Você está ciente dos benefícios da energia solar, está doido para economizar na sua conta de luz, tem o dinheiro para comprar o necessário e… Não sabe muito bem qual tipo kit de energia solar comprar?

Saiba que você não é a única a pessoa com essa pequena dúvida, afinal, tem tantas minúcias na nossa vida que acabamos nós sentindo perdidos.

Principalmente na nossa era da internet e sua enorme rede de informações fornecendo diferentes perspectivas para quase tudo que o ser humano produz; nos trazendo mais dúvidas do que respostas.

Além disso, dependendo daquilo que você quer fazer, existem kits solares para diferentes tipos de atividades; até bombear água dá para se fazer. Portanto, é bom saber qual kit é o melhor para suas necessidades.

Mas se você está aqui lendo esse artigo, então você esta no lugar certo!

Kit de energia solar, o que é

Se você quer usar energia solar na sua casa, saiba que não é apenas pegar uma placa fotovoltaica e ligar na tomada; não, a vida não é tão simples assim.

Quer dizer, a instalação das placas não é um bicho de sete cabeças que demora meses para terminar.

Quando se falar sobre kit de energia solar, estamos falando sobre toda a aparelhagem do produto, não apenas a placa – a placa é apenas a peça mais presente nos kits.

Essa aparelhagem é o que permite a geração de energia elétrico/térmica a partir da energia solar para sua residência, empresa, bombeamento ou aquecimento da água.

Os aparelhos mais comuns que você encontra nesses kits solares, são:

  • Painel solar: A parte mais famosa do aparelho. É por ela que a energia solar é absorvida e convertida em energia elétrica através das células fotovoltaicas.
  • Inversor fotovoltaico: A parte mais importante de um sistema on-grid. Ela que converte a energia criada pelas placas e a distribui pela residência ou a armazena em baterias.
  • Caixa de junção: É a chave para desligar o sistema, além de proteger os módulos contra danos elétricos.
  • Suporte/ancoragem: É o responsável por fixar os módulos sobre o telhado e ajustar a altura deles se caso forem instalados no solo.
  • Baterias: Em sistemas off-grid, onde o sistema solar não esta ligado a rede elétrica, é necessário ou uso de baterias; elas se recarregam durante o dia para serem usadas durante a noite.
  • Controlador de baterias: Evita sobrecarga e desperdícios de energia ao carregar baterias.
  • Cabos solares fotovoltaicos: É crucial que eles sejam resistentes a raios UV e mudanças a temperaturas.
  • Bomba d’água: Usado em kit solares voltado ao bombeamento de alguma fonte d’água ou líquida.

Kit de energia solar residencial On/off-grid

Esse é o kit que a maioria das pessoas procura para economia de energia. Ele é ligada a rede elétrica que permite o ganho de créditos por excesso de produção de energia.

O que isso significa? Se sua residência usa energia solar on-grid e ela começar a produzir mais energia do que consome, você ganha créditos que podem ser usados para descontar na conta de luz ou usá-los em períodos de pouca irradiação solar e de noite;

Kit de energia solar de iluminação

Esse kit é para aqueles que querem usar a energia solar a noite.

Sim, entendo que não existe Sol durante a noite, mas não quer dizer que não conseguiremos usar a energia solar.

O kit, obviamente, tem os painéis solares para capturar a energia de dia, lâmpadas LED e controlador de recarga evitando sobrecargas e baterias para uso noturno.

Normalmente são utilizados em residências, luminárias e iluminação pública a partir dos potes solares.

Kit de energia solar para bombeamento

Preocupado com a energia na hora para bombear água de algum lugar inóspito ou não? Então esse kit é perfeito para sua necessidade.

A sua versão mais simples, só possui um módulo e bomba, funcionando em corrente continua, não necessitando de um inversor. Mas se você optar um por corrente alternada, deve escolher um kit com inversor nele.

Infelizmente, para bombeamento diário, é necessário um sistema de armazenamento de energia; sendo indispensável que seu kit tenha placas, banco de baterias e controlador de recargas.

Kit de energia solar para irrigação

Esse kit gera mais energia que o kit de energia solar para bombeamento, além de ser mais complexo e maior.

É mais usado nas fazendas ou em lugares aonde não chega energia elétrica, permitindo menos custos para o uso de aparelhamentos elétricos movidos a geradores – que são normalmente alimentados a gasolina.

O lado ruim é seu preço razoavelmente elevado e montagem um pouco mais complexa.

Kit de energia solar para eletrodomésticos

Eles são kits para uso em pequena escala na residência, podendo ser usado para ar-condicionado, chuveiro elétrico ou quaisquer outros utensílios movidos à energia elétrica.

Possuem menos módulos e um inversor voltado para menor potência.

Kit de energia solar térmica

Não é voltado ao uso da energia solar para energia elétrica, o kit é para aquecimento d’água.

Mais usado para lugares de clima frio, o kit de energia solar térmica é perfeito para você que não aguentar tomar banho em chuveiro elétrico e pagar um preço grande em dinheiro na conta de luz.

Além, claro, de facilitar a esquentar o seu chocolate quente.

É praticamente composto por dois aparelhos: placa solar para absorção da luz do Sol e um boiler (reservatório térmico).

Cuidados a serem tomados

Sempre é bom pedir para um profissional para instalar seu kit de energia solar, ele foi treinado e provavelmente tem experiência no assunto.

Já que estamos mexendo em energia elétrica, grandes consequências podem ocorrer  com você e sua vida – Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades, Benjamin “Ben” Parker.

Principalmente se você for instalar a energia solar na rede elétrica, aí já precisará de um profissional com um ART (Anotação de Responsabilidade Técnica).

Portando, não tente instalar por si mesmo, pode lhe causar dores de cabeça.

Concluindo

A energia solar vem evoluindo cada vez mais, se tornando mais eficiente e barato conforme os anos passam.

Seus benefícios são grandes, e como sabemos, podemos também economizar bastante apenas instalando um simplório kit em nossas residências.

E você ganha muito ao usar a energia solar, só para ter uma ideia, aqui estão algumas das vantagens do uso do kit:

  • Economia de energia pelo fato de você mesmo estar gerando energia para sua residência/empresa;
  • Não polui o meio ambiente, já que só usa a energia do sol;
  • Ilimitado ou quase, pois a Terra estará orbitando o Sol por vários milhões de anos;
  • Dura por mais de uma década, já que a tecnologia é de ponta e dificilmente causa defeitos.

Existem diversos kits para casos específicos, desde o uso residencial, irrigação, bombeamento d’água, iluminação e aquecimento; várias escolhas para você escolher dependendo das suas necessidades.

Mas cuidado, nada de instalar por você mesmo sem ajuda técnica capacitada, assim evitando possíveis acidentes e defeitos na instalação.

Write A Comment