Emassa parede - Capa

Como Emassar Parede: Passo a Passo (Massa Corrida ou Rolo)

Saber como emassar parede é importante para quando você for reformar ou então pintar sua casa. Então, caso você não saiba ainda como emassar parede, esta é a hora perfeita de aprender!

E, se você nunca antes nem sequer tentou emassar uma parede, então pode parecer que trata-se de um processo difícil, mas na verdade é o contrário. Emassar parede é algo simples, que qualquer um pode fazer, basta seguir o passo a passo, e estamos aqui justamente para te auxiliar com este passo a passo.

Mas, antes de ensinarmos a como emassar parede, você sabe dizer por quê você deve emassar uma parede?

Por que emassar uma parede?

Antes do “como” é necessário saber o “por que”, então vamos focar primeiramente nisto.

Antes de mais nada, é necessário falarmos sobre os benefícios que você adquire ao emassar uma parede, isso porque a massa irá proteger a sua parede de infiltrações e também aumentar a sua durabilidade. Além desta proteção extra, há também uma facilidade quanto a sua limpeza e o seu acabamento uniforme e liso, livre de imperfeições e furos.

Isso tudo acoplado ao fator que, ao emassar uma parede você faz com que o ambiente parece novo, ou seja, ele irá transmitir uma sensação mais agradável para sua casa.

Os tipos de massa

Basicamente, há três tipos de massa que você deve conhecer antes de aprender a como emassar parede. Isso pois, cada tipo destas massas tem suas propriedades e deve ser utilizada para um objetivo específico, então fique bastante atento a qual massa você está utilizando.

A Massa PVC (ou Massa Corrida)

Essa massa deve ser utilizada caso você queira aplicá-la em ambientes internos, e que a parede na qual você for utilizá-la seja impermeabilizada, não tenha qualquer tipo de contato com a água e com umidade.

Anúncios

E não apenas em paredes, mas esta massa pode também ser utilizada em forros e tetos, desde que sejam ambientes internos e de concreto, não de madeira.

A massa acrílica

Já para ambientes externos, a massa acrílica é a mais indicada. Ela também pode ser utilizada para áreas molhadas, como banheiros e cozinhas por exemplo, isso devido a sua alta durabilidade e sua resistência a água.

A massa acrílica pode também ser utilizada no lugar das cerâmicas fora do box de banheiros, ou até mesmo para cobrir aqueles revestimentos cerâmicos de reformas antigas. Isso vai ajudar a reduzir bastante o custo final da obra, pois irá evitar que você coloque cerâmica em todo ambiente que seja úmido, ou então que arranque revestimentos antigos antes que entre com novos acabamentos.

O gesso

E por último nós temos o gesso. Ele é indicado para o interior, sendo que necessita de um local que tenha sido previamente impermeabilizado, e ele também não resiste a umidade.

O gesso é aconselhável para você que busca por uma massa que seque mais rapidamente, e que não quera um liso tão perfeito assim.

Como emassar parede passo a passo

Agora que você já conhece as principais opções de massa, vamos ao objetivo central deste artigo, te ensinar a como emassar parede.

Antes de mais nada, é necessário que separemos o material a ser utilizado para este serviço

Focado na sua segurança:

  • Luvas;
  • Uma roupa fechada ou velha;
  • Um boné;
  • Máscara de proteção;
  • Proteção para os seus olhos.

Focado já na aplicação:

  • A massa que você escolheu para a utilização;
  • Selador;
  • Lixa de parede;
  • Desempenadeira de PVC ou aço;
  • Uma espátula;
  • Rolo de lã;
  • Um pincel;
  • Um rodo;
  • Masseira.

1º Retire os seus móveis

O emassamento, apesar de ser um processo simples, ele gera bastante sujeira. Então, para evitar sujar seu móveis, comece retirando todos eles do local que será emassado. E, caso hajam móveis que você não consiga retirar, cubra-os. Lona, papelão ou então um tecido que seja mais grosso são as melhores opções.

E para , para que seu piso não acabe danificado seja pela sujeira ou por materiais mais pesados, forre-o com papelão, isso também lhe ajudará a limpar o local após a obra.

