As lajes pré moldadas são um dos tipos existentes de lajes na construção civil e, se você está em qualquer tipo de construção com mais de um pavimento, então você provavelmente está sobre uma laje agora mesmo. E o que eu quero dizer com isso? Que a laje, assim com você já deve ter percebido, trata-se de um elemento de extrema importância.

Seu objetivo principal pode ser descrito como a transferência de cargas para as vigas, que por sua vez as transferem para os pilares, que as transferem para as fundações. Ou seja, para que tudo flua na mais perfeita harmonia, a escolha do tipo de laje a ser usada deve ser feita com bastante cuidado.

Dentre os diversos tipos diferentes de lajes que se pode optar para uma obra, e esta escolha é feita pelo engenheiro responsável, nós iremos focar nas lajes pré moldadas.

As lajes pré moldadas

Assim como o próprio nome já indica, as lajes pré moldadas são construídas por terceiros e já chegam na obra prontas, sendo que também são comumente conhecidas como lajes pré fabricadas.

Isso se apresenta como uma vantagem, pois evita que as lajes sejam feitas dentro da própria obra, além de também economizar tempo de construção.

A laje pré moldada é formada, quase sempre, por dois elementos: Vigotas e o “enchimento”.

As vigotas possuem um formato de T, sendo que a armadura pode ou não estar a mostra. As vigotas podem alcançar grandes vãos, porém, tanto o vão alcançado quanto a dimensão (e a altura) da ferragem utilizada são definidas pelo engenheiro calculista, de acordo com as especificações de cada obra.

O “enchimento” é, na verdade, placas de isopor ou lajotas de cerâmica. Eles são utilizados como maneira de ligação entre as vigotas para na hora da concretagem. A escolha entre isopor ou lajotas de cerâmica, bem como suas respectivas dimensões, é também feita pelo engenheiro calculista, levando sempre em consideração as especificações da obra em questão.

Vantagens das lajes pré moldadas

Abaixo citaremos algumas das principais vantagens que são trazidas à obra quando se opta pela utilização das lajes pré moldadas.

  • Rapidez: Por constituírem de peças já fabricadas, o único trabalho é em sua montagem, que também é bastante simples e rápida. Isso fornece um acréscimo de velocidade final para a construção em si.
  • Feita sob medida: Por se tratar de uma fabricação industrial, este tipo de laje é, literalmente, feita sob medida para cada obra específica. Isto compete uma qualidade e resistência maior do que a laje convencional, pois ela é feita já pensando nas peculiaridades da obra em questão.
  • Baixo custo: Apesar de não aparentar, por causa da alta qualidade, seu custo não é elevado.
  • Organização: Sendo feitas fora do canteiro de obras e entregue já pronta para o uso, a organização (e limpeza) provenientes deste tipo de laje é muito melhor do que quando comparadas as convencionais.
  • Durabilidade: Por se tratar de um concreto pré moldado, há uma menor necessidade de cuidados ao decorrer de sua vida útil.

Os tipos de lajes pré moldadas

Ao todo existem um total de 5 tipos diferentes de lajes pré moldadas que podem ser utilizadas em obras. E, novamente, a escolha sobre qual tipo utilizar dependerá inteiramente do engenheiro responsável pela obra.

Abaixo vamos passar pelas principais características de cada um dos tipos de lajes pré moldadas.

Laje treliçada com lajotas de cerâmica

Este tipo nós basicamente já o explicamos acima. Onde o que o compõem são as vigotas feitas de concreto armado com sua armadura superior. É sempre bom lembrar que, dados como dimensões da vigota e da armadura (bem como seu respectivo diâmetro) são definidos de acordo com o projeto em si, sendo que as vigotas já serão entregues à obra nas dimensões requeridas, esperando apenas para serem posicionadas.

As lajotas de cerâmica são o “enchimento” presente entre as vigotas. Na engenharia nós sabemos que não há uma real necessidade das vigotas ocuparem 100% do espaço disponível para a laje, sendo que, o “espaço vazio” é preenchido com o enchimento, para que a concretagem seja eficiente, além de não gastar mais concreto do que o necessário para ocupar os espaços vazios. Laje BubbleDeck e Nervurada são exemplos disso.

