Como fazer Deck de Piscina? Veja nosso guia!

Anda pensando na possibilidade, mas não sabe como fazer deck de piscina? Pois então, este texto é para você! Nele, vamos abordar os principais materiais utilizados para essa estrutura e as vantagens em fazê-lo. Acompanhe!

Um deque nada mais é do que uma superfície que cria “um novo piso” para um espaço. Esse novo piso é capaz de suportar grande peso, e normalmente é construído ao ar livre. Não apenas ao redor de piscinas, mas também criando um espaço para descanso e lazer no quintal ou jardim. Também é comum que esse deck fique conectado a um prédio, aumentando a extensão disponível para tráfego no imóvel.

Independentemente do tipo de deque, é fundamental que ele possua as seguintes características: durabilidade, resistência e material antiderrapante. É igualmente importante que a estrutura seja impermeabilizada, caso seja feita de madeira. Assim, garante-se que a umidade não prejudicará a superfície — especialmente considerando que o espaço geralmente fica exposto à chuva.

Além da madeira, porcelanato e plástico podem ser ótimos materiais para essa construção. No caso do porcelanato, é essencial ter o cuidado de obter um material antiderrapante. Isso uma vez que a maior parte dos porcelanatos do mercado são lisos e escorregadios. Em todo o caso, a opção é bastante bonita e fácil de limpar. Já o deck plástico é vantajoso porque requer bem pouca manutenção.

Para decidir o melhor modelo de deque e obter o melhor resultado, é fundamental contratar uma empresa especializada. Assim, a instalação da superfície considerará toda a dimensão e suporte de peso necessário à estrutura.

Algumas regulamentações também precisam ser seguidas, especialmente para a prevenção de infiltrações e excesso de peso. Quando o deck da piscina fica em um prédio, é preciso também considerar o estatuto do condomínio antes da construção.

Como fazer deck de piscina de fibra?

Piscinas de fibra de vidro são as mais comuns do mercado, especialmente devido ao seu preço. Quando comparada a piscinas de alvenaria ou vinil, a opção é mais barata, inclusive em relação à manutenção.

Um deck para piscina de vidro pode ser feito de qualquer um dos materiais já citados. Ainda assim, é mais comum que ele seja estruturado em madeira, pois o visual do produto é bastante interessante. Um deque desse tipo pode ser instalado em torno de toda a borda da piscina, ou em apenas um dos lados.

Se a estrutura for suspensa e alta, em vez de ao nível do chão, é importante ter o cuidado de proteger seus lados com grades, caso o espaço seja utilizado por crianças. Assim, previnem-se acidentes. A opção de um deck mais alto é ideal para quando a piscina de fibra de vidro não é instalada em um buraco, mas sim sobre o solo. De modo geral, esse tipo de instalação economiza tempo e dinheiro, pois o trabalho com o solo costuma demandar especialistas.

Deque de madeira

Sem dúvida, os decks de madeira são as opções mais elegantes do mercado. Sua utilização influencia, e muito, na decoração de um imóvel, e reforça o ar de aconchego do ambiente. Quando o espaço ainda conta com vegetação próxima, a sensação de integração com a natureza é ainda maior.

O tipo e tom da madeira também influenciam no resultado visual do espaço. Tons mais escuros dão ao quintal maior elegância, enquanto madeiras claras proporcionam leveza e um ar de diversão ao espaço.

Já considerando os tipos de madeira, é interessante escolher entre o Pinus Tratado, a Madeira Plástica e as chamadas madeiras nobres. Todas essas têm ótima durabilidade e resistência contra fungos e umidade.

  • Pinus Tratado: o visual do Pinus é extremamente atrativo, mas é importante maior cuidado com a opção. Isso uma vez que ele precisa passar por um tipo de tratamento químico específico, chamado de autoclave. Caso o autoclave não seja feito, a madeira pode se deteriorar rapidamente. A manutenção desse tipo de deck também requer dedicação, e a durabilidade do material costuma ser de oito anos.

