Casas Minimalistas: Da Fachada ao Interior. +99 Fotos e Ideias!

Advertisements

O minimalismo é uma tendência cada vez mais famosa, no qual as pessoas estão sempre procurando conhecer a aderir. Mas o mais legal disso é que além do estilo de vida, o minimalismo na decoração também é algo cada vez mais comum.

Porém, quando falamos da decoração minimalista muitas pessoas tem dúvidas de como isso funciona e por onde começar. Afinal, o minimalismo prega muito aquela ideia de uma decoração simples, o que pode ser um desafio para muitas pessoas.

Entretanto, apesar da decoração minimalista ser um desafio, ela é algo que traz inúmeros benefícios na vida pessoal das pessoas. Desse modo, nesse artigo resolvi reuni algumas informações importantes sobre as casas minimalistas, para que você possa conhecer e aprender como fazer em casa. Confira!

 

Quais são as vantagens das casas minimalistas?

Como havia citado acima, a decoração minimalista é algo que apresenta inúmeras vantagens. Então se você ainda está pensando se deve ou não agregar essa decoração na sua casa, conferir suas vantagens é algo que vai te ajudar a analisar.

Portanto, veja quais são as vantagens em ter uma casa minimalista abaixo:

É uma decoração mais econômica

A primeira vantagem em ter uma casa minimalista é que ela é mais econômica. Isso acontece porque essa decoração não exige muitos objetos e elementos espalhados pela casa. Muito pelo contrário, a casa minimalista apresenta poucos elementos então o seu orçamento irá abaixar drasticamente.

Portanto, se você não tem muito dinheiro guardado e quer mudar a decoração da sua casa, apostar na casa minimalista é uma opção excelente.

 

Te ajuda no seu desenvolvimento pessoal

A próxima vantagem presente na decoração minimalista é que uma vez que você agrega ela na sua casa, isso te dá mais acessibilidade em aderir ele no seu estilo de vida também. Ou seja, você começa a perceber as inúmeras vantagens que isso está te proporcionando e começa a levar em consideração o estilo de vida.

Então essa vantagem é algo muito bom para o seu desenvolvimento pessoal, justamente porque o minimalismo destaca muito a saúde mental e o bem-estar.

 

Diminui a ansiedade

Nem todo mundo sabe, mas ter uma casa extremamente desorganizada e com muitos móveis e objetos, ajuda a estimular a sua ansiedade. Inclusive de acordo com a semioticista Clotilde Perez, professora da USP e da PUC-SP, em relação a estética as coisas em excesso leva a angústia e fadiga.

Desse modo, o excesso de móveis e objetos servem como uma chave para você se sentir ainda mais ansioso. Então quando você tem uma casa mais simples, você passa a aproveitar mais o ambiente que você está. Mantendo a tranquilidade e evitando o estimulo da ansiedade.

 

Casas minimalistas são mais fáceis de limpar

Uma outra vantagem que não podemos esquecer de destacar é sobre a facilidade em limpar casas minimalistas. Afinal, por ela não ter tantas coisas espalhadas pela casa, isso faz com que ela esteja mais organizada e ajuda a manter a casa limpa.

 

Traz paz e tranquilidade

E por fim, uma outra vantagem presente nas casas minimalistas é que elas passam uma sensação de calma extraordinária. Então isso irá fazer com que os seus dias sejam sempre mais tranquilos, evitando o stress, depressão e outros inúmeros problemas relacionados a sua saúde mental.

 

Principais características

Para que você possa conhecer um pouco mais sobre a decoração minimalista. Separei algumas características presentes nela, assim ficará fácil de você saber como fazer uma casa minimalista. Portanto, veja as suas principais características:

 

Poucos objetos

A primeira característica da casa minimalista é os poucos objetos presentes na decoração. Afinal, o minimalismo prega muito sobre ter apenas o necessário, sem excesso. Então na decoração isso não é diferente. As casas minimalistas são mais simples, sem muitos objetos e móveis

 

Utilização das cores preto e branco

A casa minimalista também é identificada pelas cores presentes nela. Elas não possuem muitas cores coloridas e sim algo mais neutro e básico. Então, a maioria das casas seguem um padrão das cores branco, preto e em alguns casos o cinza também. Desse modo, se você for passar a sua casa para algo mais minimalista, você pode dar ênfase nesses tons.

 

Espaços amplos

Uma outra característica presente na casa minimalista é os espaços amplos no ambiente. Devido a casa minimalista não ter tantos objetos de decoração, isso faz com que os ambientes sejam mais amplos.

