Preparando sua casa para o verão? Então aprender a como limpar piscina de plástico para garanta o bem-estar da sua família é essencial!

Abaixo nós te mostraremos a importância de limpar sua piscina de plástico, além de um passo a passo simples lhe mostrando a como fazer isso. Acompanhe!

Porque é importante limpar sua piscina de plástico

Saber como limpar a sua piscina de plástico é importante por uma série de motivos. Para começar, a água deve estar sempre limpa, isso pois as sujidades podem provocar problemas de saúde.

Já imaginou se uma criança ingere um pouco de água contaminada com lodo? O resultado será, pelo menos, uma dor de barriga! Mas uma série de outras sujidades podem provocar problemas, e muito mais graves.

Além disso, água parada e não tratada pode se tornar um foco do mosquito da dengue. Não só da dengue, mas também da febre amarela e do Chikungunya, já que o mosquito transmite todas essas doenças.

Limpar sua piscina de plástico também é essencial para garantir a durabilidade do produto. Sem a limpeza adequado, o plástico pode ser corroído de forma mais rápida, e durar apenas alguns anos. Tendo em vista que o preço de uma piscina não é baixo, você não quer perder seu investimento, não é mesmo?

Existem dois tipos de piscina de plástico: a inflável e a montável, com armação de ferro. As dicas que daremos logo mais servirão para o cuidado dos dois tipos, garantindo que você aproveite o melhor do frescor e diversão da sua piscina.

O ideal é limpá-la todas as vezes que você utilizar a piscina. Caso não desmonte a piscina, cuide da água a cada semana, pelo menos, e cubra-a com uma lona. Isso vai evitar que as sujidades caiam e se acumulem na superfície.

Confira também: Como calcular o volume de sua piscina!

Confira abaixo o passo a passo de como limpar sua piscina de plástico!

Como Limpar Piscina de Plástico – Passo a Passo

Basicamente, a limpeza de uma piscina de plástico é muito semelhante a de uma piscina comum de concreto. Porém, é preciso tomar mais cuidado, já que o plástico é um material sensível e que pode acabar rasgando.

Pensando nisso, siga os passos a seguir, mas sempre com utensílios que não machuquem sua piscina. Você também não deve usar força exagerada.

Passo 1 – Escove a piscina

escova para limpar piscina

Enquanto a piscina estiver montada e sendo utilizada, é importante limpá-la com uma maior frequência, mais ou menos a cada dois dias. Isso vai evitar o acúmulo de sujidades que caírem na piscina ou que forem “liberadas pelo corpo”, como o suor.

O cuidado com a água vai evitar que o plástico sofra danos. Para limpar sua piscina de plástico, despeje nela um pouco de cloro e algicida, de acordo com as quantidades que forem indicadas nos rótulos dos produtos.

A algicida será o responsável por prevenir a formação de algas na água. É importante seguir as quantidades indicadas dela e do cloro, pois o excesso na água pode causar irritações na pele e mal-estar.

Depois, esfregue as bordas e o fundo da piscina com cuidado, utilizando uma escova própria para limpeza de piscinas.

Nunca despeje na piscina produtos solventes, nem abrasivos. Após esse processo, você só precisar trocar a água se ela ficar muito suja.

2. Retire as impurezas da água

Limpando a piscina

Com a limpeza mais “pesada” realizada, você precisará peneirar a água da piscina. Também existem as peneiras específicas para te ajudar a limpar piscinas de plástico.

3. Aspire o fundo de sua piscina de plástico

Aspirando a piscina

Mesmo uma piscina de plástico precisa contar com um filtro aspirador. Com ele, você poderá eliminar partículas menores de sujeira que não tenham sido retiradas pela peneira.

O ideal é ligar o filtro aspirador, pelo menos, duas vezes por semana. Esse cuidado vai garantir que a água da piscina dure por mais tempo.

Para uma piscina de 2.500 litros, mantenha o filtro ligado por três horas. Aumente o tempo de limpeza de acordo com o tamanho da piscina.

4. Seque a piscina

Caso resolva guardar a piscina, lave-a com sabão neutro e enxágue bem. Deixe a piscina secar naturalmente. Para ter certeza que umidade será toda eliminada, passe um pano seco e limpo em toda a sua extensão. Tudo isso vai prevenir a formação do mofo e danos ao plástico.

