Energia solar, você provavelmente já ouviu falar sobre ela alguma vez.

Você sabia que ela é uma energia “quase” infinita? Sem quase nenhum problema ambiental, poluição, destruição de habitat natural e totalmente limpa? E está presente em todo lugar no nosso dia a dia? Totalmente de graça?

O Sol vive bombardeando a Terra com 173.000 terawatts de energia solar diariamente, isso é muita energia por dia de fácil acessibilidade sendo jogada deliberadamente na superfície do planeta!

Todos os seres vivos e processos naturais da Terra precisam do Sol, sendo a “primeira” fonte de energia na enorme engrenagem que é o nosso planeta azul.

Seus benefícios do uso da energia solar são diversos, tais como:

  • Atualmente usamos carvão, petróleo, gás natural e urânio para produção de energia para uso humano, mas esses recursos não são renováveis e prejudicam a saúde humana e o meio ambiente, mas a energia solar é praticamente limpa e a teremos durante bilhões de anos;
  • O uso dela para gerar eletricidade já reduz bastantes danos à natureza, evitando a emissão de gases poluentes durante quase 30 anos que equivale reflorestar 10 campos de futebol!
  • Aliás, também existe a economia de água muito maior comparado com uma hidrelétrica;
  • E, é claro, a economia de dinheiro, já que luz solar é totalmente gratuita e estar em todo lugar.

Existem diversas tecnologias que permitem a absorção da energia solar como fonte renovável de energia, quais como:

1 – Energia Heliotérmica

Numa usina heliotérmica, são usados grandes espelhos que refletem raios solares para um receptor de calor. A energia térmica é transferida para aquecer um líquido chamado de Fluído Térmico.

Assim que esse líquido se transforma em vapor por conta da energia térmica, ele faz a turbina da usina se movimentar, ativando um gerador. Esse gerador produz energia elétrica que é distribuída e usada em casas e indústrias.

As aplicações heliotérmicas permitem o armazenamento térmico. Uma parte da energia solar é estocada em forma de calor num depósito térmico para ser aproveitada em dias com pouca irradiação solar.

Além disso, é possível a combinação da energia heliotérmica com outros tipos de fonte de energias como gás ou óleo, criando assim uma usina hibrida.

Portanto os benefícios do uso da energia heliotérmica são:

  • O seu possível uso em dias menos ensolarados, gerando eletricidade inclusive à noite, graças ao seu sistema de armazenar o excesso de energia produzido durante o dia;
  • Ela pode ser integrada a diferentes tipos de produção de energia, aumentando sua eficácia e estabilidade.

2 – Aquecimento Solar

O sistema de aquecimento solar é feito pelo uso de placas solares e reservatório térmico. O calor absorvido pela placa é transferido por tubos feito de cobre para a água do reservatório. A água é conservada aquecida até seu aproveitamento.

Seus benefícios são:

  • Economia de energia elétrica;
  • Ter água do chuveiro e da torneira quentes durante o inverno sem nenhum custo adicional;
  • O calor absorvido pode ser usado em aquecedores elétricos.

3 – Energia Fotovoltaica

A mais ouvida e comentada no mundo todo, sendo que o seu uso vem aumentado a cada ano.

A energia fotovoltaica é a produção de energia elétrica por meio da luz solar usando painéis solares fotovoltaicos, sendo possível a produção de energia em dias com pouco sol e com chuva.

Os painéis solares são compostos de células fotovoltaicas feita de silício. Para o processo de conversão de energia, a luz precisa cair numa célula fotovoltaica fazendo os elétrons do silício se movimentar, gerando eletricidade.

Os benefícios do sistema fotovoltaico são:

  • Não ocupa espaço, podendo ser instalado em telhados ou até áreas de estacionamento;
  • Baixa manutenção pela sua longa vida útil;
  • Pode ser usado em lugares remotos sendo usado em sistema isolado.

