10 Dicas essenciais para área de lazer com piscina

Existem diversas formas de decorar e deixar a sua área de lazer com piscina mais segura, aconchegante e completa.
Para que o seu momento de relaxamento seja perfeito junto com as pessoas que você mais gosta vamos apresentar aqui dicas, acessórios e informações para que o seu ambiente fique magnifico.

1. Ambiente Integrado

É essencial para uma área de lazer que você pense na integração das pessoas.
Caso o ambiente for muito grande organize em grupos para facilitar uma boa conversa entre a família e amigos.
Se possível faça uma área externa totalmente autônoma, ou seja, que não dependa da casa para utilização.
Uma área gourmet com churrasqueira, um pequeno banheiro e duchas externas podem auxiliar nesse objetivo.

2. Churrasqueira para área de lazer

Existem vários modelos de churrasqueira para área externa. Tradicional de tijolinho, integrada ao fogão à lenha, para os mais práticos até mesmo a churrasqueira a gás que tem a instalação de sobrepor na parede.
Importante: Caso seja feita em um ambiente fechado é muito importante que tenha uma coifa para contenção da gordura e fumaça.

3. Spa Integrado à piscina

Um Spa integrado à piscina é uma ótima opção de lazer. Vamos falar das suas vantagens:

  • A hidroterapia é eficaz contra o stress e gera um grande relaxamento dos músculos e da mente.
  • O controle da temperatura de um Spa é muito mais fácil de controlar do que de uma piscina, já que o volume de água é muito
  • menor. Dessa forma um banho bem quente e relaxante no Spa é algo mais fácil e prático.Por conta do formato e
  • os assentos a banheira spa externa é um ótimo local para um drink e uma boa conversa com os amigos.Não podemos esquecer que um Spa integrado à piscina traz mais beleza e sofisticação para a sua área de lazer.

4. Piscina com prainha diversão para todas as idades

Sabe aquele(a) parente seu(sua) que nunca entra na piscina? Você pode convencê-lo a entrar mais facilmente se tiver uma prainha.

Ela facilita a entrada para as crianças, pessoas com dificuldade de mobilidade. Se sua piscina tiver um sistema de aquecimento então, não existirão desculpas para entrar na piscina.

5. Proteção contra o sol

Sabemos que o sol é importante para produzir a Vitamina D, porem durante 10 a 15 minutos e fora do horário prejudicial que é de 10 horas às 15 horas da tarde.

Nesses horários use protetor solar e/ou fique na sombra.

Ombrelones e Guarda sol

Os guarda sóis ou ombrelones são fantásticos para proteção solar e ainda enfeitam o ambiente. 
Tem disponível no mercado ombrelones de várias cores e tamanhos para que você aproveite o verão com toda a proteção necessária.

Pergolado de madeira

Outra solução maravilhosa e digna de citação é o pergolado de madeira. Além de proteger do sol, mantem o ambiente com sua iluminação natural por ser vazado. Além disso caso queira dar um toque de natureza, pode utilizar algumas plantas como: maracujá, buganvila, aspargo-pendente e rosinha trepadeira.

Sombreadores tipo vela

Um ambiente exclusivo pede alguns diferenciais. Caso queira fugir do convencional um sombreador tipo vela com desenhos arrojados deixam sua área de lazer mais sofisticada e interessante.

Toldos

O toldo é um pouco mais convencional, porem traz como benefício a praticidade de instalação, e também o tamanho. Pode ser usado ocasionalmente, para as festas em dias chuvosos é essencial.

Caso utilize ombrelones, sombreadores tipo vela ou até mesmo um toldo, deve-se atentar com relação ao vento.

Mesmo fixados o poder da natureza é muito grande, e seria desesperador ver o seu ombrelones voando não é mesmo? Sim isso pode acontecer em locais que ventam em demasia e deve-se removê-los do ambiente nesses casos.

6. Recomendações para os Pisos

É necessário que tenha um equilíbrio na escolha dos pisos para área de lazer. Isso porque ambiente com piscina pode deixar seu espaço perigoso e escorregadio.

Antiderrapante, mas nem tanto

O uso do piso antiderrapante é muito importante para evitar acidentes. Porem quanto mais antiderrapante for o piso, mais sujeira ele vai reter.

Dessa forma evite comprar pisos que são tão ásperos quanto uma lixa, pois o trabalho para manutenção da limpeza será maior nesses casos.

Muitos vendedores de piso e até mesmo arquitetos não dão a devida importância ao piso antiderrapante, portanto não deixe de questionar sobre essa questão.

Pisos Adicionais para área externa molhada

Mesmo utilizando os melhores pisos antiderrapantes do mercado, uma dica interessante é a instalação de piso de pvc.

Esse piso possuí frestas por onde a água vai escoar mantendo o piso sempre seguro, sendo assim evitando acidentes.

