Como fazer aromatizador de ambiente?

Não há nada melhor do que chegar em casa e encontrar um ambiente perfumado, não é mesmo? O espaço é o seu cantinho preferido, e ainda melhor se seu aroma causar boas sensações. Para garantir isso por todos os dias, é uma ótima pedida fazer aromatizador de ambiente.

As mais variadas essências disponíveis no mercado provocam diferentes sensações. Algumas, por exemplo, são calmantes, enquanto outras revigoram. Por isso, é importante, antes de tudo, conhecer os efeitos de cada aroma para o organismo. Para te ajudar, este texto também conta com explicações sobre algumas das principais essências utilizadas na hora de fazer aromatizador de ambiente.

Esses efeitos diferentes são o que auxiliam na aromaterapia. Ou seja, no tratamento da saúde por meio de aromas. Antes de aderir a qualquer essência, porém, é fundamental que o usuário verifique se não é alérgico. Caso comece a espirrar, perceba vermelhidão na pele ou outros efeitos, é importante que indivíduo suspenda o uso do aromatizador. Se os sintomas não diminuírem, será preciso buscar um médico.

Em todo o caso, os óleos essenciais costumam ser mais seguros, com baixíssima chance de provocarem alergias. Continue acompanhando o texto e descubra as essências e como fazer um aromatizador de ambiente!

Como usar os vários tipos de aromatizadores de ambiente?

Existem vários tipos de aromatizantes de ambiente disponíveis no mercado. Os mais utilizados são: as velas aromáticas, sachês, difusores com vareta, os sprays, pulverizadores e os aromatizadores de plug de tomada. Independentemente do tipo de material utilizado, porém, é indicado tomar alguns cuidados importantes.

A começar pelo local em que o aromatizador deve ser posicionado. O ideal é que qualquer aromatizante de ambiente seja colocado abaixo da linha do olfato, em vez de em móveis mais altos. Assim, o perfume se espalha mais facilmente pelo ambiente, e o consumidor também tem maior acesso a ele.

Também é importante evitar colocar o item próximo a ventiladores, ar condicionado ou janela. Quando próximo a estes espaços, o aroma do aromatizante não se difunde adequadamente pelo espaço. Geralmente, ele “escapa”, ou nem mesmo tem tempo de se concentrar — pois é rapidamente espalhado pelo ventilador ou ar.

Ao mesmo tempo, não coloque-o próximo às cortinas ou peças de tecido pesado. Isso porque, o aroma da essência pode ficar impregnado. Normalmente, isso perpetua o perfume, o que é bom. Contudo, será preciso lavar o tecido com mais frequência. Afinal, ele poderá sofrer a mistura de outros aromas, como de gordura vinda da cozinha. Esse acúmulo tornará os odores desagradáveis após certo tempo.

Outros cuidados com o aromatizante de ambiente

Além dos citados, existem outros quesitos que merecem atenção durante o uso do aromatizador de ambiente. Você deve evitar, por exemplo, transportar o aromatizante de um lado para o outro. Você também não deve colocá-lo dentro do guarda-roupa. Este tipo de situação favorece o derramamento da essência, um incômodo que precisará ser limpo.

Lembre de nunca — nunca! — colocar o aromatizante junto a peças de louça e outros utensílios domésticos. O acúmulo, mesmo que pequeno, nos itens, pode provocar gosto ruim e sensações “estranhas” durante o uso das peças.

Finalmente, tenha cuidado redobrado na cozinha. Na maior parte das vezes, as essências dos aromatizantes são inflamáveis. Isso significa que elas podem pegar fogo e criar grandes acidentes. Evite também colocá-las sob a luz do sol.

Qual essência utilizar para o aromatizador?

Como citado no início do texto, cada fragrância tem efeitos diferentes no organismo. Por isso, é interessante avaliar qual o seu objetivo ao aromatizar o espaço. Ao mesmo tempo, considere apenas os perfumes que te agradam. Um cheiro enjoativo, mesmo que tenha efeito calmante, poderá incomodar bastante.

Você pode encontrar as mais diferentes essências em farmácias de manipulação e em lojas de produtos naturais. Lojas de itens artesanais também costumam contar com o produto para aromatizador de ambiente.

