tipo de material, seu formato ou tamanho e na cor.

A escolha do seu nicho ideal dependerá das suas respostas para as seguintes perguntas:

  1. Por que vou utilizar um nicho no banheiro?
  2. Qual é a altura do nicho do banheiro?
  3. Vou querer apenas por decoração ou praticidade? Ou ambos?
  4. Dentro ou não da Box?
  5. Acima do vaso sanitário?

Respondendo todas elas, facilita, e muito, a escolha do tipo de nicho que você mais quer, além também de lhe ajudar na decisão da altura do nicho no banheiro ideal que lhe seja mais conveniente.

A melhor altura do nicho no banheiro

melhor altura para nicho de banheiro

Primeiramente, a medida do nicho deve ser equivalente a espaço disponível no banheiro e o que irá ser colocado dentro dele.

A altura mais aconselhada para a instalação é em torno de 1,20 m do chão, com mínimo de 30 cm de altura e 10 cm de profundidade. Ademais, preste atenção para não acabar escolhendo a parede que possuam as passagens da tubulação e pilares para instalar o nicho.

Embora não exista regra exata para a melhor decisão da altura do nicho do banheiro, ainda é necessário prestar atenção a alguns fatores. Como por exemplo, o propósito da instalação do nicho no banheiro.

Um fato inegável, é que o nicho torna a vida mais prática, principalmente dentro da Box. Afinal, por causa dele não é necessário sair da Box só para pegar um shampoo. Por isso, quando for medir a altura no qual o nicho será instalado, é bom analisar se a medição está confortável para você ou para os moradores da casa.

Ah, mais um detalhe sobre a altura do nicho no banheiro; nenhum ser humano é igual ao outro, talvez a altura que se foi recomendada seja muito alta ou muito baixa para os moradores.

É até recomendável fazer dois nichos, de altura baixa e alta, se preciso.

Agora na questão estética, como noção de beleza é algo muito subjetivo, fica por escolha de cada um. Uma dica interessante para embelezar mais ainda o ambiente, é a instalação de iluminação especial nos nichos usando luzes ou fitas de led.

Nichos com luzes
Nichos com luzes

Agora, se caso o revestimento da parede do seu Box for feito de mármore, o local de recorte do nicho estará livre. Porém, no caso da cerâmica ou da pastilha, a altura precisa acompanhar até o final do revestimento, podendo alcançar até os 30 cm.

BÔNUS: Recomendações para áreas molhadas e secas do banheiro

Nas áreas que recebem muita água, como a área do chuveiro, os nichos embutidos de mármore, porcelanato ou granito são as melhores escolhas. Mas se quiser optar por uma solução mais simples e menos invasiva, existem os nichos de plásticos, que além de serem mais resistentes, também não necessitam da realização de intervenções no banheiro.

Agora sobre as áreas secas (pias e privadas), existe a possibilidade do uso de nichos de madeira ou MDF, podendo ser usados de modo isolado ou combinados a outros dois ou três nichos. Ainda é possível eles serem instalados em conjunto com o móvel do banheiro, se desejar.

Encerrando

Como você pode ver a escolha da altura do nicho no banheiro não possui uma formula exata e muito menos regras para serem seguidas cegamente. Tudo depende daquilo que você procura, seja praticidade, estética ou até ambos! Porém, se ainda tiver dúvidas e ainda não sabe que rumo tomar, apenas siga a medidas recomendadas nesse texto, ela é perfeita para a maioria dos casos.

E aí? Aprendeu algo novo com esse texto? Gostou de saber de como escolher a melhora altura do nicho no banheiro? Se gostou, compartilhe com outras pessoas, espalhar conhecimento para mais mentes famintas de sabedoria é uns dos maiores atos de caridade do mundo!

Write A Comment