Para quem adora café, criar um espaço de café em casa se tornou algo cada vez mais comum. Hoje, é possível apreciar um bom café dentro da sua casa e ainda se manter mais aconchegado com o cantinho que você fez.

Existem várias maneiras de você criar um canto de café na sua casa sem muito segredo. O importante é se manter atento com a decoração do ambiente para que seja um espaço não só funcional, mas também bonito.

Por isso, se você é um daqueles apreciadores de cafés e deseja fazer isso na sua casa, neste artigo separamos algumas dicas e modelos de cantinho de café para você se inspirar e apostar. Confira!

Cantinho de café minimalista

O primeiro modelo de cantinho de café é o minimalista, sendo ideal para quem não gosta de utilizar muitos itens na decoração ou quer economizar mais. A decoração minimalista tem como principal característica o uso das cores preto e branco, e a pouca quantidade de itens no espaço.

Este estilo de decoração induz as pessoas a viverem com o mínimo, possuindo apenas aquilo que de fato é necessário. Você pode colocar algumas prateleiras brancas para posicionar os cafés e elementos de decoração.

Além disso, poderá criar um espaço com uma cafeteira, xícaras e demais itens para que você sempre possa preparar o seu café.

Modelo de canto de café com decoração hygge

O próximo modelo de canto de café é com a decoração hygge no qual traz a ideia de criar um espaço aconchegante. Neste caso, você pode colocar o canto do café e neste mesmo espaço inserir almofadas e tapetes para que você possa apreciá-lo depois de pronto.

Na decoração hygge, o uso dos livros também são bem comuns e se adequam totalmente a este estilo de decoração. Então, uma outra ideia é colocar uma mini estante de livros no canto do café, para que você possa ler neste espaço também.

Mini móvel de chão para cantinho de café

O uso dos móveis de chão, sendo muito utilizados como aparadores, podem servir também para você fazer o seu canto de café. A ideia, é que você posicione o móvel em um local da sua casa e coloque a cafeteira junto com outros elementos necessários para a sua preparação.

Para ficar ainda mais decorado, o uso dos quadros tanto posicionados no móvel, quanto acima dele na parede também auxilia a complementar a decoração do espaço e se tornar mais bonita.

Além disso, busque também utilizar um arranjo de flor para complementar a decoração, ou qualquer outro item decorativo que você ache interessante.

Espaço embaixo da escada para cantinho de café

O espaço embaixo da escada muita das vezes não é aproveitado, ficando um espaço vago sem graça. Mas uma ótima forma de decorá-lo, é criando um cantinho de café em baixo, com o uso de uma prateleira, bancada ou até mesmo um mini móvel de chão.

Nesta parte você pode utilizar luminárias escritas “coffe” para caracterizar mais o local e deixar bonito. Utilize também outros itens decorativos que fazem toda diferença no ambiente e irá te ajudar a decorar o espaço.

Cantinho do café em cima da bancada

Se você tem uma bancada em casa, uma outra maneira de fazer um cantinho do café é justamente aproveitando esta bancada. Para isso, você pode colocar uma pequena cafeteira nela, utilizar algumas xícaras e até escolher em um quadro decorativo na bancada.

Os quadros funcionam muito bem como um objeto decorativo, principalmente se for temático. Então, ao invés de você utilizar um quadro aleatório, procure um que tenha uma xícara de café para enfatizar o ambiente.

Outra maneira de decorar o seu cantinho de café em cima da bancada é fazer um menu. Neste caso você pode colocar para cada dia um tipo de preparo de café diferente, trazendo a ideia de uma cafeteira e criando um espaço bonito na sua casa.

Prateleiras para cantinho de café

Se você não tem espaço em casa, adora café e quer apostar no seu cantinho, uma ótima forma de fazer isso é utilizando as prateleiras. O uso delas são ótimos para quem tem pouco espaço, já que você só precisa colocá-las suspensas, sem ocupar o espaço do ambiente.

Além disso, ao invés de você usar apenas itens decorativos, coloque xícaras, garrafas de café e até cafeteiras para caracterizar. Neste modelo você precisa criar uma altura entre as prateleiras um pouco maior, utilizar ela em uma altura ideal e de preferência utilizar prateleiras mais extensas.

Afinal, a ideia é que o seu cantinho de café seja não só decorativo, mas traga a possibilidade de você fazer o preparo do café utilizando a sua cafeteira. Então, se atente ao seu tamanho na hora de realizar esta escolha.

