Como Limpar Sofá de Tecido? Conheça 04 Segredos!

O sofá é um dos itens mais importantes de uma sala. É onde as pessoas passam boa parte do tempo que tem disponível, vivendo momentos especiais com sua família e amigos.

Ele é um móvel funcional e também decorativo, sinônimo de conforto e bem estar. Mas, que tem um custo muito elevado. Por isso, não é trocado tão frequentemente, necessitando de cuidados para que dure o máximo de anos.

Imagem: Jéssika Martins de Araújo

Nesse processo, saber fazer limpeza e manutenção correta do sofá é fundamental. Só assim ele poderá ser bem conservado – ficando sempre com cara de novo. Se surgiu uma mancha no móvel, não se desespere! Siga as dicas deste post para salvar a peça e evitar gastos maiores.

Que tipo de limpeza eu devo escolher? Seca ou úmida?

Atualmente, estão à venda, no mercado, estofados de diversos designs, cores, texturas e materiais. Há aqueles feitos em couro, veludo, camurça, algodão e mais.

Mas será que a sua limpeza e manutenção é igual? Não, não é. Por isso é importante pesquisar exatamente as recomendações do fabricante. Como? Um jeito fácil é conferindo as inscrições na etiqueta do produto.

Imagem: Ariane Lopes

Existem quatro símbolos que podem aparecer nas etiquetas dos sofás. A letra “P” significa que o móvel só pode ser lavado a seco. A letra “W” significa que a peça pode ser lavada com produtos apropriados. A “F”, que a limpeza só deve ser feita por um profissional especializado. E a “O”, que o tipo de lavagem pode ser o mais simples, somente com água.

Imagem: Aquiles Nicolas Kilaris

Como fazer a limpeza do sofá sem química

Nos supermercados, é comum as pessoas encontrarem opções de produtos voltados especialmente para a limpeza dos sofás. Infelizmente, a maioria é cara, pode danificar o móvel e ainda agredir o meio ambiente.

Não há nada melhor do que um bom aspirador de pó e água – higienizadores a vapor também é uma opção. Essa é a forma mais básica de limpeza; e pode ser feita semanalmente. Veja também: Como limpar o sofá a seco?

Poeira e sujeiras mais simples podem ser retiradas com a ajuda de uma escova de cerdas macias. Nesta etapa, é preciso retirar todas as almofadas e partes removíveis do sofá para que se possa passar o aspirador em todos os cantinhos do móvel.

Se mesmo, depois disso, pelos de cachorros ou gatos não forem eliminados, recomenda-se esfregar suavemente o lado adesivo de uma fita em todo o local.

Imagem: Maricy Marcos Borges

Agora, se a sujeira no sofá é proveniente de bebidas e comidas, daí a coisa fica mais complicada. O ideal é tentar limpar os resíduos imediatamente com um pano seco ou folha de papel-toalha.

Gordura costuma sair com uma mistura de água morna e vinagre branco. Mas, dependendo do caso, pode ser necessário um pouco de detergente neutro incolor.

Manchas de bebidas são as mais difíceis de retirar. Se o pano seco ou papel-toalha não absorveu tudo pode ser interessante tentar tirar a marca com água tônica ou água com gás.

Outro jeito é esfregar o sabão líquido com uma escova de náilon. E, em último caso, aplicar água com vinagre. Mas, é importante ressaltar que essa mistura nem sempre é segura. Se aplicada de forma errada pode, sim, danificar o sofá.

Veja também:

 

Fernanda Azevedo Mancini https://www.vivadecora.com.br/foto/73549/sala-de-estar

Como fazer a limpeza do sofá com química

No caso de limpezas pesadas, recomenda-se contratar uma empresa especializada. Seus profissionais vão usar equipamentos mais adequados para a lavagem completa do estofado, não importando o tipo de tecido em que ele é feito.

Também saberão aplicar certos produtos, como os encontrados nas lojas. Você, em casa, não deve se aventurar a fazer o mesmo. Do contrário, pode perder o sofá.

Na dúvida, é sempre melhor ficar no detergente neutro ou sabão de coco misturado em água morna. Outros produtos devem ser testados, antes de aplicar em toda a superfície, em uma pequena área do móvel.

Imagem: Helena Koki

Uma ideia menos drástica é salpicar a peça com bicarbonato de sódio – e, depois de uns minutos, aspirar o pó – para eliminar odores. Peças de couro podem ficar mais conservadas com silicone líquido.

Carolina Vilela https://www.vivadecora.com.br/foto/127015/sofa-cinza

Mais alternativas para conservação dos sofás

Para tentar manter a conservação dos sofás, diminuindo a quantidade necessária de limpezas, uma solução – só que cara – é a aplicação de bloqueadores de poros. Eles impermeabilizam o tecido do móvel, protegendo-o de líquidos.

Há também uma opção mais fácil e econômica, que é cobri-lo com uma manta ou capa. Isso funciona perfeitamente para casas com crianças e animais de estimação.

Então, gostou das dicas? Descobriu quais as características do seu sofá de casa? Ótimo, assim ficará muito mais fácil mantê-lo limpo e higienizado!

Estas dicas para limpeza de sofá foram criadas pela equipe Viva Decora.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.