2º Preparando as paredes

Anúncios

Para que você emasse uma parede, é necessário que ela esteja uniformizada, ou seja, sem furos, sujeira, mofo ou umidade. Para tal, comece lixando toda a parede, de modo que ela fique com uma textura lisa e, caso a tinta ou o reboco estejam se soltando, utilize uma espátula para retirar também estes pedaços. Finalize utilizando uma vassoura de modo a retirar todo o pó (e já adiantamos que será realmente muito pó, então é aqui que você deverá proteger bem os seus olhos) da superfície onde você irá aplicar o selador.

3º O selador na parede

Aplicar o selador na parede irá garantir que sua massa tenha uma boa fixação. Dilua então o produto seguindo as orientações do fabricante, aplique então o selador com o auxílio de um pincel ou então um rolo de lã. Em geram leva cerca de uma a quatro horas para que a secagem ocorra.

4º A primeira demão

Uma vez que o selador tenha secado, é hora de tirar a massa da embalagem e colocá-la na parede, utilize uma espátula para este serviço e seja bastante cuidadoso.

Para aplicar a massa faça movimentos de baixo para cima, iniciando dos cantos, no sentindo vertical ou horizontal até que toda a parede esteja coberta. Quaisquer dúvidas sobre basta seguir as instruções do fabricante.

Anúncios

Não misture muito a massa e nem mexa dentro da embalagem, pois isso acaba gerando bolhas, o que irá comprometer o seu resultado final.

5º A segunda demão

Talvez seja necessário aplicar uma segunda demão, de modo a garantir uma parede bem lisinha. Normalmente a primeira demão realiza o reparo de irregularidades, enquanto a segunda finaliza, além de retirar excessos de massa de alguns pontos.

Mas lembre-se que antes da segunda demão, é necessário que a primeira seque completamente, o que pode levar cerca de 12 a 24 horas, dependendo do local aplicado (interno ou externo) e de sua ventilação.

6º Pintura

Agora é só esperar até que a segunda demão seque, lixar a parede uma última vez (isso irá garantir que o acabamento seja liso e sem aquelas bolhas), retirar o pó da parede com uma vassoura e pintá-la. Pronto, você agora já sabe a como emassar parede!

E, caso queira conferir um vídeo para entender melhor todo esse processo de emassar uma parede, basta dar o play:

https://www.youtube.com/watch?v=aT4ugRqeu6w

Como emassar parede já revestida?

Agora, se você tem dúvidas sobre como emassar parede que já esteja revestida, nós também podemos te ajudar com isso.

Como emassar parede já pintada

Se você deseja emassar uma parede que já esteja pintada, é simples, basta tratá-la como se ela não estiver pintada. E, caso você perceba que a tinta velha está se soltando, basta raspá-la.

O lixamento e a remoção do pó também são feitos, com a emulsão seladora sendo aplicada posteriormente junto com uma camada de massa corrida, após isso repita o processo após a secagem e faça os acabamentos que sejam necessários.

Como emassar parede com azulejo

Se você deseja esconder os azulejos da sua parede sem toda aquela quebradeira para removê-los, então se liga em como fazer isso:

  1. Antes de mais nada passe um pano úmido e um detergente neutro de modo a remover as sujeiras da parede e espere secar.
  2. Faça uma mistura de argamassa com adesivo de alto desempenho, até que resulte em um aspecto líquido. Essa mistura servirá para que a superfície dos azulejos fique porosa e possa aderir a massa corrida. Utilizando-se de um rolo de espuma, aplique a mistura pela superfície de todos os azulejos, uma única demão já basta, espere secar por 12 horas.
  3. Por fim, aplique a massa corrida, acrílica ou comum. Aplique demãos conforme sua vontade, até que os azulejos estejam cobertos.

Como emassar parede de madeira

O método é parecido com o que citamos acima, entretanto, é necessário utilizar uma massa que seja própria para a madeira, demais massas irão descolar facilmente da madeira.

E, caso a superfície seja com madeira emendada e não única, então é necessário a aplicação de um selatrincas antes de aplicar a massa.


Veja também: Como Passar Massa Corrida? Parede e Teto! (Com Vídeos)


Agora você já sabe!

Agora você já sabe como emassar parede, e poderá fazer isso sem maiores complicações, pois se trata de um processo simples. Mas, é claro, caso você não se sinta confiante o bastante para emassar uma parede, você pode sempre contar com o auxílio de um profissional capacitado para o serviço. O importante aqui é que o serviço seja bem feito, não importando por quem!