  • Madeira Ecológica: também chamada de madeira plástica, esse tipo de madeira é vantajosa especialmente porque não requer tratamento contra umidade ou pragas. O produto tem incrível durabilidade e requer pouca manutenção durante sua vida útil.

  • Madeira Nobre: consideram-se madeiras nobres produtos como o Ipê, a Itaúba, o Cumaru e a Muiricatiara. O visual destes produtos é dos mais elegantes e sofisticados, o que atrai muito os consumidores. Caso conte com a devida manutenção periódica, de impermeabilização, por exemplo, a durabilidade de decks construídos com estes materiais é de aproximadamente 20 anos.

Passo a passo do deck de madeira

A construção do deck de madeira começa pela delimitação da área onde o piso será instalado. Essa delimitação é importante para o cálculo da compra de material necessário.

Caso o deque permaneça no nível do solo, é necessário remover alguns centímetros da terra. Assim, a estrutura de madeira será colocado na altura da piscina. Já um deck suspenso requer que a piscina também esteja acima do nível do solo. É fundamental que a borda do deque seja equiparada à borda da piscina. O desnível pode favorecer acidentes.

Seja qual for o tipo da estrutura, o solo precisa ser bem compactado e nivelado. Assim, a superfície construída se manterá plana. Depois, a estrutura pode ser montada, de acordo com o projeto estabelecido para o espaço. Na finalização da obra, a madeira precisa ser lixada e impermeabilizada, para que se torne segura, confortável e durável.

Como fazer deck de piscina de plástico?

Construir um deck para piscina de plástico requer os mesmos cuidados já citados nos tópicos anteriores. Aqui, porém, é preciso ter uma atenção especial às bordas da piscina. Do contrário, ela poderá ser danificada, e toda a água ali acumulada será escoada.

Por isso, o primeiro passo para a construção desta estrutura é “envolver” a piscina com uma estrutura lateral de madeira. Isso vai afastar o restante da estrutura do deck da piscina, evitando o contato de farpas ou peças que poderiam rasgar ou furar a superfície.

Caso seja interessante ao projeto, é possível concretar o chão antes da instalação da piscina e do deque. O processo é o mesmo para a construção de um deck para piscina inflável, especialmente em relação ao cuidado com as suas bordas.

Invariavelmente, um deque deste tipo é instalado sobre o solo. Afinal, a piscina de plástico é colocada também sobre o chão, e não em um buraco. Assim que instalada, a estrutura, geralmente de madeira, aumenta consideravelmente o valor de mercado do imóvel. Além, é claro, de criar um incrível aspecto visual do ambiente. As tábuas necessárias podem ser adquiridas em um tamanho padrão, ou então encomendadas a um marceneiro.

Um deque ainda aumenta a área útil do pátio. É fundamental, de qualquer forma, que a estrutura construída suporte o peso do trânsito das pessoas.

Como fazer deck de pallet?

Sabe aquelas caixas de feira, que carregam diversas frutas e verduras? Elas são chamadas de paletes, e geralmente são produzidas em madeira. Esse mesmo tipo de material é utilizado para o suporte de cargas, e ainda é uma ótima alternativa para decks de piscinas.

Para a instalação deste tipo de deque, é preciso desmontar os paletes, com o auxílio de um martelo e pé de cabra. Depois de desmontadas, as tábuas do pallet precisam ser “reagrupadas”, rentes umas às outras. Lixadas e seladas, as peças se assemelham muito a peças de madeira “comuns”. Também é importante envernizar cada uma das tábuas.

Depois de pronta, essa estrutura pode ser posicionada e/ou cortada de acordo com o projeto de deck pensado. Posicionadas adequadamente, elas criam uma superfície bela e resistente. Assim como nos casos anteriores, a estrutura pode ser construída elevada ou no mesmo nível do solo.

Agora que você já sabe como fazer deck de piscina, procure um profissional ou empresa especializada. Juntos, vocês poderão avaliar o tamanho e tipo ideal da construção. Assim, o resultado da sua estrutura será bem mais atraente e durável.

Leia também: Deck De Piscina: Como Fazer, Preço. +155 Fotos E Ideias

você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se concorda com isso, clique no botão ao lado. Aceitar Ler mais