Há uma série de razões para produzir latas decoradas. Afinal, elas podem fazer total diferença no visual de um ambiente, de uma festa de aniversário, na arrumação das suas coisas…

Mas, assim como há muitas opções de uso, também existem várias ideias para esse tipo de artesanato. Você está procurando por boas ideias, certo? Então, veio ao texto certo! Continue lendo e saiba tudo o que você precisa.

Dicas para fazer latas decoradas

Antes de apresentarmos os modos de fazer das latas decoradas, precisamos descrever alguns alertas. São cuidados importantes, para que o resultado seja sempre bonito. Principalmente, para que você não se machuque durante o seu artesanato.

Escolha a lata ideal

Vários alimentos e produtos são adquiridos em latas. Como o leite condensado, achocolatado, milho verde, molho de tomate, tinta acrílica e até peixes em conserva.

É importante escolher a lata ideal para o seu objetivo. Por exemplo: um pequeno porta brincos pode ser feito com uma lata de sardinha que ainda conservar a tampa.

Já um vaso para as plantas vai se sair melhor com grandes latas de leite condensado ou milho. Aliás, existem versões de vários litros no mercado, que você pode adquirir se preferir latas maiores.

Lave bem a lata

É essencial fazer a lavagem adequada da lata para artesanato. Sem ela, restos de alimentos e outros produtos podem ficar acumulados. Além de atraírem animais e bactérias, esses resíduos podem provocar mau cheiro e prejudicar todo seu artesanato.

Por isso, comece por lavar a lata com água e sabão, em sua parte interna e externa. Cuidado para não se cortar com as beiradas do metal, se essas rebarbas existirem.

Depois de uma boa lavagem, passe um pano umedecido com vinagre na lata. No seu lado de dentro e na parte de fora. Esse cuidado vai prevenir a formação de ferrugem no recipiente. Deixe secar completamente.

Tire a cola de adesivos

Se a lata tiver resíduos de cola, você precisará retirá-los antes de aplicar o vinagre no recipiente. Para isso, mergulhe a lata em água fervente, com cuidado para não se queimar.

Acrescente meia xícara de bicarbonato na água fervente e desligue o fogo. Deixe de molho por 5 minutos. Depois, use uma bucha macia para retirar a cola.

Lixe a lata

Quando as latas são abertas com um abridor, é comum que elas fiquem com rebarbas. É importante retirá-las, pois isso vai garantir um visual mais bonito do artesanato. Sem contar que as rebarbas podem causar acidentes.

Pensando nisso, será preciso utilizar uma lima para acabamento. Essa ferramenta vai te permitir nivelar as beiradas da lata.

Proteja a lata contra ferrugem

É importante preparar a lata para o artesanato, pois isso vai aumentar a aderência da cola ou tinta. Além, é claro, de prevenir a ferrugem.

Para isso, aplique um primer para metais na lata. Siga as instruções do rótulo do produto, respeitando, especialmente, o tempo de repouso da peça após a aplicação.

Tenha também atenção se é necessário utilizar mais de uma demão de primer. Depois da secagem do produto, você poderá iniciar a decoração da lata.

Use tintas adequadas

Se suas latas decoradas forem pintadas, você poderá utilizar três tipos de tinta. São eles: tinta acrílica, látex ou PVA para artesanato. Lembre-se de utilizar um bom pincel, que não acumule tinta nas cerdas. Isso vai facilitar uma pintura mais uniforme do metal.

Com esses cuidados tomados, você poderá iniciar o artesanato das suas latas decoradas. Veja várias ideias abaixo!

Latas decoradas com tinta

É muito simples decorar uma lata com tinta. Você só vai precisar de um pincel e tinta, ou de uma tinta em spray.

Para evitar a sujeira e manchas nas superfícies, prepare o seu espaço de trabalho. Para isso, cubra a mesa ou outra superfície com duas ou três camadas de jornal. Se as folhas ficarem escorregadias, fixe-as com fita crepe.

Se você for utilizar a tinta spray, também será importante proteger o que há em volta. Inclusive outros móveis. Assim, cubra tudo com folhas de jornal ou com um plástico.

O jato do spray costuma espalhar gotículas de tinta pelo espaço, especialmente se você não tiver muita experiência com a tarefa. Proteger tudo vai prevenir que as superfícies em volta fiquem com marcas permanentes de tinta.

Para usar a tinta, vale usar a criatividade. Você pode pintar a lata toda de uma cor só, fazer formas com cores diferentes, desenhar sobre ela etc.

Vale a pena planejar o resultado antes de executá-lo. Assim, você saberá quais serão suas etapas, cores e desenhos necessários para a lata decorada.

A pintura interna da lata fica a seu critério. Dependendo do uso previsto para o recipiente, ela não será necessária.

latas decoradas plantas

Latas decoradas com tecido

O ideal é utilizar tecidos apenas quando a lata não ficar em ambientes úmidos. Na cozinha, por exemplo, o tecido poderia acumular facilmente gordura ou água. Então, o material não é o mais adequado.

Mas para porta-trecos e a decoração de um espaço, o tecido pode ser uma ótima pedida. Para utilizá-lo, escolha um material de te chama a atenção visualmente. É importante que o tecido seja fino e maleável, para que seja fácil fixá-lo.