Canela

A canela é uma especiaria antiga — muito antiga e bastante popular! Quem não se lembra dos portugueses, que chegaram o Brasil ao errarem o caminho para as índias? Na Índia, eles pretendiam comprar a canela, pimenta do reino, cravo e outros produtos.

O aroma da canela é quente e ajuda a despertar. Ele também estimula o apetite e é capaz de dissolver parte da irritabilidade de um indivíduo.

Sândalo

Já o sândalo tem um perfume mais envolvente e aconchegante. Quem aproveita deste aroma se sente bem-vindo no espaço, confortável. Além disso, a árvore acalma a agitação e ansiedade do corpo, e ainda estimula sensações boas no sistema nervoso.

Lavanda

O cheiro da lavanda remete à limpeza, ao frescor. Por isso, a planta provoca grande sensação de bem-estar, de tranquilidade. Ainda combate o estresse e a ansiedade, e ajuda o sistema imunológico do organismo a se manter firme.

Capim-limão

Quem deseja um pouco mais de tranquilidade e concentração pode aproveitar bastante do capim-limão. Seu aroma é agradável e fresco, e ajuda a eliminar o cansaço físico e mental do indivíduo.

Eucalipto

Até para carro novo o eucalipto é indicado! Dificilmente você não gosta do aroma fresco e cheiro de natureza que esse tipo de aromatizador proporciona. Um dos seus principais benefícios é a sua capacidade descongestionante do nariz, promovendo uma respiração mais agradável e longa. O produto também provoca a sensação de vigor e fortalecimento do organismo.

Patchouli

Entre todos os aromatizantes de ambiente, o patchouli é um dos menos conhecidos. Isso porque, a erva é nativa do sudeste da Ásia. Ainda assim, ela é bastante comum em produtos cosméticos, especialmente nos cremes para o corpo. Seu aroma é quente e amadeirado, e ao mesmo tempo balsâmico e doce. Seus efeitos relaxam o corpo e também podem ser afrodisíacos.

Rosas

Um perfume suave e levemente doce: este é o aroma das rosas. Seus efeitos para o corpo são calmantes, e conseguem aliviar sintomas do estresse, medo, tensão e ansiedade. Ao mesmo tempo, a essência pode fortalecer o sistema imunológico.

Como fazer aromatizador de ambiente?

Como citado até aqui, são vários os tipos de aromatizadores de ambiente possíveis. Para que você saiba como fazer vários deles, listamos algumas receitas logo a seguir. Dependendo da sua preferência, basta mudar a essência ou os produtos aromáticos utilizados. Os demais ingredientes poderão ser os mesmos, e trarão ótimos resultados ao seu bem-estar. Acompanhe!

Aromatizador com palitos

Também chamado de difusor com palitos ou varetas, essa opção é bastante utilizada na decoração. Afinal, além de perfumar o ambiente, ela dá um toque de elegância e cuidado ao espaço. É sempre importante, de qualquer forma, mudar os palitos de posição, mais ou menos a cada cinco horas. Isso mantém o espalhamento contínuo do perfume pelo ar.

Os ingredientes necessários são os seguintes:

  • 1 frasco de vidro de 200 ml ou um pouco maior. É importante que as varetas não caiam do pote quando colocadas na diagonal dentro dele. Apenas metade de cada vareta, mais ou menos, deverá ficar do lado de fora do pote;

  • 100 ml de água, de preferência destilada;

  • 100 ml de álcool de cereal;

  • 30 gotas da essência de sua preferência;

  • Varetas de madeira, do tipo palitos de churrasco.

Para fazer o aromatizador de ambiente, você pode seguir o passo a passo:

  • Coloque o álcool de cereal no vidro;

  • Acrescente as gotas de essência;

  • Misture a água;

  • Feche o pote de vidro e balance-o com suavidade, para misturar os ingredientes;

  • Deixe o pote fechado descansar por 3 dias;

  • Abra o frasco, e insira as varetas de pé, para que elas se umidifiquem;

  • Vire a parte umidificada das varetas para cima. As outras extremidades deverão ficar dentro do pote, para que se umidifiquem até serem viradas novamente.