Cantinho de café no armário

O armário é outro espaço na cozinha que você também consegue fazer este cantinho, mas para isso, você precisa encontrar uma parte dele que seja aberta, para deixá-lo a mostra.

Se você não tem um armário de cozinha aberto, uma possibilidade é pedir para tirar uma das portas dele. Escolha uma porta que tenha uma altura ideal e que possua prateleiras adequadas para realizar o cantinho.

No armário, você pode comprar porta-xícaras para posicioná-las, além do uso da cafeteira. O uso de objetos decorativos também são muito importantes para caracterizar o local, então se possível utilize ao menos dois objetos para deixar o espaço ainda mais bonito.

Modelo de cantinho de café rústico

Por fim, o último modelo de cantinho de café que separamos é o rústico. A decoração rústica utiliza a madeira com seu aspecto natural de preferência mais desgastada. Sendo assim, você pode colocar algumas prateleiras com uma madeira desgastada e posicionar as xícaras, açúcar e demais objetos que irão compor seu cantinho de café.

Além disso, o uso das cores neutras na decoração também são muito importantes. Então, ao invés de escolher muitos itens coloridos, prefira dar preferência para os objetos marrons e beage, caracterizando a decoração do ambiente.

Dicas para criar um cantinho de café

Agora que você já conheceu alguns modelos de cantinho de café, já está na hora de começar a fazer na sua casa. Então para te auxiliar neste processo, separamos abaixo algumas dicas para criar o seu cantinho de maneira prática e sem gastar muito. Vamos ver?

Escolha o espaço para fazer o cantinho de café

O primeiro passo para fazer o cantinho de café na sua casa é escolher um espaço no qual você vai inseri-lo. O interessante deste tipo de decoração, é que ele não ocupa muito espaço, então dá para você fazer em qualquer casa independente do tamanho.

Além disso, é importante destacarmos que o cantinho de café não necessariamente precisa está na cozinha, ela funciona muito bem em outros ambientes da casa também..

Neste passo, você precisa pensar se vai fazê-lo no armário, prateleiras, em móveis específicos ou até mesmo em um ambiente mais amplo da sua casa. Avalie o espaço que você tem disponível, para então conseguir determinar onde fazer o seu cantinho de café.

 

Defina um estilo de decoração

É muito comum as pessoas acharem que só porque é um pequeno espaço do ambiente não é necessário definir um estilo de decoração. Porém, hoje existem centenas de estilos que  você pode utilizar, e uma pequena parte do seu espaço faz parte também de todo o cômodo, por isso o estilo de decoração que você vai implementar precisa fazer sentido.

Na hora de definir um estilo, pense em um que já está no cômodo que você vai inserir. Por exemplo, se for na sua cozinha e ela tem o estilo rústico, opte por seguir este mesmo estilo no cantinho de café.Assim, mesmo que seja uma parte mais separada do espaço, todos os itens do ambiente irão continuar combinando entre si.

Faça uma lista dos elementos que serão inseridos na decoração

Avaliar os itens que vão entrar no seu cantinho também é um passo necessário na hora de montá-lo. Muita das vezes, as pessoas compram um determinado objeto porque enxergam a sua beleza única, mas não pensam em como ele irá se encaixar com os demais objetos da decoração.

Então para este passo, busque fazer uma lista de todos os elementos que serão inseridos no seu cantinho, avaliando se eles seguem a mesma paleta de cor e estilo. É importante que os objetos tenham essa conexão para que a decoração fique mais bonita e agradável no ambiente.

 

Não se esqueça dos objetos decorativos

Por fim, para finalizar, o último passo na hora de montar o seu cantinho de café é utilizar objetos decorativos. Além dos objetos funcionais, como as xícaras, cafeteiras, potes de açúcar e adoçantes, os objetos decorativos também são necessários, principalmente para sinalizar.

Os quadros escritos “coffee”,por exemplo, são itens comuns neste espaço e que funcionam muito bem na decoração. Mas, além deles, você pode utilizar livros de receitas, flores ou qualquer outro item que você goste e ache interessante inserir.

Além disso, a dica é que você também procure pensar em tudo que é importante para você, além de propriamente as suas ideias e referências. Inserir a sua personalidade na decoração, é um passo muito importante e necessário na hora de decorar.

Write A Comment