Portanto, não podemos esquecer de destacar que uma das principais características no minimalismo são os espaços amplos no ambiente.

 

Utilização das plantas na decoração

As casas minimalistas também utilizam muito plantas em sua decoração. Afinal, além de ela falar muito sobre a simplicidade, a utilização da natureza no ambiente é algo que também está presente.

Portanto, utilizar plantas em sua casa é uma ótima maneira de enfatizar esse tipo de decoração, deixando o ambiente ainda mais agradável.

 

Como fazer uma decoração minimalista?

Bom, agora que você já aprendeu quais são as principais características das casas minimalistas, vou te mostrar como fazer uma decoração minimalista na sua casa. Portanto, pegue agora um caderno para você anotar o passo a passo. Confira!

 

Seleção de cores

O primeiro passo para ter uma casa minimalista é selecionar a paleta de cores que você vai utilizar. Isso é muito importante porque é a partir das cores definidas que você vai usar como base para fazer o resto da decoração da sua casa.

Então, no caso das casas minimalistas, como citei acima, você pode observar que as principais cores de base é o preto e o branco. Dessa forma, é muito interessante você utilizar essas cores como base também.

Entretanto, isso não significa que você não pode utilizar outras cores na sua casa. É interessante colocar outros tons como um ponto de luz. Então por exemplo, você pode utilizar o verde das plantas e o amarelo em objetos para iluminar o ambiente.

 

Seleção de móveis

A seleção de móveis também é um passo importante. Entretanto, é muito importante que você tenha consciência que você não precisa de muitos móveis, somente o necessário.

Além disso, como as casas minimalistas já não possuem tantos móveis, tenha muita cautela na hora de escolher. Afinal, você tem que procurar móveis úteis e que também façam parte da sua decoração.

 

Composição dos móveis

Após ter selecionado os móveis que irão compor a sua casa, é hora de cuidar da composição deles. Ou seja, conseguir definir onde eles vão ficar, quais objetos ficarão nele e como posicionar.

Este passo por mais bobo que pareça é essencial para montar uma boa decoração. Então, a minha sugestão é que você faça um esboço da sua casa, planejando o lugar que vai ficar cada móvel.

Dessa forma, você conseguirá visualizar melhor a composição dos móveis na sua casa e assim ficará mais fácil de decorar.

 

Objetos de decoração

E por falar nos objetos de decoração, por mais que as casas minimalistas não possuem muitas coisas, eles ainda são importantes. Então, a ideia é você procurar objetos mais simples e que deem elegância para a sua casa.

Então por exemplo, você pode utilizar um lustre na sala de vidro, algum jarro de inox com uma planta, ou até mesmo algum pequeno objeto em tom neutro. Isso tudo irá ajudar a completar a sua decoração.

Além disso, utilizar objetos que deixam o ambiente mais confortável é algo fundamental. Então, procure colocar almofadas e mantas no sofá para deixar o ambiente simples e confortável. Esses tipos de objetos que servem não apenas como um item de decoração é algo que sem dúvidas você deve apostar.

 

Plantas na casa

Como havia citado acima, as plantas nas casas minimalistas é algo muito comum e que além disso fica lindo. Então, uma das coisas que você pode utilizar para dar um toque de cor é utilizar justamente essas plantas.  Portanto, procure colocar algumas plantas espalhadas pela casa.

Ao contrário do que muitos pensam, as plantas podem ficar em outros cômodos além do jardim. O segredo, é você pesquisar sobre a espécie da planta, para conseguir cuidar dela de acordo com suas necessidades. Desse modo, você saberá exatamente onde colocar, de modo que ela fique sempre bonita e saudável.

 

Faça uma limpa

E por fim, não podemos esquecer que você não só pode como deve fazer uma limpa na sua casa. É muito importante que você separe todos os seus itens para desfazer daquilo que você não utiliza mais.

Então para você fazer isso, a minha sugestão é que você separe as suas coisas em três caixas. Sendo uma as coisas que você utilizar, a outra que utiliza raramente e por ultimo o que não usa.

As duas últimas caixas são necessárias que você doe ou venda. Pois por mais que você pense que vai utilizar alguma coisa que esteja nelas, isso não vai acontecer então você precisa ter foco nesse passo.

Desse modo, uma vez que você faz isso a sua casa estará livre para uma nova decoração ficando linda e agradável.

 

Inspirações

O que você achou desse artigo? Antes de finalizarmos separei algumas ideias de casas minimalistas para você fazer na sua casa. Confira!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.