Por mais que o tempo traga mais inovações e métodos antigos sejam deixados de lado, algumas coisas ainda insistem a resistir ao tempo, e por uma boa razão, tal como a telha galvanizada.

Só para se ter uma ideia, a telha galvanizada vem sendo usada desde os anos 50, e mesmo com mais de meio século de idade, esse tipo de telha ainda é usada em diferentes lugares, principalmente quando a estrutura em si é muito pesada.

Contudo, vamos com calma, existem bons motivos para que essa telha ainda seja usada hoje mesmo após mais de 60 anos.

Quer saber mais?

Continue sem precaução!

O que é telha galvanizada?

O que é a telha galvanizada

Mas o que quer dizer galvanizadora?

Bem, muitos metais têm problemas com ferrugem, não é mesmo?

Por isso, um dos métodos que a civilização humana inventou para contornar esse problema foi “galvanizar” coberturas metálicas. Esse processo envolve banhar o aço em zinco fundido, que o protege contra efeitos da oxidação.

Além de oferecer essa proteção, ela não é tão cara assim, possuindo um bom custo-benefício. Por isso, ela é recomendada em qualquer projeto, principalmente por ser vendida sob medida, o que contribui para diminuir desperdícios na construção.

Principais características da telha galvanizada

Como fora dito anteriormente, a telha galvanizada é vendida sob medida, tendo até 12 metros de largura, indo de acordo com cada modelo e comprimento que o cliente queira. Além disso, ela também proporciona uma economia de cerca de 60% na redução de desperdício.

Outra incrível característica é que o aço galvanizado é difícil de ser quebrado e não pega fogo. Uma telha bem conveniente não acha?

E tem mais! Sabe-se que muitas telhas possuem desvantagens contra as ações da natureza… Mas isso não é problema para a telha galvanizada, sendo ela uma ótima escolha para aumentar a resistência e a durabilidade da cobertura contra intempéries.

Vantagens da telha galvanizada

Quando a gente pensa que não tem mais benefícios, aparecem outros! Aqui estão as vantagens do uso da telha galvanizada

Vantagem #1 – Tchau cupins!

Os cupins conseguem diminuir a vida útil de qualquer tipo de telha, mas não na telha galvanizada! Já que não se usa madeira para fazer esse tipo de telha.

Vantagem #2 – Goteira? Não mais!

Como a telha galvanizada é extremamente resistente contra intempéries. Fatores como goteira ou desgaste do produto não é mais uma dor de cabeça! Além disso, ela não absorve água.

Vantagem #3 – Economia

A montagem da telha galvanizada é relativamente rápida, se formos compara-la a outras estruturas. Isso ainda lhe ajuda a diminuir a mão de obra.

Vantagem #4 – A telha galvanizada é reciclável

É normal sobrar materiais em um projeto – que geralmente são jogados foras –, mas no caso do aço galvanizado, ele é facilmente reciclável por meio do derretimento, podendo ser até mesmo revendido.

Vantagem #5 – Menos entulho!

Muitos tipos de coberturas geram entulhos e podem até mesmo quebrar durante o processo de construção, o que gera muita sujeira. No entanto, com o uso de aço galvanizado esse problema não é tão grave.

Vantagem #6 – Transporte fácil

A estrutura de aço galvanizado é incrivelmente resistente. Facilitando muitos procedimentos de transporte e construção.

Como armazenar as telhas

Como armazenar telhas

Como tudo na vida, a telha galvanizada também precisa de cuidados durante o seu armazenamento para que o produto ofereça todos os benefícios possíveis ao consumidor. Por isso, reunimos dicas de como fazer o armazenamento correto das telhas.

  1. O local de armazenamento precisa estar seco e sempre bem ventilado;
  2. Para evitar problemas causados por enchentes, acumulo de água ou outros acidentes, distancie as pilha do chão através de calços de madeira, numa distância de 15 cm;
  3. O local de armazenamento precisa ser plano;
  4. Não arresta as telhas de maneira nenhuma;
  5. Empilhe as telhas na mesma quantidade de telhas presentes no lote. Para colocar uma pilha sobre a outra, coloque calços de madeira para separa-las;
  6. A posição ideal para guarda as telhas é na posição vertical, salvo exceções.

Quais são os tipos de cobertura galvanizada?

Existem vários tipos de telhas galvanizadas, cada uma atendendo uma coisa especifica que talvez o cliente queira ter. Vamos falar de cada uma delas a seguir.

Telha ondulada

Se você quer mais durabilidade e resistência mecânica no seu projeto, nada melhor que a telha ondulada! Essas telhas são altamente recomendadas para coberturas ou fechamentos laterais.

Telha metálica simples

Como podemos ver pelo nome, é o tipo de telha mais simples presente no mercado atualmente, não possuindo função termoacústica ou qualquer outro tipo de adicional. Esse tipo de telha é formada por uma chapa de aço que possui formatos em trapézio.

Telha termoacústica

Essa telha utiliza poliestireno (isopor) ou poliuretano (PU), lã de rocha, vidro ou até mesmo garrafas pet para formar a barreira que evita a entrada de som e calor dentro do ambiente. Além disso, durante os climas mais frios, essa telha ajuda a reter mais calor dentro da moradia.

Com certeza uma telha ótima para aqueles que buscam conforto térmico e silêncio na residência.

Telha calandrada

Essa telha é exigida em locais que necessitam de pequenos raios, como em fachadas curvas ou passarelas. Essas telhas são trapezoidais e onduladas, sendo empregadas nas coberturas em arco e fechamento laterais, sendo curvadas em todo o seu comprimento.

Telha forro

Essas telhas se comportam de maneira similar a um forro natural, podendo ser usada como uma telha termoacústica, mas num nível inferior em comparação a telhas feitas apenas para serem termoacústicas.

A parte superior da telha forro é composta por telha trapézio, de diversos moldes. Agora na parte inferior ela é composta por uma chapa de aço, podendo ser trapezoidal ou sem trapézios.

Como escolher a melhor telha galvanizada

Nesse texto apresentamos apenas uma pequena lista de modelos de telha galvanizada, ainda existem muitas outras que não abordamos aqui! Por isso, para escolher o melhor modelo de telha, nada melhor do que consultar um especialista no assunto. Isso pode ser feito entrando em contato com as empresas que fabricam e instalam coberturas galvanizadas.

A razão pelo qual entrar em contato com um profissional é para que você possa decidir o melhor tipo de telha galvanizada. Dependendo do tipo da obra, algumas telhas se tornam mais recomendadas que as outras.

Telha galvanizada x telha galvalume

A telha galvanizada envolve apenas o zinco em sua composição, que lhe oferece a proteção do aço contra problemas climáticos e ferrugem.

Já a telha galvalume (sim, é este mesmo o seu nome) é um pouco mais complexa. Essa telha é revestida com alumínio, zinco e silício. Ela é 4 vezes mais resistente em comparação a telha galvanizada.

Encerrando

Como podemos ver, a telha galvanizada possui vários benefícios e modelos para agradar qualquer tipo de cliente. Além disso, ela pode ser reciclada e ter vida útil de até 300 anos! Esse fato aumenta ainda mais a durabilidade da obra que pode durar durante gerações!

Por isso, não perca tempo, peça já a sua telha galvanizada!

E aí? Gostou do texto? Então compartilhe nas redes sociais ou comente ou que achou!

Escreva um Comentário