Se você está por dentro dos últimos artigos aqui do Total Construção então sabe que já falamos sobre diversas partes de um telhado, e neste artigo de agora iremos focar no rincão do telhado!

O rincão do telhado também pode ser conhecido como água-furtada, calma, é só um nome, ninguém aqui irá roubar água de sua casa!

O rincão trata-se de algo de um entendimento simples, sem muito espaço para nos delongarmos. Assim sendo, aqui neste artigo iremos lhe explicar o papel do rincão em um telhado.

Preparado para aprender? Pois então vamos lá!

O papel do rincão em um telhado

O rincão, ou água-furtada, em um telhado tem a função de garantir que a água da chuva possa escoar corretamente através de uma calha. Tal estrutura é desenhada entre as tesouras, as quais são desenhadas de maneira que seu ângulo faça com que a água proveniente da chuva possa correr de modo concentrado para chegar até um ponto determinado.

Esse tipo de sistema é perfeito para que você consiga fazer o reaproveitamento da água da chuva. O ideal aqui é envolver não apenas a cobertura de sua residência, mas também estruturas específicas, tais como varandas.

Rincão do telhado
Repare no espaço para escoamento da água, isso é o que nós chamamos de rincão

Este tipo de sistema já é utilizado a anos no Brasil. Antigamente, o ricão era construído com várias telhas, onde os materiais por sua vez eram instalados com perfis mais baixos e com uma elevação na inclinação. O problema disto residia na dificuldade de se realizar o encaixe, o que ocasionava dificuldades na substituição, superfícies irregulares e quebra de peças.

E claro que agora temos soluções mais modernas para isto, entre elas estão as estruturas de calha para o rincão de telhado com sarrafos mais elevados em seu maior pedaço, e quase nulos na menor parte da telha. Outro tipo de rincão para telhado são as calhas de alumínio com uma pintura de resistência alta, as quais garantem uma durabilidade maior e um melhor acabamento, sendo até mesmo possível que você combine sua cor com a cor das telhas.

Rincão de metal e alumínio para seu telhado

Que tal se lhe ajudarmos na construção do rincão de alumínio e de metal para o seu telhado? Pois então vamos focar na construção destes dois, assim você escolhe qual melhor se adapta para sua situação.

Rincão de metal

Se você deseja fazer um rincão de metal, com calhas de metal, então a execução deverá interromper sarrafos que se conectem as telhas no caminho até a viga central.

Dessa forma, a viga centralizada para o rincão será então utilizada como um apoio para os caibros. Seguindo a estrutura, você deverá instalar no topo um sarrafo com cerca de 1 cm de altura que servirá como uma conexão para a calha de metal. Agora focando nas calhas de metal, elas deverão ser dobradas com acompanhamento na medida do sarrafo, de modo a manter um vinco centralizado.

Rincão de alumínio

Focando agora no mais simples, o rincão de alumínio para o telhado deve ser instalado com uma ripa de 50 cm entre as ripas já existentes do telhado. Assim sua estrutura ficará bem melhor, impedindo que ela possa vir a amassar durante a instalação.

O melhor mesmo é que o rincão para telhado já tenha os vincos, para assim evitar desenhos irregulares na estrutura. Em seu centro, a estrutura deverá ter um quebra água, para assim, mesmo com chuvas torrenciais, a água não passe para o telhado.

A quina do rincão de alumínio deverá ser dobrada com uma quina ou com os caibros utilizados como guia. Faça a medição do meio do vinco central, de modo a formar o quebra-águas, logo após dobre os vincos laterais.

É importante destacarmos que a instalação deste rincão para telhado deverá ser realizado de baixo para cima, fixando-se pregos sobre o ripamento. Nas laterais o melhor é utilizar cola de silicone, para que assim você possa garantir sua fixação, sendo que quaisquer excessos podem ser recortados com uma tesoura de chapa comum.

Dobras laterais devem ser voltadas para dentro, para que assim a sobra de água seja evitada e a eficiência da estrutura possa ser aumentada.

Vantagens e preço das calhas

Falar de preços é sempre o tópico mais aguardado, não é mesmo? Mas não é tão simples assim colocarmos preço nas calhas, sendo que antes de mais nada é necessário que você tenha em mãos a área total (em m²) de seu telhado. Só com estes dados em mãos você conseguirá determinar o nível de vasão de água, bem como ter em mente quantos dutos você precisará.

É indicado que você instale um duto para cada 70 cm² de telhado, mas essa medida pode alterar dependendo da marca de calha que você for comprar. Indicações profissionais mais específicas dizem que o melhor é considerar a vasão por cm² levando em consideração o nível de inclinação da telha, além é claro do material a ser utilizado.

Neste link você pode consultar o preço de um rincão com tamanho específico, sendo que o melhor a se fazer é pesquisar de acordo com dimensões de seu telhado e com o material que você deseja utilizar. Abaixo estão algumas vantagens que irão te ajudar a enxergar melhor o porquê das calhas serem uma boa opção:

  • Elas evitam que se forme umidades nas paredes, evitando que a estrutura seja comprometida;
  • Elas evitam que os beirais nos telhados e nas coberturas apodreça;
  • Elas evitam que sejam feitos buracos com a vasão da água sobre o jardim;
  • Possibilitam também que você reutilize água das chuvas, armazenando esta água em cisternas.

Conclusão

Consegue ter uma visão mental mais clara do que é o rincão no telhado? Basicamente uma calha para escoamento de água, ou seja, como foi dito lá em cima, não tem muito segredo aqui. E, apesar de ser uma parte fundamental de um telhado, não é raro vermos telhados sem o rincão, porém sempre que puder a instrução é que você utilize um. E claro, busque apenas profissionais qualificados para realizar sua instalação!

E então, sobraram dúvidas sobre o rincão? Pois então não se acanhe, basta perguntar nos comentários abaixo e estaremos prontos para lhe responder! Agora, se após a leitura desse artigo não tenha sobrado mais dúvidas, então não deixe de compartilhá-lo com seus amigos e conhecidos, afinal de contas, nunca se sabe quem você pode acabar ajudando no processo!

Escreva um Comentário