Cortina de crochê para cozinha

Advertisements

A cortina de crochê é um item totalmente delicado que proporciona luminosidade e muita beleza para qualquer ambiente. Quando colocada na cozinha, esse item ganha um aspecto ainda mais delicado e único. As peças de crochê de um modo geral são sempre cheias de delicadeza, beleza e funcionalidade. As cortinas, por exemplo, além de proporcionarem um ambiente bem decorado oferecem privacidade.

No caso da cortina de crochê, o mais interessante é que a luminosidade do ambiente não é perdida ao incluir o item na decoração. Isso porque a técnica do crochê permite que pequenos feixes de luz passem por entre o delicado desenho formado pelo crochê. Mas se a intenção é ter um ambiente com mais controle da luz, é possível colocar blackouts por detrás da cortina de crochê.

A técnica manual ainda pode ser levada para diversos cômodos da casa. Além da cozinha, a sala, o quarto e o banheiro ficam muito bem decorados com uma cortina de crochê. O ideal em cada caso é que a cortina tenha o equilíbrio perfeito com a decoração do ambiente. O acabamento da cortina, assim como o estilo decorativo que ela proporciona é o que definirá o sucesso em incluir esse lindo item em qualquer espaço.

Se você tem dúvidas de como decorar uma cozinha com cortina de crochê ou como incluir esse item na decoração de outros espaços, confira nosso guia especial. Além disso, aqui você encontrará passo a passo para fazer uma cortina de crochê simples e a média de preço para você comprar uma linda cortina de crochê pronta. Confira tudo isso a seguir e muitas fotos lindas para se inspirar:

 

Tipos de cortina de crochê

Talvez a primeira dúvida que você tenha na hora de escolher um lindo modelo de cortina de crochê para a sua casa seja justamente: quais são os tipos de cortina de crochê? De uma forma bem resumida, os tipos mais comuns são de barbante simples e em gráfico. Confira a seguir o que é cada um desses modelos:

 

Crochê de barbante simples

O tipo de crochê de barbante simples, é o modelo mais comum feito de forma mais livre. Nesta modalidade de artesanato os artesãos não seguem um padrão gráfico para desenhar os pontos, sendo uma forma de artesanato livre. Esse tipo de crochê é chamado de barbante por ele ser confeccionado através de um barbante especial próprio para crochê. Mas esse tipo de barbante também é utilizado na modalidade de crochê gráfico.

 

Crochê gráfico

O crochê gráfico é um tipo de artesanato que segue um certo padrão ou desenho pré-determinado. Para entender como funciona um crochê gráfico, imagine que o gráfico é uma receita de bolo que deve ser seguida corretamente. Quando bem executado, o gráfico permite chegar ao resultado pretendido.

Por isso, a expressão “ler o gráfico” é aplicada quando o assunto é crochê gráfico. Se há uma receita para desenhar um trabalho de crochê, tudo que o artesão precisa fazer é seguir essa receita. No final, o resultado será aquele descrito ao ler o gráfico.

 

Onde usar cortina de crochê

Esse item bastante delicado pode ser utilizado em qualquer ambiente da casa. Antigamente, o artesanato de crochê era utilizado em todos os ambientes da casa, através de cortina, tapete e caminho de mesa de crochê. Hoje em dia, esse tipo de artesanato não é mais tão utilizado na decoração das casa.

Mas isso não significa que é um erro utilizar crochê na decoração. Muito pelo contrário. Quanto mais elementos desse tipo puderem ser incluídos em uma decoração, mais rica é a percepção do ambiente. Isso porque as diferentes texturas e acabamentos oferecem mais qualidade para uma decoração.

Sendo assim, você não precisa ter medo em incluir esse lindo item na decoração da sua casa. Mas para ter um equilíbrio entre os ambientes, confira a seguir algumas dicas de como utilizar cortina de crochê em cada ambiente:

 

Cozinha

A cozinha por si só é um ambiente perfeito para se ter uma cortina de crochê. Isso porque o ambiente precisa constantemente de iluminação. Além disso, a cozinha é um espaço que proporciona um aspecto de aconchego e convívio, algo que é muito associado a artesanatos, como o crochê.

Para incluir esse item na decoração da sua cozinha, prefira um modelo que atenda as características do espaço. Os modelos de cortinas em tons brancos são melhores para oferecer claridade. Mesmo fechadas, as cortinas de crochê permitem a entrada de luz, e quando brancas, tornam o ambiente ainda mais claro.

Já em relação ao tamanho e altura, é importante lembrar que essa cortina não deverá ser colocada em locais próximos ao fogão ou a pia. Tomar esses cuidados é muito importante para prevenir acidentes. No caso da pia, é importante que a cortina tenha uma altura de acordo com a janela para evitar molhá-la. Mesmo sendo feita de um barbante, a cortina de crochê pode apresentar bolor por causa da umidade.

