Piso Xadrez: Banheiro, Sala, Cozinha e Garagem!

Advertisements

O piso xadrez é um verdadeiro clássico muito utilizado nos anos 90. O seu toque retrô vem das antigas lanchonetes da década de 50, onde era muito comum utilizar pisos em variações de preto e branco. Até os dias de hoje, o piso xadrez é um estilo cheio de charme e muita personalidade, por isso, ele é um modelo de piso que nunca sai de moda.

Não importa o tempo que passe, sempre tem alguém querendo transformar um ambiente da casa com esse lindo modelo de piso. O mesmo vale para os comércios que levam características retrô. Um exemplo desses comércios são as hamburguerias artesanais ou barbearias retrô. Atualmente, o número de lanchonetes que utilizam o piso xadrez na decoração reduziu, mas ainda é visto em muitos lugares.

Nas residências, o piso xadrez ganha mais destaque por ser um modelo contemporâneo, elegante e bastante leve. Ele pode ser combinado com diversos tipos de decoração e ainda proporciona uma ótima durabilidade e muita praticidade durante a limpeza. Já em relação aos materiais e tonalidades, atualmente há uma grande variação, podendo ser o clássico preto e branco ou combinações entre vermelho e branco, laranja e preto, tons claros, cinza, entre outras opções.

Se você quer explorar essa opção de piso na sua casa ou em seu comércio, confira esse post até o final. Aqui você encontrará tudo sobre o piso xadrez, suas variações, modelos e materiais que podem ser utilizados. Além disso, ensinaremos você a combiná-lo com a decoração de vários ambientes, considerando todos os tipos de cores que esse piso pode ter. Confira tudo isso a seguir e muitas fotos para se inspirar:

 

Onde usar piso de xadrez em casa

A moda das lanchonetes foi copiada para muitos ambientes comerciais e residenciais. Até hoje, há muitas pessoas que não abrem mão desse clássico que é o piso xadrez. No entanto, se você está pensando em decorar a sua casa com esse modelo de piso, é importante seguir algumas dicas. Isso porque o piso xadrez deve ser colocado com bastante sabedoria, considerando que ele é bastante chamativo.

 

Banheiro preto e branco

A maioria das pessoas que utilizam o piso xadrez dentro de casa escolhem o banheiro para receber esse modelo. Isso porque o banheiro exige certa praticidade que é oferecida amplamente com esse modelo de piso. Além disso, a praticidade em combiná-lo com qualquer estilo de decoração é um grande destaque do piso xadrez.

Já o modelo desse piso que mais é utilizado no banheiro é o clássico preto e branco. Essas duas cores em conjunto são fáceis de serem combinadas, e por isso, dão menos trabalho na hora de decorar o ambiente. No entanto, é possível utilizar variações do modelo xadrez no banheiro. Essas variações podem ser feitas através de cores diferentes, podendo ser fortes ou claras.

Em se tratando de um banheiro, o mais indicado é que a combinação do xadrez tenha pelo menos um tom claro para não deixar o ambiente muito escuro. Nesse caso, opte sempre por modelos preto e branco, vermelho e branco, cinza e branco, tons claros e branco, entre outras opções.

Se você optar pelo modelo preto e branco para seu banheiro, aposte em acessórios que combinem com esse piso. Nesse caso, você pode explorar tons de branco, cinza e preto nos elementos decorativos. Se o seu banheiro for muito escuro, escolha itens decorativos em tons claros. Agora se você quer ousar, aposte em tons escuros.

 

Cozinha retrô

A cozinha de uma casa é o ambiente que mais combina com esse tipo de piso. Isso porque ao vermos uma cozinha toda xadrez nossa mente volta para a década de 50. O estilo retrô é muito explorado pelas pessoas, e junto com ele, vem essa moda que está sempre em alta com pisos xadrez.

Para ter uma cozinha retrô você não precisa de muita coisa. A própria utilização de pisos preto e branco já dá um grande destaque para esse estilo decorativo. Além desse clássico, você ainda pode fazer variações de cores como preto e vermelho, preto e laranja, branco e vermelho, entre outras opções. Se você quer seguir a linha retrô, aposte em cores vibrantes para toda a decoração da cozinha.

