Sente dúvidas sobre como funciona a de taxa de ocupação, o coeficiente de aproveitamento, e não tem nem ideia de como fazer isto? Pois sem problemas, estamos aqui para ajudar!

Antecipadamente, a chamada taxa de ocupação, ou simplesmente TO, é a porcentagem do terreno que pode ser usado pela projeção da edificação. Em outras palavras, é a quantidade de espaço ocupado dentro do terreno, pela sua construção. Sim, pode parecer meio estranho existir tal coisa, mas é importante.

A principal função do TO é limitar o crescimento urbano exagerado. Mas não se preocupe, o calculo da taxa de ocupação não é um bicho de sete cabeças, acredite, nem usaremos matemática de ensino médio nesse texto.

Nesse texto, teremos:

  • O que é taxa de ocupação e exemplos;
  • O que pode não ser computável na conta;
  • Coeficiente de aproveitamento de lote e exemplos;
  • Exercícios;
  • Conclusão.

Tudo pronto? Pois então vamos nessa,

O que é taxa de ocupação

Primeiramente, nada de pânico.

A taxa de ocupação é uma conta simples: (Área total construída do primeiro pavimento + Área excedente dos outros pavimentos)/Área total do lote

Isso, definitivamente, não é uma conta maluca de ficar usando cosseno, seno ou tangente. (Ufa!)

Mas antes, precisamos estar cientes de algumas coisas para realizarmos esse calculo de forma efetiva e eficiente:

  • Código de obras: Cada município possui seu próprio Código de Obras. Logo, é importante antes de se iniciar qualquer projeto consultar na prefeitura o código de obras do seu município e suas características e exigências.
  • Beiral: Não se contabiliza beirais de até 1 m de largura como área construída, ou seja, os beirais de até 1 metro não entram para o quadro de áreas. Por outro lado, para beirais de mais de 1 m, é necessário fazer o calculo de contorno de cobertura no lugar do cálculo de área, em outras palavras, projeção beiral.
  • Área coberta: Como o calculo envolve a relação percentual entre a projeção da edificação e área do terreno; portanto, apenas se calcula o plano horizontal, não a altura dela, não importa que pavimento seja. A exceção fica para pavimentos com pé direito duplo, aí se conta a área de uma vez só.

Bem simples né? Tudo entendido? Então prosseguiremos com exemplos de TO para melhor entendimento.

Calculando a taxa de ocupação

Abaixo iremos apresentar dois exemplos de cálculo para a taxa de ocupação. No primeiro a área construída já é conhecida  no segundo a porcentagem é a constante conhecida.

Você verá que em ambos os exemplos o cálculo é básico, consistindo em apenas uma regrinha de três com uma resolução simples.

Calculando a taxa de ocupação em porcentagem, dada a área construída:

Área total do terreno = 600 => 100%

Área construída total = 300 =>  X

600X = 300 * 100

X =30.000 / 600 = 50

Portanto, a taxa de ocupação em porcentagem é de 50%.

Calculando taxa de ocupação em área construída, dada à porcentagem:

Área total do terreno = 600 => 100%

Porcentagem da área construída total = 50%

600 x 50% = 600 x 50/100 = 30.000/100 = 300

Portanto, a taxa de ocupação em área construída é de 300 m².

O que pode não ser computável na conta

Convém lembrar que cada prefeitura possui autonomia para dizer quais áreas serão ou não computáveis, as listadas aqui são exemplos mais comuns, porém isso não substitui o ato de consultar sobre isso na prefeitura do local do edifício a ser construído.

  • A contabilização das beirais muda de cidade para cidade;
  • Áreas de lazer comum em edifícios (quadras, piscinas, entre outros);
  • Locais ou pavimentos destinadas à circulação e estacionamento de veículos;
  • Áreas descobertas;
  • Áticos que não ultrapassem uma determinada porcentagem da área do pavimento tipo;
  • Sacadas, até um limite máximo de área ou de balanço.

Coeficiente de aproveitamento do lote ou C.A

Coeficiente de aproveitamento ou também conhecido como índice de aproveitamento, é um número definido pelo diretor de cada município. Esse número ao ser multiplicado pela área do lote se estabelece a quantidade máxima de metros quadros possível para serem construídos nesse lote, somando-se a área de todos os pavimentos.

Em outras palavras, coeficiente de aproveitamento (CA) representa a relação entre a área construída e área do terreno. Correspondendo a área total que se pode ser construída no limite desse terreno de acordo com parâmetros. A partir disso, então, basta dividir a área total edificada (contando com todos os pavimentos) pela área do terreno ou lote.

Diferente da TO, o calculo do coeficiente de aproveitamento inclui os pavimentos, sacas, beiras e áreas abertas, como um jardim.

Aqui, uma formula para facilitar sua vida: CA = Área total edificada / Área total do terreno.

Pareceu complicado? Não tema, acompanhe o exemplo.

Veja o exemplo abaixo considerando uma obra de 3 pavimentos:

Terreno: 10 x 30 = 300 m²

3 pavimentos = 3 x 300 = 900m² (área total)

CA = 900/300 = 3

Exercícios

Nada melhor do que fixar algo recentemente aprendido, do que a realização de exercícios matemáticos.

Vamos exercitar esses músculos cerebrais!

Então vamos lá, um bem simples só para você pegar o jeito, papel e caneta em mãos:

1 – Suponha que você foi chamado para realizar um projeto em um local onde a taxa de ocupação é de 73,2%.  Para realizar este projeto você precisará ter em mãos a área que pode ser construída, mas você apenas tem os dados referentes aos lados do terreno retangular, 30 x 27, e é claro que não para por aí. Do total da área construída, será necessário separar 10% para uma área de lazer. E então, qual será a área construída? E qual será o tamanho da área de lazer?

Simples né? Pois então mãos a obra!

Conclusão

A taxa de ocupação e o coeficiente de aproveitamento parecem um pouco complicados, mas, pelo que você já viu, não é isso tudo. Afinal, acho que você já viu contas mais difíceis e chatas na época do Ensino médio.

E mesmo que você não consiga entende-las, não se preocupe cada um tem seu tempo e devemos respeita-lo. Quanto mais forçamos algo, mais perigoso de se quebrar. O importante é continuar estudando, buscando dúvidas e exercitando esses seus neurônios!

Enfim, para finalizarmos, de uma forma resumida:

Taxa de ocupação: É o calculo (porcentual) da área ocupada dentro de um terreno, levando em consideração apenas a projeção horizontal.

Coeficiente de aproveitamento: É a área total, em metros quadrados, que podem ser construída dentro de um terreno, nesses cálculos, se utiliza todos os pavimentos.

Bons estudos!

Write A Comment