A escada de uma casa é um elemento funcional utilizado para se deslocar de um andar para o outro. Entretanto, a escolha dela deve ser pensada não só como um item utilitário, mas também como decorativo, fazendo com que ela traga todo sentido na decoração. Desta forma, as escadas de madeira é uma ótima alternativa para decorar o espaço.

Atualmente, existem vários modelos de escadas de madeira que você pode utilizar, como a escada em L, caracol, U e outros. Esta variedade de modelo traz diferentes possibilidades de você decorar a sua cada e trazer personalidade para o ambiente.

Sendo assim, se você deseja apostar neste modelo, trouxemos este artigo com vários tipos de escadas de madeira para você se inspirar, além de dicas para te auxiliar no processo de decoração da sua casa. Vamos conferir?

Escada de madeira: pontos importantes

O primeiro passo para escolher uma escada para o interior de casa é valorizar a harmonia de todos os elementos. Se sua decoração é mais moderna, é fundamental inserir uma escada que também seja. Assim como é importante escolher uma peça rústica para um ambiente mais rústico ou descontraído.

Esse cuidado garante que a decoração não tenha nenhum desafino. Apesar de, num primeiro momento, a mescla de estilos parecer interessante, ela pode trazer arrependimentos. Afinal, você vai passar todos os dias pelo espaço. Então, poderá ser necessário trocar a escada – o que não é fácil – ou alterar toda a decoração de casa! Logo, é bem melhor já combinar os elementos logo de cara.

A madeira é um material que sempre oferece beleza e destaque ao ambiente. Ela também agrega no conforto térmico do espaço. É, ao mesmo tempo, durável e resistente, e tende a combinar facilmente com outros objetos.

No entanto, as escadas de madeira sempre demandam manutenção. Afinal, o produto é sujeito à ação de fatores climáticos. Assim como a de insetos, como o cupim. Logo, é importante mantê-la envernizada e limpa, para que esses fatores não afetem seu visual.

Tipos de escada

Para a escolha da escada, é preciso também eleger o seu modelo. Essa escolha vai depender, inicialmente, do espaço disponível para instalação. Para um ambiente pequeno, o melhor pode ser uma escada em L. Afinal, ela é mais compacta.

A escada em U, por outro lado, pode ser grande ou pequena. Ela oferece um visual mais imponente e, muitas vezes, mais elegante. Quando cria um “patamar” extra no meio da escada – aquele pequeno espaço para uma “parada” ao subir a escada – o efeito é ainda mais forte e belo.

Já a escada reta passa a sensação de que será mais comum – mas não precisa ser. Dependendo do tipo de material escolhido, como o vidro, cria-se imponência nesse formato. Se o espaço da sala ou cômodo em que ela está instalada é amplo, o resultado é ainda mais interessante. Aliás, uma escada reta só vale a pena se realmente houver espaço disponível para a instalação.

Outra alternativa comum é a escada em caracol. E se você pensou logo naqueles espaços apertados e em círculo, esqueça-os! O caracol pode ser feito de madeira e vidro, que juntos são materiais que criam grande elegância. O mesmo para a madeira associada ao aço. O efeito visual do “rodar” dos materiais cria charme especial e destaca incrivelmente o espaço.

As escadas suspensas, por sua vez, agregam muito ao visual mais clean do cômodo. Nesse caso, os degraus costumam ser fixados na parede, ou então suspensos por cabos de aço. O efeito é, ao mesmo tempo, moderno e intenso.

Porém, mais que em todas as outras, é fundamental instalar na escada suspensa um guarda-corpo, para que sua utilização seja sempre segura. O guarda-corpo mais indicado é o de vidro, mas peças em ferro ou metal também podem ser interessantes.

Veja também: Tipos de Escadas: Internas, Externas. Guia Completo!

Modelo de escada de madeira com cabos de aço

Agora que você já conferiu alguns tipos de escadas, separamos alguns modelos para você se inspirar!

O primeiro modelo de escada de madeira que separei é o com cabo de aço, no qual a ideia é você utilizar a escada normalmente, mas colocar cabos de aço em volta como uma “proteção” e ao mesmo tempo decorar o espaço.

Neste modelo de escada você irá precisar comprar ela e pedir para colocar os cabos de aço a parte. Existem vários lugares que trabalham com esse tipo de material, por isso o segredo é você procurar o mais próximo da sua casa e realizar um orçamento para verificar se está na sua disponibilidade.

Escadas de madeira natural e rústica

Dentre os inúmeros modelos de escadas de madeira, outro que você também pode colocar na sua casa são as naturais e rústicas com aspecto de demolida. Esta opção é uma alternativa interessante para quem deseja criar uma casa mais rústica, já que este estilo de decoração utiliza elementos desgastados no ambiente.

