Aplicando rejunte

Rejunte Sobre Rejunte – Trocando O Rejunte Antigo

Anúncios

Apesar do que pode parecer, quando falamos rejunte sobre rejunte não queremos dizer que você irá literalmente aplicar uma camada de rejunte sobre a outra, não é bem assim.

Na verdade, a ideia aqui é te ensinarmos a como trocar, e também a limpar, o seu rejunte.

E aí, vamos começar?

Limpando o rejunte da maneira certa

Horas e mais horas de trabalho duro limpando o rejunte? Com você ajoelhado no chão esfregando o piso com uma escovinha? Não, nada disso, chega de sofrimento! Abaixo nós iremos passar de maneira rápida pela limpeza, porém se quiser se aprofundar mais no tema é só clicar aqui.

Há alguns “truques” que podem te ajudar a fugir dessa, tais como o vinagre e o bicarbonato de sódio, dois ótimos aliados. Então é sempre bom ter um dos dois na sua despensa, tanto para ajudar aqui quanto para todo o mais que eles fazem.

Certo, aposto que ficou curioso para saber como você pode utilizar esses dois itens durante a limpeza do rejunte, não é mesmo? Calma, vamos te explicar direitinho como isso funciona agora mesmo!

Vamos começar então pelo vinagre. Aqui o ideal é aplicar uma boa quantia de vinagre no rejunte (não economize), e deixar ele agir por uns 20 minutos e após isso é só esfregar um pouquinho, jogar uma água por cima e pronto. Muita atenção aqui para que o vinagre não acabe secando, isso poderá manchar o seu piso.

Já para o bicarbonato, não há um tempo de pausa. Aqui é só você utilizar água para misturar com o produto e passá-lo no rejunte com o auxílio de uma escovinha, igualzinho você faria se estivesse utilizando um produto de limpeza comum. Agora, se o seu for um caso um pouco mais extremo, utilize então um pouquinho de água oxigenada durante a aplicação.

“Mas eu posso mesmo utilizar esses truques para limpar o rejunte?”

Anúncios

Mas é claro que sim, jovem padawan. Esses truques podem e devem ser aplicados no seu dia a dia se o intuito for a limpeza de rejunte, mas devo advertir par que você tenha cuidado, alguns pisos são especiais, e exigem um processo especial de limpeza. Podemos tirar como exemplo a limpeza do piso de porcelanato, o qual exige que uma delicadeza seja tomada, tendo em vista a facilidade que ele tem para sofrer arranhões e manchas. Nesse caso o melhor a se utilizar seria uma escovinha própria para a limpeza do rejunte, uma pequena e que tenha cerdas mais duras.

Ah, e é sempre bom lembrar que os produtos mais abrasivos, tais como acetona, águia sanitária ou então soda cáustica, não são apenas perigosos de manusear, mas também podem acabar manchando o seu piso.

Certo, já sei limpar, mas e para trocar?

Ok, agora você já sabe como limpar o rejunte, falta apenas te ensinarmos a como trocá-lo, e é justamente isso que iremos fazer agora mesmo.

Antes de mais nada é importante destacarmos que, não só porque o rejunte encontra-se desgastado, antigo ou danificado significa que é necessário a troca ou a remoção do revestimento. Intempéries e condições climáticas são fatores externos que podem influenciar diretamente na deformação e dilatação das peças de revestimento e também na própria argamasse de rejuntamento. Se for apenas o caso de trocar o rejunte, a reparação do serviço é simples, mas requerendo que um cuidado durante a troca seja tomado.

O ideal é que o trabalho seja feito por algum profissional devidamente capacitado, para que seja feito com rapidez e evite quaisquer tipo de problemas, porém, caso você mesmo queira fazer, há um passo a passo que você poderá seguir. E então, preparado para seguir o passo a passo e fazer você mesmo essa limpeza? Pois então vamos lá, para isto você irá precisar de:

  • Para que você possa raspar o rejunte que está danificado ou velho, tenha em mãos um raspador com lâmina de tungstênio.
  • Uma bucha molhada para poder retirar o excesso de resíduos e pó que ficarão nos espaços entre os revestimentos.
  • Um pano limpo para retirar o excesso de umidade.
  • Uma bandeja plástica para poder preparar a argamassa de rejuntamento.
  • Uma desempenadeira para auxiliar na aplicação da argamassa de rejuntamento.
  • Uma esponja para limpeza e para acabamento.

Passo 1: Removendo o rejunte antigo

O primeiro passo é o mais óbvio, a remoção do rejunte antigo. Deve-se desgastar a argamassa velha de maneira que ela chegue até o fundo das juntas, entre as peças. Após isso, é só utilizar  bucha molhada para retirar o excesso de pé, secando então a superfície com o pano limpo.

Passo 2: Preparando o novo rejunte

Já removeu tudo? Perfeito, vamos agora preparar a nossa argamassa. Prepare na bandeja plástica que esteja seca e limpa a argamassa que você optou por escolher. Adicione a quantidade de água que é indicada de acordo com a embalagem do produto que você escolheu, misture tudo até atingir uma consistência trabalhável e macia, sem grumos.

Quaisquer dúvidas aqui é só ir seguindo as instruções conforme indicadas na embalagem do produto.

Passo 3: Hora de trocar o rejunte

Vamos aplicar agora? Pois então posicione a sua desempenadeira a 45 graus, pressionando bem a massa para dentro das juntas, repita essa operação diversas vezes de modo a evitar que surjam falhas. O ideal aqui é que você aplique por pequenas áreas.

Depois da massa secar, retire o excesso com a ajuda da esponja úmida em movimentos suaves. Após a secagem completa, a superfície ainda estará esbranquiçada.

Passo 4: O acabamento

Tudo finalizado? Agora então é só esperar, aguarde de 15 a 30 minutos, porém, para juntas que sejam mais largas ou para temperaturas mais amenas, aguarde cerca de 25 a 30 minutos. Remova o rejunte restante com uma esponja úmida e com movimentos circulares, para dar o acabamento final.

É necessário aqui que o seu movimento seja realmente suave, pois o simples excesso de pressão poderá acabar removendo todo o rejunte, mas, caso isso acabe ocorrendo, sem estresse, basta aplicar novamente a massa no local que foi danificado.

Após tudo feito, aí é só passar um pano úmido no local para limpar tudo.

Leitura complementar: Como Rejuntar Piso? Aprenda Da Melhor Maneira Possível!

Conclusão

E então, agora você já sabe como limpar e trocar o rejunte, não é mesmo? Sem mais dúvidas e complicações, tudo muito fácil. Mas claro, como dizemos acima, a melhor opção sempre será contar com a ajuda de profissionais devidamente capacitados. Porém, se ainda assim você quiser fazer por você mesmo, então é só seguir o passo a passo que não tem erro!

Anúncios

E, é claro, se este artigo foi realmente útil para você, compartilhe-o com o mundo, é sempre bom espalharmos conhecimento, nunca se sabe quem pode estar precisando!