Outra forma muito fácil de incluir esse item na decoração da cozinha é utilizá-lo na pia. Sabe aquela parte da pia que as pessoas costumam colocar um gabinete? Você pode utilizar uma cortina no lugar e assim esconder o encanamento da pia. A cortina é bastante prática e oferece bastante comodidade na hora de pegar qualquer item embaixo da pia. Além disso, ela deixa a cortina muito charmosa.

 

Sala de estar

A cozinha não é o único espaço que pode receber uma cortina de crochê. Ambientes como a sala de estar ficam lindos com esse item, principalmente se ele for mais longo e comprido. As cortinas de sala que vão até o chão ficam lindas se confeccionadas em crochê. A cor escolhida pode variar conforme as características da sala. Mas por ser rica em detalhes, o mais indicado é que a cortina de crochê tenha uma cor leve.

Para ter bastante luz na sala, aposte em cores claras como o branco. Mas se você quer um ambiente protegido da luz, adicione uma cortina do tipo blackout atrás da cortina de crochê. Já a cor desses dois itens devem coincidir, pois a cortina de crochê permite ver o que tem atrás dela. Sendo assim, o contraste de cores pode não ter um acabamento tão bonito.

 

Banheiro

Assim como a cozinha, o banheiro também merece uma atenção especial na hora de escolher uma cortina de crochê. A boa notícia é que o crochê apresenta uma boa resistência em ambientes com umidade. Mas ainda assim, é importante deixá-la longe da umidade excessiva para evitar o bolor e a deterioração da peça artesanal.

No banheiro, esse item também pode ser branco ou ainda assumir tons diferentes. Por ser um ambiente que constantemente precisa de luz natural, o mais indicado é utilizar a cortina sem nenhum blackout. Você ainda pode levar essa onda do crochê para outros itens no banheiro, como o tapete do chão. Nesse caso, é importante que os itens de crochê tenham uma certa padronização.

 

Quarto

No quarto é possível ousar um pouco mais com esse item. Dependendo da decoração do quarto, você poderá utilizar cortinas de crochê coloridas, com desenhos, gráficos, entre outros detalhes que chamam mais a atenção para o item. Além disso, você também pode utilizar o mesmo estilo decorativo da cortina de crochê em outros itens confeccionados com esse material no quarto.

Por exemplo, tapetes e caminhos de mesa de crochê podem ser incluídos na decoração do quarto. No caso do caminho de mesa, você pode colocá-lo sob móveis como cômodas, criado mudo, entre outros. Já os tapetes de crochê podem ser grandes, pequenos, ao pé da cama ou em ambos os lados da cama. O ideal é que todos esses itens combinem entre si e com os demais elementos do quarto.

O barbante escolhido para artesanatos para o quarto também pode ser diferente. Atualmente há diferentes tipos de barbantes com texturas, cores e aspectos que diferem dos antigos itens de crochê. Por exemplo, há barbantes felpudos, lisos, entre outras opções.

Ao incluir texturas diferentes, você consegue enriquecer ainda mais a decoração do quarto. No tapete, aposte em texturas macias para ter o máximo de conforto. Já nas cortinas, o ideal são as texturas com pouco brilho e com acabamento mais leve.

 

Preço médio da cortina de crochê

Se você não sabe como fazer sua própria cortina de crochê, mas quer incluir esse lindo item na decoração da casa, compre cortinas prontas. Hoje em dia é muito mais fácil encontrar itens como esse no comércio. Isso porque você pode comprá-los sem sair de casa através da internet. No Elo7, por exemplo, você encontra diversos artesãos que vendem esse e muitos outros itens lindos feitos de crochê.

Em média, uma cortina pequena de crochê custa em torno de R$ 190. Já as cortinas maiores custam uma média de R$ 500. Há ainda a opção de pedido sob encomenda. Nesse caso, é possível personalizar a cortina colocando desenhos, gráficos, letras, entre outras características totalmente únicas.

Como fazer cortina de crochê

Mas se você quer se aventurar e fazer a sua própria cortina de crochê, dê o primeiro passo através de algumas aulas básicas. Ninguém nasce sabendo como fazer crochê, por isso, qualquer pessoa pode aprender a técnica e até mesmos se tornar um especialista. Confira o vídeo a seguir como fazer uma cortina de crochê através de uma técnica bem simples:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Veja também

 

Kitchen Curtains Walmart Grommet Curtain Shower Rings Valance regarding size 728 X 1092 – Shower Curtains Ideas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

black kitchen curtains Lovely Red Stripe Ticking Valance Crochet Lace Trim Country Kitchen

 

 

 

 

 

 

 

 

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.