Todo amante da leitura adoraria ter uma biblioteca em casa. E ao contrário que muita gente pensa, não é nenhum pouco difícil criar a sua própria biblioteca particular. Independente do tamanho ou configuração, esse ícone da decoração de ambientes já foi uma enorme tendência em residências.

Mas na verdade, criar uma biblioteca em casa não requer grandes habilidades ou muito espaço para se tornar uma realidade. Basta fazer as escolhas adequadas e acertar na combinação dos elementos. E claro, ter livros!

No entanto, é preciso tomar alguns cuidados para manter a vida útil dos livros e não deixar tudo desorganizado. Mas, de um modo geral, você precisa apenas de um espaço adequado, bem iluminado, prateleiras ou estantes e talvez, uma poltrona bem confortável.

Além disso, a biblioteca pode até se transformar em uma poderosa ferramenta para integrar espaços, dar um toque especial a um canto esquecido, potencializar o home office e até servir de elemento decorativo no cômodo.

Quer saber como criar a sua própria biblioteca em casa? Então, continue lendo o artigo abaixo que daremos várias dicas preciosas. Mãos à obra!

Como criar a sua própria biblioteca em casa?

Não é nada complicado criar um ambiente para a leitura na sua residência. Afinal, hoje em dia podemos contar com muitos recursos para abrigar os livros, seja qual for o seu espaço disponível em casa.

Existem mobiliários, estantes e prateleiras compactas e funcionais, além de várias maneiras de se criar nichos e outras formas criativas para armazenar e expor os livros. Tudo isso sem precisar ocupar muito espaço e se adaptando facilmente a qualquer cômodo da casa.

Se você ainda não acredita, veja as nossas dicas abaixo para criar o seu projeto ideal de biblioteca em casa através de inúmeras possibilidades.

Determine o espaço mais adequado

A biblioteca em casa pode ser colocada embaixo do vão da escada.
A biblioteca em casa pode ser colocada embaixo do vão da escada.

Uma biblioteca em casa não precisa de muito espaço e nem de um cômodo inteiro só para essa finalidade. Isso porque qualquer canto pode ser transformado em uma área de leitura e acervo de livros.

Basta uma parede vazia, o vão esquecido debaixo da escada, hall entre os quartos, um canto da sala, do quarto ou mesmo do escritório. O importante é determinar esse espaço e o local antes de começar a planejar. Pois, talvez alguns locais possam exigir móveis, estante ou prateleiras sob medida, mas nada impossível. Tudo pode ser ajustado de acordo!

Providencie o maior conforto

A biblioteca em casa deve priorozar o conforto no cômodo.
A biblioteca em casa deve priorozar o conforto no cômodo.

Para que você consiga realmente se engajar na leitura, é preciso que o local seja confortável. Afinal, a leitura é uma atividade demorada, que requer atenção e foco. Caso o espaço não seja um problema, você pode investir em uma grande escrivaninha ou sofá amplo e confortável.

As chaises e algumas poltronas são ideais para leitura, assim como pufes e almofadas para talvez até elevar os pés e recostar a cabeça. Uma biblioteca em casa precisa proporcionar um ambiente de total introspecção e aconchego. Só não vale pegar no sono!

Garanta um boa iluminação

A biblioteca em casa deve ser bem iluminada.
A biblioteca em casa deve ser bem iluminada.

Ler no escuro faz mal para a saúde e à vista, podendo dar até dor de cabeça ou acarretar em maiores problemas oculares. Portanto, uma biblioteca em casa que se preze deve ter uma boa iluminação.

Isso pode ser solucionado de diversas formas, dependendo do espaço escolhido. Pode-se criar um único foco de luz principal, que ilumine todo o ambiente, como uma ou mais luminária no teto, no caso de um cômodo inteiro; ou abajures e luminárias de piso, em pontos espalhados, em se tratando de um canto mais reservado no cômodo.

De qualquer forma, é possível criar diferentes pontos de luz estrategicamente espalhados para criar ambientes específicos, com iluminação mais baixa, aconchegante e mais propícia à leitura.

Vale lembrar que, seja um cômodo ou canto de leitura, evite a exposição solar onde os livros estarão. Você pode ter incidência do sol com luz natural, mas não diretamente sobre os livros.

