Aqui no Total Construção nós já falamos antes sobre as diversas partes de um telhado, e eis que neste artigo nós iremos falar sobre mais uma das partes de um telhado, o espigão.

E, para manter nossa tradição de começarmos um artigo com uma piadinha de tiozão: não, o espigão do telhado não tem nada a ver com um milho grande!

Aqui neste artigo iremos te explicar rapidamente o que é o espigão no telhado, até porquê não há como nos estendermos por demais no assunto. Preparado? Pois então vamos lá!

O espigão do telhado

Eu já falei aqui no Total Construção mais de uma vez, e irei repetir outras mil, mas a verdade é que um telhado é composto por diversas “pecinhas”, as quais sua junção dá o que conhecemos como telhado, o espigão é apenas mais uma destas pecinhas.

Partes do telhado
Dá só uma olhada nas inúmeras partes que juntas compõem o telhado tal qual o conhecemos

Dentre todas essas pecinhas que compõem o telhado, nós já falamos aqui no site sobre a terça e a tesoura, então que tal expandirmos o conhecimento e focarmos agora no espigão?

Na realidade, não há qualquer segredo por parte do espigão, sendo que se você observar bem na imagem acima poderá enxergá-lo com um certo destaque em relação aos demais elementos de um telhado.

Repare bem que o espigão está justamente “dividindo” as duas partes deste telhado, como se estivesse separando ambientes de modo que seu telhado não se torne um “telhado infinito”. Ou seja, a função dele é justamente formar um ângulo saliente, de maneira que as duas águas deste telhado possam ser divididas, literalmente um “divisor de águas”. Como eu disse, sem nenhum tipo de segredo aqui…

O ideal aqui é contratar somente mão de obra especializada, assim como é o aconselhável para praticamente todas as demais áreas da construção civil, mas em especial para o telhado.

É bom lembrar que o espigão não necessariamente precisa ser de telhas, sendo que você poderá utilizar, por exemplo, um espigão de fibrocimento em seu telhado. As alternativas são várias, cabendo a você pesquisar qual a melhor para o seu caso em específico. Como? Consultando o engenheiro responsável pela obra!

Ah, e se quiser se aprofundar mais sobre o espigão, aconselhamos dar uma conferida no vídeo abaixo, ideal para quem quer aprender mais:

Conclusão

Como nós dissemos lá em cima, não há qualquer necessidade de nos estendermos por demais em um artigo sobre espigão, sendo que se trata de algo de fácil entendimento. Mas claro, o que é fácil para mim pode não ser fácil para você, ou seja, caso tenha sobrado quaisquer dúvidas sobre o uso do espigão no telhado, então não se acanhe, basta perguntar nos comentários abaixo e nós estaremos prontos para lhe responder!

Agora, se após a leitura deste artigo você tiver conseguido retirar todas as suas dúvidas sobre o espigão, então não deixe de compartilhá-lo com seus amigos e conhecidos, nunca se sabe quem você pode acabar ajudando no processo!

Escreva um Comentário