Espaços pequenos pedem por cômodos planejados. Com o closet não seria diferente. A ideia de um closet pequeno planejado é essencial para organizar e armazenar suas roupas e calçados de forma prática, driblando a falta de espaço.

Muita gente pensa que só quem mora em locais grandes pode ter um espaço separado para guardar seus pertences, mas isso não é verdade. Com planejamento e dedicação é possível fazer isso em locais de todos os tamanhos.

Para te ajudar a encontrar o projeto perfeito para a sua casa, fizemos uma seleção de dicas e ideias. Aprenda a aproveitar melhor os espaços disponíveis. Vem com a gente!

Faça um levantamento do que você tem antes de qualquer coisa

A primeira coisa que você precisa fazer, antes mesmo de entrar em contato com um profissional, é fazer um levantamento de tudo o que você tem e que será colocado dentro do closet.

Confira quantos casacos, sapatos, roupas de forma geral, joias, acessórios e produtos de beleza que você tem.

Assim, você consegue ter uma percepção maior da quantidade de prateleiras, armários e divisórias serão necessárias. Além disso, você poderá fazer uma limpa naquelas peças que não são mais usadas e só ocupariam um espaço desnecessário.

Também será possível perceber que alguns itens precisam de uma atenção mais especial, necessitando de nichos maiores para acomodá-los sem amassar ou estragar.

Contrate um profissional

Não pense que você conseguirá fazer um projeto de um closet planejado sozinho. Contratar alguém que entende do assunto é a melhor forma de garantir o sucesso do cômodo. Entre em contato com designers de interiores ou projetistas. Faça orçamentos, encontre um que atenda melhor aos seus desejos e que realize um projeto que cabe no seu bolso.

Escolha seu estilo

Existem inúmeros estilos de decoração e todos eles podem ser levados para dentro do seu closet. Você precisa definir qual combina mais com você. Pode ser mais clássica, moderna, seguindo alguma tendência da época e até minimalista.

Você deve ter em mente que o estilo não vai somente definir o tipo de desenhos e corte dos armários, mas também como o closet vai estar configurado no espaço, o tipo da iluminação, como serão as portas e puxadores.

Utilize as soluções do design ao seu favor!

Todo mundo pensa que seguir as tendências e fazer um local decorado pode ficar muito caro. No entanto, se você souber usar dicas e soluções poderá abaixar o custo do projeto e tornar o espaço mais preparado e equipado.

Fique ligado no que os designers de interiores têm a dizer quanto a soluções econômicas para resolver problemas de espaço. As prateleiras com ganchos são ótimas ideias. Elas ajudam a organizar o ambiente de forma eficiente. Podem ser usadas para guardar roupas, acessórios, sapatos. Tudo fica sempre à mão e você consegue se arrumar bem rapidinho.

Um super espelho para finalizar

Um closet sem espelho não fica nada funcional. Então, escolha um modelo que vai te ajudar a montar seu look e ainda vai fazer parecer que o espaço é mais amplo. Opte por modelos grandes, e que ocupem todo o pé direito do ambiente. Assim, o efeito é mais visível e você consegue enxergar toda a montagem do seu visual.

Iluminação no closet é fundamental

A iluminação dentro do closet deve ser bem pensada para que você consiga enxergar tudo com facilidade. Começando pela iluminação natural. O profissional que fizer o projeto, precisa prever como será a entrada de luz do sol. Ela deve ser aproveitada, pois auxilia a eliminar ácaros e umidades presentes no ar.

Outro ponto importante em manter o ambiente iluminado, é que ajuda na sensação de que o espaço é mais amplo, limpo e aconchegante. Além disso, será possível valorizar os pontos de decoração presentes no cômodo.

Tipos de closet planejado

Cada casa possui uma planta diferente, por isso, você precisa verificar as possibilidades que ela te dá. Existem vários tipos de closet, selecionamos algumas dicas para aproveitar melhor cada formato.

Closet pequeno para casal

No quarto do casal, o closet deve ser pensado para trazer conforto e praticidade para as duas pessoas. Tenha em mente que ambas possuem gostos e opiniões diferentes, então, procure agradar os dois. Outro ponto importante, é setorizar o closet reservando um espaço para cada um.

Closet feminino pequeno planejado

O closet feminino é um sonho de boa parte das mulheres. O importante é ter em mente que você precisará de móveis para guardar os calçados, cabideiros para blusas e vestidos longos, gavetas para estilos de roupas, como peças íntimas e camisetas.

Lembre-se de criar um ambiente bem iluminado e prático. Assim, seu dia a dia vai ser muito mais fácil já que as roupas estarão com fácil acesso. Invista em divisórias e prateleiras para acessórios e esteja sempre atenta a dicas de organização.

Closet masculino pequeno planejado

O closet masculino pode seguir várias ideias de decoração, como um ambiente mais moderno com peças de aço cromado. Mas se você for mais clássico, invista nos tradicionais móveis de madeira.