4 – Evite interferências sonoras

Como a leitura é uma atividade de introspecção, que requer foco, concentração e conforto, o silêncio é fundamental. Portanto, o cômodo ou o seu canto de leitura para criar a sua biblioteca em casa deve ser praticamente sagrado.

Sendo assim, evite locais de passagem, próximos a cômodos de muito movimento na casa ou colocar aparelhos de TV ou de som na sua biblioteca. Se possível, isole o cômodo para que ele tenha uma acústica totalmente livre de qualquer interferência sonora ou distração.

Planeje a organização dos livros

A biblioteca em casa deve ter livro se objetos bem organizados e acessíveis.
A biblioteca em casa deve ter livro se objetos bem organizados e acessíveis.

Se você quer criar uma biblioteca emc asa, espera-se que você tenha acumulado títulos variados sobre diversos assuntos, por isso, vale a pena categorizá-los de alguma forma.

Existem várias opções para organizar os livros, sendo que tudo vai depender do local escolhido e da forma como você quer expô-los. Lembrando que o acesso à eles deve ser e fácil e prático, senão você não vai ler.

Eles podem ser organizados em ordem alfabética dos títulos ou autores, e podem ser separados também por gêneros. Há quem goste de organizar por tamanhos e alturas para ficar visualmente mais atraentes.

Livros de arte, como fotografia, dão volume e são atraentes, deixe alguns com a capa à mostra. Você pode colocar alguns volumes deitados e outros de pé para criar movimento na estante.

Há também divisores para organizar melhor essas sequência e não deixar que eles caiam. Mas de maneira geral, sinta-se livre para dispô-los como quiser. Apenas tenha um cuidado maior com os livros mais antigos ou já um pouco danificados.

Você pode separá-los ou até mandar restaurá-los, em caso de exemplares raros e originais. Caso tenha crianças, disponibilize prateleiras ao alcance delas, assim evita-se acidentes, caso elas tenham a brilhante ideia de trepar no móvel, estante ou prateleira ao tentar alcançá-los.

Espalhe porta-retratos, bolas de vidro e outras peças para trazer equilíbrio junto aos livros e agrupe itens semelhantes observando a simetria.

Leitura complementar: Estante de Livros Para Quarto: 70 Ideias de Como Organizar Seu Espaço

Mantenha e limpeza em dia

A biblioteca em casa deve ser mantida limpa e arejada.
A biblioteca em casa deve ser mantida limpa e arejada.

Os livros precisam de cuidados especiais para ter uma vida útil prolongada porque porque são feitos de matéria orgânica (papel). Sendo assim, jamais manuseie os livros com as mãos sujas ou engorduradas, pois a sujeira, bactérias e fungos, contribuem para a proliferação de mofo e bolor, além de traças.

Para protegê-los delas, existe uma série de receitas. Como por exemplo, espalhar querosene por toda a estante, manter sempre a área dos livros arejada e deixar pastilhas de cânfora pelas prateleiras. Além disso, naftalina, cravo-da-índia, grãos de pimenta-do-reino e folhas de louro também funcionam, mas será preciso trocar mensalmente.

No caso de capas de couro, o ideal seria cobri-las com uma camada leve de vaselina para manter o tecido hidratado, e se as páginas dos livros estiverem manchadas, esfregue miolo de pão nelas. Caso forem manchas de mofo, remova-as esfregando um pano umedecido em vinagre, depois passe algodão seco.

Para evitar que o pó e a poeira também tome conta deles, limpe-os com uma flanela ou espanador, pelo menos duas vezes na semana, passando nas laterais e nas extremidades para retirar o excesso acumulado. As estantes com portas de vidro são as mais indicadas para guardar livros, já que mantêm todos protegidos dos insetos e da poeira.

Para evitar o bolor, passe perfume neles, evitando deixá-lo úmidos. Falando nisso, a umidade no local deve ser evitada a qualquer custo. Caso algum livro esteja úmido, coloque-o no sol por alguns minutinhos antes de colocá-lo na biblioteca.

Caso a umidade no local não possa ser evitada, você pode espalhar algodão embebido em terebintina, substância vendida em loja para produto de artes, trocando os chumaços de algodão a cada dois ou três meses, dependendo do nível de umidade do ambiente.