O interessante da escada demolida é que você pode conseguir comprar ela por um preço mais baixo, justamente por ela ser um material desgastado. Mas na hora de comprar, não se esqueça de se manter atento para verificar se a escada está em bom uso para evitar complicações.

Veja também: Sala com Escada: 60+ Ideias e Referências Incríveis!

Modelo de escada de madeira flutuante

As escadas de madeira flutuante são as que não aparecem a estrutura da escada, mas apenas os degraus. Desta forma, ela passa uma ideia de que a escada está flutuando, principalmente quando é observado apenas a lateral da escada.

Para quem gosta deste modelo, da para apostar nele também e criar uma decoração incrível no ambiente sem muito segredo.

Você pode colocar uma luz de led em cada degrau para criar um visual moderno na decoração. Este passo é bem simples de fazer e ainda você pode intercalar do led as cores para deixar o espaço mais bonito.

Veja também: Escadas de Ferro: Preço, Internas, Externas, Residenciais +101 Fotos

Guarda-corpo de vidro na escada de madeira

O próximo modelo de escadas de madeira que separamos é a com guarda-corpo de vidro, que é aquele apoio em volta da escada para trazer mais proteção e até um design moderno.

A utilização do vidro na decoração é muito presente no estilo contemporâneo e você pode acrescentar ele na escada, como neste exemplo citado. Existem vários tipos de vidros que poderá utilizar na escada, o ideal é analisar ele com o restante da decoração da sua casa.

Caso você queira uma ideia de decoração moderna e luxuosidade, o vidro preto é o ideal, se esse não for o seu objetivo, você pode apostar em outras alternativas.

Tapetes na escada de madeira

A utilização dos tapetes na escada é uma alternativa ótima para trazer aconchego na decoração, porém essa utilização ainda não é tão comum nas casas.

Muitas pessoas deixam de utilizar o tapete na escada, às vezes devido ele sujar com muita facilidade, já que é um elemento que há constante circulação. Para quem tem pets ou crianças em casa, isso torna ainda mais desafiador, pois a chance dele sujar é ainda maior.

Porém existem tapetes que possuem um tipo de material mais resistente e que você pode utilizar sem medo na sua escada. Desta forma, fica muito mais fácil de trazer uma decoração mais requintada e aconchegante, sem precisar se preocupar tanto com a limpeza.

Além disso, para garantir que o tapete dure por muito mais tempo, a utilização de um cronograma de limpeza também auxilia na sua durabilidade. Você pode definir dias que eles será limpo e diferentes tipos de limpeza, para garantir que o tapete nas escadas de madeira prevaleça limpo e bonito.

Escadas de madeira com gavetões

A utilização da decoração minimalista se tornou algo cada vez mais comum, porém mesmo que já seja uma tendência, existem pessoas que não conseguem se desfazer dos seus bens e ainda não sabem onde colocar tanta coisa.

Se você se identifica com esta situação, apostar na escada de madeira com gavetas é uma alternativa interessante. Para isto, basta você pedir para projetar degraus, que dê para você puxá-los e guardar coisas dentro deles.

Essas gavetas podem ser utilizadas para guardar itens que você não sabe onde colocar e sumir com a bagunça. Assim, você está utilizando duas funcionalidades em apenas um item, além de criar uma decoração linda na sua casa com o uso da escada de madeira.

Modelo de escada com inclinação

Por fim, o último modelo que separamos é o com inclinação. O modelo de escadas de madeira com inclinação costuma ser mais comum para o uso do sótão, já que ela não ocupa tanto espaço e ainda cria um visual bonito.

Além disso, este modelo de escada também é bem vindo em quem tem casa de dois andar, mas que possui pouco espaço no ambiente. Afinal, deste modo você consegue evitar ocupar muito espaço e ainda trazer utilizada para ela.

Como decorar o espaço com escada de madeira

Quando pensamos na utilização de uma escada, é comum as pessoas associarem apenas ao uso dela sem nenhum tipo de decoração. Porém todo item da para você acrescentar alguns elementos que trazem mais “vida” para ele e deixe o espaço bonito.

Com o uso das escadas de madeira isso não é diferente, e dá para você criar uma decoração na área dela, assim fazendo com que ela ganhe maior destaque. Por isso, abaixo separamos algumas dicas de como decorar o espaço da escada e deixar a sua casa linda e com a sua personalidade.