“De quanto em quanto tempo devo limpar minha piscina de plástico?”

Saber de quanto em quanto tempo se deve limpar uma piscina de plástico é uma dúvida bastante comum. O ideal é que, uma vez que sua piscina de plástico esteja montada, você realize sua limpeza completa (com aspirador e filtro) em uma média de duas vezes por semana. Já quanto ao fundo o melhor é que você o esfregue uma vez a cada dois dias, lembrando sempre de utilizar uma escova macia para isto.

Cuidados importantes com a piscina de plástico

cuidados piscina plastico ilustrativo escova cloro

Além de limpar bem sua piscina de plástico, é importante tomar cuidados periódicos com a água e o plástico. Veja nossas dicas abaixo.

Trate a água todos os dias

Como explicado, a limpeza mais intensa da sua piscina precisará ser feita de modo periódico. Mas há dias em que ela não vai acontecer. Então, enquanto a piscina for utilizada e após aspirá-la, despeje algicida e o cloro na água.

Na hora de utilizar os produtos, não se esqueça: siga as instruções dos rótulos! Principalmente do cloro, já que ele é granulado. O produto precisa ser dissolvido, ou poderá manchar a piscina e provocar reações na pele.

Para facilitar o uso da piscina, aplique os produtos ao fim de cada dia. Assim, no dia seguinte, ela já estará tratada e pronta para a diversão.

Escolha bem o local de montagem

O plástico é um material relativamente sensível. Montar a piscina sobre uma superfície acidentada ou sobre objetos pode perfurá-lo. Então, sempre prepare o espaço em que a piscina será montada.

Antes de tudo, varra o espaço. Retire esfolhas, pedras, pedaços de madeira e o que mais estiver presente. Depois, cubra o chão com uma lona ou outro tecido.

Se o terreno for acidentado, faça o máximo para nivelá-lo. Mais do que cuidar do plástico, esse cuidado vai prevenir acidentes, como escorregões das pessoas.

Guarde a piscina em local adequado

Na hora de guardar a piscina, também é importante ter muito cuidado. Além de seca, ela deve ser dobrada como veio embalada, e depois guardada na caixa. Lembre-se que as partes de metais devem ser guardadas separadamente, para que não perfurem o plástico.

Outra dica é colocar a piscina dentro de um saco plástico. Depois, posicione-a em um local bem protegido e longe de materiais cortantes. Evite também locais úmidos, pois eles podem favorecer o mofo da piscina.

Cubra sua piscina de plástico quando não a estiver usando

Uma boa maneira de evitar que a água de sua piscina de plástico suje, e que você tenha de a limpar com frequência, é utilizando uma lona de plástico para tampá-la.

Sempre que terminar de usar sua piscina, jogue um pouquinho de água sanitária nela, ou se for o dia da limpeza faça o tratamento com cloro, e em seguida tampe-a com sua lona ou capa de proteção. No dia seguinte você poderá usá-la sem nenhum tipo de sujeira ou poeira.

Limpe os pés antes de entrar na piscina

piscina plastico

Por último, uma dica simples, mas que pode poupar muito trabalho na hora de limpar sua piscina de plástico. Na hora de entrar na água, sempre limpe os pés.

Pode ser em um chuveiro, em um balde ou em uma bacia colocada próxima à borda. Isso vai evitar que sujidades, tais como folhas e grama, sejam levadas para a piscina.

Viu só como limpar sua piscina de plástico pode ser simples? Para cuidar da sua, sempre utilize os produtos adequados, incluindo a escova para piscinas. Não use escovas de roupa, pois as cerdas podem arranhar e danificar o plástico!

Outra dica: o filtro costuma ser essencial para piscinas com mais de 2.500 litros. Caso a sua seja menor que isso, o equipamento não será essencial, apesar de recomendável.

De qualquer modo, piscinas menores podem ser limpas apenas com os primeiros passos citados nesse texto, de tratamento e peneiração da água.

E então, restaram dúvidas sobre como limpar uma piscina de plástico? Caso tenham sobrado, então é só nos perguntar nos comentários abaixo e nós estaremos prontos para lhe responder!

Confira também: Como fazer deck para piscina!

Escreva um Comentário