Escolha bem o mobiliário

O mobiliário pode ser feito sob medida para criar a sua biblioteca em casa.
O mobiliário pode ser feito sob medida para criar a sua biblioteca em casa.

Para montar uma biblioteca em casa, você precisa escolher direito os móveis que vão receber os livros, não só de acordo com o estilo que você quer dar ao ambiente, mas também considerando o espaço, a quantidade de livros e o peso deles.

No caso de exemplares pesados, os móveis terão que ser de madeira firme ou prateleiras e estantes bem firmadas na parede. Se o cômodo for pequeno, utilize apenas prateleiras e nichos, já se o cômodo inteiro for usado, invista em estantes, principalmente com portas de vidro, para ajudar a proteger os livros.

Há também diversas opções de móveis feitos sob medida para livros, com cortes diferenciados sobre diferentes materiais. Basta soltar a sua criatividade!

Trabalhe a estética do projeto

Biblioteca em casa trabahando a estética com prateleiras iluminadas.
Biblioteca em casa trabahando a estética com prateleiras iluminadas.

A sua biblioteca em casa não precisa apenas guardar livros, mas também ter uma boa aparência para ser bem convidativa ou agregar valor ao seu imóvel com um belo projeto de design de interiores.

Os livros já possuem cores e formatos que promovem um certo dinamismo e movimento, mas nada impede que você crie uma estética específica para o cômodo ou canto da leitura, ao harmonizar os livros com outros acabamentos.

Como por exemplo, combinar as tonalidades ao expor os livros de diferentes modelos em uma mesma prateleira. Nesse caso, a mistura de capas deixará o visual bastante colorido, podendo valorizar ainda mais o conjunto com um fundo neutro, como uma parede tingida de branco, marrom ou cinza.

Por outro lado, se você exibir apenas exemplares de uma mesma coleção, brinque com as cores. Como por exemplo, agrupando capas pretas ou vermelhas, para criar um contraste sobre uma parede amarela ou laranja.

Outra dica é investir em detalhes com revestimentos diferentes, como uma parede com porcelanato que reproduz tijolos e, sobre ela, dispor prateleiras de madeira de demolição. O mesmo efeito pode ser obtido com nichos e estantes de fundo vazado.

Nesses casos, preencha a parte de trás (área da parede visível) com pastilhas, azulejos decorados ou placas de cerâmica estampada de modelos com relevos, cortes e desenhos variados.

De qualquer forma, procure sempre adequar a estampa do revestimento ao material empregado nos móveis que estarão acomodando os livros.

Defina um estilo

Seja qual for a sua biblioteca em casa, é fundamental definir um estilo que vai se adequar perfeitamente ao resto da decoração da sua casa. Aqui o que vale é o seu gosto e preferência.

Há diversas formas de criar uma biblioteca em casa, escolha uma entre todos os estilos abaixo ou combine mais de um deles, não tem como errar. Veja só:

Estilo Clássico

biblioteca em casa - classica2
Biblioteca em casa no estilo clássico

Caso a sua biblioteca em casa puder ter um cômodo só para esta finalidade ou um enorme espaço que tenha muitas paredes que possam ser incorporadas nela, a versão no estilo clássico é ideal. Neste caso, invista em móveis de couro caramelo, mesas de madeira e lustres dourados. Você pode ainda ousas nas tonalidades das paredes ou mesmo da estante, apostando em cores que combinem com o resto da mobília.

Estilo Escalada

biblioteca em casa - escalada
Biblioteca em casa no estilo escalada, com nichos subindo em degraus.

Se você não tem muito espaço, aproveitar algumas áreas pela casa é uma maneira criativa e inteligente de decorar o ambiente. Mesmo sem um cômodo específico é possível criar uma biblioteca em casa optando por saídas irreverentes e divertidas.

Como por exemplo, dispor os títulos ao longo da escada ou até em um vão embaixo dela. Outra opção é fazer da estante uma conexão entre um ambiente e outro, criando divisórias nos ambientes ou monte uma estrutura triangular, imitando a escada para dispor os livros.

Incorporada à sala de estar

Biblioteca em casa incorporada à sala de estar.
Biblioteca em casa incorporada à sala de estar.