Avalie o estilo de decoração do cômodo

O primeiro passo para você decorar o espaço da sua escada de madeira é avaliar o estilo de decoração do seu ambiente. Isso é importante porque o tipo de decoração que você for fazer na sua escada tem que combinar com o que está no cômodo. Afinal, se você misturar estilos não irá ficar uma decoração muito interessante e poderá trazer um resultado contrário.

Sendo assim, avalie o estilo que está no seu ambiente para você decorar da mesma forma a região da escada. Caso você não tenha um estilo definido, poderá optar por começar a anotar as suas ideias, para definir um e realizar uma reforma no espaço.

Atenção as cores

Depois que você avaliar o estilo do espaço, o próximo passo será ter atenção com as cores que serão utilizadas. Todo ambiente precisa ter uma paleta de cores, e ela precisa está muito bem definida para evitar caos entre as cores do ambiente.

Então, busque avaliar a paleta de cores que você está utilizando para implementar ela também na decoração da escada. Deste modo, todos os elementos do cômodo que a escada está inserida, irão conversar entre si e garantir uma boa decoração.

Utilize quadros na decoração

Existem várias maneiras de você decorar a região da escada, e uma delas é utilizando os quadros na decoração. Nesta alternativa, você pode optar por pendurar vários quadros na parede da escada, apenas um grande ou até um trio.

Na hora de escolher quais quadros irão encaixar, busque avaliar um que tenha a ver com a sua personalidade e propriamente com o estilo do ambiente que foi definido no primeiro passo. Lembre-se que sempre que você for colocar um item na decoração, ao comprá-lo não pense em como ele ficará sozinho, mas sim um todo.

Aposte nas luzes na escada

Por fim, outro item que você também pode utilizar na escada para deixar o espaço mais decorado é o uso das luzes. Existem várias possibilidades de você colocar luzes na escada, seja uma em cada degrau, pendentes, no corrimão e outras.

Caso você tenha optado por colocar quadros na escada, poderá também criar um trilho apontando luz para cada quadro. Assim, você irá dar destaque para eles, criando uma decoração ainda melhor.

Além disso, na hora de escolher qual luz utilizar, verifique qual tipo de sensação você quer trazer para o ambiente. Por exemplo, o uso da luz branca é ideal para espaços que necessitam de uma boa iluminação, a amarela, oferece uma sensação de conforto. Por isso, verifique essas possibilidades na hora da sua escolha.

FAQ – Perguntas e Respostas

Qual melhor verniz para escada de madeira?

Existe uma infinidade de vernizes disponíveis no mercado, mas a sua escolha vai depender do acabamento que você deseja dar à sua escada de madeira. Se você quiser deixar no tom natural da madeira sem mudá-lo, então o ideal é optar por um verniz transparente ou brilhante.

Caso contrário, se o seu objetivo for escurecer ou modificar o tom da madeira, então você deve optar por um verniz da cor que preferir.

Além disso, também é preciso considerar a resistência do verniz com relação ao atrito, tráfego na área e aos ataques atmosféricos, como vento e chuva. Por isso, é preciso aplicar o verniz de acordo com o local em que está sendo usado, diferenciando entre as áreas internas e externas.

É importante também se atentar às cores e o acabamento, escolhendo, por exemplo, entre o fosco ou o brilhante, ou fazendo combinações que permitam estilos diferentes e ambientes diferenciados.

Para maior segurança, o verniz marítimo é o mais indicado, uma vez que é mais cristalino e não produz alteração na tonalidade da madeira. Ele tem também excelente resistência e pode ser utilizado sobre verniz mais antigo.

Ele é feito à base de resina alquídica, indicada para realçar e enobrecer superfícies de todos os tipos de madeira, e apresenta grande variedade de cores e acabamentos fosco ou brilhante.

O verniz marítimo é também mais resistente às agressões do ambiente, sendo um produto de fácil aplicação e de secagem rápida, indicado para superfícies internas e externas de madeira.

Imagens para se inspirar!

Agora que você já conferiu diferentes ideias para decorar a sua escada de madeira e propriamente possibilidades, você já pode começar a analisar mais imagens para se inspirar e apostar na sua casa.

Então para ajudar, separamos mais algumas imagens abaixo para você ter ideias e se inspirar!

Escada de madeira em L

Escada caracol madeira

Escada simples de madeira

Escada de madeira rústica

Corrimão de aço de escada madeira

Escada de madeira para sala

Corrimão de madeira

Escada rústica de madeira

Escada de madeira com vidro

Close-up of spiral wooden stairs in luxury apartment

Corrimão de vidro para escada de madeira

Escada de madeira para sobrado

Horizontal view of wooden stairs at home
modern wood staircase 4
wooden staircase ideas 4

Write A Comment