Como Limpar Sofá de Tecido? Conheça 04 Segredos!

O sofá é um dos itens mais importantes de uma sala. É onde as pessoas passam boa parte do tempo que tem disponível, vivendo momentos especiais com sua família e amigos.

Ele é um móvel funcional e também decorativo, sinônimo de conforto e bem estar. Mas, que tem um custo muito elevado. Por isso, não é trocado tão frequentemente, necessitando de cuidados para que dure o máximo de anos.

Imagem: Jéssika Martins de Araújo

Nesse processo, saber fazer limpeza e manutenção correta do sofá é fundamental. Só assim ele poderá ser bem conservado – ficando sempre com cara de novo. Se surgiu uma mancha no móvel, não se desespere! Siga as dicas deste post para salvar a peça e evitar gastos maiores.

Que tipo de limpeza eu devo escolher? Seca ou úmida?

Atualmente, estão à venda, no mercado, estofados de diversos designs, cores, texturas e materiais. Há aqueles feitos em couro, veludo, camurça, algodão e mais.

Mas será que a sua limpeza e manutenção é igual? Não, não é. Por isso é importante pesquisar exatamente as recomendações do fabricante. Como? Um jeito fácil é conferindo as inscrições na etiqueta do produto.

Imagem: Ariane Lopes

Existem quatro símbolos que podem aparecer nas etiquetas dos sofás. A letra “P” significa que o móvel só pode ser lavado a seco. A letra “W” significa que a peça pode ser lavada com produtos apropriados. A “F”, que a limpeza só deve ser feita por um profissional especializado. E a “O”, que o tipo de lavagem pode ser o mais simples, somente com água.

Imagem: Aquiles Nicolas Kilaris

Como fazer a limpeza do sofá sem química

Nos supermercados, é comum as pessoas encontrarem opções de produtos voltados especialmente para a limpeza dos sofás. Infelizmente, a maioria é cara, pode danificar o móvel e ainda agredir o meio ambiente.

Não há nada melhor do que um bom aspirador de pó e água – higienizadores a vapor também é uma opção. Essa é a forma mais básica de limpeza; e pode ser feita semanalmente. Veja também: Como limpar o sofá a seco?

Poeira e sujeiras mais simples podem ser retiradas com a ajuda de uma escova de cerdas macias. Nesta etapa, é preciso retirar todas as almofadas e partes removíveis do sofá para que se possa passar o aspirador em todos os cantinhos do móvel.

Se mesmo, depois disso, pelos de cachorros ou gatos não forem eliminados, recomenda-se esfregar suavemente o lado adesivo de uma fita em todo o local.

Imagem: Maricy Marcos Borges

Agora, se a sujeira no sofá é proveniente de bebidas e comidas, daí a coisa fica mais complicada. O ideal é tentar limpar os resíduos imediatamente com um pano seco ou folha de papel-toalha.

Gordura costuma sair com uma mistura de água morna e vinagre branco. Mas, dependendo do caso, pode ser necessário um pouco de detergente neutro incolor.

Manchas de bebidas são as mais difíceis de retirar. Se o pano seco ou papel-toalha não absorveu tudo pode ser interessante tentar tirar a marca com água tônica ou água com gás.

Outro jeito é esfregar o sabão líquido com uma escova de náilon. E, em último caso, aplicar água com vinagre. Mas, é importante ressaltar que essa mistura nem sempre é segura. Se aplicada de forma errada pode, sim, danificar o sofá.

Veja também:

 

Fernanda Azevedo Mancini https://www.vivadecora.com.br/foto/73549/sala-de-estar

Como fazer a limpeza do sofá com química

No caso de limpezas pesadas, recomenda-se contratar uma empresa especializada. Seus profissionais vão usar equipamentos mais adequados para a lavagem completa do estofado, não importando o tipo de tecido em que ele é feito.

Também saberão aplicar certos produtos, como os encontrados nas lojas. Você, em casa, não deve se aventurar a fazer o mesmo. Do contrário, pode perder o sofá.

Na dúvida, é sempre melhor ficar no detergente neutro ou sabão de coco misturado em água morna. Outros produtos devem ser testados, antes de aplicar em toda a superfície, em uma pequena área do móvel.

Imagem: Helena Koki

Uma ideia menos drástica é salpicar a peça com bicarbonato de sódio – e, depois de uns minutos, aspirar o pó – para eliminar odores. Peças de couro podem ficar mais conservadas com silicone líquido.

Carolina Vilela https://www.vivadecora.com.br/foto/127015/sofa-cinza

Mais alternativas para conservação dos sofás

Para tentar manter a conservação dos sofás, diminuindo a quantidade necessária de limpezas, uma solução – só que cara – é a aplicação de bloqueadores de poros. Eles impermeabilizam o tecido do móvel, protegendo-o de líquidos.

Há também uma opção mais fácil e econômica, que é cobri-lo com uma manta ou capa. Isso funciona perfeitamente para casas com crianças e animais de estimação.

Então, gostou das dicas? Descobriu quais as características do seu sofá de casa? Ótimo, assim ficará muito mais fácil mantê-lo limpo e higienizado!

Estas dicas para limpeza de sofá foram criadas pela equipe Viva Decora.

você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se concorda com isso, clique no botão ao lado. AceitarLer mais