Quem mora em um loft ou studio, sabe que mesmo que seja um lindo o espaço todo aberto, é interessante fazer uma divisória de ambientes para manter a casa organizada. Hoje, existem uma infinidade de maneiras de você dividir o ambiente com diferentes tipos de materiais. E o mais legal, é que essa variedade também te permite fazer isso em vários estilos.

O uso da divisória no espaço também possui outros pontos positivos. Dependendo da divisória que você inserir, ela auxilia a completar a decoração dos dois lados. Um exemplo disso é o caso das estantes abertas. Este tipo de móvel fica lindo utilizado como divisória e você pode colocar vários objetos decorativos.

Se você mora em um espaço aberto ou está procurando formas de divisórias, este artigo é para você. Dessa vez separamos alguns modelos de divisórias de ambientes para você se inspirar. Vamos conferir?

Divisórias de cobogó branca

O cobogó são peças de cerâmica ou cimento muito utilizadas em divisórias de ambientes. Geralmente, os cobogós são quadrados e criam um visual lindo no espaço. Hoje, existem uma infinidade de modelos de cobogós que você pode utilizar sem medo.

Os cobogós brancos vazados, por exemplo, combinam com vários estilos de decoração, e podem ser inseridos em diferentes lugares.

Além desta opção branca, há também cobogó de diversas cores. Então, para quem gosta de uma casa mais colorida, adicionar um cobogó colorido é uma ótima opção.

Divisória de madeira com plantas

Nos últimos anos, o uso das plantas dentro de casa se tornou uma tendência. Dessa forma, criar divisórias de madeira com plantas é outra opção que também funciona bem. No caso deste modelo, o ideal é fazer uma estante de madeira na marcenaria, proporcional ao espaço disponível.

Embora os móveis planejados tendem a serem mais caros, é possível otimizar espaço com eles e ainda criar uma decoração muito mais bonita.

Quanto às plantas, existem inúmeras espécies de plantas que podem ser inseridas dentro de casa e que se adaptam muito bem em ambientes fechados. A samambaia, o cactos, as suculentas, por exemplo, são ótimas opções.

Nichos como divisor de ambientes

É muito comum nos deparamos com o uso dos nichos para organização de objetos. Mas além dessa possibilidade, o uso do nicho se encaixa bem como um divisor de ambientes. Você pode colocar nichos do chão ao teto, com vários objetos decorativos que você tem.

Além disso, para ficar algo ainda mais bonito, uma sugestão é mesclar alguns nichos abertos e outros fechados. Assim, é possível criar uma decoração diferente para cada lado. Ou seja, de um lado você coloca alguns objetos dentro do nicho fechado, e do outro lado, você coloca alguns nichos abertos apenas para esse lado, com mais objetos decorativos.

Divisórias com correntes de metal

Outro modelo de divisórias de ambiente é a com correntes de metal. Esta alternativa fica ótima em decorações industriais, uma vez que, este estilo de decoração utiliza muito o metal no espaço.

No caso do uso desta divisória, seria interessante colocá-la separando a sala com a cozinha ou o quarto de outro espaço.

Além disso, se você optar pela decoração industrial, o ideal seria que você também colocasse outros elementos de metal na decoração. Dessa forma, será possível caracterizar ainda mais o estilo.

Divisória no hall de entrada

No início deste post citamos o uso das divisórias de ambientes em studios e lofts. Mas além desses tipos de casas, a divisória de ambientes também pode ser inseridas em casas comuns, principalmente no hall de entrada. 

O hall de entrada é aquela pequena parte entre à porta e o ambiente. Para casas que não possuem este espaço determinado, o uso das divisórias de ambientes funcionam muito bem.

Além disso, para caracterizar ainda mais este espaço, você pode inserir mais objetos decorativos e até plantas.

Estante de livros como divisória de ambiente

Um dos modelos mais comuns de divisória de ambientes são as estantes de livros. Hoje, existem uma infinidade de modelos de estantes que você pode apostar. O ideal é você procurar uma estante que tenha uma altura do chão ao teto, para que assim consiga dividir totalmente o espaço.

Além disso, – na hora de escolher a estante – é importante destacarmos que existem dois tipos, as abertas e as fechadas. Os modelos de estantes abertas, ou vazadas, são aquelas que ficam abertas dos dois lados. Esta alternativa te permite decorar os dois lados do ambiente.

Em contrapartida, caso você opte pela estante fechada, o ideal é que você coloque itens ou móveis decorativos do lado das suas costas.

