Você sabe o que é lastro de concreto? Não? Mas provavelmente já ouviu falar alguma vez de concreto magro, não é mesmo? Pois saiba que ambos são exatamente a mesma coisa!

Espera, você também não faz a menor ideia do que é esse tal de concreto magro? Então, calma, sem estresse, você veio ao lugar certo!

Aqui neste artigo nós iremos lhe explicar de uma vez por todas o que é o lastro de concreto, qual sua utilização, para que ele serve e como você poderá fazê-lo. Se interessou? Pois então é só dar continuidade a leitura e vamos nessa!

O lastro de concreto

Vamos já começar dizendo que você não irá utilizar o lastro de concreto estruturalmente, esta não é a sua função.

“Mas então para que ele serve?”

Simples, ele serve para “forrar” o terreno. Não entendeu né? Calma que a gente já te explica!

Quando você vai fazer a fundação de sua obra (a qual nós nunca podemos esquecer que se trata da parte mais importante da obra), você jamais poderá construir sua fundação diretamente sobre o solo, nada de colocar a ferragem ali na terra, é necessário forrar este solo antes que a ferragem seja posta, e é exatamente aí que entra o lastro de concreto.

Não vinha fazendo isso? Sem problemas, agora você já sabe qual o certo e basta começar a utilizar o lastro de concreto nas suas próximas obras e pronto.

“Tá, mas isso é mesmo necessário? Eu sempre fiz assim e nunca deu problema…”

Aquela velha frase “Eu sempre fiz assim e nunca deu problema”, não é só porque algo sempre foi feito errado que deve continuar assim. A função do lastro de concreto é regularizar o solo, ou seja, sua fundação será construída agora sobre uma superfície plana, e não a superfície irregular que se apresenta nos solos, e não, mesmo se você “afofar” o solo, ainda assim, irá se tratar de uma superfície irregular.

Mas claro, esta não é a única função. Ele também irá impedir que sua fundação entre em contato direto com o solo, isso pois existem determinados agentes químicos no solo que, quando eles entram em contato direto com a fundação ali presente eles podem acabar a enfraquecendo, ou seja, utilizar o lastro de concreto poderá impedir que isto ocorra.

Quando usar o lastro de concreto

Como acabamos de dizer acima, a utilização deste tipo de concreto é lei em fundações diretas, tais como radier, sapatas, dentre outros. Mas não apenas isto, ele também poderá ser utilizado como base e também como enchimento para contrapisos. Ou seja, se você precisa regularizar seu solo, então o lastro de concreto poderá lhe salvar aqui.

E, devido ao seu menor custo se o compararmos a outros tipos de concreto, ele também poderá ser utilizado como preenchimento, e também como proteção mecânica, envolvendo instalações, mantas de impermeabilização, contrapisos, tubulações, etc.

Você reparou bem que todos os exemplos de aplicação que citamos nenhum o envolve estruturalmente, certo? Pois é sempre bom reforçarmos que este concreto não possui valor estrutural, então nem tente “improvisar” aqui. E claro, na dúvida o melhor a se fazer é seguir as instruções que estão previstas no projeto.

Vantagens e Desvantagens do lastro de concreto

Se você leu atentamente tudo acima, então já tem uma boa noção de quais são as vantagens e desvantagens do lastro de concreto, porém, vamos exemplificá-las detalhadamente aqui, para que não restem dúvidas.

Vamos começar pela regularização. Na hora de realizar a fundação possuir uma superfície bem nivelada é essencial, claro, você tem a possibilidade de nivelar a superfície já com o concreto que irá utilizar para concretá-la, mas o valor que você irá gastar será bem maior do que se simplesmente utilizasse o lastro de concreto. E as vantagens não se resumem apenas a regularização ou financeiramente, mas é bom lembrarmos também que este concreto irá absorver agentes químicos nocivos que se encontram no solo, de modo que você não aplique a fundação diretamente sobre o solo, assim ela poderá agir com sua resistência total, sem nenhum tipo de interferência.

Uma outra vantagem, que inclusive é acoplada a anterior, se dá pelo seu baixo custo. Por não possuir nenhum valor estrutural, o traço do lastro de concreto será mais “simples” do que o de um concreto estrutural,  que consequentemente influencia diretamente no seu preço final. Pode até parecer pouca coisa, mas no custo final da obra este valor economizado faz toda a diferença, principalmente para grandes construções. E este baixo custo pode ser aproveitado em suas outras aplicações, tais como a regularização do solo, enchimento, dentre outros, assim você consegue economizar ainda mais  no montante final.

