Você já ouviu falar sobre os temas DDS alguma vez? Não? Então talvez você, ou o responsável pela sua obra, não estejam cumprindo corretamente com os temas…

Mas calma, sem estresse! Aqui nós iremos te explicar direitinho o que são os temas DDS e qual sua importância para a obra como um todo, e acredite, são sim importantes!

Pronto para entender de uma vez por todas do que se tratam estes temas? Pois então é só dar prosseguimento com a leitura!

Os temas DDS

Os temas DDS

Os temas DDS, ou Diálogo Diário de Segurança, é exatamente o que o seu próprio nome já sugere; um diálogo que deve ser feito diariamente com todos da obra! Mas calma, estes diálogos são feitos antes da jornada de trabalho dar início, sendo que não há nenhuma necessidade de prolongar por demais, cerca de 5 a 10 minutos já são o suficiente.

E por que isto deve ser feito? Para que os profissionais que irão atuar na obra em questão possam se conscientizar com relação a maneira correta de efetuar suas funções, de modo a evitar acidentes de trabalho, poderem trabalhar de maneira segura sempre respeitando as normas e regras.

“Mas preciso mesmo fazer isto todos os dias?”

Sim, esta é justamente a intenção! A ideia aqui é que com a repetição diária dos temas DDS os funcionários consigam fixar melhor eles na mente, e se tratando de segurança quanto melhor eles entenderem os riscos, melhor para eles e para a obra como um todo.

Se ainda não está convencido, pense pela perspectiva da jornada de trabalho. Um funcionário que se envolve em um acidente é um custo extra para a construtora, além de influenciar diretamente no cronograma de obra. Agora, um funcionário que tem plena noção de que determinada atitude é errada e pode lhe trazer uma fratura grave pensará duas vezes antes. Isto é bom tanto para a construtora quanto para criar um clima mais ameno no canteiro de obras.

“Tá, mas não ficaria um pouco repetitivo falar sobre isso diariamente?”

Na verdade não, pois é aí que entra a variedade dos temas DDS. Não há apenas um único tema a ser discutido, em uma obra há inúmeras medidas de segurança que podem (e devem) ser tomadas, ou seja, há diversos temas DDS que podem ser abordados rapidamente todos os dias, sem o perigo de cair na rotina.

Neste link você pode dar uma olhada em um site feito exclusivamente para te apresentar as centenas de temas que existem e podem ser abordados em seu canteiro de obras. Mas claro, abaixo nós iremos te apresentar alguns temas DDS que você pode levar com você para seu canteiro de obras, lembrando que o ideal é você mesmo adaptar sua apresentação de 5 a 10 minutos para seus funcionários.

Temas DDS

É bom reforçarmos que existem centenas de temas que você pode abordar em seu canteiro de obras, cabendo a você selecionar os que mais se adequam a sua obra em questão. Os temas que iremos abordar abaixo são apenas os mais gerais e, caso você decida utilizar um deles, é necessário também que desenvolva a apresentação baseada exclusivamente em sua obra, e não pesquisando uma apresentação já pronto.

Ah, e lembrando que qualquer um pode aplicar a reunião com os temas DDS, desde que o aplicador possua conhecimento sobre o tema específico em que ele está palestrando.

Vamos aos temas:

Análise preliminar de riscos

Trata-se de uma análise de todas as etapas da obra, com o intuito de procurar por possíveis problemas que podem vir a ocorrer enquanto as atividades estiverem sendo executadas.

Equipamento de Proteção Individual

Os Equipamentos de Proteção Individual, ou simplesmente EPI’s, são extremamente necessários e obrigatórios em uma construção. Então separar uns minutos para falar sobre eles, sobre a necessidade de utilizá-los e principalmente demonstrando aos trabalhadores como utilizá-los corretamente é de extrema importância.

Equipamento de Proteção Coletiva

Igualmente tão importante quanto os EPI’s, sendo que a diferença aqui é que estes equipamentos são coletivos, ou seja, se um funcionário escolher não utilizá-lo, ou utilizá-lo erroneamente, não estará colocando somente sua própria vida em risco, mas também a de seu companheiro. Isso faz com que seja de extrema importância conscientizar a todos os profissionais de seu uso e importância.

Sobre brincadeiras

É claro que momentos de descontração são bons para a obra, e ajudam a manter uma equipe unida, porém é necessário fazer com que todos entendam que brincadeira tem hora e lugar! Brincadeiras que ponham em risco a saúde e segurança dos trabalhadores devem ser evitadas ao máximo, e até mesmo punidas em alguns casos.