Aromatizador de ambiente na lâmpada

Você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 lâmpada comum, incandescente ou não;

  • 1 pequeno pedaço de algodão;

  • Essência aromatizante.

Para fazer aromatizador de ambiente:

  • Espere a lâmpada esfriar e desinstale-a. O ideal é preparar o aromatizante durante o dia, pois a lâmpada não terá sido utilizada nas horas anteriores;

  • Molhe o algodão em um pouco da essência;

  • Passe o algodão pelo lado de fora da lâmpada;

  • Deixe a lâmpada secar a instale-a novamente;

  • Ligue a lâmpada e espere-a esquentar. O calor irá exalar o aroma no ambiente.

Velas aromatizantes

É bastante simples fazer velas aromatizadas. Você vai precisar de:

  • Velas comuns;

  • Giz de cera da cor desejada. A proporção normalmente é de uma vela para cada giz de cera, mas você pode “exagerar”, se quiser;

  • Essência aromatizante.

O passo a passo para preparar a vela é o seguinte:

  • Derreta a vela e o giz de cera juntos. É possível derretê-los no fogo, em banho-maria; no micro-ondas (basta colocar a vela e o giz em um recipiente para micro-ondas); ou no forno, colocando os ingredientes em uma assadeira;

  • Retire a mistura do forno e adicione a essência. É preciso usar pelo menos 30 gotas;

  • Coloque o líquido em um recipiente ou forma e deixe secar. Você pode ou não colocar um pavio de barbante na vela;

  • Acenda a vela. O calor do fogo irá espalhar o aroma pelo ambiente.

Spray aromatizador de ambiente

Para fazer um spray aromatizador de ambiente, são necessários os seguintes ingredientes:

  • 500 ml de Base Pronta para perfume;

  • 100 ml de essência aromatizante;

  • Recipiente para fazer a mistura;

  • Frasco com válvula spray.

Na hora de fazer o aromatizador, você só precisa misturar os ingredientes e colocá-los no frasco. A cada borrifada, os cômodos se tornarão mais perfumáveis e agradáveis.

Aromatizante de ambiente em gel

Já pensou em fazer aromatizador de ambiente em gel? Os ingredientes necessários são os seguintes:

  • 400 ml de água;

  • 4 pacotinhos de gelatina sem sabor;

  • 30 gotas ou mais de essência aromatizante;

  • 2 colheres de sopa de sal;

  • Corante alimentício;

  • 1 pote de vidro.

Na hora de preparar o aromatizante:

  • Aqueça 200 ml de água;

  • Misture a essência e o corante escolhidos e deixe o líquido ferver;

  • Desligue o fogo e despeje na panela a gelatina sem sabor;

  • Coloque o sal e dissolva todos os ingredientes;

  • Misture os 200 ml de água restantes;

  • Coloque o produto no pote de vidro e deixe-o endurecer. Se preferir, você pode colocar o pote na geladeira. Assim, o aromatizador irá endurecer mais rápido;

  • Deixe o potinho aberto no ambiente que você deseja perfumar. Evite colocá-lo sob a luz do sol.

Aromatizador natural de ambientes

Nossa última opção de aromatizador é natural. Para fazê-la, você vai precisar de:

  • Água;

  • Cascas de laranja;

  • Cravos da índia.

Para preparar o aromatizante:

  • Coloque todos os ingredientes em uma panela;

  • Deixe a mistura ferver e desligue o fogo;

  • Coloque o líquido em uma vasilha ou spray;

  • Deixe o recipiente aberto no ambiente que você deseja perfumar.

Veja receitas de deliciosas fragrâncias!

A preparação de todas as fragrâncias a seguir é a mesma. Assim que você escolher a sua preferida, misture os ingredientes em uma panela. Então, ferva-os e espalhe o líquido em potinhos abertos pela casa. Você também pode colocar o aromatizante em um spray.