O importante é ter divisórias e armários suficientes para acomodar suas coisas sem amassá-las, principalmente as camisas. Opte por portas de correr, pois elas melhoram a circulação no local. Os espelhos instalados nas portas dos armários auxiliam na sensação de amplitude.

Os cabideiros devem ter uma profundidade de no mínimo 60 centímetros, facilitando a acomodação de paletós e blazers. Quanto aos sapatos, invista em sapateiras sem portas e que facilitam a visualização do seu interior.

Closet pequeno com banheiro

Banheiro com closet integrado é uma das tendências que traz praticidade e conforto. Ao unir os dois ambientes em um só, você consegue facilitar o dia a dia, já que a otimização de espaço deixa os processos mais agradáveis.

Para trazer privacidade, você pode adicionar alguns detalhes, como uma divisória de vidro com efeito jateado, um painel deslizante ou bancadas.

Como os cômodos são unidos em um único espaço, é preciso se atentar a umidade. Tome cuidado para o ambiente seja ventilado, com uma janela que permita a entrada e saída de ar natural. Dê prioridade por janelas que fiquem próximas ao chuveiro.

Os revestimentos devem ser pensados para trazer maior elegância. Na área molhada, eles costumam ser frios e antiderrapantes, já a parte do closet pede por algo mais aconchegante. Um tapete deve solucionar esse problema, pisos que imitam madeira também.

Closet pequeno com espelho

O espelho possui três funções principais no ambiente, ampliar o espaço, decorar e ajudar a compor seus looks. Então, reserve um espaço para a sua instalação.

Ele pode estar presente na parede, nas portas do guarda-roupas, no fundo do closet. O importante é combinar iluminação e o objeto, para que o efeito de amplitude seja maior e para que você consiga visualizar suas roupas sem sombras.

Closet pequeno planejado com penteadeira

A penteadeira é um local que irá te ajudar na hora de se arrumar para sair. Colocá-la no closet é uma ideia que irá te ajudar e otimizar espaço e aproveitar melhor o ambiente.

A vantagem de ser planejado, é que os móveis irão se encaixar no ambiente de forma proporcional e com mais personalidade. Em locais pequenos, procure montar a penteadeira de um jeito mais funcional, com um sistema que permita que você a feche quando não estiver usando.

Quanto a iluminação, pense junto com o projetista em algo que seja prático para se arrumar e que não ocupe muito espaço.

Closet pequeno em L

O closet em L é uma forma de montar seus móveis sob medida, atendendo ao espaço que você tem disponível. É ideal para ambientes em que tem uma parede no canto e os móveis precisam se encaixar nela.

Closet Planejado com Sapateira

Como o closet é um lugar para guardar todos os seus elementos pessoais, é essencial que tenha um local destinado para os sapatos. Uma forma de aproveitar os espaços e dar duas funções para alguns móveis, é investir em sapateiras que podem ser usadas de puffs. Coloque-a no centro do ambiente. O ideal é escolher uma cor ou estampa que combine com o restante da decoração.

Closet pequeno com ou sem porta

A definição se vai ter porta ou não vai depender do espaço que você tem disponível. Caso ele seja reduzido, opte por portas deslizantes e porta nenhuma. O armário aberto facilita a visualização das roupas, já o fechado, ajuda a proteger da poeira.

102 fotos de ideias de closets pequenos planejados que vão te encantar

Agora que você já sabe todas as dicas para montar um projeto sensacional, chegou a hora de visualizar algumas inspirações. Confira nossa seleção e escolha a sua preferida!

Small Master Bedroom Closet Ideas Home Design Ideas Awesome Master in dimensions 2208 X 1663 – Master Bedroom

Lovely Walk In Wardrobe Small Room Interior Plebio Interior And within Teens Room closet for Inviting – Design Decor

closet ideas for small closets 252918 Bedroom Closet Ideas Lovely Bedroom Closet Inserts Closet

closet storage ideas diy

Veja também

Bathroom Appealing Small Bathroom Closet Organization Ideas in Small Bathroom Closet – Man 17
walk in closet designs for girls

Small Bedroom Closet Design Small Bedroom Closet Storage Ideas intended for Small Bedroom Closet Ideas – Intertekarchitects
Linen Closet Ideas Small Closets Home Design Ideas in size 1000 X 1337 – Closet Doors

closet design ideas small walk in
Small Bedroom Closet Design Ideas Goodly Closet Ideas Small Space On Pinterest Small Closet Decor – Home Interior Design
28 Small Bathroom Closet Ideas Small Bathroom Small with measurements 1000 X 1337 – CLOSET

Small Bedroom Closet Design Ideas with regard to sizing 800 X 1067 – CLOSET

small bedroom closet storage ideas

brilliant Open Closet Ideas For Small Spaces stylish open bedroom closet ideas youtube regarding rhoneloveidahocom just my size do it yourself home

O closet planejado é a solução perfeita para quem tem pouco espaço e quer realizar o sonho de ter um local específico para guardar suas roupas e calçados. Contratar um profissional é a melhor saída para criar um projeto que realmente funcione. Mas nada te impede de conhecer alguns modelos e escolher quais são mais a sua cara.

Write A Comment