Divisória de ambiente feita com cano

Se você está procurando por uma opção mais barata e adora reciclar, a divisória feita com cano é uma alternativa que funciona muito bem! Este modelo de divisória você consegue montar com alguns pedaços de cano e ainda customizar do seu jeito.

Embora possa parecer algo complicado, hoje, existem uma variedade de vídeos no YouTube ensinando como realizar esta estante em casa. Então, basta você separar os materiais necessários e colocar a mão na massa.

Modelo de divisória de placas retangulares

A divisória de placas retangulares é uma outra alternativa que cria um visual incrível no ambiente. Este modelo de divisória tem a grande vantagem de ter uma espessura bem fina. Desse modo, você consegue garantir uma decoração linda, além da otimização de espaço.

Além disso, existem vários modelos de divisória de placas retangulares que você pode utilizar, das mais variadas cores e formatos. Sendo assim, o ideal é que na hora de sua escolha, você procure escolher uma placa que tenha mais a ver com a decoração do espaço.

Cortinas como divisórias de ambiente

Uma das maneiras mais comuns para você dividir um ambiente é com a utilização das cortinas. Embora algumas pessoas possam ficar com um pé atrás com o seu uso, as cortinas também ficam lindas se você saber usar.

Para isso, a dica é que você escolha cortinas bem grandes e que cubram todo o espaço. As cortinas escuras, como o preto, por exemplo, é uma alternativa que traz um resultado ainda mais bonito, por isso é interessante você apostar.

Além disso, o ideal é que a cortina que você escolher seja completamente lisa e grossa. Afinal, como estamos dividindo o espaço, o ideal é que não apareça o outro lado, por isso, as cortinas grossas funcionam muito bem.

Divisão de ambiente com vidros

Outra alternativa para dividir os espaços é com a utilização do vidro. O legal é que o vidro deixa a casa moderna, além de não ocupar o espaço. Isso acontece devido o vidro ter uma espessura bem fina, então funciona muito bem tanto para ambientes com amplo espaço, quanto pequenos.

Além disso, você também pode escolher se deseja colocar um vidro transparente ou colorido. Os vidros coloridos trazem um diferencial para a casa e ficam bem bonitos. Mas o ideal é que você escolha uma cor que seja complementar a cor do ambiente ambiente, se não a cor principal.

Biombo

Para quem ainda não conhece, o biombo é uma estrutura  utilizada propriamente para a divisão do espaço, no qual possui um formato de sanfona. Esse tipo de divisória era muito utilizado para separar áreas de banhos, espaços de spar e até um ambiente para trocar de roupas. Mas além da sua utilização nessas situações, você pode inseri-lo em outros espaços na sua casa para dividir.

Uma excelente vantagem do uso do biombo no ambiente é o fato dele te permitir pendurar alguns itens. Então quando você chegar em casa cansado, seria interessante colocar roupas e acessórios no biombo e depois, quando tiver mais energia, colocar em seus devidos lugares.

Além disso, outro ponto interessante no uso do biombo na decoração é a sua diversidade de estampas e cores. Então, você pode seguir a mesma dica que demos no exemplo acima, sendo ela escolher uma cor ou estampa que tenha a ver com a decoração do espaço.

Portas articuladas como divisores de ambiente

As portas articuladas de vidros são bem parecidas com apenas o vidro, a diferença é que você consegue manter o ambiente fechado, ou aberto, tornando assim mais funcional.

Hoje, existem vários modelos de portas articuladas que você pode utilizar sem medo. Os detalhes da sua estrutura, é algo que faz parte do seu estilo e que é fundamental que você avalie com calma, para escolher uma estrutura parecida com o estilo do seu ambiente.

As portas com estruturas pretas, combinam muito bem em ambientes modernos, industriais e minimalistas. Afinal, o uso do preto na decoração se enquadra nesses três estilos.

Além desta alternativa, você pode optar por uma estrutura de madeira, por exemplo. Já está opção, serve para aqueles que procuram decorações rústicas, afinal, a decoração rústica utiliza muito a madeira no espaço.

Armários para dividir ambientes

Para finalizar, a última opção para você dividir os ambientes é com o uso dos armários. Essa opção também fica linda e além de tudo é bem funcional. Se você optar por esta alternativa, sugerimos que escolha um armário que fique do chão ao teto para criar uma decoração mais bonita.

Se você não conseguir um armário com esta característica, dá para colocar plantas samambaias em cima, por exemplo. Assim, você cria uma decoração incrível com o uso do armário e das plantas.

Write A Comment