Alecrim, limão siciliano, alecrim e canela em pau

Ao misturar o alecrim, limão siciliano, alecrim e canela, o consumidor obtém um aroma leve, cítrico e que lembra muito a natureza. A sensação é de frescor e vigor. Para fazer este aromatizador, você vai precisar de:

  • 500 ml de água;

  • 1 limão siciliano cortado em 4 partes;

  • 2 canelas em pau;

  • 2 ramos de alecrim fresco.

Laranja e baunilha

Quem escolhe a mistura entre laranja e baunilha, obtém um perfume doce e suave para o espaço. Você vai precisar de:

  • 500 ml de água para ferver;

  • Laranja em rodelas;

  • Baunilha (que só deve ser acrescentada após a água e a laranja ferverem).

Menta, limão, tomilho e baunilha

Quer uma combinação refrescante para os dias de calor? A mistura entre a menta, limão, tomilho e baunilha é a ideal! Para o aromatizante de ambiente, combine:

  • 500 ml de água;

  • Folhas de menta (hortelã) picadas;

  • 1 limão;

  • 1 colher de essência de baunilha;

  • 1 ramo de tomilho fresco.

Frutas cítricas, ervas e flores

Usar frutas, ervas e flores no mesmo aromatizante é obter um perfume suave e refrescante. Você só precisa misturar:

  • 1 limão e/ou 1 laranja em rodelas;

  • 1 ramo de ervas aromáticas frescas picadas, como o manjericão, alecrim, funho, hortelã e outros;

  • Pétalas de flores, como de rosas ou girassóis. Escolha a planta que mais lhe agrada.

Laranja, óleo de amêndoa e gengibre

Um aromatizador deste tipo tem cheiro amadeirado e forte, e traz a sensação de aconchego ao espaço. Para fazer essa mistura, você vai precisar de:

  • 500 ml de água;

  • Rodelas de laranja;

  • Gengibre (que deve ser acrescentado após a água levantar fervura);

  • 1 colher de café de óleo de amêndoa (também após a água ferver).

Qual o aromatizador ideal para cada ambiente?

É claro que você pode inserir o seu aromatizador favorito em todos os ambientes que desejar. Ainda assim, existem os perfumes que combinam mais com cada espaço da casa. Logo mais, listamos algumas dicas de como escolher o mais interessante.

Uma dica é: evite misturar muitos aromas em casa. Quando isso é feito, a confusão olfativa pode causar incômodos.

Aromatizante para sala de estar

Como a sala de estar é o espaço que mais recebe pessoas, é importante promover a sensação de aconchego e de alegria. Por isso, o aromatizador ideal para o espaço é o de capim-limão e o de erva cidreira. Aromas de bambu e folhas, que remetem muito à natureza, são igualmente vantajosos.

Aromatizar para o banheiro

No banheiro, é sempre importante prezar por um aromatizante que proporcione a sensação de limpeza. Ao mesmo tempo, é interessante eliminar as bactérias que se proliferam no ambiente. Nestes casos, o ideal é investir no alecrim, limão e bergamota. O eucalipto e a lavanda também são bastante comuns no espaço.

Aromatizante para a cozinha

A mistura de cheiros na cozinha pode incomodar. Principalmente porque, no cômodo já há o cheiro de alimentos e gordura. Assim, é sempre bom usar aromatizador de ambiente que neutralize os demais aromas do espaço. Isso pode ser feito por meio de perfumes cítricos, como da tangerina, limão e da laranja, e também por especiarias e temperos, como o manjericão, tomilho, anis e erva-doce.

Aromatizador para o quarto

No quarto, você precisa relaxar. Por isso, o melhor é utilizar aromatizantes tranquilizantes e suaves. Os ideais são os de melissa, lavanda, camomila, jasmim e baunilha. Assim como o de manjerona, mandarina, sândalo, patchouli, rosa e vários outros. Você pode ou não misturar os ingredientes, para potencializar a sensação de calma.

Aromatizante para o escritório

Se a concentração, criatividade e vigor forem estimulados no escritório, ainda melhor. Por isso, opte por aromatizantes de canela, laranja e capim limão!

Agora você já sabe como fazer aromatizador de ambiente, e os melhores aromas de acordo com o seu objetivo e espaço. Está esperando o que para preparar o seu aromatizante?

você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.