No entanto, o piso xadrez também pode ser combinado com outros estilos decorativos em uma cozinha. Modelos de cozinha moderna ficam excelentes com o clássico preto e branco. Além disso, opções mais leves de decoração como o vintage em uma cozinha, fica lindo com piso xadrez em tons de branco com amarelo, verde, rosa, azul, marrom e outros tons claros.

Se você quiser uma cozinha toda retrô, aposte em eletrodomésticos que pareçam antigos ou então invista em cores diferentes para os eletrodomésticos e armários da cozinha. Uma boa dica nesse caso é explorar o vermelho nos móveis, geladeira, batedeira ou qualquer outro eletrodoméstico que fique a mostra. O pink também combina muito com esse estilo decorativo.

Agora, se você quer uma cozinha moderna, procure por tons neutros que combinem com o piso. Você também pode utilizar um elemento ou outro colorido, mas não deixe que as cores sejam o destaque da cozinha. O ideal de uma cozinha moderna são os estilos dos elementos e os materiais utilizados na composição da decoração.

 

Garagem em tons de marrom

Na falta de ideias, as pessoas sempre recorrem ao piso xadrez em tons de marrom e branco. Essa é uma ótima opção piso para garagem, que quase nunca é vista pelos visitantes da casa, mas que deve ter uma decoração agradável para os moradores. A variação de tons marrom é excelente para qualquer tipo de garagem. Isso porque a cor não se sobressai demais, o que deixa o ambiente harmônico e leve.

Nesse caso, o piso mais utilizado é a variação de tons de marrom com branco. Essa combinação é um verdadeiro coringa para quem quer explorar o xadrez, mas não entende nada desse estilo decorativo. Além de proporcionar luminosidade para o ambiente, o xadrez em tons claros não deixa ninguém dizer que aquele ambiente não está decorado.

Mas esse é apenas um exemplo de como é possível explorar esse piso até mesmo na garagem. Você pode utilizar cores fortes, claras e até mesmo as opções mais clássicas do piso xadrez. Lembrando sempre que a escolha do piso deve estar de acordo com o ambiente. Em relação ao material, a garagem pede um tipo de piso mais resistente. Então não se esqueça dessa importante dica na hora de escolher o piso para a garagem.

 

Outros ambientes residenciais

A casa como um todo pode ser decorada com piso xadrez. Não importa o ambiente e o espaço disponível para essa decoração, o modelo xadrez é sempre bem-vindo. No entanto, o importante é pensar na qualidade do material utilizado e também na adequação desse piso com o ambiente.

Por exemplo, a sala pode sim receber uma decoração de piso xadrez sem ser retrô. A variação de marrons, assim como os tons claros são excelentes para a composição desse ambiente. Além disso, uma ótima opção é utilizar pisos maiores, como o porcelanato. Para deixar o ambiente ainda mais discreto, aposte em um piso sem brilho.

Já o quarto fica um verdadeiro charme com uma decoração vintage. Para isso, você poderá utilizar variações de branco com cinza, verde, azul, rosa, ou outro tom claro. As cores claras são ideais para o quarto, pois mantém o equilíbrio do ambiente sem interferir nas noites de sono dos moradores. No entanto, o clássico preto e branco pode ser utilizado na decoração de um quarto retrô, assim como as suas variações de tons vibrantes.

Em todos os casos é importante manter o equilíbrio com outros itens decorativos. Se o ambiente está muito pesado por causa da escolha do piso, aposte em itens neutros. Mas se o ambiente está bastante neutro mesmo com o piso xadrez, opte por itens mais chamativos.

Outra ideia para explorar esse piso em casa é utilizá-lo na lavanderia. Aliás, a lavanderia é um ótimo ambiente para receber piso de modelo xadrez em tons claros. Isso porque as lavanderias entre as décadas de 50 e 90 também utilizavam esse modelo de piso na decoração. Sendo assim, esse ambiente é mais que perfeito para receber cores claras, como o verde, azul e até mesmo rosa.

