O projeto elétrico é parte importante de uma obra, e é exatamente nesse momento que a NBR 5410 -Instalações elétricas de baixa tensão I – Proteção e segurança entra em ação.

A NBR 5410 está aí justamente para garantir o mínimo necessário, veja bem, apenas o mínimo, para que instalações elétricas de baixa tensão possam funcionar corretamente em uma obra. É totalmente impensável que hoje em dia alguma construção seja realizada sem um projeto elétrico, nem que seja um dos mais simples.

Para que você possa entender melhor o correto funcionamento desta Norma, nós preparamos este resumo com os principais tópicos que são abordados pela Norma, para que você possa entendê-la adequadamente.

A NBR 5410

A NBR 5410 costuma ser mais aplicada em obras residenciais e em comércios, tendo em vista que é nestas obras onde é mais comum ocorrerem instalações e reparos elétricos. Entretanto, é claro que ela também se aplica para obras industriais, serviços agropecuários, edifícios, entre outros.

A Norma tem como objetivo central estabelecer as condições que satisfação as instalações elétricas de baixa tensão, aquelas instalações que possuam uma tensão alternada mínima de 1000 V, visando com isso garantir a segurança de todas as pessoas da residência.

Caso você trabalhe na área de elétrica, é essencial que possua esta Norma debaixo do braço o tempo inteiro, sendo que o melhor mesmo é conhecê-la por completo. A NBR 5410 funciona como uma espécie de guia, um manual, sobre tudo o que você pode e deve fazer durante uma instalação elétrica.

Conhecer a NBR 5410 irá te ajudar a sanar dúvidas sobre o que você pode ou não fazer em uma instalação elétrica de baixa tensão. Ao todo são 7 os tópicos abordados pela Norma, sendo eles:

  1. Dimensionamento de circuitos e respectivas proteções;
  2. Análise de projeto residencial em desenho técnico A0;
  3. Choque elétrico fatal em baixa tensão, dispositivo DR e extra-baixa tensão de segurança;
  4. Dimensionamento e aplicação de condutos elétricos;
  5. Esquemas de aterramento;
  6. Quadros de distribuição terminais;
  7. Proteção contra choques fatais em instalações específicas.

A importância da NBR 5410

Não precisamos nem explicar qual a importância de uma instalação elétrica bem feita e os danos que podem causar a construção, e para os moradores, caso ela não esteja de acordo com a Norma, certo? Aqui não estamos falando só de embargo da obra e a possibilidade de multas, mas sim da segurança e bem estar de todos os moradores presentes, algo muito mais sério!

A quantidade de acidentes em residências devido a contratação de profissionais não qualificados e que não sabem o que estão fazendo é alta. Este é um dos pontos que a NBR 5410 deve atuar, a importância dela ser seguida a risca para toda e qualquer instalação elétrica que for feita em sua obra pode ser a diferença fatal entre uma obra segura e um bomba relógio.

O não cumprimento da NBR 5410 poderá trazer também altas chances de sobrecarga, do tipo que irá afetar diretamente os  eletrodomésticos da residência, além de possíveis curto-circuitos, altas chances de  incêndios e o funcionamento precário da instalação elétrica, sabe aquela luz do corredor que fica piscando? Pois é…

Mas, se a segurança e bem estar dos moradores não for algo que te faça levar a série a Norma (e deveria ser), saiba então que as consequências também podem pesar no bolso do responsável pela obra e também para o eletricista responsável pela obra que não seguir a NBR 5410, sofrendo consequências com a fiscalização do ministério do trabalho e do emprego também.

Onde a Norma se aplica

É possível que haja certas confusões com relação ao que a Norma abrange e ao que ela não se aplica. Então, visando esclarecer de uma vez por todas este tipo de confusão, nós iramos focar abaixo na abrangência geral da Norma, naquilo que ela se aplica e no que ela não se aplica

A Norma se aplica em

Fique ligado as seguintes situações relacionadas as instalações elétricas em que a NBR 5410 se aplica:

  • Nas áreas descobertas de propriedades, que sejam externas as edificações;
  • Locais de camping, em trailers para acampamentos, em marinas e em instalações semelhantes;
  • Em canteiros de obra, exposições, feiras e demais instalações que sejam temporárias;
  • Para quaisquer circuitos elétricos que sejam alimentados por uma tensão nominal de até 1000 V em corrente alternada, cuja frequência seja inferior a 400 Hz, ou então em corrente contínua de até 1500 V;
  • A circuitos elétricos que não sejam internos aos equipamentos, e que funcionem a uma tensão que seja superior a 1000 V e sejam alimentados por uma tensão de até 1000 V em corrente alternada, como por exemplo os circuitos de lâmpadas a descarga, entre outros similares;
  • Para toda linha elétrica e toda fiação que não sejam cobertas por normas relativas aos equipamentos de utilização;
  • Linhas elétricas de sinal fixo, excetuando-se circuitos internos de equipamentos.

A Norma não se aplica em

Certo, uma vez que você tenha visto as situações em que a NBR 5410 se aplica, vamos agora lhe mostrar as seguintes situações em que a Norma não é aplicável:

  • Para instalações que sejam de tração elétrica;
  • Em instalações elétricas para veículos automotores;
  • Em instalações elétricas para aeronaves e embarcações;
  • Para equipamentos de supressão de perturbações radioelétricas, desde que eles não comprometam a segurança das instalações;
  • Para instalações em que a iluminação seja pública;
  • Para redes públicas de distribuição da energia elétrica;
  • Para instalações que sirvam de proteção contra a queda direta de raios. Entretanto, é bom salientar que a NBR 5410 considera sim a consequência de fenômenos atmosféricos nas instalações, como por exemplo a utilização de dispositivos que protejam contra sobretensões;
  • Para instalações em minas;
  • Para instalação de cercas elétricas.

É sempre bom lembrar também que a NBR 5410 não dispensa o uso de Normas complementares, sendo, inclusive, aconselhável que você as utilize como um trabalho em conjunto. Dentre as Normas que você deve trabalhar em conjunto estão:

Conclusão

Certo, agora você tem uma boa noção do que realmente fala a NBR 5410, e do quão importante ela é para a construção civil, sendo que em hipótese alguma ela deve ser feita levianamente ou por um profissional que não é qualificado. Lembre-se sempre de que não estamos falando aqui em economizar alguns trocados, mas sim na segurança real dos moradores de uma residência, você não vai querer ser o culpado por um acidente fatal, não é mesmo?

Então já sabe né, na hora de realizar as instalações elétricas de uma residência é a NBR 5410 debaixo do braço e um profissional devidamente qualificado ao lado. E, caso tenha achado o conteúdo deste artigo instrutivo, compartilhe-o com seus conhecidos, esta é uma Norma importante demais para as pessoas não tomarem conhecimento de sua existência!

Write A Comment