Uma das vantagens desse tipo de piso é que dependendo do local e dos cuidados com a limpeza o piso mesmo com antiderrapante pode ficar com lodo, deixando novamente o seu ambiente sem a devida segurança onde pode acorrer acidentes principalmente com crianças e idosos.

Fitas Antiderrapantes de Segurança

Uma outra dica de segurança importante para ambientes externos, principalmente em ambientes externos que podem molhar e que tem escadas são as fitas antiderrapantes.

É interessante o quanto alguns cuidados com detalhes podem evitar grandes problemas e devolver a sua tranquilidade para fazer o que deve em uma área de lazer: se divertir.

Capa para piscina

Ainda na linha de atenção com a segurança, uma capa para piscina pode trazer uma tranquilidade bem maior principalmente se você tem crianças ou cachorros.

A capa de proteção é bem prática e simples de instalar. Deve-se fazer o seu encaixe com pinos e ilhoses diretamente no piso.

O interessante é que as melhores marcas garantem suportar o peso de até 50 Kg, sendo assim você pode relaxar e saber que esse risco de afogamento você conseguiu evitar.

Para quem gosta de tecnologia e tem condições financeiras melhores, existem as capas automáticas. Essa é uma solução mais complexa, pois normalmente você deve prever a sua instalação antes de terminar a piscina para facilitar a instalação.

Nessa solução você pode usar inclusive controle remoto para abrir e fechar a capa, e ainda tem um produto que suporta um peso ainda maior.

7. Dicas de Instalações Hidráulicas e Elétricas para início da obra

Se você ainda está no início da obra da sua área de lazer temos várias dicas muito importantes e que são negligenciadas por incrível que pareça em diversos projetos, essas dicas vão evitar quebradeiras após a obra pronta e podem facilitar sua vida.

  • Um dos problemas mais frequentes nos casos de instalação de Spas para área externa é a falta de fiação elétrica adequada (10 mm no mínimo)
  • De a falta de ralo de esgoto próxima.Deve-se pedir para verificar a inclinação do piso e a colocação dos ralos para evitar o acumulo de água da chuva e até mesmo a água parada.
  • Deve-se pedir ponto de energia e esgoto também na casa de máquinas da piscina.
  • Instale a tubulação para o seu sistema de aquecimento para piscina, mesmo que não queira adquiri-lo de imediato. Nesse caso no futuro você evita ter que quebrar pisos e paredes para a instalação do aquecimento, seja solar, elétrico ou a gás.

8. Tem Paisagem? Que tal uma piscina com borda infinita?

Uma piscina com borda infinita valoriza ainda mais sua área de lazer. Isso porque ela gera uma ilusão de ótica como se a piscina não tivesse fim.

Para que o efeito da borda infinita funcione de forma perfeita o seu local deve ter uma vista privilegiada, ou seja, da sua piscina você precisa visualizar a natureza, montanhas, lagoas e até mesmo a água do mar.

Saiba tudo sobre borda infinita: 
https://www.7piscinas.com/blog/piscina-com-borda-infinita/

9. Os móveis para área externa

É muito importante que você escolha móveis que suportam sol e chuva para que tenha uma grande vida útil desses materiais, mantendo também a beleza ao longo do tempo.
Polietileno

Por mais que não sejam as mais belas opções de móveis para a área de lazer as mesas e cadeiras de polietileno (chamadas popularmente de mesas e cadeiras de plástico) são as mais vendidas por causa do preço mais em conta e sua praticidade.

Móveis de madeira

Quando você vai comprar móveis de madeira para área de lazer, precisa especificar que é um ambiente externo para comprar materiais que suportam o calor do sol e a força da chuva. Dessa forma você terá móveis com uma vida útil muito maior.

10. Dicas de Iluminação para área de lazer

A iluminação é um ponto chave para você deixar o seu ambiente mais aconchegante, romântico e maravilhoso à noite.

A iluminação focada no plantas verdes geram um visual magnifico.

Na piscina não há nenhuma cor mais tradicional e bela que o azul. Você pode colocara a iluminação de fibra ótica (deve ser instalada na parte interna da piscina), ou até mesmo iluminação externa azul com o foco na piscina.

Muitas piscinas também tem a iluminação com led, essa iluminação pode ficar ligada em uma cor específica e tem também funções para ficar mudando de cor e efeito o tempo todo.

Uma opção tecnológica muito interessante é o controle da iluminação via Smartphone, dessa forma você pode realizar o controle da iluminação via internet de onde estiver.

A iluminação focada em uma cascata também fica um espetáculo à parte.

Receba atualizações em seu email gratuitamente!

OK
Não enviamos spam! 🙂
você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Receba atualizações em seu email gratuitamente!

OK
Não enviamos spam! :)
close-link