Para a fixação do material, são três as opções. Você pode começar utilizando a cola branca. A outra opção é pela fita dupla face, ou ainda pelo uso da cola quente. Tudo vai depender do tecido escolhido e do material que você tem em casa. Se o tecido for um pouco mais espesso, a cola quente será mais eficaz.

Leitura complementar: Melhores Pistolas de Cola Quente

Com o tecido, também é possível fazer um trabalho de patchwork. Ou seja, uma série de pedaços de tecidos, colados e formando uma “colcha de retalhos”.

latas decoradas tecido

Latas decoradas com EVA

Para colar o EVA na lata, utilize cola quente. Como o material é mais pesado, essa cola será a única a garantir sua boa fixação.

Aqui, invista na criatividade! Você pode cobrir toda a lata com um único EVA, ou também fazê-lo no estilo patchwork.

O material também é interessante para fazer figuras e agradar as crianças. Essas figuras poderão formar belos detalhes na sua lata decorada.

latas decoradas eva

Latas decoradas com lã

Que tal usar um novelo de lã para decorar a lata? O processo será simples. Comece fixando uma ponta da linha com fita crepe, do lado de fora da lata. Não tem problema se a fita for grande, pois você vai cobri-la com linha. O importante é fixar bem a ponta dessa linha.

Depois, enrole o restante do novelo por toda a lata, cobrindo sua parte de fora com linha. Tenha o cuidado de deixar cada camada de linha bem próxima uma da outra. Toda a lata deve ficar coberta pela lã, sem espaços “em branco”.

Latas decoradas com miçangas

Decorar com miçangas pode dar um pouco mais de trabalho, mas valerá a pena. Você precisará construir uma “malha de miçangas” e, depois, fixá-las na lata. Como na imagem abaixo.

latas decoradas miçangas

Outra opção é costurar as miçangas em um tecido, e depois colar o tecido na lata. Faça como sua criatividade sugerir.

Latas porta-trecos

Uma lata porta-treco pode servir para uma série de funções. Pode, por exemplo, acomodar lápis de cor, tesouras e outros objetos escolares.

Você também pode utilizá-las na cozinha, para acomodar talheres. Ou ainda no quarto, posicionando os seus pinceis de maquiagem ou pentes.

As latas menores também podem servir para guardar brincos e outros pequenos objetos.

latas decoradas porta treco

Latas luminárias

Já pensou em decorar com latas luminárias? Pois essa pode ser uma ótima ideia, especialmente para áreas externas.

Neste caso, você precisará retirar parte do fundo da lata. O buraco deve ser feito mais ou menos no meio da lata, com um tamanho suficiente para instalar uma boquilha de lâmpada.

Depois de decorar a lata, você precisará fixar a boquilha na parte de dentro dela. Nessa etapa, vale a pena contar com a ajuda de um eletricista. Afinal, será preciso fazer a instalação elétrica da boquilha dentro da lata, para que, quando instalada, a lâmpada se ilumine.

latas decoradas luminaria

Latas decoradas para a cozinha

Na cozinha, uma lata decorada pode servir, especialmente, para guardar mantimentos. Nesse caso, é importante contar com uma tampa para a lata. Você pode também produzi-la, por meio da própria tampa da lata. Pode ainda adquirir uma tampa avulsa, de lata ou outro material.

Cobrindo a lata, você terá maior certeza de proteger os mantimentos de insetos e fatores externos, como a umidade.

Para tornar as latas temáticas, você pode desenhar algumas figuras que remetam à cozinha. Como galinhas, talheres, panelas etc.

Não se esqueça que, para cozinha, o ideal são latas pintadas. As decoradas com outros materiais tendem a acumular umidade e gordura.

latas decoradas cozinha

Latas para plantas

Você pode decorar a casa, fazer uma pequena horta ou ainda plantar alguns temperos em latas. Tudo vai depender do espaço que você tem disponível e da planta que deseja cultivar.

As suculentas são algumas das que se dão bem em pequenos espaços. Assim como temperos, incluindo o manjericão e salsinha.

latas decoradas plantas

Será importante manter o adubo e a irrigação das plantas. Por isso, prepare a lata contra a umidade. Você precisará, por exemplo, fazer pequenos furos no fundo da lata, para que a água escorra. Se a umidade se acumular dentro do recipiente, poderá mofar as raízes das plantas.

Depois, será preciso inserir uma camada de pedras, de substrato, terra e adubo dentro da lata. Tenha a certeza de oferecer à planta os nutrientes necessários para o seu crescimento.

Pensando na saída da umidade, prepare também um pratinho sob cada lata. Esse prato vai acumular água, então preencha-o com areia. O cuidado vai prevenir a proliferação do mosquito da dengue.

latas decoradas plantando

Latas com ímã

Você também pode instalar ímãs na lata, e depois fixá-las em uma superfície de metal. Ficando suspensa, as latas podem facilitar o acesso aos utensílios acomodados ali.

Só tenha cuidado para não posicionar itens muito pesados na lata. Isso poderia fazer até mesmo o ímã mais forte falhar, causando acidentes.

latas decoradas ima

Para qualquer dessas ideias, você também pode investir em fitas, laços, adesivos e o que achar atraente para decorar suas latas.

E então, gostou das nossas ideias de latas decoradas? Como você pretende decorar as suas latas? Conte para a gente nos comentários deste post!

Escreva um Comentário