E claro, só de mexermos no traço e consequentemente utilizar menos cimento do que o normal, isto por si só já faz do lastro de concreto ecologicamente melhor que os outros. Uma continha simples, pois quando você diminui a quantidade de cimento utilizada você por consequência diminui a quantidade de gases despejados na atmosfera.

Agora, migrando para as desvantagens do lastro de concreto, todas elas são diretamente relacionadas com o uso incorreto, ou seja, se você utilizá-lo corretamente não terá quaisquer problemas.

Para começar temos sua baixa resistência, mas que apesar de ser uma desvantagem só irá lhe atrapalhar se você o usar incorretamente. Já falamos aqui mais de uma vez que você não deve nunca utilizar o lastro de concreto como função estrutural, justamente por conta de sua baixa resistência, então se você nunca o utilizar com este intuito, esta desvantagem não se aplicará a você.

Outra coisa que se deve ter uma atenção é com relação as infiltrações pois, uma vez que este tipo de concreto conta com menos agregados do que os demais, ele também apresenta uma resistência menor à água, o que pode acabar sendo um problema caso seja executado erroneamente.

Traço de concreto ideal

Muito falamos que o traço do lastro de concreto se difere do concreto convencional devido a ele não apresentar função estrutural, consequentemente é normal que surja a dúvida de qual então é o seu traço de concreto.

Se tratando especificamente do lastro de concreto, seu traço ideal é o de 1:8:11, com 2 latas de água, ou seja, 1 porção de cimento, 8 porções de areia e 11 porções de brita. Com este traço você conseguirá um rendimento de aproximadamente 0,25 m³, e se quiser saber quanto de lastro de concreto você precisará, é só fazer a continha. Para tal tenha em mãos as dimensões de sua fundação e tenha em mente que a altura do seu lastro de concreto deve ser de 5 cm.

Tem todo o material necessário? Então você poderá preparar seu lastro de concreto tanto manualmente quanto com o auxílio de uma betoneira. Abaixo vamos passar rapidamente por cada um destes meios.

Ah, e caso ainda tenha dúvidas, é só dar uma olhadinha na NBR 12655 – Concreto de cimento Portland – Preparo, controle, recebimento e aceitação – Procedimento, que se trata da Norma que rege todas as aplicações do concreto.

Preparando manualmente

Para preparar seu lastro de concreto manualmente basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Espalhe a areia bem, de maneira que você forme uma camada com uma media de 15 cm;
  2. Jogue então o cimento em cima desta areia;
  3. Com uma enxada ou então uma pá, misture os dois até que fiquem uniformes;
  4. Espalhe esta mistura de modo que uma camada de 15 a 20 cm seja formada;
  5. Sobre esta camada que você acabou de preparar, jogue a brita e então misture tudo;
  6. Faça um mini vulcão (um montinho com um buraco no meio);
  7. Vá jogando água (sempre na medida certa, nem mais nem menos) e misturando aos poucos;
  8. E pronto, já tem o seu lastro de concreto!

Preparando com uma betoneira

Tem uma betoneira a disposição? Então melhor ainda, agora será mais fácil para preparar seu lastro de concreto, é só dar uma olhadinha no passo a passo abaixo:

  1. Comece colocando a brita na betoneira;
  2. Depois coloque a metade da água e então misture por um minuto;
  3. Coloque então o cimento;
  4. Por fim coloque a areia e o resto da aguá;
  5. Agora é só deixar a betoneira agindo por 3 minutos e pronto, seu lastro de concreto estará pronto para ser usado.

Já preparou seu lastro de concreto? Então que tal utilizá-lo? Abaixo te damos um passo a passo para a utilização deste concreto em sua função mais usual, nas fundações.

  1. O primeiro passo a ser tomado é realizar a escavação de seu terreno até a profundidade que está especificada em projeto;
  2. Agora é preparar seu lastro de concreto, utilizando um dos dois métodos citados acima
  3. O próximo passo é depositar este concreto lá no fundo de sua fundação (meio redundante, eu sei), ficando atento para que este concreto tenha uma espessura/altura mínima de 5 cm, sendo que isto é para que evitar ao máximo que a fundação possa entrar em contato com o solo;
  4. Agora é só dar prosseguimento a sua fundação, sempre seguindo o projeto de fundações.

Conclusão

Agora você já tem um conhecimento grande sobre o lastro de concreto, sabe qual é sua função, como ele é preparado e como ele é aplicado. Acreditamos que não tenha restado mais dúvidas sobre o assunto mas, caso tenha sobrado algumas, basta perguntar nos comentários abaixo e estaremos prontos para lhe responder!

E caso tenha gostado e retirado suas dúvidas com este artigo, não deixe então de compartilhá-lo com seus amigos e conhecidos, nunca se sabe quem você poderá acabar ajudando no processo.

Escreva um Comentário