Mas, em resumo, lajotas de cerâmica dão um pouco mais de resistência quando comparadas ao EPS, além de serem mais baratas, porém o peso extra que elas dão a laje deve ser levado em consideração.

Veja também: Laje Treliçada; O Que É? Vantagens E Desvantagens!

Laje treliçada com EPS

Semelhante a laje acima, porém, a única diferença reside no tipo de “enchimento”, sendo que, ao invés de lajotas de cerâmica, aqui são utilizados EPS (isopor).

Apesar de serem um pouco mais caras as lajotas de cerâmica, o EPS possui bastante vantagens. Tais quais seu baixo peso, rápida montagem, mais fácil passar tubulações através dela, e oferecer um bom isolamento acústico e térmico.

Lajes alveolares

Este tipo de laje é comumente utilizada em shoppings, universidades, estacionamentos, etc, isso tudo devido ao concreto utilizado para a fabricação deste tipo de laje possuir alta resistência a compressão.

Este tipo de laje não apresenta um tipo de enchimento, sendo dispostas lado a lado na construção, sendo que sua altura pode variar entre 9 a 30 cm, com uma largura fixa de 1,24 metros e um comprimento que pode chegar a incríveis 20 metros.

E, por possuir um concreto protendido vazado, que possui alvéolos longitudinais (interior oco), isso faz com que o peso das peças não seja tão elevado assim.

Lajes de painéis treliçados

Este tipo de laje é bastante parecida com as lajes treliçadas citadas acima, porém aqui não há o uso de “enchimentos”, sendo que, por possuírem uma maior base, eles ficam lado a lado.

Isso faz com que este tipo de laje suporte maiores cargas, cerca de 1.000 Kgf/m², além de, por conta de seus painéis com apresentarem um excelente acabamento, não há necessidade de reboco.

Lajes com vigota T

As lajes com vigota T são basicamente semelhantes as treliçadas, entretanto, a armação neste tipo fica “dentro” da viga, daí seu formato de T.

Este formato também é favorável para a colocação do enchimento utilizado, que neste caso costuma ser lajotas de cerâmica, em seguida é adicionado o concreto para conectar as peças. Este tipo de laje é comumente utilizada (além de indicada) em edificações de pequeno porte, com pequenos vãos e baixa sobrecarga.

Desvantagens das lajes pré moldadas

Obviamente que, como qualquer outro tipo de produto neste mundo, as lajes pré moldadas também possuem suas desvantagens quando ao uso. Vamos abordar algumas das principais desvantagens destas lajes.

  • Para lajes com vigota T – Não deve receber sobrecargas que não tenham sido previamente constadas em projetos, tais quais paredes ou quaisquer outros elementos arquitetônicos. Ou seja, isso faz com que esta laje não possua uma grande liberdade de layout.
  • Para lajes treliçadas – Com relação ao revestimento inferior, torna-se necessário a aplicação de materiais aderentes (como gesso ou chapisco) para que seja feito. Este tipo de laje não é feita para ser utilizada como laje em balanço.
  • Para lajes de painéis treliçados – Por utilizar cerca de 30% a mais de concreto do que as anteriores, apresenta um custo mais elevado.
  • Para lajes alveolares – Levando em consideração seu peso elevado, é necessário a utilização de guindantes para a instalação.

Mas quanto custam as lajes pré moldadas?

Acima nós passamos por todos os tipos de lajes pré moldadas existentes, suas vantagens e desvantagens e seu método de execução, então a pergunta final que resta seria: Quando custam as lajes pré moldadas?

A resposta para essa pergunta talvez não lhe agrade mas, depende! Isso pois, como já explicamos acima, as lajes pré moldadas são fabricadas de acordo com as especificações de cada projeto. Ou seja, dependendo do tipo de seu projeto (cargas, vãos e a laje pretendida) o preço sofrerá variações.

O indicado é que, ao definir com o engenheiro qual será o tipo de laje pré moldada utilizada e as respectivas especificações, você entre em contato com empresas especializadas em sua cidade (ou região). Para isto a dica é simples, basta pesquisar no google por: “Laje pré moldada + nome da sua cidade” e eles irão solicitar todas as informações referentes ao projeto antes de te apresentarem um orçamento.

Escreva um Comentário