 

Onde usar piso xadrez no comércio

Embora a moda tenha começado com as lanchonetes, atualmente vários tipos de comércios aderiram a esse modelo de piso. Os comércios que mais combinam com o piso xadrez são aqueles que tem como destaque o estilo retrô. No entanto, esse piso pode sim ser utilizado em combinações modernas. vintage, clássicas, entre outras opções. Os comércios que mais utilizam esse piso decorativo são:

 

Barbearia retrô

Um modelo de negócio que tem crescido cada vez mais no mundo é a barbearia retrô. Nesse ambiente, os homens são convidados a beberem, cortar cabelo, fazer a barba e até mesmo a escolherem roupas. Essa versatilidade exige uma decoração característica, por isso, o piso xadrez é muito explorado por esse tipo de comércio.

Além de bonito, o piso preto e branco é um tipo de decoração retrô muito barata. Se você quer economizar na confecção da sua barbearia retrô, aposte nesse modelo de piso. Já o material escolhido pode ser qual você achar melhor. O piso vinílico geralmente é o mais barato. No entanto, é importante que a sua escolha seja de um piso fosco, pois com o passar do tempo o piso brilhante pode parecer velho, riscado e desgastado.

 

Lanchonete e hamburguerias artesanais

Esses dois modelos de negócio também exploram várias opções de piso xadrez. No caso das lanchonetes, a opção mais utilizada ainda é o clássico preto e branco. Mas é possível diversificar o ambiente utilizando outras variações de cores para compor o ambiente.

Já as hamburguerias artesanais utilizam várias opções de piso xadrez. Se o ambiente é temático, a escolha do piso pode ser vibrante ou clássica. Na maioria dos casos, as hamburguerias apostam em um piso decorativo chamativo para que o ambiente tenha mais destaque.

Independente do tipo de negócio, a escolha de um piso fosco é sempre a melhor opção. Isso porque o empreendedor deve considerar que o constante tráfego de pessoas fará com que o piso fique feio muito mais rápido. Para evitar reformas constantes, aposte em pisos foscos.

 

Lavanderias ao estilo clean

Como já mencionamos, as lavanderias também entraram na moda do piso xadrez logo que as lanchonetes abriram essa moda. No caso das lavanderias, o ambiente pede um estilo mais “clean”, para combinar com a proposta do ambiente. O ideal nesse caso é o modelo de piso em tons claros. O azul e o verde são ótimas opções para uma lavanderia, justamente por serem cores que lembram limpeza. Já os tons de marrons devem ser evitados neste tipo de negócio.

Nesse ambiente, é necessário que o piso seja bastante impermeável, afinal, você não vai querer manchas no piso. Os pisos de cerâmica e os ladrilhos hidráulicos não são boas opções para uma lavanderia. Isso porque a umidade do ambiente pode deixá-los manchados e feios. No entanto, se você utilizar algum tipo de impermeabilizante essas duas opções de piso podem ser utilizadas.

Em relação ao tipo de piso ideal para uma lavanderia, a melhor opção é o piso porcelanato. Além de muito sofisticado, ele impede que a umidade cause manchas ou outros problemas com o passar do tempo.

 

Preço de piso xadrez

Como já mencionamos, o modelo de piso xadrez é bastante barato dependendo da região que você pretende colocá-lo. Se for um ambiente com pouca umidade e menos cuidados, o piso não precisa ter uma durabilidade muito grande. Nesse caso, é possível optar pelo modelo vinílico em qualquer cor.

Mas considerando os modelos que existem e as opções de cores, elaboramos um guia de preço para que você escolha o piso xadrez ideal para a sua casa ou comércio. Confira a média de preço encontrada por nós:

  • Piso vinílico xadrez – entre R$ 12 e R$ 40 m²;
  • Porcelanato preto e branco brilhante – R$30 m²;
  • Porcelanato preto e branco fosco – R$ 20 m²;
  • Ladrilho hidráulico preto e branco – R$ 14 cada peça;
  • Piso cerâmico xadrez – R$ 30 m².

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.