Classificações de Captura de Energia

São as classificações da captura de energia, podendo ser direto e indireto.

Direto

Necessitam apenas de uma etapa para a criação de energia elétrica para poderem ser usada pela população. Exemplo: Energia voltaica.

Indireto

Necessita de uma ou várias etapas para a conversão de energia solar para elétrica. Exemplo: Energia heliotérmica.

Passivo

A energia solar passiva captura, armazena e usa a energia solar sem necessitar de equipamento especifico.

Ativo

A energia solar ativa categoriza as tecnologias que convertem a luz solar em energia elétrica ou mecânica.

Desafios no uso da energia solar

Por mais lindo, límpido e econômico que o uso de energia solar pareça ser, não é tão fácil assim. Os desafios que ainda impedem a sua utilização em maior parte do mundo são:

  • Sua instalação ainda é muito cara, sendo impossível para muitas famílias e países investirem em instalação de um sistema de captura de energia solar;
  • Necessita de raios solares para a absorção de energia, algo que não acontece de noite, além da fraca absorção em lugares com fortes bancadas de chuva ou tempestades de neve, obrigando existir um sistema de armazenamento de energia produzida durante o dia.
  • O armazenamento de energia solar ainda é muito baixo comparado a outros combustíveis.
  • Morte de pássaros atingidos por fortes raios solares providas de plantas heliotérmicas
  • A sílica cristalina (que é usada nos painéis solares fotovoltaicas) é cancerígena e sua mineração pode ter impactos no solo e água subterrânea da área de extração.

Energia solar no Brasil

O Brasil é um país com forte potencial para uso de energia solar. Atualmente, aproximadamente 70% de suas fontes elétricas são baseadas em energia hidráulica. Pelo fato de que o país esta na Linha do Equador, principalmente atravessando as regiões Norte e Nordeste, onde os raios solares atingem a Terra com mais intensidade.

Aliás, possuímos uma rica fonte de silício, principal minério que compõe os painéis solares fotovoltaicas, o que apenas tornaria a sua produção ainda mais fácil.

Mas infelizmente, pelo alto custo da instalação de um sistema solar no Brasil, pela falta de conhecimento sobre a eficácia dos painéis solares, pelos danos ambientais da mineração de silício e pela supressão da vegetação local, isto tudo é o que desmotiva o investimento de energia solar no país.

Energia solar no mundo

O uso de energia solar vem crescendo rapidamente pelo mundo, principalmente na China e nos Estados Unidos.

O investimento global em energia solar atingiu 288,9 bilhões de dólares em 2018, sendo o nono consecutivo ano a superar a marca de 200 bilhões e o quinto ano consecutivo a passar dos 250 bilhões.

No mesmo ano de 2018 superou o investimento da produção de energia vinda de combustíveis fósseis, o que pode ser visto como uma excelente notícia.

Conclusão

Nós possuímos uma enorme usina de energia que existe desde antes do início da humanidade.

Muitas vezes cultuada como um Deus pelos povos antigos, a nossa mais poderosa usina natural, o Sol é uma fonte inesgotável de energia do ponto de vista humano. E precisaremos dela um dia, já que muito em breve esgotaremos nossos recursos fósseis (como gases e petróleo) correndo o risco de possíveis conflitos entre países e pessoas.

Mas, com nossa tecnologia atual, não conseguimos ainda tirar o total proveito da energia solar para as nossas demandas. Além de tudo isso, a energia solar é incrivelmente limpa e possível de ser adquirida em nossa própria casa.

Sabia que graças a enorme distância entre cidades e usinas de energia, se perde muita coisa no meio do caminho? A instalação de painéis solares no telhado da casa já resolve muito bem esse problema, grande economia de dinheiro e total aproveitamento de energia elétrica.

Portanto, se quisermos realmente conseguir aproveitar esse poderoso e limpo recurso, precisamos de investimento em novas tecnologias para maior eficiência em captação e armazenamento de energia solar.

Escreva um Comentário