Quase acidentes

Algum funcionário quase sofreu um acidente mas conseguiu sair ileso na última hora? Pois este é um ótimo ponto para focar em um dos temas DDS!

Relatar tudo o que envolveu este “quase acidente”, de modo que possa ser corrigido é essencial para que este “quase” não acabe evoluindo e se tornando realmente um acidente.

Organização e limpeza

Imagine só já chegar a um local de trabalho todo desorganizado, isso por si só já é um ponto de desânimo grande para os funcionários. Focar na limpeza e organização em um de seus temas DDS é uma grande jogada.

Assim, ao passo que você conscientiza os trabalhadores a manterem o ambiente de trabalho o mais limpo e organizado possível, isso também influencia diretamente para a reputação da construtora.

Lesões

Principalmente para pedreiros, que carregam muito peso e realizam atividades repetitivas, sentir dores por todo o corpo acaba sendo normal, principalmente na parte das costas. Uma boa alternativa para atuar diretamente neste problema é compartilhar práticas de alongamento e boa postura durante a realização das tarefas em obra.

Primeiros socorros

Um dos temas DDS mais importantes e que definitivamente deve ser tratado. Acidentes acontecem em qualquer local de trabalho, porém em um canteiro de obras as chances deles ocorrerem se torna ainda maior, isso só torna ainda mais importante ter uma equipe treinada em primeiros socorros para quando a hora chegar.

Cursos e treinamentos da CIPA para todos os funcionários é uma excelente maneira de trabalhar diretamente em cima disso. Assim, durante um momento de urgência qualquer um poderá atuar diretamente.

Higiene pessoal

Cimento, terra, poeira, lama! O trabalhador no canteiro de obras está sujeito a isto diariamente, e cuidar de sua higiene pessoal não é importante apenas para ele, mas também a todos os seus familiares. É algo que pode render uma boa reunião para um dos temas DDS.

Equipamentos e ferramentas

Uma inspeção periódica dos equipamentos e ferramentas que estão sendo utilizadas é bom tanto para garantir que apenas equipamentos de qualidade estão sendo utilizados em obra quanto para garantir a segurança do profissional que for utilizar tais equipamentos.

Proteção para as mãos e para os olhos

Estes temas DDS podem ser encaixados lá nos EPI’s, ou então você pode realizar uma apresentação separada para cada um deles destacando a importância de se utilizar proteção para as mãos e para os olhos. Essa escolha fica em suas mãos.

Proteção contra ruídos

Um dos problemas em obras são os ruídos excessivos que acometem a todos, uma pequena reunião falando sobre os males destes ruídos e como se proteger contra eles, protetores auriculares são uma boa medida, pode ser uma boa.

Segurança na escada

Claro que todo mundo sabe subir e descer uma escada, mas  ideia aqui é focar nas práticas de segurança que devem ser tomadas em uma escada. Um acidente em uma escada pode realmente ser fatal!

Segurança no elevador de carga

Caso sua construção tenha a presença de um elevador de carga, é importante conscientizar os funcionários sobre seu uso. Pode haver o caso de funcionários que nunca antes tenham atuado em uma construção que houvessem elevadores de carga.

Trabalho em alturas

Já no caso de grandes edifícios, é indispensável que trabalhadores atuem em alturas elevadas, o que torna também indispensável uma reunião alertando dos riscos e cuidados que estes trabalhadores devem tomar.

Prevenção de incêndios

Uma palestra informando cuidados que todos os profissionais devem ter para que os incêndios sejam evitados ao máximo!

Em caso de incêndio…

Claro, mesmo com os cuidados acidentes ainda assim acontecem, e numa dessas um incêndio pode acabar ocorrendo. Mostrar e treinar os funcionários a como agir em caso de incêndio é definitivamente um excelente tema DDS. Trata-se de um conhecimento que pode, literalmente, salvar vidas!

Conclusão

Todos estes que citamos acima são apenas algumas poucas dicas dentre as centenas de temas DDS que existem. Uma outra dica que deixamos com vocês é que, ao final de cada reunião DDS, ofereça uma ata para assinatura dos funcionários com o tema e o dia daquela reunião em específico, assim você consegue manter um controle maior sobre tudo o que tem sido feito.

Caso ainda sobrem dúvidas relacionadas aos temas DDS, basta nos perguntar nos comentários abaixo e estaremos prontos para lhe responder! Agora, se após a leitura deste artigo nos tivermos conseguido responder suas principais dúvidas, então não deixe de compartilhar com seus amigos e conhecidos, afinal de contas, nunca se sabe quem você pode acabar ajudando no processo!

Escreva um Comentário