Uma das formas mais comuns de biblioteca em casa é montando-a no ambiente social, principalmente se você não tiver muitos cômodos. Para adicionar uma certa variedade, misture outros objetos de design, peças decorativas e até miniaturas geek aos livros.

Outra ideia é optar por uma disposição mais sóbria, com os livros emoldurando o painel da televisão, usá-los como quadros ou misturá-los à telas e ilustrações para deixar a disposição mais intrigante.

Leia mais: Decorar sala pequena com pouco dinheiro? Veja dicas!

Estilo parede viva

Biblioteca em casa no estillo parede viva
Biblioteca em casa no estillo parede viva

Essa maneira como divisória de ambientes é um pouco inusitada, mas funciona se feita da maneira certa. O ideal é incorporar a estrutura da planta da casa para montar as estantes de forma que elas dividam os ambientes sem segregar os ambientes.

Isso vai deixar a casa mais fluída, com personalidade própria. No entanto, se você não tiver um pé direito alto, opte por estante vazadas, para não pesar nos cômodos.

Estilo com estantes

Biblioteca em casa com estantes
Biblioteca em casa com estantes

Essa é a opção mais tradicional que costuma funcionar bem em ambientes sociais, como as salas de estar e de jantar. A grande vantagem é poder optar por diversos modelos de estantes no mercado, que harmonizem com a estrutura e a decoração do cômodo.

Uma estante para revistas deve ter 25cm, os livros de arte exigem cerca de 35cm e a altura entre as prateleiras deve ser de 40cm. Dependendo da sua preferência e área disponível no cômodo, as estantes podem ser retilíneas, curvadas (orgânicas) ou irregulares (com nichos desencontrados).

Elas podem ser apoiadas contra uma parede ou ser posicionada no centro do cômodo como um painel ou divisória. Os modelos vazados são excelentes para isso, podendo até ser uma parede de cobogós amplos — mantendo os livros visíveis nso dois lados da estrutura.

Estilo com prateleiras

Biblioteca em casa com prateleiras
Biblioteca em casa com prateleiras

As prateleiras são práticas e elegantes, e podem ser fixadas de várias maneiras em qualquer ambiente, de todos os tamanhos, ajudando a economizar espaço. Ao mesmo tempo, fornecem superfícies extras para outros objetos decorativos.

Para criar a sua biblioteca em casa, aposte em peças contínuas, que criem extensas linhas horizontais na parede. Outra opção é combinar várias prateleiras de tamanhos diferentes, distribuindo-as de maneira aleatória, em diferentes alturas e distâncias.

Observe se algumas delas possuem extremidades limitadas por barreiras verticais, para evitar que os livros caiam. Caso não tenham, há separadores que ajudam o organizar as pilhas e impedir que eles escorreguem da prateleira.

Leia mais: Modelos de Prateleiras de Canto! +Fotos!

Estilo com nichos

Biblioteca em casa com nichos em painém de escalada
Biblioteca em casa com nichos em painém de escalada

Assim como as estantes e prateleiras, os nichos também são super versáteis e podem ser encontrados em muitos formatos, dos mais simples aos complexos. A vantagem do nicho é poder usá-lo individualmente ou encaixá-lo a outros modelos, compondo um painel com diferentes volumes.

Como são fechados nos cantos, eles protegem de quedas e evitam que as pilhas caiam. Eles também podem ser vazados ou não, e ter até portas de vidro.

Além disso, eles podem ser instalados em vários locais diferentes, criando cantos criativos e delimitando o ambiente para leitura. Como por exemplo, no espaço vazio sob uma escada, atuando como armários embutidos.

Estilo sobre as superfícies

Biblioteca em casa utilizando a superfície de um aparador.
Biblioteca em casa utilizando a superfície de um aparador.

Por fim, se você não gosta de estantes, nichos e prateleiras pode ainda apostar nos tampos dos móveis para expor os livros, caso o seu objetivo seja manter apenas alguns exemplares à vista.

Sendo assim, utilize a superfície de um aparador, de uma mesinha de canto, de uma cômoda e até de uma escrivaninha para isso. Ou, ouse ainda mais utilizando a extremidade dos degraus de uma escadaria.

Gostou das nossas dicas e ideias de como montar a sua própria biblioteca em casa? Experimente montar o seu projeto e venha aqui nos contar qual foi o resultado!

Escreva um Comentário